-  

PontoPoder Cafezinho: podcast destaca ambiente político no interior do Ceará

Neste sábado (14), véspera das Eleições 2020, o Podcast PontoPoder Cafezinho traz curiosidades do ambiente político em municípios do interior, como Sobral (Norte), Quixadá (Sertão Central) e Juazeiro do Norte (Cariri). Participam do episódio os jornalistas Márcio Dornelles, Igor Cavalcante, Fernando Maia e Antônio Rodrigues.

  -  

Podcast PontoPoder Cafezinho: Glêdson Bezerra é confirmado pela Justiça Eleitoral como novo prefeito de Juazeiro do Norte

Está no ar a 31ª edição do Podcast PontoPoder Cafezinho. No episódio desta quarta-feira (25), os jornalistas Márcio Dornelles, Inácio Aguiar e Igor Cavalcante repercutem o ambiente político durante a campanha em Juazeiro do Norte e debatem os detalhes sobre o julgamento do processo envolvendo o prefeito eleito Glêdson Bezerra (Podemos). O episódio aborda ainda os desafios do novo gestor.  Ouça:

Powered by RedCircle

  -  

Acompanhe em tempo real ao PontoPoder Eleições desta quarta (25)

O PontoPoder Eleições desta quarta (25) entrevista o candidato à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner (Pros). O programa também traz informações sobre a decisão do TRE-CE em manter a candidatura de Glêdson Bezerra (Podemos), reconhecendo a vitória dele no dia 15 de novembro para comandar Juazeiro do Norte. A atração vai ao ar a partir das 21h55 na TV Diário.

 

  -  

“Era uma questão óbvia que veio para nos prejudicar, mas a justiça foi feita”, comemora prefeito eleito de Juazeiro do Norte

Após ter o registro liberado pelo Pleno do TRE-CE, Glêdson Bezerra (Podemos) disse que pretende agora iniciar a transição de governo. “Sabia que, quando esse julgamento fosse para o Pleno, seria feita justiça. Esperava que o resultado fosse positivo. Era uma questão óbvia, que veio para nos prejudicar, mas a justiça foi feita”, disse o prefeito eleito de Juazeiro.

Foto: Arnaldo Araújo
  -  

Mesmo sem resultado oficial, apuração dos partidas indica vitória de Ricardo Silveira em Quixadá

Em clima de festa, apoiadores e correligionários do médico Ricardo Silveira (PSD) já tomam as ruas de Quixadá para comemorar a vitória do candidato. Mesmo sem o TRE-CE ter divulgado o resultado oficial, a apuração dos boletins de urnas feita pelos partidos apontam a vitória de Ricardo na cidade, impondo derrota a atual gestão do petista Ilário Marques.

Foto: Kid Júnior
  -  

“Tocar as obras, melhorar mais ainda a saúde”, promete Ilário Marques ao votar em Quixadá

Prefeito e candidato à reeleição de Quixadá, Ilário Marques (PT) votou por volta das 11h20, no Balneário Cedro Club. Em busca do quinto mandato à frente da Prefeitura, ele afirmou que pretende dar sequência a atual administração. “Tocar as obras, melhorar mais ainda a saúde, avançar mais ainda na educação e cuidar do bom trabalho da assistência social”.

Foto: Kid Júnior
  -  

Praça do Leão será palco da festa do prefeito em Quixadá

Em Quixadá, basta andar pelas ruas para ver a polarização na disputa pela Prefeitura entre o atual gestor Ilário Marques (PT) e o opositor Ricardo Silveira (PSD). Um exemplo é na Praça do Leão, um dos principais pontos da cidade. Lá, funcionam os comitês dos dois postulantes. Um detalhe é que bandeiras das candidaturas estão afixadas na calçada.

Foto: Kid Junior
  -  

Preparativos: Quixeramobim finaliza teste em todas as urnas eletrônicas

Em Quixeramobim, no Sertão Central, todas as 251 urnas eletrônicas já foram instaladas e testadas neste sábado (14). Segundo o chefe do cartório eleitoral, Gessivando Menezes, não foi relatado nenhum problema. Ao todo, 13 voluntários cobriram as seções eleitorais na sede e nos distritos do município, que estão prontas para receber os mais de 58 mil eleitores.

