-  

Relator da CPI contra Naumi Amorim pede licença de 120 dias; oposição aponta manobra política

Relator da CPI contra o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), o vereador Jorge Luís (Pros) apresentou pedido de licença, de 120 dias, à Câmara Municipal. A medida é apontada por integrantes da CPI como manobra política para esvaziar a Comissão, que ainda não concluiu a investigação após quatro meses. A licença só deve ser validada no dia 2 de fevereiro.

  -  

Novo prefeito, Vitor Valim planeja reforma administrativa para reduzir secretarias em Caucaia

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (Pros), planeja fazer uma reforma administrativa no município para reduzir os custos da máquina pública. A medida deve impactar na redução de secretarias. Esporte e Cultura, por exemplo, devem ser uma só. Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação também devem compor uma única pasta.  Até agora, apenas 11 secretário foram nomeados.

  -  

“Sou prefeito de 100% dos cidadãos caucaienses”, afirma Vitor Valim durante a posse em Caucaia

Em solenidade virtual, Vitor Valim (Pros) tomou posse como prefeito de Caucaia. Ele destacou que “a eleição já passou” e que será “prefeito de 100% dos cidadãos caucaienses“. “O prefeito está para cuidar de toda a população”, ressaltou. Ele falou ainda da importância da parceria com o legislativo municipal para garantir melhorias na cidade.

  -  

Camilo promete diálogo com todos os prefeitos, inclusive os de oposição

“A eleição passou, vamos procurar dialogar com todos os prefeitos eleitos, inclusive os de oposição. O que está em jogo é a população. O prefeito (eleito) de Caucaia já ligou. Sempre estarei aberto a construir as relações institucionais”

Governador Camilo Santana sobre vitória da oposição em cidades importantes como Caucaia, Maracanaú e Juazeiro do Norte.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Segundo Baquit, tentativas de barrar CPI na Assembleia Legislativa são ‘em vão’

“Se o objetivo foi político, acabou sendo em vão. Já temos mais de um terço das assinaturas para instalar a CPI”

Osmar Baquit (PDT), sobre a ação do procurador geral da República, Augusto Aras, que questiona no STF uma norma da Constituição Estadual sobre a quantidade de votos para a instalação de CPIs na Assembleia Legislativa do Estado.

  -  

Delegado Cavalcante nega existência de ‘gabinete do ódio’ e diz ser favorável a CPI na Assembleia

“Estou torcendo que essa CPI venha a funcionar, muitas coisas irão ser esclarecidas”

Delegado Cavalcante (PSL) sobre o pedido protocolado pelo colega Acrísio Sena para investigar a existência de um grupo especializado em espalhar notícias falsas no Ceará, uma possível ramificação do chamado “gabinete do ódio”, que Cavaltante diz nunca ter existido.

  -  

Evandro Leitão quer fiscalização sobre movimentações milionárias de associações

O deputado Evandro Leitão (PDT) repercutiu na Assembleia reportagem veiculada pelo Diário do Nordeste, hoje (18), sobre a movimentação milionária de R$ 65,9 milhões nas associações de militares no Ceará em contribuições. No discurso, ele defendeu que a Assembleia fiscalize as entidades por meio de uma CPI.

  -  

‘A gente sai de cabeça erguida’, diz prefeito Naumi Amorim após derrota em Caucaia

Após ser derrotado no segundo turno em Caucaia pelo candidato do Pros, Vitor Valim, o prefeito Naumi Amorim (PSD) disse que deixará o comando da cidade de ‘cabeça erguida‘ e desejou  que o novo gestor tenha comprometimento com a cidade. O mandato de Naumi termina em 31 de dezembro. “A gente sai de cabeça erguida.  […] Eu que administrei por quatro anos, sei da dificuldade que é”.

  -  

RESULTADO PARCIAL: Em Caucaia, Vitor Valim permanece à frente com 50,74% dos votos; Naumi Amorim tem 49,26%

Com 96,95% das seções de Caucaia apuradas, o candidato Vitor Valim (Pros) continua à frente com 50,74% dos votos válidos e o candidato Naumi Amorim (PSD) tem 49,26%.

  -  

RESULTADO PARCIAL: Com 93,73% das seções apuradas em Caucaia, Vitor Valim vira e fica à frente de Naumi Amorim

93,73% das seções de Caucaia já foram apuradas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato Vitor Valim (Pros) tem, agora, 50,80% dos votos e Naumi Amorim (PSD), 49,20%.

  -  

Deputados cearenses se articulam para propor medidas de auxílio à saúde em Manaus

Deputados cearenses se articulam em prol do caos na Saúde em Manaus. Alguns pedem o fim recesso. José Guimarães (PT), Denis Bezerra (PSB) e Pedro Bezerra (PTB) publicaram sobre o tema nas redes sociais nesta sexta (15). “Se for preciso vamos buscar ajuda na Venezuela, Cuba ou China; é preciso deixar a ideologia de lado neste momento”, disse Pedro Bezerra.

