-  

Podcast PontoPoder Cafezinho: Glêdson Bezerra é confirmado pela Justiça Eleitoral como novo prefeito de Juazeiro do Norte

Está no ar a 31ª edição do Podcast PontoPoder Cafezinho. No episódio desta quarta-feira (25), os jornalistas Márcio Dornelles, Inácio Aguiar e Igor Cavalcante repercutem o ambiente político durante a campanha em Juazeiro do Norte e debatem os detalhes sobre o julgamento do processo envolvendo o prefeito eleito Glêdson Bezerra (Podemos). O episódio aborda ainda os desafios do novo gestor.  Ouça:

Powered by RedCircle

  -  

Prazo para eleitor justificar ausência no primeiro turno encerra na próxima quinta (14)

Os eleitores têm apenas até a próxima quinta-feira (14) para apresentar, à Justiça Eleitoral, as justificativas de ausência no primeiro turno das eleições municipais em 2020. Nas eleições de novembro, mais de um 1,1 milhão de eleitores cearenses faltaram no primeiro dia de votação. A justificativa pode ser feita pelo E-título ou via postal.

Foto: José Leomar
  -  

Prefeito eleito e o vice de Barbalha chegam à cerimônia de posse em carroça


Prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PDT), e seu vice Vevé Siqueira (PT), se deslocaram à cerimônia de posse a bordo de uma carroça. O ato ocorreu na Câmara, na manhã desta sexta (1º). O fato inusitado, conforme Siqueira, partiu de uma promessa a um apoiador ainda na campanha. “Combinamos que iríamos para a posse de carroça”, disse.

  -  

Presidente da Câmara afirma que só o próprio nome está definido para cargos da Mesa Diretora

Encabeçando a chapa em busca da reeleição para a Presidência da mesa diretora da Câmara de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT) afirma não ter nomes definidos para compor a mesa. “Não temos membros definidos, a não ser meu nome”, afirma. O parlamentar, contudo, é ponderado sobre a oposição: “se conseguirmos construir uma eleição consensual, todos terão espaço”.

Foto: José Leomar
  -  

Vice-prefeito de Juazeiro do Norte está entre os primeiros vacinados contra a Covid-19 no Ceará

O médico Giovanni Sampaio (PSD), vice-prefeito de Juazeiro do Norte, recebeu a vacina contra Covid-19 na manhã desta terça-feira (19), no primeiro dia de vacinação no município. Para a cidade do Cariri, o Governo do Ceará enviou 3.106 doses do imunizante, número que corresponde a 34% da meta do grupo formado por profissionais da saúde.

Foto: Antônio Rodrigues
  -  

Prefeitos do Cariri buscam parcerias e investimentos em visita ao presidente da Assembleia

Prefeitos das maiores cidades do Cariri se reuniram hoje (14) com o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Santana (PT). Glêdson Bezerra (Podemos), de Juazeiro; Zé Ailton (PT), Crato e Guilherme Saraiva (PDT), de Barbalha, conversaram sobre aterro sanitário e parcerias. De partido ligado à oposição, é a primeira aproximação de Glêdson com o grupo governista.

Foto: Reprodução
  -  

Derrotados em Juazeiro, Nelinho e Davi de Raimundão têm encontro com vereadores e já discutem 2022

Candidatos a prefeito e vice derrotados em Juazeiro do Norte em 2020, os deputados estaduais Nelinho Freitas (PSDB) e Davi de Raimundão (MDB) se reuniram nesta terça-feira (12) para um café da manhã com vereadores. O encontro serviu, nos bastidores, para traçar possíveis cenários para 2022, e também para aproximar os parlamentares de sua base eleitoral.

  -  

PontoPoder Cafezinho: podcast debate resultados, bastidores e desafios dos prefeitos eleitos em Fortaleza e Caucaia

O podcast PontoPoder Cafezinho discute o resultado das urnas em Fortaleza e Caucaia, assim como os desafios postos aos futuros gestores. Os jornalistas Márcio Dornelles, William Santos, Wagner Mendes e Igor Cavalcante trazem os bastidores e curiosidades da eleição.

  -  

PontoPoder Cafezinho: a preparação da Justiça Eleitoral para o segundo turno da eleição em Fortaleza e Caucaia

Após o atraso de cerca de duas horas na apuração de votos durante o primeiro turno, a Justiça Eleitoral tem feito sucessivos testes para o segundo turno. O podcast PontoPoder Cafezinho conversou com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-CE, Carlos Sampaio, sobre os preparativos para 29 de novembro e a segurança das urnas.