Foto: Kid Junior
  -  

Quixeramobim: Transporte irregular de eleitores no domingo (15) na mira da Justiça

A Justiça eleitoral promete agir com rigor para coibir o transporte irregular de eleitores, neste domingo (15), em Quixeramobim. É proibida a condução de eleitores por candidatos, cabos eleitorais ou apoiadores. O Tenente Ednardo, do BPRaio da cidade, responsável pela segurança do pleito, afirma que o contingente policial estará atento.

Foto: Kid Junior
  -  

PDT e PSD disputam juntos Prefeitura de Quixeramobim

PDT e PSD devem oficializar juntos chapa para a Prefeitura de Quixeramobim com os ex-prefeitos Cirilo Pimenta (PDT) e Edmilson Jr. (PSD) como vice. Cirilo já foi prefeito por três mandatos e alvo de denúncias de corrupção durante sua gestão. O atual prefeito, Clebio Pavone (PP), é pré-candidato à reeleição.

  -  

Enquanto aguardam resultado, eleitores de Sobral causam aglomerações na expectativa de festa

Enquanto aguardam o resultado da apuração de votos ser divulgado, eleitores e apoiadores de candidatos causam aglomerações nas ruas de Sobral para festejar pela cidade. Até agora, apenas 11,50% das urnas da cidade foram Sobral. Lá, disputam o comando da Princesinha do Norte o atual prefeito Ivo Gomes (PDT), que busca a reeleição, e o empresário Oscar Rodrigues (MDB).

  -  

“A gente não é um projeto hegemônico”, diz Cid Gomes ao se referir à base aliada no Ceará

“O Camilo me mandou mensagem dizendo que no ‘Crajubar’ é 12, 13 e 14. Eu respondi: isso não é uma concidência de números. É um modelo de um projeto. A gente não é um projeto hegemônico, que só pensa no próprio partido. Pensamos mais no Ceará”

Cid Gomes ao fazer referência aos candidatos Dr. Guilherme (PDT), em Barbalha; Zé Ailton (PT), no Crato; e Arnon Bezerra (PTB) em Juazeiro.

  -  

Desempregado vende canetas na porta do maior colégio eleitoral de Sobral

Desempregado e sem receber o auxílio emergencial, Manuel Neto, 59, resolveu vender canetas na porta do Colégio Jarbas Passarinho, maior colégio eleitoral de Sobral. Cada unidade custa R$ 1. “Aproveitei que agora tem que trazer caneta e vim para cá. Mas a venda está fraca, só vendi 40 até agora”, lamenta.

Foto: Igor Cavalcante
  -  

Horário de votação do 2º turno se encerra em uma hora

Segue por apenas mais uma hora a votação do segundo turno das eleições 2020. Às 17 horas, pontualmente, o Diário do Nordeste e o Ponto Poder vão disponibilizar para os eleitores a apuração em tempo real dos votos em Fortaleza e Caucaia, os únicos dois municípios cearenses cujas eleições tiveram de ir ao 2º turno.

Foto: José Leomar
  -  

Eleitor leva a filha recém-nascida para votar por não ter com quem deixá-la

Frederico Miranda Marques, 30, levou a filha Maria Geovana, de apenas cinco meses de idade, para o colégio Rubens Vaz da Costa, maior zona eleitoral de Caucaia, neste domingo (29). “Não tinha ninguém que pudesse ficar com ela em casa”, justificou o eleitor. Contudo, sem fila para enfrentar, a votação foi rápida. Devido à pandemia de Covid-19, a Justiça Eleitoral recomenda evitar levar crianças para os locais de votação.

Foto: André Costa
  -  

Casal de idosos vota à tarde para evitar filas enfrentadas no 1º turno

Luiz Santana, 67, e Maria Santana, 62, votaram à tarde neste domingo (29) para evitar as filas enfrentadas no primeiro turno, quando seguiram a recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram no horário preferencial à idosos. “Dessa vez, a gente almoçou e veio, foi tranquilo e rápido”, disse Luiz. O casal votou no colégio Rubens Vaz da Costa, maior zona eleitoral de Caucaia.

Foto: André Costa
  -  

Roberto Cláudio propõe prorrogação de prazo para implementação de 12 Regionais na Capital

Os vereadores de Fortaleza devem começar nesta quarta-feira (2) a apreciar projeto de lei do prefeito Roberto Cláudio (PDT) que propõe a prorrogação do prazo da implementação das 12 regionais na Capital por mais seis meses. Fortaleza tinha 12 meses para fazer a mudança – prazo que encerrava em dezembro deste ano. Vereadores também devem votar o novo Regimento Interno do Legislativo.

