Foto: Divulgação

Republicanos é incógnita no arco de aliança governista para disputa em Fortaleza

Ainda é um mistério de que “lado” o Republicanos, antigo PRB, vai ficar na Eleição em Fortaleza. O partido no Estado, comandado pelo deputado Ronaldo Martins, marcou reunião no próximo dia 15 sobre os rumos da sigla que, hoje, está aliada ao prefeito e tem cargos na gestão. No Palácio da Abolição, a sigla já é vista como de fora da base aliada.

Foto: José Leomar

Republicanos do deputado Ronaldo Martins é impasse na base governista

O Republicanos, antigo PRB, comandado pelo deputado Ronaldo Martins, já é visto pelo Palácio da Abolição como um partido que pode não estar mais no barco governista. Um interlocutor do Governo do Estado disse em reunião antes da votação da reforma da Previdência, que poderia não contar com o voto favorável do deputado David Durand. E se confirmou.

Foto: MPCE

MPCE solicita que prefeituras de Morrinhos e Santana do Acaraú suspendam concessão de benefícios sociais sob pena de multa e cassação

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) solicitou às prefeituras de Morrinhos e Santana do Acaraú a suspensão da concessão de benefícios sociais, sob pena de multa de até R$ 106 mil e cassação. O MP salienta que, se quiserem distribuir benefício, as gestões terão que informar os critérios em até cinco dias úteis, obedecendo o princípio da impessoalidade e sem fazer uso promocional eleitoral.

Foto: Helene Santos

PSL lança chapa de vereadores para as eleições buscando eleger quatro vereadores na Capital

O PSL anunciou o lançamento de chapa de vereadores para as eleições municipais em Fortaleza. No momento, a legenda só conta com um parlamentar na Câmara Municipal, mas pretende eleger 3 ou 4 vereadores para a nova legislatura. Dirigentes da sigla apostam na estrutura a ser fornecida para os 65 pré-candidatos como maneira de alcançar o número.

Foto: Foto: Reprodução

Deputados Dr. Jaziel e Dra. Silvana declaram apoio à pré-candidatura de Capitão Wagner à Prefeitura de Fortaleza

Os deputados Dr. Jaziel e Dra. Silvana, ambos do PL, declaram apoio à pré-candidatura de Capitão Wagner (Pros) à Prefeitura de Fortaleza neste ano. Apesar de serem aliados do governador Camilo Santana (PT) e do PL compor a base do prefeito Roberto Cláudio (PDT), Dra. Silvana afirmou ao PontoPoder que os dois não apoiam o prefeito e que “Camilo não nasceu grudado com Roberto“.

Foto: Kid Júnior

‘Se estivéssemos preocupados com votos, faríamos a coisa errada’, diz Antônio Henrique sobre restrições mais duras em Fortaleza

Precisamos cumprir o que está sendo colocado pelos especialistas de saúde (…). Me disseram que nós íamos perder votos com essas medidas (de restrição social). Se estivéssemos preocupados com votos, faríamos a coisa errada“.

Vereador Antônio Henrique (PDT), em live, hoje, com o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto (PDT), sobre medidas de restrições mais duras adotadas em Fortaleza para conter a Covid-19.

Para combater o coronavírus, deputado quer a criação de um Disk- Aglomeração em Fortaleza

O deputado federal Célio Studart (PV) solicitou à Prefeitura de Fortaleza a criação do Disk-Aglomeração. O objetivo é que a população tenha um canal para denunciar aglomerações às autoridades, já que o isolamento, de acordo com especialistas em saúde, é uma das principais formas de combate ao avanço do coronavírus no mundo. A sugestão está em análise.

Com coronavírus, Roberto Cláudio diz que está sem sintomas e cobra fortalezense para que fique em casa

Contaminado com o coronavírus, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, disse, em ‘live’, neste sábado (21), que está sem sintomas e trabalhando em regime ‘home office’. Segundo o prefeito, o movimento nas ruas caiu bastante, mas em alguns locais ainda há aglomeração de pessoas. Equipes da Prefeitura estão fiscalizando o cumprimento das normas.

Foto: Divulgação

Grupo de Capitão Wagner se movimenta em Brasília em busca de aliança para as eleições

O grupo ligado ao deputado Capitão Wagner (Pros) se movimentou em Brasília ontem (3) e hoje (4) de olho na eleição de outubro. Teve conversas com o Republicanos e o Podemos, para reforçar a aliança desses partidos com Wagner na disputa em Fortaleza, e também tratativas com o PSL, cobiçado pelo fundo eleitoral e o tempo de TV.

