-  

PSD vai denunciar Leonardo Araújo por quebra de decoro no Conselho de Ética da Assembleia

O ex-vice-governador Domingos Filho, presidente estadual do PSD, afirmou que o partido vai apresentar na próxima semana uma representação contra o deputado Leonardo Araújo (MDB) junto ao Conselho de Ética da Assembleia. A denúncia é de quebra de decoro de Araújo por acusações, que Domingos classifica como “criminosas“, contra o seu grupo político.

Foto: José Leomar
  -  

Fernando Santana assume Presidência da Assembleia Legislativa até o fim do recesso parlamentar

O deputado Fernando Santana (PT) assumiu a presidência da Assembleia Legislativa, nesta quinta (31), com a renúncia do deputado Sarto Nogueira (PDT), que foi eleito prefeito de Fortaleza. Santana fica no cargo em janeiro, durante o recesso parlamentar, até o novo presidente da Assembleia eleito, deputado Evandro Leitão (PDT), tomar posse em 1º de fevereiro.

Foto: Divulgação
  -  

Lucílvio Girão, Duquinha e Oriel Nunes assumem vagas na AL com saída de deputados que foram eleitos prefeitos

Com a saída dos deputados Sarto Nogueira (PDT) e Nezinho Farias (PDT) da Assembleia Legislativa, que vão assumir as prefeituras de Fortaleza e Horizonte, respectivamente, os suplentes Lucílvio Girão (PP) e Manoel Duca (PDT) são efetivados nas vagas. Já o suplente Oriel Nunes (PDT) assume a suplência no lugar do deputado licenciado Zezinho (PDT).

Foto: José Leomar e Isanelle Nascimento
  -  

Sarto e Nezinho renunciam aos mandatos na Assembleia Legislativa para assumir Prefeituras

Os prefeitos eleitos Sarto Nogueira (PDT), de Fortaleza, e Nezinho Farias (PDT), de Horizonte, renunciam, nesta quinta (31), aos mandatos de deputados estaduais. Eles tomam posse no dia 1º de janeiro nas respectivas Prefeituras. Em caso de renúncia, o ato precisa ser apenas comunicado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Foto: José Leomar
  -  

Conselho e Ética da Assembleia abre processo contra três deputados por quebra de decoro

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa abriu, nesta segunda-feira (7), processo de investigação por quebra de decoro contra Osmar Baquit, Leonardo Araújo e André Fernandes. A medida atende ações do Pros, que cobra punição pela troca de ofensas entre Baquit e Araújo, e do PSDB, que pede punição a Fernandes no episódio dos atestados de óbitos.

  -  

Conselho de Ética da AL deve julgar na próxima segunda (7) se aceita ou não representações contra deputados por quebra de decoro

As cinco representações que tramitam na Assembleia contra deputados por quebra de decoro parlamentar vão ser julgadas no Conselho de Ética, na próxima segunda (7). Os alvos são André Fernandes (Republicanos), por falas sobre a pandemia; Osmar Baquit (PDT) e Leonardo Araujo (MDB) por troca de ofensas, e Bruno Gonçalves (PL), por áudio vazado com supostas negociações escusas.

Foto: José Leomar
  -  

Relatora no Conselho de Ética faz defesa de punição a André Fernandes

“As condutas do dep. André Fernandes foram inadequadas e graves. (…) (A suspensão) é a decisão que melhor concilia o injusto e inaceitável constrangimento ao colega parlamentar (Nezinho) ao mesmo tempo que respeita a vontade popular e a inexperiência parlamentar do acusado”

Disse a dep. Augusta Brito (PCdoB), relatora do processo no Conselho de Ética.

Foto: Junior Pio
  -  

Roberto Cláudio e Sarto Nogueira visitam Pazuello para tratar sobre vacinação contra Covid-19

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o prefeito eleito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), foram a Brasília visitar o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar sobre a vacinação contra a Covid-19. “Ouvimos boas informações de esforços que o Ministério está adotando para vacina chegar à população”, disse Roberto Cláudio.

Foto: Divulgação
  -  

Com mais de 100 pré-candidatos, PSD realiza seminário para discutir estratégias eleitorais

O PSD discute nesta manhã (7) os planos para as eleições municipais. No seminário virtual, lideranças apontam estratégias para expansão do partido, que tem 36 prefeitos e mais de 100 pré-candidatos ao cargo, uma das maiores legendas neste pleito no Ceará. Além das principais lideranças, participam especialistas em Direito Eleitoral e marketing digital.

