-  

Reestruturação salarial dos policiais começa a tramitar na Assembleia Legislativa

A mensagem governamental com a reestruturação salarial dos policiais militares e bombeiros começou a tramitar na Assembleia Legislativa. O deputado líder do governo na Assembleia, Júlio César Filho (Cidadania), disse que o projeto é de acordo com o que saiu da mesa de negociação e que não há uma nova proposta. O projeto deve ser aprovada até o fim do mês.

  -  

Assembleia sugere auxílio financeiro para responsáveis por crianças com doenças raras na pandemia

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (13), projeto de indicação que estabelece auxílio financeiro para mães ou responsáveis por crianças portadores de doenças raras durante a pandemia da Covid-19. De autoria do deputado Queiroz Filho (PDT),  a proposta, que sugere benefício de R$ 600 mensais, será enviada como sugestão ao Governo do Estado.

  -  

De olho em concursos, Assembleia aprova projeto que modifica regras de ingresso e formação de militares

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (13), um projeto do Executivo que modifica regras de ingresso e formação de militares no Ceará. Agora, os cursos de formação de oficiais e soldados – que antes constituíam uma fase de concurso público – passarão a ser realizados após a conclusão dos certames. A medida busca acelerar novas convocações e posses.

Foto: Arquivo
  -  

Projeto que autoriza Estado a subsidiar tarifa de ônibus em Fortaleza para evitar aumento tem votação adiada

Com o pedido de vista do deputado Bruno Pedrosa (PP) na CCJ, o projeto que autoriza o Estado a fazer convênio com a Prefeitura de Fortaleza para subsidiar a tarifa dos transportes coletivos da Capital em 2021 deve ser votado na semana que vem. A medida busca garantir a permanência da atual tarifa de ônibus aos usuários, sem aumentos neste ano.

Foto: Camila Lima
  -  

Governo do Ceará poderá fazer seleção virtual de professores temporários para o Ensino Superior

O Governo do Ceará poderá fazer a seleção pública no formato virtual para contratar professores temporários para instituições de ensino superior do Ceará, como a UECE. A medida foi aprovada nesta quinta-feira (29) na Assembleia Legislativa e deve entrar em vigor após a sanção do governador Camilo Santana (PT).

Foto: José Leomar
  -  

Roberto Cláudio: manifestações de intolerância e ódio não podem ser toleradas no ambiente democrático

O ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) também foi às redes sociais na noite desta segunda-feira (29) para prestar solidariedade ao governador Camilo Santana (PT) diante de uma ameaça de morte “absurda e intolerável”, nas palavras do pedetista. Ele defendeu que manifestações de “intolerância, ódio, agressão verbal ou física” não podem ser toleradas “no ambiente democrático”.

Foto: Fernanda Siebra
  -  

“Um ataque não somente ao cidadão, mas a toda a sociedade”, reage Sarto após ameaça de morte a Camilo

“São inaceitáveis as ameaças de morte ao governador Camilo Santana, que representam um ataque não somente ao cidadão, mas a toda a sociedade e ao estado democrático de direito. Que o episódio seja investigado e os autores, responsabilizados”.

Prefeito José Sarto (PDT), que se solidarizou a Camilo Santana nas redes sociais na noite desta segunda-feira (29).

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Prefeito de Fortaleza recebe segunda dose da vacina contra Covid-19 em mutirão

O prefeito José Sarto (PDT) recebeu hoje a 2a dose da vacina contra a Covid-19 no mutirão realizado pela Prefeitura no Centro de Eventos. Segundo ele, mais de 26 mil pessoas receberam a 2a dose só neste domingo (16). Outros políticos, como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o deputado federal Leônidas Cristino (PDT), também foram imunizados com a 2a dose hoje.

Foto: Divulgação
  -  

Ceará recebe doses extras de CoronaVac após decisão da Justiça Federal

O Governo do Ceará recebeu, neste sábado (15), 25.020 doses extras de CoronaVac determinadas pela Justiça Federal, em ação movida pelo Estado em parceria com MPE, MPF, MPT, Defensoria Pública do Estado (DPE) e da União (DPU). “As vacinas serão utilizadas para concluir a aplicação em atraso da segunda dose dos cearenses”, disse Camilo Santana (PT).