Com outros aliados, partido Republicanos oficializa apoio à pré-candidatura de Capitão Wagner

Capitão Wagner (Pros) recebeu, neste sábado (1), o apoio do Republicanos, partido comandado no Estado por Ronaldo Martins. “Isso fortalece nosso grupo, a nossa pré-candidatura”, disse o parlamentar do Pros.  Contando com PSC, Avante e Podemos, Wagner tenta, agora, o apoio integral do PSDB. Da legenda tucana, estiveram presentes no evento, ocorrido na Assembleia Legislativa, Roberto Pessoa e Firmo Camurça.

 

Foto: Divulgação

Ronaldo Martins assume vaga na Câmara dos Deputados com licença de Moses

O presidente do Republicanos no Ceará, Ronaldo Martins, que ficou na suplência, assumiu, nesta semana, uma cadeira na Câmara dos Deputados. Ronaldo substitui Moses Rodrigues (MDB), que se licenciou para ceder lugar ao colega, conforme acordo. Apesar de receber mais de 100 mil votos, Martins não foi eleito por conta das regras eleitorais.

Prefeitura da Capital manda à Câmara pedido para antecipar feriados de junho e agosto

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, irá encaminhar para a Câmara Municipal de Fortaleza, na segunda (25), projeto de lei para antecipar os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto) na Capital. A intenção é que eles sejam antecipados para os dias 27 e 28 de maio. O prefeito pede ainda que a matéria seja analisada em regime de urgência.

Covid-19: Roberto Cláudio discute cooperação internacional em ‘live’ com o diretor-geral da OMS e outras lideranças

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) participou, na tarde desta quinta (7), de uma “live” promovida pelo Instituto Brasil África sobre cooperação internacional em meio à pandemia de Covid-19. Ele discutiu ações com o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, e outras lideranças. O debate é moderado pelo professor João Bosco Monte, presidente do Instituto Brasil África.

Foto: Isanelle Nascimento

“Nenhuma narrativa conseguirá ser capaz de justificar atos que estimulem aglomerações”, diz prefeito de Fortaleza

“Jamais aceitaremos qualquer palavra ou ação que se proponha a destruir ou fragilizar forças sagradas da democracia”

Acrescentou Roberto Cláudio (PDT), nesta segunda (4), em repúdio ao apoio de Jair Bolsonaro a atos antidemocráticos ontem, nos quais houve agressão a profissionais da imprensa e críticas ao STF, ao Congresso e a governadores.

Câmara instala CPI do derramamento de óleo; quatro cearenses compõem colegiado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o derramamento de óleo no litoral nordestino foi instalada na Câmara dos Deputados. O colegiado conta com três cearenses como titulares – Célio Studart (PV), Júnior Mano (PL) e Eduardo Bismarck (PDT) – e um como suplente – Ronaldo Martins (Republicanos).

Foto: Divulgação

STF pauta julgamento de regra sobre sobras eleitorais; composição da bancada cearense pode mudar

Está na pauta para julgamento do plenário do STF, nesta quarta (2), Ação de Inconstitucionalidade para suspender regras sobre acesso dos partidos a sobras eleitorais. Se for acatada, a composição da bancada cearense pode mudar. O PSL, que elegeu Heitor Freire, pode perder a vaga, ela iria para a coligação do MDB e PRB. Ronaldo Martins assumiria.

Foto: Fabiane de Paula

Ronaldo Martins assume vaga de deputado federal no lugar de Moses Rodrigues

O secretário de Esporte de Fortaleza, Ronaldo Martins, do Republicanos, deve assumir, em outubro, vaga de deputado federal no lugar de Moses Rodrigues (MDB). A troca ocorre porque Moses quer disputar a Prefeitura de Sobral em 2020 e precisará fazer articulações para fazer frente ao grupo político dos Ferreira Gomes no município.

Câmara deve votar nesta terça projeto da Prefeitura de Fortaleza para antecipar feriados

O presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), convocou, hoje, sessão virtual para esta terça-feira (26) para votar um projeto de lei do Poder Executivo, que antecipa os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto) para os dias 27 e 28 de maio por conta da Covid-19. Propostas de vereadores também estão na pauta.