Foto: Camila Lima
  -  

Após eleição, Capitão Wagner deve retornar ao mandato na Câmara dos Deputados na quarta (2)

Sem vitória na disputa pela Prefeitura de Fortaleza,  Capitão Wagner (Pros) voltará ao mandato de deputado federal na próxima quarta-feira (2). Ele tirou licença por 120 dias no início de agosto para se dedicar à campanha. Com o prazo da licença chegando ao fim, o parlamentar retorna ao mandato e o médico Agripino Magalhães (Pros) volta à suplência.

Foto: Helene Santos
  -  

Justiça Eleitoral indefere registro de candidatura de prefeita eleita em Barreira; cabe recurso

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu, nesta terça-feira (2), por unanimidade, indeferir o registro de candidatura da prefeita eleita em Barreira, Dra. Auxiliadora Fechine (PSD), por contas desaprovadas da gestão pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ela foi secretária do município em gestões anteriores. Ainda cabe recurso.

  -  

Vereadores eleitos ligados a Capitão Wagner se reúnem na noite desta terça (1º) para discutir espaços na Câmara Municipal

Os vereadores eleitos ligados a Capitão Wagner devem se reunir nesta terça (1°) para discutir quais espaços querem ocupar na Câmara Municipal. Reeleito pelo Pros, Márcio Martins pretende propor aos colegas que a oposição lance candidatura à presidência da Casa. A definição, contudo, deve ocorrer apenas após o encontro dos 12 parlamentares eleitos.

Foto: Helene Santos
  -  

Emília Pessoa e Natécia Campos vão comandar as secretarias de Educação e Ação Social em Caucaia

O prefeito eleito de Caucaia Vitor Valim (Pros) já está montando a equipe para a nova gestão. A vereadora Emília Pessoa (PSDB), que foi candidata à Prefeitura de Caucaia no primeiro turno, vai ser a secretária de Educação. A ex-vereadora Natécia Campos (PP), que concorreu à vice-prefeita na chapa de Elmano de Freitas, vai ser secretária de Ação Social.

  -  

Danilo Forte assume vaga deixada por Roberto Pessoa na Câmara dos Deputados

Após a eleição, apenas um nome da bancada cearense em Brasília será substituído. Roberto Pessoa (PSDB), eleito para ocupar o cargo de prefeito de Maracanaú, deixará a vaga para Danilo Forte (PSDB). Dos 22 deputados cearenses, pelo menos seis estiveram ligados diretamente a alguma campanha política, seja a própria ou de parentes.

  -  

Bancada do PDT fecha apoio a Antônio Henrique para presidente da Câmara após reunião com Sarto

A bancada eleita pelo PDT fechou apoio, na manhã desta terça-feira 1º, ao nome do atual presidente, vereador Antônio Henrique, para seguir no cargo de presidente da Câmara por mais dois anos. Pesa em favor do mandatário a relação próxima com o prefeito eleito, Sarto Nogueira, que se reuniu com os correligionários nesta manhã.

Foto: Reprodução
  -  

Toni Brito assume cadeira de deputado na Assembleia no lugar de Vitor Valim, eleito prefeito

O suplente de deputado estadual Toni Brito (Pros) vai retornar às atividades na Assembleia Legislativa do Ceará, em 2021, desta vez, como deputado estadual efetivo. Ele vai assumir o lugar do deputado estadual Vitor Valim (Pros), que foi eleito prefeito de Caucaia neste ano.

Foto: José Leomar
  -  

Treinamento de mesários deve permanecer virtual em 2022, projeta TRE-CE

O treinamento virtual de mesários, auxiliares e demais colaboradores que trabalham durante as eleições deve permanecer na modalidade remota em 2022. Em coletiva na manhã desta terça-feira (1°), a coordenadora de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Edna Saboia, afirmou que a medida gerou redução dos custos para a Justiça Eleitoral.

  -  

Davi de Raimundão vai assumir cadeira de deputado estadual após Patrícia Aguiar ser eleita prefeita

Com a eleição da deputada estadual Patrícia Aguiar (PSD) prefeita de Tauá, o primeiro suplente da coligação, Davi de Raimundão (MDB), vai ser efetivado na Assembleia Legislativa. Ele já exerceu a suplência nesta legislatura, quando deputados do MDB se licenciaram das atividades. Davi, inclusive, concorreu à vice-prefeitura de Juazeiro do Norte neste ano.

Foto: José Leomar