Foto: Junior Pio

Augusta Brito chama de “misoginia” ataque de deputado do PSL à jornalista e pede nota de repúdio da Assembleia

“A gente não pode se calar diante de tanta misoginia, de tanto machismo que existe, atacando as nossas jornalistas que merecem nosso respeito e consideração. Já quero pedir uma nota de repúdio à Procuradoria desta Casa em relação a este deputado”.

Augusta Brito, deputada estadual do PCdoB, sobre ataque do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL) à jornalista da Folha de São Paulo.

Foto: Kid Junior

Augusta Brito é sondada para mudar de partido após votação da reforma da Previdência na AL

PT e PDT sondam a deputa Augusta Brito, do PCdoB, para trocar de partido. O clima entre ela e o partido não é mais o mesmo depois da reforma da Previdência na Assembleia, aprovada no fim do ano passado. O PCdoB a pressionou muito para votar contra, só que Augusta é vice-líder do governador Camilo e isso tem um peso.

Deputados do PCdoB na mira da militância do partido na reforma da Previdência

Além do PT, os deputados estaduais do PCdoB também estão na mira da militância do partido para votarem contra a reforma da Previdência Estadual. Nos bastidores, Augusta Brito vem sendo bastante pressionada. Já Já Carlos Felipe tem sido crítico da proposta, um dos poucos dentro da base aliada.

Deputadas negociam emendas para diminuir idade mínima das mulheres na reforma da Previdência

Deputadas estaduais estão negociando com a liderança do governo emendas à reforma da Previdência do Governo Camilo que diminuam a idade mínima para as mulheres se aposentarem. Augusta Brito (PCdoB) lidera as tratativas. Na proposta, a idade mínima para as mulheres aumentaria de 55 para 62, sete anos, mais do que a idade mínima dos homens – 60 para 65 anos.

PCdoB nacional ensaia candidato próprio em Fortaleza, mas partido tem sido aliado dócil da gestão

A presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, foi clara aos correligionários do Ceará, durante reunião, ontem (11), em Pernambuco: quer candidatura do partido à Prefeitura de Fortaleza em 2020. Os deputados Carlos Felipe, Augusta Brito e o secretário de Ciência e Tecnologia Inácio Arruda desconversam. O PCdoB é aliado dócil de Roberto Cláudio.

Foto: Kid Júnior

Caso André Fernandes: Subconselho de Ética se reúne, mais uma vez, para decidir se mantém ou altera parecer de relatora

O Subconselho de Ética da Assembleia Legislativa se reúne, amanhã, para deliberar sobre três questionamentos da defesa de André Fernandes (PSL), de que houve falhas na apuração do processo por quebra de decoro. Nessa nova reunião, o parecer da relatora do caso, deputada Augusta Brito (PCdoB), pode ser alterado. Ela pede 30 dias de suspensão a André.

Foto: Kid Júnior

Última votação de punição para André Fernandes no Conselho de Ética será na próxima quinta

A última votação da punição para o deputado André Fernandes (PSL), por quebra de decoro parlamentar, no Conselho de Ética da Assembleia, está marcada para a próxima quinta (5). Os integrantes do colegiado irão votar o parecer da relatora do caso, Augusta Brito (PCdoB), que pede 30 dias de suspensão ao parlamentar. Depois, o processo segue para a CCJ e, em seguida, para plenário.

Foto: Divulgação/AL-CE

Em espaço de predominância masculina, mulheres dominam sessão da AL-CE nesta sexta-feira

Em um plenário esvaziado, a sessão na Assembleia Legislativa começou dominada por mulheres nesta sexta-feira (29). A deputada Aderlânia Noronha (SD) presidiu a sessão, Augusta Brita (PCdoB) secretariou os trabalhos da Mesa Diretora e Dra. Silvana (PL) discursou sobre violências físicas e psicológicas contra as mulheres.

 

Foto: Camila Lima

Parecer de Augusta Brito com punição a André Fernandes já está com revisora do caso

Após de três meses da abertura do processo por quebra de decoro contra o deputado André Fernandes (PSL), a relatora do caso, Augusta Brita (PCdoB), entregou, hoje (18), seu parecer com a punição ao parlamentar à revisora, Fernanda Pessoa (PSDB). Agora, Fernanda tem três dias para analisar e enviar o documento aos integrantes do Conselho, que podem acatar ou alterar o parecer.

Relatório por quebra de decoro contra André Fernandes atrasa após seguidas faltas

Relatora do processo contra André Fernandes (PSL) no subconselho de Ética da Assembleia por quebra de decoro, a deputada Augusta Brito (PCdoB) teve que adiar o prazo – até 18 de novembro – de apresentação do relatório com possível punição, depois de ele faltar duas vezes para dar depoimento. O relatório ainda precisa ir à defesa, antes da votação.