Foto: Divulgação

Assembleias Legislativas devem discutir plano de retorno de atividades presenciais

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto (PDT), se reuniu hoje com presidentes de parlamentos estaduais do País para tratar de ações durante a pandemia de Covid-19. No próximo dia 1º de junho, o colegiado deve discutir, em nova reunião, a retomada de atividades presenciais. Sarto também destacou que a Assembleia cearense já aprovou quase 50 projetos de combate à Covid-19.

Foto: Camila Lima

PDT protocola representação contra André Fernandes após acusações contra Osmar Baquit

O PDT protocolou hoje (25), na Assembleia Legislativa, representação – a 2ª – contra o deputado André Fernandes (PSL) por quebra de decoro parlamentar. Desta vez, o partido alega que Fernandes vem fazendo acusações sem provas contra Osmar Baquit, do PDT, de ligação dele com quadrilha criminosa. A denúncia será encaminhada ao ouvidor do Conselho de Ética.

Após passar diretrizes do combate à Covid-19 no interior, Governo deve marcar reuniões regionais

Eu reunião com 117 prefeitos cearenses, Camilo Santana e o secretário Dr. Cabeto expuseram prioridades no combate à Covid-19: intensificar atenção básica e medidas de isolamento, investir em testes rápidos e monitoramento, e seguir protocolo médico com uso de azitromicina e corticóides. Demandas regionais devem pautar reuniões a partir da próxima semana.

 

 

Foto: Kid Júnior

PSDB apresenta nova representação contra André Fernandes na Assembleia; a 3ª contra ele na Casa

O PSDB apresentou nova representação contra o deputado André Fernandes (PSL) no Conselho de Ética da Assembleia por quebra de decoro parlamentar. O partido pede que o colegiado apure as acusações feitas por Fernandes envolvendo o secretário de saúde Dr. Cabeto sobre supostas fraudes nos atestados de óbitos. Essa é a 3ª denúncia contra Fernandes na Casa.

 

 

Com casos de coronavírus em alta no Interior, prefeitos estão reunidos com o governador Camilo Santana

Cerca de 120 prefeitos cearenses estão reunidos em videoconferência, neste momento, com o governador Camilo Santana (PT). O chefe do Executivo reforçou no início da reunião a necessidade de medidas de isolamento social no Interior. Os gestores pedem ao governador reforço na atenção primária de saúde e a abertura de mais leitos de UTI.

Dr. Cabeto lamenta “charlatanismo” e politização da Saúde durante a pandemia

“Saúde a gente faz com cuidado. É possível fazer isso com ética e profissionalismo, sem charlatamismo. Temos que fortalecer uma corrente do bem para cuidar das pessoas”.

Dr. Cabeto, secretário de Saúde do Estado, em entrevista coletiva, ao reclamar da politização da Saúde e da divulgação de informações falsas em meio à pandemia.

Foto: Isanelle Nascimento

Lideranças do PDT chancelam ação contra André Fernandes no Conselho de Ética da Assembleia

A Executiva do PDT no CE aprovou hoje (21) por unanimidade representação contra o deputado André Fernandes (PSL) no Conselho de Ética da Assembleia. O argumento principal são as acusações dele – ainda sem provas – de que Osmar Baquit, do PDT, tem ligação com quadrilha criminosa. Na reunião, o clima era de “indignação”. A ação vai ser apresentada nos próximos dias.

Cúpula do PDT se reúne para votar representação contra André Fernandes na Assembleia

O diretório estadual do PDT se reúne hoje (21), às 14h30, virtualmente, para discutir questões políticas, entre elas a representação do partido contra o deputado André Fernandes (PSL) no Conselho de Ética da Assembleia. O comando do partido vai colocar em votação o ingresso da denúncia, após acusações de Fernandes contra o deputado Osmar Baquit, do PDT.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Projeto de lei que proíbe uso de cerol é aprovado na Assembleia

Deputados aprovaram, nesta quinta (21), projeto de lei do deputado Delegado Cavalcante (PSL) que proíbe no Estado a utilização de fio com cerol, da linha chilena ou qualquer tipo de material cortante para empinar pipa ou raia. Ele justifica o risco aos motociclistas nas ruas. O projeto seguirá para o governador que pode sancionar ou vetar.