“Sem concurso vai morrer”, diz Roberto Pessoa sobre DNOCS

O deputado federal Roberto Pessoa (PSDB) cobrou medidas do Governo Federal para aumentar o quadro de servidores do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS). “Sem concurso vai morrer”, exclamou, em audiência pública, nesta segunda-feira (12), na Assembleia. Pessoa criticou a falta de recursos federais.

Foto: Reprodução/Instagram

Governo Bolsonaro exonera indicado de Genecias Noronha no Dnocs

Seis meses após nomear Rosilônio Magalhães para direção do Dnocs, o Governo exonerou o cearense, indicado do deputado Genecias Noronha (SD), para nomear o pernambucano Fernando Marcondes de Araújo Leão (Avante). A movimentação é parte da política de atração de siglas do Centrão, como PP, PL, PSD E Republicanos, em troca de apoio à gestão Bolsonaro.

Foto: Foto: Bia Medeiros/AL-CE

Gustavo Canuto nomeia indicado de AJ Albuquerque para cargo de chefia no Dnocs

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, nomeou Antônio José Porto Mota, indicado do deputado federal cearense AJ Albuquerque (PP), como novo coordenador estadual do Dnocs. Filho do ex-governador Gonzaga Mota, o indicado foi secretário de Governo da Prefeitura de Massapê no período em que AJ Albuquerque comandou a cidade (de 2013 a 2016).

Foto: Reprodução/Instagram

Novo diretor geral do Dnocs toma posse no Ceará

O novo diretor do Dnocs, Rosilônio Magalhães, tomou posse nesta sexta (22), na sede do órgão, em Fortaleza. Natural de Arneiroz, o engenheiro civil e agrônomo é indicação do deputado Genecias Noronha. Ainda estiveram no evento os deputados estaduais Aderlânia Noronha e Walter Cavalcante, além dos federais Junior Mano, Capitão Wagner e Heitor Freire.

MP de Bolsonaro fragiliza as relações de trabalho e traz insegurança aos trabalhadores, diz Tasso

“A MP 927 vai na direção contrária (da política de proteção ao emprego), fragilizando as relações de trabalho e reduzindo a proteção dos trabalhadores. Mesmo com a retirada do Art 18, que permitia a suspensão do contrato sem pagamento de salários por 4 meses, a MP cria grande insegurança”

Tasso Jereissati (PSDB) sobre Medida Provisória de Jair Bolsonaro. Ele fez apelo para que a matéria seja retirada.

‘Legislativo e Judiciário têm que interferir para a vida do povo não ficar comprometida’, diz André Figueiredo

“Quando temos um Poder Executivo Federal despreparado e genocida, os poderes Legislativo e Judiciário tem que interferir pra vida do povo brasileiro não ficar comprometida”.

Deputado federal André Figueiredo (PDT), líder da oposição, sobre a decisão do ministro Marco Aurélio, do STF, de suspender cortes do Governo no Bolsa Família durante a crise na saúde.

Prefeitos debatem emprego com secretário do Ministério da Economia e presidente do Sebrae

Prefeitos cearenses devem participar, nesta sexta-feira (6), de evento com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Ministério da Economia), Carlos da Costa, e o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, na Fiec. Na pauta, iniciativas do Governo Federal para geração de emprego. Pelo menos 30 gestores municipais já confirmaram presença.

Foto: Agência Câmara

Deputado federal Roberto Pessoa é diagnosticado com Covid-19

Em nota divulgada nesta quinta-feira (21), o deputado federal cearense Roberto Pessoa (PSDB) informou que o teste para detecção do coronavírus que fez, após contato com assessor infectado, deu positivo. Apesar disso, o parlamentar, que faz parte do grupo de risco da Covid-19, está assintomático.

Foto: Divulgação

Apoio do PSDB é cobiçado por Capitão Wagner em Fortaleza, mas não há muita expectativa

O deputado Capitão Wagner (Pros) tenta, nos bastidores, aliança com o PSDB para a disputa em Fortaleza. Ele é próximo do deputado Roberto Pessoa, que faz uma interlocução com o PSDB na tentativa de apoiar Wagner. A preço de hoje, a cúpula tucana não cogita essa aliança e tem mantido o diálogo aberto com o DEM, do empresário Chiquinho Feitosa.

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Roberto Pessoa quer obrigar estabelecimentos a terem papel higiênico biodegradável em banheiros

O deputado federal Roberto Pessoa (PSDB) apresentou projeito de lei, na Câmara dos Deputados, para obrigar estabelecimentos comerciais e órgãos públicos a disponibilizarem papel higiênico hidrossolúvel (biodegradável) ou duchas higiênicas em seus banheiros. Ele explica que a medida possibilita o descarte em vasos sanitários, reduzindo a produção de lixo.