  -  

Prefeitura de Limoeiro do Norte lança nota de repúdio contra a vice-prefeita

A Prefeitura de Limoeiro do Norte repudiou suposta “distorção de fatos” feita pela vice-prefeita Dilmara Amaral (PDT), alegando que precisou realocar a Vice-Prefeitura para a Secretaria da Educação. No prédio desocupado, passou a funcionar a Procuradoria do Município, órgão que exigia espaço acessível à população. Ainda segundo a nota, Dilmara Amaral rejeitou a mudança.

  -  

TRE cassa chapa de candidatos a vereador em Nova Russas por candidaturas fictícias de mulheres

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cassou mais uma chapa de candidatos a vereador por fraude à cota de gênero. Desta vez, os suplentes e um vereador eleito pelo PDT em Nova Russas tiveram seus registros e diploma cassados após investigações apontarem que as três candidatas do partido não realizaram atos de campanha nas eleições de 2020.

  -  

Na semana na enfermagem, deputados estaduais defendem novo piso para a categoria no Ceará

Teve apoio hoje, na AL-CE, a proposta de reajuste do piso salarial da enfermagem, na semana de homenagem à categoria. Autora do PI nº 127/21, Augusta Brito (PCdoB) lembrou que esses profissionais estão na linha de frente contra a Covid-19 com grande exposição. A matéria abrange trabalhadores de nível superior e técnico de instituições públicas ou privadas.

Foto: Júnior Pio
  -  

Frases de apoio a enfermeiros são projetadas no Congresso Nacional no Dia da Enfermagem

Frases de apoio a enfermeiros e enfermeiras foram projetadas no Congresso Nacional, na noite desta quarta-feira (12), em referência ao Dia da Enfermagem. A iniciativa é da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, presidida pelo cearense Célio Studart (PV), e de outras entidades, como forma de homenagear a categoria que atua no combate à Covid-19.

  -  

Reajuste salarial de policiais militares pode ser votado na Assembleia ainda nesta semana

O projeto de lei do Executivo Estadual com o reajuste salarial dos policiais militares pode ser votado ainda nesta semana na Assembleia. Ontem, representantes da categoria e integrantes da Comissão dos três Poderes chegaram a um acordo, e a proposta vai a plenário sem alteração. Entretanto, a medida ainda precisa do aval da Mesa Diretora para ser votada.

Foto: Kid Junior
  -  

“Todos os PMs que se amotinaram cometeram crimes”, defende chefe do Ministério Público

O procurador geral de Justiça, Manuel Pinheiro, diz que todos os que participaram do motim de policiais militares no Ceará cometeram “crime militar”. Em entrevista ao portal Uol, Manuel Pinheiro disse que não se trata de tratar policiais como bandidos, “mas todas as pessoas que participaram desse motim cometeram crimes. Crimes militares”.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Prisco Bezerra propõe no Senado proibição de anistia a militares que participarem de motim

O senador Prisco Bezerra (PDT) quer vedar, por lei, a concessão de anistia a militares que tenham cometido crimes e ilícitos administrativos ligados à sindicalização ou greve. A proposta foi protocolada após o dep. Capitão Wagner (Pros) pedir, na Câmara, a anistia a policiais e bombeiros que participaram de movimento no Ceará.

  -  

Reestruturação salarial dos policiais só entrará em pauta após votação da PEC que proíbe anistia

Apesar de a proposta de reestruturação salarial de policiais e bombeiros militares do Estado já ter sido lida na Assembleia Legislativa, a continuidade da tramitação dela deve ocorrer apenas quando for finalizada a votação da PEC que proibe anistia administrativa para militares que façam motim. Pode ser ainda nesta semana.

  -  

Deputado pede vistas e PEC contra anistia a PMs só volta à discussão na segunda (2)

O deputado André Fernandes pediu vistas da PEC que proíbe anistia a militares em caso de greve. A proposta, apresentada pelo governador, volta a discussão na segunda-feira (2). Há duas emendas de deputados ao texto proposto por Camilo Santana.

  -  

Salmito tenta convencer André Fernandes a não pedir vistas na PEC da anistia, mas sem sucesso

O deputado André Fernandes vai pedir vistas da PEC contra a anistia a militares em greve, na CCJ. A discussão só volta em 48h, mas as sessões extraordinárias da Assembleia continuam para contar os prazos. O deputado Salmito Filho (PDT) ainda tentou convencer o colega a não pedir vistas, mas sem sucesso.

  -  

“Só tem sentido a candidatura com desprendimento”, diz Tasso sobre campanha presidencial

Questionado se seria candidato à presidência em 2022, Tasso Jereissati (PSDB) reforçou que a legenda estuda a possibilidade. “Meu nome foi colocado como um articulador em função da vivência de ter um relacionamento com vários políticos. Só tem sentido a candidatura com desprendimento e visão do que é melhor para o país”, disse à TV Assembleia.

