-  

Presidente da Câmara Municipal de Canindé é preso sob suspeita de envolvimento em 5 crimes

A Polícia Civil cumpriu, nesta segunda-feira (28), mandado de prisão temporária contra o chefe da Câmara de Canindé, Panta (PSD). O órgão apura possível envolvimento do parlamentar com corrupção ativa e passiva, ameaça e tentativa de homicídio. São investigados, também, os disparos contra as casas de um vereador e da prefeita Rozário Ximenes (DEM).

Foto: Divulgação
  -  

Prefeita de Canindé troca MDB pelo DEM e leva quatro vereadores para o novo partido

A prefeita de Canindé Rozário Ximenes, que estava no MDB, oficializou nesta terça-feira (17) filiação ao Democratas. Desde o ano passado, Rozário, pré-candidata à reeleição, ensaiava a saída do MDB, comandado pelo ex-senador Eunício Oliveira. O DEM, presidido pelo empresário Chiquinho Feitosa no Ceará, ainda filiou quatro vereadores de Canindé.

Foto: Divulgação
  -  

Tasso recebe homenagem 30 anos depois da construção da Praça dos Romeiros, em Canindé

O senador Tasso Jereissati (PSDB) recebeu ontem o troféu Artesão da Paz, no Santuário São Francisco das Chagas, em Canindé. Há 30 anos, quando governador, Tasso inaugurou a Praça dos Romeiros, junto a Dom Aloisio Lorscheider. Foi Lorscheider quem sugeriu que, em meio à seca, o Governo oferecesse trabalho e dinheiro ao povo com a construção da praça.

Foto: Reprodução/Facebook
  -  

Mauro Filho reassume a Seplag; posse muda composição da bancada federal cearense

O deputado federal Mauro Filho (PDT) reassume, amanhã (6), a titularidade da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag). A nomeação já foi foi publicada no Diário Oficial do Estado na segunda (4). Com a saída de Mauro, quem assume é Aníbal Gomes (DEM), que foi condenado pela 2ª turma do STF na Lava Jato.

Foto: José Leomar
  -  

Prefeito Zé Hélder assume quarto mandato em Várzea Alegre

O prefeito e o vice-prefeito de Várzea Alegre, Zé Hélder (MDB) e Fabrício Rolim (DEM), foram empossados na Câmara Municipal nesta sexta-feira (1º). Na cerimônia, o gestor anunciou recursos para a área da saúde e prometeu eliminar o “lixão” da cidade construindo um aterro sanitário. Zé Hélder está indo para o quarto mandato à frente de Várzea Alegre.

Foto: Reprodução
  -  

Em Tauá, três grupos políticos polarizam disputa pela Prefeitura

Três grupos polarizam a disputa pela Prefeitura de Tauá. Fred Rêgo (DEM) busca a reeleição, após assumir o cargo do prefeito cassado Carlos Windson. A esposa do Windson, Cecília Oliveira (PSC), será vice de Dr. Edyr (PP), irmão do deputado Audic Mota. Completa a polarização a ex-prefeita e atual deputada, Patrícia Aguiar (PSD). Avante e PSL também disputam.

  -  

Candidato à reeleição, prefeito de Paraipaba é afastado do cargo após operação

Candidato à reeleição, o prefeito de Paraipaba, Dimitri Batista (PDT), foi afastado do cargo por decisão judicial nesta quarta (7). A sentença é em ação proposta pelo Ministério Público Estadual que investiga suposta fraude em contrato da Prefeitura com um escritório de advocacia de Recife. A investigação envolveria um contrato com a ANP.

Foto: Divulgação
  -  

Após falsos médicos, vereadores de Baturité aprovam abertura de CPI da saúde

A Câmara Municipal de Baturité aprovou por unanimidade a abertura de uma CPI para investigar a gestão municipal da saúde. A decisão do parlamento ocorre depois do afastamento de médicos falsos atuando em uma UPA do município. Logo após a denúncia, a secretária de saúde deixou o cargo. Presente na sessão, o prefeito Assis Arruda vinculou a CPI à disputa eleitoral.