  -  

Osmar Baquit e Leonardo Araújo batem boca na mesa diretora da Assembleia

Osmar Baquit (PDT) e Leonardo Araújo (MDB) bateram boca, hoje (10), no plenário da Assembleia. Trocaram acusações como “vagabundo” e “comprador de voto”. O desentendimento começou quando Leonardo criticou Domingos Filho por supostamente usar a relatoria do filho, deputado federal Domingos Neto, para fins eleitorais. Baquit saiu em defesa dos aliados. Leia mais.

Foto: José Leomar
  -  

“Impossível não recorrer ao Conselho de Ética para imprimir o respeito”, diz Patrícia Aguiar após ataques

“Quando passarmos a aceitar esse tipo de situação como norma, esse parlamento vai ganhar contornos gravíssimos, é preciso dar um limite”

Patrícia Aguiar (PSD) ao se defender das acusações do Leonardo Araújo (MDB) de corrupção contra ela, o presidente do PSD, Domingos Filho, e o dep. Domingos Neto. O grupo move ação contra Araújo na AL e na Justiça.

Foto: José Leomar
  -  

Leonardo Araújo diz que não defende André Fernandes, mas pede cautela aos deputados sobre votação de punição contra ele

“A partir desse julgamento de hoje, nós poderíamos seguir dois rumos: o da liberdade de expressão por parte dos deputados ou caminho desvirtuoso da submissão de um parlamentar do medo de subir no púlpito e exercer sua função”

Leonardo Araújo (MDB), sobre processo contra André Fernandes (PSL) na Assembleia

  -  

Leonardo Araújo defende fala dos deputados e expõe denúncias contra grupo político adversário

“Não vou me intimidar”, disse Araújo.

Após madrugar na AL para garantir discurso no primeiro expediente, o dep. Leonardo Araújo (MDB) defendeu a inviolabilidade da fala dos deputados, em referência ao processo contra André Fernandes (Rep), e expôs denúncias contra integrantes do PSD, partido que move representação contra ele no Conselho de Ética.

Foto: Foto: José Leomar
  -  

Aiuaba tem posse virtual de prefeito e vice; vereadores assumem dia 31

Foram empossados virtualmente no município de Aiuaba, na região dos Inhamuns, nesta sexta-feira (1º), o prefeito Ramilson Moraes (PSD) e a vice-prefeita Marinez Sales (PSD). A posse foi conduzida pelo vereador Gustavo Neto (PSD). Segundo o Regimento Interno da Câmara Municipal de Aiuaba, os vereadores eleitos devem assumir somente em 31 de janeiro.

  -  

Maior bancada, PDT garante presidência e mais duas vagas na nova Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza

Com o secretariado do Governo Sarto (PDT) definido, a composição da Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza para o biênio 2021-2022 está definida. O PDT, maior bancada da Casa, garantiu três vagas: a presidência, com Antônio Henrique; a 1ª vice-presidência, com Adail Júnior; e a 2ª vice-presidência, com Ana Paula. Outras siglas foram contempladas com uma vaga cada.

Foto: José Leomar
  -  

Presidente da Câmara Municipal de Canindé é preso sob suspeita de envolvimento em 5 crimes

A Polícia Civil cumpriu, nesta segunda-feira (28), mandado de prisão temporária contra o chefe da Câmara de Canindé, Panta (PSD). O órgão apura possível envolvimento do parlamentar com corrupção ativa e passiva, ameaça e tentativa de homicídio. São investigados, também, os disparos contra as casas de um vereador e da prefeita Rozário Ximenes (DEM).

Foto: Divulgação
  -  

Punição de André Fernandes por quebra de decoro será decidida com votação aberta

Terá votação aberta o parecer que estabelece suspensão de 30 dias para o deputado André Fernandes (Republicanos), por quebra de decoro. Após questão de ordem sobre o tipo de votação, o plenário decidiu que, daqui por diante, processos disciplinares terão votação aberta. A medida gerou saia justa, pois outros parlamentares têm processos tramitando na Casa.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Caso André Fernandes: Deputados devem decidir se votação sobre punição será secreta ou aberta

A Assembleia deve decidir hoje se a votação do parecer com punição de 30 dias por quebra de decoro para o deputado André Fernandes (Republicanos) será aberta ou secreta. Heitor Férrer (SD) pediu questão de ordem sobre o tipo de votação, e o presidente da Casa, José Sarto (PDT), resolveu submeter a decisão ao plenário.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

“Estou sendo perseguido”, diz deputado André Fernandes sobre processo por quebra de decoro

Estou sendo perseguido. Provavelmente serei punido não porque me corrompi, porque fiz coisa errada (…) nem é porque encaminhei denúncia pro Ministério Público. Eu, provavelmente, vou ser punido porque estou fazendo oposição aos Ferreira Gomes.

