Reestruturação salarial dos policiais começa a tramitar na Assembleia Legislativa

A mensagem governamental com a reestruturação salarial dos policiais militares e bombeiros começou a tramitar na Assembleia Legislativa. O deputado líder do governo na Assembleia, Júlio César Filho (Cidadania), disse que o projeto é de acordo com o que saiu da mesa de negociação e que não há uma nova proposta. O projeto deve ser aprovada até o fim do mês.

Foto: Fabiane de Paula

André Fernandes diz não estar preocupado com ação do PSL para perda de mandato

“Não me preocupa”, respondeu André Fernandes ao ser questionado sobre ação do PSL que pede a perda do seu mandato na AL-CE. “Eles tentaram fazer um tipo de pegadinha, mas se o PSL estadual me deu uma carta de anuência que configura justa causa, não tem como a Nacional entrar com o pedido”. A carta, porém, traz a desfiliação como “injustificada”.

Foto: Fabiane de Paula

Deputados consideram possibilidade de voltar processo contra André Fernandes à CCJ

Nos bastidores, deputados discutem recuar uma etapa no processo por quebra de decoro parlamentar contra André Fernandes. A leitura do processo em plenário estava prevista para hoje (6), mas foi retirada de pauta em meio à discussão sobre a forma de votação. Na CCJ, os votos foram secretos. Diante do impasse é que surgiu a possibilidde de retornar à CCJ.

Após impasse, lançamento de ato da oposição é adiado para segunda-feira (3)

O lançamento de um movimento puxado pela oposição denominado “campanha limpa” foi adiado para a próxima segunda-feira (3). O ato, puxado por membros da oposição, foi remarcado por conta dos protocolos sanitários que estão sendo cumpridos pela Assembleia, local para onde estava marcado o lançamento do ato.

Foto: Reprodução

Governo envia projeto que prorroga prazo para empresas pagarem valores devidos ao Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal

O Governo do Ceará enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que permite ao Estado prorrogar a cobrança de valores devidos ao Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (Feef) a empresas. Pela medida, os contribuintes terão 30 dias úteis para impugnar ou recorrer de autos de infração ou pagar os tributos lançados. A proposta deve ser lida amanhã (9).

Foto: Camila Lima

Novos tempos: em meio à crise, Seinfra controla uso de água, ar-condicionado, elevadores e até iluminação

Em meio à pandemia, com queda na arrecadação, o Estado aperta o cinto. O secretário de Infraestrutura do Estado, Lúcio Ferreira Gomes, baixou portaria criando comissão de contingenciamento de gastos na e determinando restrições no uso de água, normas para a utilização de ar-condicionado e elevadores, redução de impressão de papeis e até iluminação.

Com casos de coronavírus em alta no Interior, prefeitos estão reunidos com o governador Camilo Santana

Cerca de 120 prefeitos cearenses estão reunidos em videoconferência, neste momento, com o governador Camilo Santana (PT). O chefe do Executivo reforçou no início da reunião a necessidade de medidas de isolamento social no Interior. Os gestores pedem ao governador reforço na atenção primária de saúde e a abertura de mais leitos de UTI.

Prefeitura de Pacatuba terá que retirar vídeos de redes sociais por “conduta vedada”, decide TRE

A Justiça Eleitoral acatou, parcialmente, representação do PSB contra o prefeito de Pacatuba, Carlomano Marques. Justiça mandou retirar duas publicações das redes sociais da Prefeitura que têm “evidências de promoção pessoal” do prefeito e são condutas vedadas, já que Carlomano deve tentar a reeleição. Em caso de descumprimento, a multa diária será de R$ 1.000.

Em ‘live’ com Roberto Cláudio, Cidadania oficializa Alexandre Pereira como pré-candidato a prefeito

O Cidadania lançou, nesta quarta-feira (29), o ex-secretário de Turismo da Capital, Alexandre Pereira, como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza. Durante “live”, que contou com as presenças do presidente nacional da sigla, Roberto Freire, do prefeito Roberto Cláudio (PDT) e do vereador Michel Lins, Pereira tratou de áreas como saúde e educação.

Foto: Helene Santos

Filiado ao PSB, Élcio Batista é surpresa em debate de pré-candidatos do PDT para Fortaleza

O pré-candidato do PSB à Prefeitura de Fortaleza, Élcio Batista é a novidade no debate entre os pré-candidatos do PDT que acontece hoje. Com o tema Educação e Cultura, a discussão terá mediação do senador Cid Gomes. Ex-secretário chefe da Casa Civil do Estado, Élcio é próximo do governador Camilo Santana e está na corrida à sucessão de Roberto Cláudio.

