-  

Sarto (PDT) defende parceria entre Prefeitura e Governo do Estado para áreas de saneamento e meio ambiente

Em reunião sobre plano de governo, o candidato à Prefeitura de Fortaleza Sarto (PDT) focou nas questões ambientais e de saneamento básico. O pedetista quer plantar 100 mil árvores, se eleito, além de prometer distribuir rede de esgoto para 90% da Capital até 2023. Para isso, analisa ser necessária parceria entre Executivo estadual e municipal.

Foto: Kid Júnior
  -  

Votos brancos, nulos e abstenções: compare números no 1º e 2º turno em Fortaleza

Compare o número de abstenções, brancos e nulos, do 1º para o 2º turno em Fortaleza:

Votos Brancos: de 50.234 (3,53%) para 35.081 (2,50%)
Votos Nulos: de 92.295 (6,48%) para 77.798 (5,53%)
Abstenções: de 397.774 (21,83%) para 414.959 (22,78%)

Sarto Nogueira (PDT) venceu Capitão Wagner (Pros) na disputa para prefeito de Fortaleza por uma diferença de 43.760 votos. Se somados, os votos brancos e nulos deste pleito chegaram 112.879, número suficiente para influenciar no resultado final da eleição. Também há que se considerar as 414.959 abstenções.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Pela 1ª vez desde a redemocratização, PT não elege prefeitos nas capitais

O resultado das Eleições 2020, cujo segundo turno ocorreu neste domingo (29), refletiu a perda de espaço do PT em todo o Brasil. Pela 1ª vez desde a redemocratização, o partido não elegeu nenhum prefeito nas capitais. Marília Arraes (foto), em Recife; e o João Coser, em Vitória (ES), eram apostas no 2º turno, mas foram derrotados. Luizianne perdeu em Fortaleza.

Foto: Luizianne Lins e Marília Arraes, os nomes nordestinos nas capitais Fortaleza e Recife, respectivamente. Crédito: Arquivo/Montagem
  -  

Vitor Valim é eleito prefeito de Caucaia com 51,08% dos votos

Com 100% das urnas apuradas, o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) declarou Vitor Valim (Pros) eleito para a Prefeitura de Caucaia. A chapa composta pelo então deputado estadual e o vice Deuzinho Filho (Republicanos) recebeu 83.588 votos, relativos a 51,08% do total. O adversário, Naumi Amorim (PSD), atual prefeito, conseguiu 80.045 votos, equivalentes a 48,92%.

Foto: José Leomar
  -  

O debate que se debate sobre o debate

Criticar parceiros virou esporte favorito do governo Bolsonaro. O presidente já atacou França e China, que têm relações comerciais significativas com o Brasil. Ontem, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, criticou a Noruega, que doou R$ 3,2 bi ao Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES e que recebe dinheiro para ações de preservação.

  -  

Prefeitos eleitos, Sarto e Vitor Valim participam de sessão na Assembleia

Os dois prefeitos cearenses eleitos em segundo turno, Sarto Nogueira (PDT) e Vitor Valim (Pros), participaram da Sessão da Assembleia Legislativa do Ceará. Os dois deputados estaduais deixarão os mandatos no fim do ano para assumir as prefeituras de Fortaleza e Caucaia, respectivamente.

Foto: José Leomar
  -  

Guilherme Landim: acordo de não-reeleição da Mesa Diretora será discutido

O deputado Guilherme Landim (PDT) afirmou nesta quinta (3), na Assembleia, que o acordo de não-reeleição da atual Mesa Diretora, feito no início de 2019, precisará ser discutido entre a sigla e aliados. “Algumas pessoas colocam que o compromisso foi feito. Vamos saber a disposição de todos para definir. Não está no regimento, então vai ter que ser na conversa”.