Deputado André Fernandes, nesta quinta (6), em pronunciamento na Assembleia. Ele fez críticas aos parlamentares e à imprensa.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Dr. Cabeto deve se reunir com presidente do CRO-CE e deputados para discutir inclusão de dentistas na 1ª fase de vacinação

O Secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, deve se reunir com o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Gladyo Gonçalves, e com os deputados Tadeu Oliveira (PSB) e Júlio César Filho (Cidadania) para discutir a inclusão de cirurgiões-dentistas no grupo prioritário da 1ª fase do plano estadual de vacinação contra a Covid-19.

  -  

Mauro Benevides crítica veto de Bolsonaro a alívio de R$ 17,3 bilhões nas dívidas de estados e municípios

O deputado licenciado Mauro Filho (PDT) criticou o veto do presidente Bolsonaro (sem partido) ao alívio financeiro de R$ 17,3 bilhões nas dívidas de estados e municípios, que procuraram ajustar suas contas e manter uma boa nota na classificação de risco do Tesouro. Relator da matéria, ele vai tentar corroborar com a derrubada do veto no Congresso.

Foto: José Leomar
  -  

Advogado cearense é eleito para integrar Academia Brasileira de Direito do Trabalho

O advogado cearense e presidente da Escola Superior de Advocacia do Estado, Eduardo Pragmácio Filho, foi eleito para integrar a Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Com isso, ele e o desembargador Paulo Régis Botelho são os únicos cearenses na ABDT, seleto grupo de acadêmicos que contribuem com estudo e pesquisa na área trabalhista.

  -  

Eduardo Girão assina requerimento por suspensão do recesso parlamentar no Congresso

O senador Eduardo Girão (Podemos) assinou requerimento que suspende o recesso no Congresso. A movimentação do parlamento é no sentido de atuar diante da crise da covid-19. Até esta sexta (15), Girão havia sido o único senador cearense a assinar. Além dele, assinaram os deputados Célio Studart (PV), Denis Bezerra (PSB) e Eduardo Bismarck (PDT).

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
  -  

Aracoiaba apresenta plano de vacinação contra Covid-19

Na expectativa do início da vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Aracoiaba, no Maciço de Baturité, anunciou hoje (15) o plano municipal de operacionalização da vacinação contra o novo coronavírus. A ação seguirá os planos federais e estaduais de imunização. A campanha ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Foto: Divulgação
  -  

Camilo Santana reitera auxílio ao Governo do Amazonas e quer agilizar envio de oxigênio

O governador do Ceará reiterou nesta sexta (15) que continua em contato com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e com o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), para ajudar no caos da Saúde em Manaus. Camilo Santana ofereceu  suporte da  Rede Estadual e disponibilizou o Complexo do Pecém para agilizar a liberação urgente das cargas de oxigênio.

  -  

Deputados cearenses se articulam para propor medidas de auxílio à saúde em Manaus

Deputados cearenses se articulam em prol do caos na Saúde em Manaus. Alguns pedem o fim recesso. José Guimarães (PT), Denis Bezerra (PSB) e Pedro Bezerra (PTB) publicaram sobre o tema nas redes sociais nesta sexta (15). “Se for preciso vamos buscar ajuda na Venezuela, Cuba ou China; é preciso deixar a ideologia de lado neste momento”, disse Pedro Bezerra.

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
  -  

Proposta de menor ingerência dos governadores sobre PMs tem pouco apoio até de deputados ligados à categoria

Proposta defendida nacionalmente por parlamentares da “bancada da bala” de reduzir a autonomia dos governadores sobre o comando das PMs é vista com cautela até por cearenses ligados à pauta. Capitão Wagner (Pros) não acredita que o projeto “apresente na sua integralidade uma ideia que possa melhorar a segurança pública”. Já Heitor Freire (PSL) considera que a proposta é “bastante polêmica e necessita de muito debate”.

Foto: Divulgação
  -  

Mandato coletivo envia ofício à Prefeitura pedindo suspensão do Enem em Fortaleza

O mandato coletivo Nossa Cara (Psol), formado por Adriana Gerônimo, Lila Salú e Louise Santana, enviou ofício ao prefeito Sarto Nogueira (PDT) pedindo a suspensão da aplicação do Enem na Capital. A ação faz parte de mobilização nacional, sob o argumento de que entendimento do STF garante a governadores e prefeitos autonomia para adotar medidas de combate à Covid-19.

  -  

Em reunião com OAB-CE, Caixa se compromete a dar celeridade a pagamentos de alvarás e taxas jurídicas

Após ofício enviado pela OAB-CE solicitando rescisão de contrato do Tribunal de Justiça do Ceará com a Caixa, responsável por pagamentos de alvarás e outras taxas jurídicas, o banco prometeu dar celeridade à prestação de serviços. Entre as medidas, a Caixa prometeu zerar a fila de pagamentos das taxas jurídicas.