  -  

Câmara de Sobral vai criar Comissão de Ética que deve cassar vereador

Vereadores sobralenses irão instalar uma Comissão de Ética temporária na Câmara que deve cassar o mandato do vereador Romário Araújo (SD) — preso acusado de estelionato e crime contra o patrimônio. Os integrantes do colegiado devem ser sorteados. Há consenso para a investigação e cassação. A Casa rejeitou ação externa por receios de questionamentos judiciais.

  -  

‘Portaria não prejudica direito de policiais se manifestarem’, rebate líder do Governo Camilo

“As pessoas que estão querendo levar para o lado da deficiência, censura, querem politizar. Isso não prejudica o direito de policiais se manifestarem. As normas são baseadas na da PF, CNJ e STJ”

Deputado Júlio César Filho (Cidadania), líder do Governo Estadual sobre críticas de André Fernandes (PSL) à portaria publicada no dia 17, com novas regras de comunicação para a Polícia Civil.

Foto: Helene Santos
  -  

Tony Brito e o distintivo de policial civil

O deputado Tony Brito (Pros) não tira do pescoço o distintivo de escrivão da Polícia Civil. Mesmo quando ele desce da tribuna do Plenário 13 de Maio, onde sempre usa o acessório durante os discursos, o parlamentar não larga mão. Recentemente, Tony foi eleito presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado.

  -  

Presidente da Câmara Municipal de Maracanaú está preso em Fortaleza

Está preso na Delegacia de Capturas, em Fortaleza, o presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, vereador Carlos Alberto Gomes de Matos Mota. Alvo de operação da Polícia Civil e do Ministério Público, ele se apresentou à Justiça na quarta (11). Segundo o advogado José Raimundo Andrade, ele passou por audiência de custódia e cumpre prisão preventiva.

Foto: Ricardo Mota
  -  

Aiuaba tem posse virtual de prefeito e vice; vereadores assumem dia 31

Foram empossados virtualmente no município de Aiuaba, na região dos Inhamuns, nesta sexta-feira (1º), o prefeito Ramilson Moraes (PSD) e a vice-prefeita Marinez Sales (PSD). A posse foi conduzida pelo vereador Gustavo Neto (PSD). Segundo o Regimento Interno da Câmara Municipal de Aiuaba, os vereadores eleitos devem assumir somente em 31 de janeiro.

  -  

Maior bancada, PDT garante presidência e mais duas vagas na nova Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza

Com o secretariado do Governo Sarto (PDT) definido, a composição da Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza para o biênio 2021-2022 está definida. O PDT, maior bancada da Casa, garantiu três vagas: a presidência, com Antônio Henrique; a 1ª vice-presidência, com Adail Júnior; e a 2ª vice-presidência, com Ana Paula. Outras siglas foram contempladas com uma vaga cada.

Foto: José Leomar
  -  

Patrícia Aguiar faz discurso de despedida na AL-CE: “Atendi a um chamamento popular”

Eleita prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD) fez nesta quinta (10) o último discurso na AL-CE. Fez um balanço do mandato e afirmou ter atendido a um “chamamento popular”. “Foi uma experiência muito rica, muito produtiva, mas realmente eu sempre me identifiquei mais com o Poder Executivo“, disse a deputada, que vai para o 4º mandato como prefeita.

Foto: José Leomar
  -  

Dr. Cabeto deve se reunir com presidente do CRO-CE e deputados para discutir inclusão de dentistas na 1ª fase de vacinação

O Secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, deve se reunir com o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Gladyo Gonçalves, e com os deputados Tadeu Oliveira (PSB) e Júlio César Filho (Cidadania) para discutir a inclusão de cirurgiões-dentistas no grupo prioritário da 1ª fase do plano estadual de vacinação contra a Covid-19.