  -  

Defendendo independência, Eduardo Girão nega blindagem a Bolsonaro na CPI da Covid

Em entrevista à TV Assembleia, nesta segunda (17), o senador Eduardo Girão (Podemos) negou blindagem a Bolsonaro na CPI da Covid. Eles concordam sobre tratamento precoce, mas Girão diz ser “independente” e contra aglomerações. “Mas temos que ser justos, né? Todos os depoimentos (na CPI) evidenciam que não houve corrupção. Erro tem em qualquer governo”.

Foto: Reprodução/TV Assembleia
  -  

“Honrou tradição política do também inesquecível Mário Covas”, diz Tasso sobre morte de Bruno Covas

O sen. Tasso Jereissati (PSDB), em homenagem ao prefeito Bruno Covas, que morreu hoje (16), disse que o tucano “nos deixa exemplo de dignidade e coragem. Perdemos um grande gestor e homem público que honrou a tradição política do também inesquecível Mário Covas, com um legado de realizações e conquistas”. Bruno é neto do ex-governador Mário Covas.

Foto: Reprodução/Instagram Tasso Jereissati
  -  

Bruno Covas deixa “exemplo de inegável abnegação”, diz prefeito de Fortaleza, José Sarto

O prefeito José Sarto (PDT) também usou as redes sociais para homenagear o prefeito Bruno Covas, que morreu neste domingo (16): “Lutou com força, dignidade e transparência. Demonstrou espírito público trabalhando pela população paulistana enquanto a saúde permitiu. Deixa como legado os serviços prestados à São Paulo e o exemplo de inegável abnegação”.

Foto: Agência Brasil
  -  

Camilo Santana lamenta morte do prefeito Bruno Covas: “incansável no combate à pandemia”

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), lamentou, pelas redes sociais, a morte do prefeito interino de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), vítima de um câncer, neste domingo (16). “Mesmo sofrendo com a doença, ele foi um lutador incansável no combate à pandemia da Covid. Meus sentimentos aos familiares, amigos e ao povo paulistano”, escreveu o governador.

  -  

Justiça Eleitoral marca novas eleições para prefeito em Martinópole para agosto de 2021

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) marcou, nesta sexta-feira (14), a data para eleição suplementar em Martinópole. Os eleitores voltam as urnas no dia 1° de agosto para escolher prefeito e vice. O gestor municipal eleito em 2020, James Bell (PP), foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e teve o registro de candidatura indeferido.

Foto: Agência Brasil
  -  

Ex-chefe de gabinete de Heitor Freire é nomeado superintendente do Ibama no Ceará

A partir desta sexta (14), a Superintendência do Ibama no Ceará passa a ser comandada pelo advogado Luiz César Barbosa Lopes, ex-chefe de gabinete do deputado Heitor Freire (PSL). “É um advogado muito competente, com sólida experiência nas área ambiental e empresarial. Com currículo técnico e preparo para assumir com muita responsabilidade”, comentou Freire.

  -  

Aviprece repudia fechamento de escritório da vice-prefeita na sede da prefeitura de Limoeiro do Norte

A Associação dos Vice-prefeitos do Ceará publicou nota de repúdio à decisão de fechar o gabinete da vice-prefeita. Para a entidade, o prefeito solicitou a sala “de maneira nada cordial, por meio de comunicação informal feita pelo secretário de Finanças” e, antes que pudesse ser desocupada, a fechadura foi trocada. “A vice-prefeita merece o devido respeito”, finaliza a nota.

  -  

Prefeito desativa sala de trabalho da vice-prefeita em Limoeiro do Norte; pedetista protesta nas redes

Dilmara Amaral (PDT), vice-prefeita de Limoeiro do Norte, teve o escritório desativado na Prefeitura. “O prefeito (Zé Maria Lucena), solicitou a minha sala para a Procuradoria-Geral do Município e (informou que) não havia espaço disponível para eu ficar”, disse. A vice-prefeita disse estar sem contato com o gestor.

  -  

TJCE: técnicos judiciários aprovados em concurso serão convocados na próxima semana, diz presidente

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, informou nesta sexta-feira (14) que convocará, na próxima semana, os 42 técnicos judiciários aprovados no último concurso. O anúncio foi feito durante transmissão no canal do TJ no YouTube de um balanço dos primeiros 100 dias da atual gestão.