Foto: José Leomar
  -  

Terceiro na suplência do PDT na Câmara, Didi Mangueira tem expectativas de assumir vaga na próxima legislatura

Terceiro na suplência do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Didi Mangueira está na expectativa de voltar ao mandato na próxima legislatura. Sem revelar detalhes, ele diz apenas que há possibilidades. Nos bastidores, parlamentares acreditam que haverá movimentações na bancada pedetista para que Didi Mangueira não fique de fora da Câmara.

Foto: José Leomar
  -  

Ao visitar feira do Jardim Iracema, Heitor Freire disse que saneamento básico vai ser uma de suas prioridades

O candidato à Prefeitura de Fortaleza, Heitor Freire, visitou, nesta terça (13), a feira do Jardim Iracema. Ele estava acompanhado de candidatos a vereador do partido e de apoiadores. Freire disse que, ao visitar feiras públicas, identifica problemas como a falta de saneamento e banheiro. “É questão de prioridade humana. Isso é feio pra cidade”.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Tasso deve apresentar relatório sobre PL do Marco Legal do Saneamento Básico na próxima semana

O senador Tasso Jereissati (PSDB) irá apresentar, no plenário virtual do Senado, o relatório a respeito do projeto  de lei que trata do novo Marco Legal do Saneamento Básico. A previsão é de que o parecer seja apresentado em plenário na terça-feira da próxima semana, dia 16 de junho,  enquanto a votação deve ser no dia 24 ou 25 ainda deste mês.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
  -  

Sarto lança Pacto pelo Saneamento Básico para planejar ampliação de abastecimento à população

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), lança amanhã (5) o Pacto pelo Saneamento Básico – iniciativa para planejar ampliação da rede de esgoto e abastecimento do Estado. O pacto será coordenado pelo Conselho de Altos Estudos da Assembleia, com participação de associações, instituições e órgãos estaduais e municipais.

 

 

Foto: Arquivo Sistema Verdes Mares
  -  

Pedetistas estão na corrida pela presidência da AL e chapa deve ser apresentada até dia 15

Nos bastidores da Assembleia não se fala em outra: a sucessão da Mesa Diretora. O presidente, Sarto (PDT), eleito prefeito de Fortaleza, deve conduzir o processo. Até agora, estão no páreo: Tin Gomes (PDT), Sérgio Aguiar (PDT), Zezinho Albuquerque (PDT) e Evandro Leitao (PDT). O PDT vai buscar um nome de consenso com a base aliada e deve apresentar até o dia 15.

Foto: José Leomar
  -  

“Sou apenas mais um, estou passando e quero deixar um legado”, afirma Sarto na Assembleia

Em primeira fala na Assembleia após ser eleito prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT) fez um balanço da campanha. “Se eu fosse me deixar levar por cada agressão e cada mentira, já teria perdido as estribeiras”, disse. “Sou apenas mais um, estou de passagem e quero deixar um legado”, concluiu.

Foto: José Leomar
  -  

Sarto se reúne com lideranças e partidos aliados no segundo turno na Assembleia

O prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) reúne aliados que o apoiaram durante a disputa pelo segundo turno das eleições deste ano. O encontro ocorre na manhã desta quarta (2), na Assembleia Legislativa do Ceara, que é atualmente presidida pelo pedetista. Samuel Braga (Patriota) e Anízio Melo (PCdoB) estão na reunião. Sarto está acompanhado do vice, Élcio Batista (PSB).

Foto: José Leomar
  -  

Zezinho Albuquerque procura Cid e Ciro Gomes em busca de apoio para sucessão na presidência da AL

Os pedetistas que disputam internamente a presidência da Assembleia Legislativa estão trabalhando nos bastidores para se cacifar. Deputado licenciado, Zezinho Albuquerque (PDT) se reuniu, nesta quarta (2), com o senador Cid Gomes e deve se reunir, nesta quinta (3), com Ciro Gomes. Os FGs são as principais lideranças do PDT e têm influência direta na sucessão.