  -  

Mauro Benevides crítica veto de Bolsonaro a alívio de R$ 17,3 bilhões nas dívidas de estados e municípios

O deputado licenciado Mauro Filho (PDT) criticou o veto do presidente Bolsonaro (sem partido) ao alívio financeiro de R$ 17,3 bilhões nas dívidas de estados e municípios, que procuraram ajustar suas contas e manter uma boa nota na classificação de risco do Tesouro. Relator da matéria, ele vai tentar corroborar com a derrubada do veto no Congresso.

Foto: José Leomar
  -  

Advogado cearense é eleito para integrar Academia Brasileira de Direito do Trabalho

O advogado cearense e presidente da Escola Superior de Advocacia do Estado, Eduardo Pragmácio Filho, foi eleito para integrar a Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Com isso, ele e o desembargador Paulo Régis Botelho são os únicos cearenses na ABDT, seleto grupo de acadêmicos que contribuem com estudo e pesquisa na área trabalhista.

  -  

Eduardo Girão assina requerimento por suspensão do recesso parlamentar no Congresso

O senador Eduardo Girão (Podemos) assinou requerimento que suspende o recesso no Congresso. A movimentação do parlamento é no sentido de atuar diante da crise da covid-19. Até esta sexta (15), Girão havia sido o único senador cearense a assinar. Além dele, assinaram os deputados Célio Studart (PV), Denis Bezerra (PSB) e Eduardo Bismarck (PDT).

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
  -  

Aracoiaba apresenta plano de vacinação contra Covid-19

Na expectativa do início da vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Aracoiaba, no Maciço de Baturité, anunciou hoje (15) o plano municipal de operacionalização da vacinação contra o novo coronavírus. A ação seguirá os planos federais e estaduais de imunização. A campanha ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Foto: Divulgação
  -  

Camilo Santana reitera auxílio ao Governo do Amazonas e quer agilizar envio de oxigênio

O governador do Ceará reiterou nesta sexta (15) que continua em contato com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e com o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), para ajudar no caos da Saúde em Manaus. Camilo Santana ofereceu  suporte da  Rede Estadual e disponibilizou o Complexo do Pecém para agilizar a liberação urgente das cargas de oxigênio.

  -  

Deputados cearenses se articulam para propor medidas de auxílio à saúde em Manaus

Deputados cearenses se articulam em prol do caos na Saúde em Manaus. Alguns pedem o fim recesso. José Guimarães (PT), Denis Bezerra (PSB) e Pedro Bezerra (PTB) publicaram sobre o tema nas redes sociais nesta sexta (15). “Se for preciso vamos buscar ajuda na Venezuela, Cuba ou China; é preciso deixar a ideologia de lado neste momento”, disse Pedro Bezerra.

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
  -  

Proposta de menor ingerência dos governadores sobre PMs tem pouco apoio até de deputados ligados à categoria

Proposta defendida nacionalmente por parlamentares da “bancada da bala” de reduzir a autonomia dos governadores sobre o comando das PMs é vista com cautela até por cearenses ligados à pauta. Capitão Wagner (Pros) não acredita que o projeto “apresente na sua integralidade uma ideia que possa melhorar a segurança pública”. Já Heitor Freire (PSL) considera que a proposta é “bastante polêmica e necessita de muito debate”.

Foto: Divulgação
  -  

Mandato coletivo envia ofício à Prefeitura pedindo suspensão do Enem em Fortaleza

O mandato coletivo Nossa Cara (Psol), formado por Adriana Gerônimo, Lila Salú e Louise Santana, enviou ofício ao prefeito Sarto Nogueira (PDT) pedindo a suspensão da aplicação do Enem na Capital. A ação faz parte de mobilização nacional, sob o argumento de que entendimento do STF garante a governadores e prefeitos autonomia para adotar medidas de combate à Covid-19.

  -  

Em reunião com OAB-CE, Caixa se compromete a dar celeridade a pagamentos de alvarás e taxas jurídicas

Após ofício enviado pela OAB-CE solicitando rescisão de contrato do Tribunal de Justiça do Ceará com a Caixa, responsável por pagamentos de alvarás e outras taxas jurídicas, o banco prometeu dar celeridade à prestação de serviços. Entre as medidas, a Caixa prometeu zerar a fila de pagamentos das taxas jurídicas.