Mesmo com divergências, líder da oposição espera aprovar socorro a estados e municípios nesta segunda

A manhã tem sido movimentada entre deputados federais. A sessão da Câmara, prevista para as 11h, foi remarcada para 13h55. André Figueiredo (PDT), líder da oposição, tem três reuniões para tratar de mudanças ao projeto do Senado. “Congelar salários dos servidores é dar uma conta indevida a quem não pode pagar”, diz. A ideia é votar ainda hoje.

Deputado quer ativar cartões de débito para evitar filas em agências bancárias na pandemia

O deputado federal cearense André Figueiredo (PDT) apresentou um Projeto de Lei na Câmara para que os auxílios emergenciais e assistenciais possam ser utilizados pelos beneficiários por meio da função débito no cartão. A medida visa, segundo o parlamentar, acabar ou reduzir com as filas quilométricas nas agências bancárias.

Lideradas por cearenses, bancadas da Oposição e da Minoria propõem programa emergencial de renda básica

José Guimarães (PT), líder da Minoria na Câmara, e André Figueiredo (PDT), líder da Oposição, protocolaram, em nome das bancadas, projeto que cria Programa de Renda Cidadã Emergencial. É proposto repasse de R$ 300 per capita, sendo pelo menos um salário mínimo por família em condição de vulnerabilidade social em períodos de emergência e de calamidade.

‘Legislativo e Judiciário têm que interferir para a vida do povo não ficar comprometida’, diz André Figueiredo

“Quando temos um Poder Executivo Federal despreparado e genocida, os poderes Legislativo e Judiciário tem que interferir pra vida do povo brasileiro não ficar comprometida”.

Deputado federal André Figueiredo (PDT), líder da oposição, sobre a decisão do ministro Marco Aurélio, do STF, de suspender cortes do Governo no Bolsa Família durante a crise na saúde.

Foto: Thiago Gadelha

André Figueiredo diz que “nunca na galáxia” PDT apoiaria candidato do PT em Fortaleza

“Nunca na vida, na galáxia. Fortaleza é uma das prioridades do PDT em nível nacional, hoje, é a principal Capital que administramos e seria muito submisso. Nós não somos submissos a qualquer estratégia que venha a ser colocada”

André Figueiredo, deputado federal e presidente licenciado do PDT Ceará, sobre aliança com candidato do PT na Eleição em Fortaleza.

Críticas não devem afetar relação entre PT e PDT no Ceará, defende líder pedetista

Apesar do embate entre as duas principais lideranças do PT e do PDT a nível nacional, o presidente estadual do PDT, André Figueiredo, garante que isso não deve afetar o alinhamento das siglas no Ceará. “O impacto político para o plano estadual é nenhum”, afirma. O relacionamento com Camilo Santana, por exemplo, está “cada vez mais próximo”, ressalta. 

“Não seremos puxadinho do PT”, enfatiza André Figueiredo sobre o PDT

Presidente estadual do PDT, André Figueiredo endossou as críticas que Ciro Gomes (PDT) tem feito a Lula. Segundo ele, Ciro tem “direito e legitimidade para tecer as observações” e caracterizou como “infeliz” a declaração de Lula de que o PT “não nasceu para ser partido de apoio”. “De forma alguma seremos considerados puxadinho deles”, enfatizou.  

Presidentes do PT e PDT se reúnem para discutir aliança para 2020 em municípios cearenses

A despeito das divergências entre Ciro Gomes e o ex-presidente Lula, em nível nacional, no Ceará, os dois partidos – PT e PDT – tentam manter clima amistoso e parceria para 2020. Os presidentes das siglas no Ceará, deputado André Figueiredo e Antônio Filho, se reuniram hoje (4) e discutiram a aliança em alguns municípios, menos em Fortaleza, claro. Cada um deve lançar seu candidato.

Com a presença de cearenses, bancadas de centro-esquerda buscam aproximação em Brasília

Parlamentares e lideranças de quatro partidos de centro-esquerda – PDT, PV, PSB e Rede – se reuniram na noite de terça (29), em Brasília. Quatro cearenses participaram do encontro: Cid e Ciro Gomes, além de André Figueiredo, do PDT, e Célio Studart, do PV. Na pauta, questões nacionais, mas também uma aproximação que mira um horizonte eleitoral. Foi a primeira reunião formal do grupo da qual participou o PV. A próxima deve ocorrer em dezembro.

Câmara: deputado cearense protocola projeto para endurecer fiscalização predial

Após o desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza, que causou nove mortes, o deputado André Figueiredo (PDT) protocolou, hoje (21), na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 5581/19 que prevê ações preventivas e determina a fiscalização das edificações. No Senado, há projeto semelhante, já aprovado pela Câmara, mas que aguarda análise da CCJ.