Foto: Saulo Roberto
  -  

Vereadores eleitos do Cidadania se reúnem com Sarto para articular presença na Mesa Diretora

Os três vereadores eleitos do Cidadania se reuniram, nesta quinta, com o prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) para articular um lugar na Mesa Diretora da Câmara. Aliada, a sigla quer um lugar de destaque na nova composição. O Cidadania vem sendo sondado pela oposição, que anunciou o nome de Ronaldo Martins (Patriota) para disputar a Presidência.

Foto: Divulgação
  -  

Câmara vota nesta quinta projeto do novo Regimento Interno da Casa

Depois de uma sessão turbulenta na quarta, dominada por embates eleitorais, a Câmara Municipal de Fortaleza vota nesta quinta (3) o projeto do novo Regimento Interno da Casa. Discussões sobre o tema se arrastam há meses. Um projeto de emenda à Lei Orgânica de Fortaleza também está na pauta, para adequar o novo Regimento à Lei Municipal.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Eleito prefeito, Bruno Gonçalves é o primeiro deputado a renunciar ao mandato

O deputado estadual Bruno Gonçalves (PL), que foi eleito prefeito de Aquiraz neste ano, apresentou o pedido de renúncia do mandato. O ato vai ser lido na sessão plenária desta quinta (3) na Assembleia Legislativa. No lugar de Gonçalves, o primeiro suplente da coligação, Gordim Araújo, já pode assumir a cadeira a partir desta sexta (4).

  -  

Análise: Sucessão na Assembleia e a estratégia para 2022

A sucessão de Sarto (PDT) na presidência da Assembleia Legislativa do Estado é o assunto mais comentado na política cearense. O chefe do Legislativo é o terceiro na linha de sucessão do Estado, atrás de Camilo Santana e Izolda Cela, sendo, por isso, um posto estratégico em qualquer cenário, inclusive 2022. Há muita especulação, mas nada definido. Confira análise de Inácio Aguiar.

Foto: José Leomar
  -  

Oposição procura vereadores para dialogar sobre a composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal

Após definir que irão lançar candidatura própria à Presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, a oposição tem procurado vereadores para discutir a composição da Mesa Diretora. Os diálogos têm sido feitos, inclusive, com parlamentares da base aliada – que prosseguem apoiando o nome de Antônio Henrique para a reeleição ao cargo.

  -  

Em primeira sessão após eleição, votação de projeto do novo Regimento Interno é adiada por falta de quórum

Após embates eleitorais tomarem conta da primeira sessão da Câmara Municipal de Fortaleza após o segundo turno, a votação de matérias ficou em segundo plano. Por falta de quórum, a análise do projeto do novo Regimento Interno da Casa Legislativa, que estava na ordem do dia, ficou para quinta-feira (3). A matéria já está em debate há meses.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Capitão Wagner anuncia que será o líder do Pros na Câmara dos Deputados

O deputado federal Capitão Wagner (Pros), que retorna nesta quarta-feira (2) à Câmara dos Deputados, anunciou nas redes sociais será o líder do partido na Casa. Derrotado na disputa à Prefeitura de Fortaleza, Wagner disse que, com a liderança terá “mais condição de ajudar nosso Estado, para que a qualidade de vida das pessoas possa mudar”.

Foto: Helene Santos
  -  

Vereador Guilherme Sampaio testa positivo para Covid-19

Após apresentar sintomas gripais no último fim de semana, o presidente do PT Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, testou positivo para a Covid-19. Ele realizou exame RT-PCR, que confirmou o diagnóstico. A assessoria de Guilherme informou que está bem, mas segue cumprindo o isolamento.

  -  

Grupo ocupa sede estadual do PDT e exige audiência com Roberto Cláudio e Sarto

Manifestantes ocuparam, na manhã desta quarta-feira (2), a sede do diretório estadual do PDT. Eles exigem uma audiência com o prefeito Roberto Claudio (PDT) e o prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) para discutir moradia para 85 famílias que estão vivendo em um terreno no bairro Mondubim. Procurado, o diretório estadual da sigla não comentou o caso.

Foto: Divulgação