Foto: Fabiane de Paula

“Estou sendo perseguido”, diz deputado André Fernandes sobre processo por quebra de decoro

Estou sendo perseguido. Provavelmente serei punido não porque me corrompi, porque fiz coisa errada (…) nem é porque encaminhei denúncia pro Ministério Público. Eu, provavelmente, vou ser punido porque estou fazendo oposição aos Ferreira Gomes.

Deputado André Fernandes, nesta quinta (6), em pronunciamento na Assembleia. Ele fez críticas aos parlamentares e à imprensa.

Foto: Agência Câmara

Com licença de Capitão Wagner, médico Agripino Magalhães assume vaga na Câmara dos Deputados

O médico Agripino Magalhães (Pros), que ficou na suplência de deputado federal em 2018, assumiu nesta quarta-feira (4) mandato na Câmara dos Deputados. Ele ocupa vaga na Casa durante licença do deputado federal Capitão Wagner (Pros), que se afasta temporariamente dos trabalhos no Legislativo para se dedicar à pré-campanha pela Prefeitura de Fortaleza.

Foto: Helene Santos

Projeto de incentivo aos transportes é aprovado na Câmara com divergências em relação aos aplicativos

A CMFor aprovou projeto que estende para 2021 o prazo de vistorias para táxis, mototáxis, automóveis de aplicativos e transportes escolares, aumenta para oito anos a idade máxima dos veículos para novos registros, estabelece multas e previsão de processos administrativos para as empresas. Este último ponto foi alvo de divergências entre vereadores.

Foto: Kid Junior

Reajuste salarial de policiais militares pode ser votado na Assembleia ainda nesta semana

O projeto de lei do Executivo Estadual com o reajuste salarial dos policiais militares pode ser votado ainda nesta semana na Assembleia. Ontem, representantes da categoria e integrantes da Comissão dos três Poderes chegaram a um acordo, e a proposta vai a plenário sem alteração. Entretanto, a medida ainda precisa do aval da Mesa Diretora para ser votada.

Foto: Thiago Gadelha

“Todos os PMs que se amotinaram cometeram crimes”, defende chefe do Ministério Público

O procurador geral de Justiça, Manuel Pinheiro, diz que todos os que participaram do motim de policiais militares no Ceará cometeram “crime militar”. Em entrevista ao portal Uol, Manuel Pinheiro disse que não se trata de tratar policiais como bandidos, “mas todas as pessoas que participaram desse motim cometeram crimes. Crimes militares”.

Prisco Bezerra propõe no Senado proibição de anistia a militares que participarem de motim

O senador Prisco Bezerra (PDT) quer vedar, por lei, a concessão de anistia a militares que tenham cometido crimes e ilícitos administrativos ligados à sindicalização ou greve. A proposta foi protocolada após o dep. Capitão Wagner (Pros) pedir, na Câmara, a anistia a policiais e bombeiros que participaram de movimento no Ceará.

Reestruturação salarial dos policiais só entrará em pauta após votação da PEC que proíbe anistia

Apesar de a proposta de reestruturação salarial de policiais e bombeiros militares do Estado já ter sido lida na Assembleia Legislativa, a continuidade da tramitação dela deve ocorrer apenas quando for finalizada a votação da PEC que proibe anistia administrativa para militares que façam motim. Pode ser ainda nesta semana.

Deputado pede vistas e PEC contra anistia a PMs só volta à discussão na segunda (2)

O deputado André Fernandes pediu vistas da PEC que proíbe anistia a militares em caso de greve. A proposta, apresentada pelo governador, volta a discussão na segunda-feira (2). Há duas emendas de deputados ao texto proposto por Camilo Santana.

Salmito tenta convencer André Fernandes a não pedir vistas na PEC da anistia, mas sem sucesso

O deputado André Fernandes vai pedir vistas da PEC contra a anistia a militares em greve, na CCJ. A discussão só volta em 48h, mas as sessões extraordinárias da Assembleia continuam para contar os prazos. O deputado Salmito Filho (PDT) ainda tentou convencer o colega a não pedir vistas, mas sem sucesso.