Vereadores aprovam urgência para antecipar feriados em Fortaleza; projeto segue em debate

A Câmara Municipal aprovou na sessão virtual de hoje (26) o regime de urgência para a votação da Mensagem encaminhada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) que antecipa os feriados de Nossa Senhora de Assunção e de Corpus Christi para quarta e quinta desta semana. A medida, segundo a Prefeitura, visa aumentar o isolamento na Capital.

Foto: Junio Pio/AL-CE

Em decisão dividida, TRE-CE aplica multa de R$ 80 mil e livra deputado Sérgio Aguiar da cassação

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará decidiu, hoje, aplicar multa de R$ 80 mil ao deputado Sérgio Aguiar (PDT) e à esposa dele e prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, na representação por conduta vedada a agente público. Três integrantes da Corte votaram pela cassação do mandato do deputado mais multa e quatro pela aplicação apenas da multa financeira.

Câmara deve votar nesta terça projeto da Prefeitura de Fortaleza para antecipar feriados

O presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), convocou, hoje, sessão virtual para esta terça-feira (26) para votar um projeto de lei do Poder Executivo, que antecipa os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto) para os dias 27 e 28 de maio por conta da Covid-19. Propostas de vereadores também estão na pauta.

Foto: Divulgação

Assembleias Legislativas devem discutir plano de retorno de atividades presenciais

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto (PDT), se reuniu hoje com presidentes de parlamentos estaduais do País para tratar de ações durante a pandemia de Covid-19. No próximo dia 1º de junho, o colegiado deve discutir, em nova reunião, a retomada de atividades presenciais. Sarto também destacou que a Assembleia cearense já aprovou quase 50 projetos de combate à Covid-19.

Foto: Camila Lima

PDT protocola representação contra André Fernandes após acusações contra Osmar Baquit

O PDT protocolou hoje (25), na Assembleia Legislativa, representação – a 2ª – contra o deputado André Fernandes (PSL) por quebra de decoro parlamentar. Desta vez, o partido alega que Fernandes vem fazendo acusações sem provas contra Osmar Baquit, do PDT, de ligação dele com quadrilha criminosa. A denúncia será encaminhada ao ouvidor do Conselho de Ética.

Prefeitura da Capital manda à Câmara pedido para antecipar feriados de junho e agosto

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, irá encaminhar para a Câmara Municipal de Fortaleza, na segunda (25), projeto de lei para antecipar os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto) na Capital. A intenção é que eles sejam antecipados para os dias 27 e 28 de maio. O prefeito pede ainda que a matéria seja analisada em regime de urgência.

Após passar diretrizes do combate à Covid-19 no interior, Governo deve marcar reuniões regionais

Eu reunião com 117 prefeitos cearenses, Camilo Santana e o secretário Dr. Cabeto expuseram prioridades no combate à Covid-19: intensificar atenção básica e medidas de isolamento, investir em testes rápidos e monitoramento, e seguir protocolo médico com uso de azitromicina e corticóides. Demandas regionais devem pautar reuniões a partir da próxima semana.

 

 

Foto: Kid Júnior

PSDB apresenta nova representação contra André Fernandes na Assembleia; a 3ª contra ele na Casa

O PSDB apresentou nova representação contra o deputado André Fernandes (PSL) no Conselho de Ética da Assembleia por quebra de decoro parlamentar. O partido pede que o colegiado apure as acusações feitas por Fernandes envolvendo o secretário de saúde Dr. Cabeto sobre supostas fraudes nos atestados de óbitos. Essa é a 3ª denúncia contra Fernandes na Casa.

 

 

Com casos de coronavírus em alta no Interior, prefeitos estão reunidos com o governador Camilo Santana

Cerca de 120 prefeitos cearenses estão reunidos em videoconferência, neste momento, com o governador Camilo Santana (PT). O chefe do Executivo reforçou no início da reunião a necessidade de medidas de isolamento social no Interior. Os gestores pedem ao governador reforço na atenção primária de saúde e a abertura de mais leitos de UTI.

Dr. Cabeto lamenta “charlatanismo” e politização da Saúde durante a pandemia

“Saúde a gente faz com cuidado. É possível fazer isso com ética e profissionalismo, sem charlatamismo. Temos que fortalecer uma corrente do bem para cuidar das pessoas”.

Dr. Cabeto, secretário de Saúde do Estado, em entrevista coletiva, ao reclamar da politização da Saúde e da divulgação de informações falsas em meio à pandemia.