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
  -  

Proposta de menor ingerência dos governadores sobre PMs tem pouco apoio até de deputados ligados à categoria

Proposta defendida nacionalmente por parlamentares da “bancada da bala” de reduzir a autonomia dos governadores sobre o comando das PMs é vista com cautela até por cearenses ligados à pauta. Capitão Wagner (Pros) não acredita que o projeto “apresente na sua integralidade uma ideia que possa melhorar a segurança pública”. Já Heitor Freire (PSL) considera que a proposta é “bastante polêmica e necessita de muito debate”.

Foto: Divulgação
  -  

Mandato coletivo envia ofício à Prefeitura pedindo suspensão do Enem em Fortaleza

O mandato coletivo Nossa Cara (Psol), formado por Adriana Gerônimo, Lila Salú e Louise Santana, enviou ofício ao prefeito Sarto Nogueira (PDT) pedindo a suspensão da aplicação do Enem na Capital. A ação faz parte de mobilização nacional, sob o argumento de que entendimento do STF garante a governadores e prefeitos autonomia para adotar medidas de combate à Covid-19.

  -  

Em reunião com OAB-CE, Caixa se compromete a dar celeridade a pagamentos de alvarás e taxas jurídicas

Após ofício enviado pela OAB-CE solicitando rescisão de contrato do Tribunal de Justiça do Ceará com a Caixa, responsável por pagamentos de alvarás e outras taxas jurídicas, o banco prometeu dar celeridade à prestação de serviços. Entre as medidas, a Caixa prometeu zerar a fila de pagamentos das taxas jurídicas.

  -  

Em conversa com governador do Amazonas, Camilo oferece ajuda quanto à falta de oxigênio em Manaus

O governador Camilo Santana (PT) informou, em publicação nas redes sociais, que conversou com o governador do Amazonas, Wilson Lima, e disponibilizou apoio na crise enfrentada em Manaus. “Colocamos o Ceará à disposição para ajudar, inclusive quanto à questão da falta de oxigênio para atender a pacientes com Covid-19 em estado grave”, ressaltou o petista.

  -  

No Ceará, Marcelo Ramos disse que enviou ofício aos governadores pedindo doação de oxigênio para Manaus

Parte da comitiva de Arthur Lira (PP) na visita ao Ceará, o deputado amazonense Marcelo Ramos (PL) disse que enviou ofício pedindo doação de oxigênio a todos os governadores. A capital do Amazonas sofre com falta de oxigênio para pacientes com Covid-19. O parlamentar afirmou que solicitou, inclusive, uma audiência com o governador Camilo Santana.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

“Não há presidente de Câmara que seja líder de governo”, diz Arthur Lira, em Fortaleza

“Não há presidente de Câmara que seja líder de governo, mas também concordo que não deve haver presidente de Câmara que seja contra o País e contra o governo”

Disse o deputado Arthur Lira (PP), em coletiva na Assembleia Legislativa do Ceará. Ele tem apoio do presidente Jair Bolsonaro contra o candidato de Rodrigo Maia (DEM), Baleia Rossi (MDB).

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Cearenses participam de lançamento de campanha em prol da vacinação de profissionais da Educação

O governador Camilo Santana (PT) e o deputado federal Idilvan Alencar (PDT) participaram, nesta quinta-feira (14), do lançamento da campanha “Profissionais da Educação: vacina já!”. O movimento, encabeçado por parlamentares federais, tem como objetivo defender a priorização da vacinação dos profissionais de Educação contra a Covid-19.

  -  

Arthur Lira chega à Assembleia Legislativa com comitiva de deputados do Ceará e de outros estados

O candidato à presidência da Câmara Arthur Lira (PP) chegou à Assembleia Legislativa acompanhado pelos deputados cearenses Domingos Neto (PSD) e AJ Albuquerque (PP), além de parlamentares de outros estados, como Luis Miranda (DEM-DF) e Marcelo Ramos (PL-AM). Também estão Capitão Wagner (Pros) e Pedro Bezerra (PTB) e o ver. de Fortaleza, Carmelo Neto (Rep).

Foto: Felipe Azevedo
  -  

Domingos Neto presenteia Arthur Lira com uma manta de carneiro

Em visita ao Ceará em busca de votos, o candidato à presidência da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP) recebeu uma manta de carneiro como presente do deputado federal cearense Domingo Neto (PSD). Ontem, o adversário de Lira na disputa, Baleia Rossi (MDB), visitou o estado e foi presenteado com um broche de Padre Cícero como lembrança do Estado.