Foto: Junior Pio

Deputada admite tomar cloroquina preventivamente e diz que prefere isso a obrigar uso de máscara

“Estou fazendo hidroxicloroquina profilaticamente (de forma preventiva) porque acredito muito mais em fazer profilaticamente um remédio do que obrigar (uso de) uma máscara”

Dra. Silvana (PL), médica há 27 anos, como reforçou. Ela é presidente da comissão de Saúde da Casa e estava argumentando voto contrário a punição por não uso de máscaras.

10

Caso André Fernandes provoca impasse nos bastidores: votação vai ser secreta ou aberta?

O processo contra o deputado André Fernandes (sem partido) por quebra de decoro na Assembleia é alvo de impasse nos bastidores. A dúvida é se a votação será secreta, de acordo com o Regimento Interno, ou aberta, como dita a Constituição Federal, no caso de processos disciplinares. A Procuradoria orienta que seja aberta.

Parlamentares de oposição no Ceará entregam entregam carta de princípios a Dias Toffoli e Augusto Aras

Um grupo de deputados federais cearenses que fazem oposição ao grupo governista no Ceará entregou a carta de princípios do “Movimento Eleições Limpas”, lançado na última segunda (03), ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli e também ao procurador Geral da República, Augusto Aras. eles pedem fortalecimento da fiscalização no Estado.

Foto: Camila Lima

Base e oposição trocam acusações na Câmara Municipal e mostram que eleição dominará debate em plenário

O clima eleitoral demonstrado na sessão de hoje da Câmara Municipal de Fortaleza deu uma amostra de como será o período eleitoral na Casa. Os embates entre base e oposição irão se intensificar. Hoje (5), o momento mais forte foi as acusações ao prefeito Roberto Cláudio, feitas pelo vereador Márcio Martins (Pros). Adail Júnior (PDT) rebateu com acusações ao opositor.

Foto: Camila Lima

“O povo não gosta de troca de ofensas”, afirma Roberto Cláudio na retomada dos trabalhos na Câmara

Em pronunciamento já no ambiente marcado pela pré-campanha, durante participação virtual na retomada dos trabalhos da Câmara Municipal, nesta quarta (4), o prefeito Roberto Cláudio (PDT) disse, em referência à corrida eleitoral, disse que “o povo não gosta de ofensas”, e que é preciso “trabalho”. A sessão de hoje é a primeira presencial desde 17 de março.

Presidente da Câmara diz que vereadores foram orientados a deixar embates eleitorais longe da tribuna da Casa

O presidente da Câmara de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), disse que os vereadores já foram orientados a deixar os embates eleitorias em casa para que o Legislativo possa continuar aprovando projetos para beneficiar a população. “Nosso compromisso é com o povo de Fortaleza até 31 de dezembro”, assegurou. Parlamentares já estão levando o tema à tribuna.

Foto: José Leomar

Delegado Cavalcante diz que André Fernandes foi vítima de uma “pegadinha” do PSL

O deputado Delegado Cavalcante questiona a ação do PSL de pedir, na Justiça, o mandado do colega André Fernandes, como publicou a coluna Poder, do Diário do Nordeste, na edição de hoje. Para ele, Fernandes foi alvo de uma “pegadinha”, pois o partido emitiu um documento atestando que não havia objeção à saída do parlamentar. “Armação da pior espécie”, diz.

Foto: Agência Senado

Senador Tasso Jereissati expressa solidariedade com povo libanês devido à tragédia em Beirute

“No momento em que o Líbano é atingido por essa tragédia de dimensões ainda indefinidas, sinto-me pessoalmente atingido. Gostaria de externar a todo o povo libanês minha fraterna solidariedade”

Senador Tasso Jereissati (PSDB), de origem libanesa, sobre a tragédia das explosões em área portuária em Beirute

2
Foto: José Leomar

Alexandre Pereira é o convidado da live do PDT com pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza

O ex-secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, é o convidado da live organizada pelo PDT com os pré-candidatos à Prefeitura da Capital marcada para hoje (4). Pereira também é pré-candidato ao Paço Municipal pelo Cidadania. Nesta terça, a live vai ser mediada pelo ex-ministro Ciro Gomes, com o tema emprego e renda.

Foto: José Leomar

Estado terá protocolo sanitário a ser seguido durante a campanha eleitoral

A Secretaria de Saúde do Estado vai elaborar um protocolo sanitário a ser seguido no Ceará durante a campanha eleitoral em todas as regiões do Estado. O secretário de Saúde, Dr. Cabeto, disse hoje, em entrevista à TV Verdes Mares, que as regionais de Saúde já estão debatendo o assunto. No dia 31 de agosto tem início o prazo de convenções partidárias.