  -  

Podcast PontoPoder Cafezinho elenca os cinco momentos que marcaram a campanha no 1º turno em Fortaleza

O podcast PontoPoder Cafezinho #26 debate como cinco momentos que marcaram a campanha do 1º turno em Fortaleza podem ter influenciado no desempenho dos candidatos nas urnas. Entre os períodos chaves, estão: embates sobre participação em motim, influência de lideranças nacionais, candidato com Covid-19, e ausência do governador Camilo (PT) nas campanhas. Ouça:

Powered by RedCircle

  -  

PontoPoder Cafezinho: podcast debate as disputas políticas em torno da vacinação contra a Covid-19; ouça

O início da vacinação contra a Covid-19 no País foi marcado por embates políticos entre o Palácio do Planalto e o Governo de São Paulo. Com a chegada das primeiras doses aos estados, a imunização no País enfrenta também desafios de logística e produção. Os jornalistas Wagner Mendes, Igor Cavalcante e Felipe Azevedo discutem o assunto no PontoPoder Cafezinho. Ouça aqui:

Powered by RedCircle

  -  

PontoPoder Cafezinho: podcast discute mudanças na gestão da Saúde no Ceará; ouça

O PontoPoder Cafezinho desta terça-feira (12) debate o Plano de Modernização da Saúde, em implementação pelo Governo do Estado. Após o secretário da Saúde, Dr. Cabeto,  sinalizar novas mudanças na gestão dos consórcios da área, os jornalistas Jéssica Welma e Wagner Mendes discutem o desafio do Poder Executivo de lidar com interesses políticos dos prefeitos. O concurso recém-anunciado também é assunto desta edição. Ouça:

Powered by RedCircle

  -  

PontoPoder Cafezinho discute as primeiras sinalizações da gestão de Sarto Nogueira

Está no ar o episódio 43 do podcast PontoPoder Cafezinho. Nesta edição, os jornalistas Wagner Mendes, William Santos e Luana Barros comentam as primeiras sinalizações do prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT). Perfil do secretariado, as primeiras visitas a equipamentos públicos e as prioridades da gestão estão entre os temas debatidos.

Powered by RedCircle

  -  

Em balanço, presidente do TJCE destaca julgamento de mais de 100 mil processos do acervo em 2020

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Washington Araújo, fez na manhã desta sexta-feira (22) um balanço do biênio em que comandou a instituição. Ao todo, neste período, foram julgados 945,6 mil processos. Em 2020, o Judiciário cearense reduziu em 112 mil as ações acumuladas no acervo processual.

Foto: José Leomar
  -  

Presidente da OAB-CE coloca sede da entidade à disposição para ser usada como local de vacinação

Em reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, o presidente da Ordem dos Advogados secção Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas, colocou a sede da instituição em Fortaleza à disposição para ser utilizada como local da vacinação contra a doença. Outras instituições também têm oferecido equipamentos para a campanha de imunização, como o Ceará Sporting Club.

Foto: Divulgação
  -  

Em retorno de julgamentos, TRE analisa recurso de prefeito de Viçosa do Ceará; definição continua em aberto

O TRE-CE retomou as sessões de julgamento hoje (21). Um dos casos foi o recurso do prefeito de Viçosa do Ceará, Zé Firmino (MDB). O relator do caso, Inácio de Alencar Cortez Neto, manteve a sentença, mas votou por trocar a acusação de abuso de poder político para conduta vedada. O julgamento não foi encerrado, porque o juiz Eduardo Scorsafava pediu vistas.

  -  

Secretário Mauro Filho testa positivo para Covid-19: ‘estou clinicamente bem’

Deputado federal licenciado e atual titular da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Mauro Filho (PDT) foi diagnosticado com Covid-19. Ele usou as redes sociais para informar que cancelou toda a agenda pública. “Estou clinicamente bem, apenas com alguns sintomas gripais“, disse.

Foto: José Leomar
  -  

Prefeito de Paracuru testa positivo para Covid-19

O prefeito de Paracuru, Wembley Beim (PDT), informou, por meio de suas redes sociais, que testou positivo para a Covid-19. Ele acrescentou, ainda, que antes mesmo de sair o resultado do teste, já estava trabalhando de casa, desde os surgimentos de sintomas gripais.

Foto: Reprodução
  -  

Cearenses de oposição fazem coro a cobranças de líderes da Câmara ao Governo Bolsonaro

Lideranças cearenses de bancadas na Câmara dos Deputados e líderes partidários traçaram prioridades, em reunião na quarta-feira (20), para cobrar o Governo Federal. “Vacina para todos, renda emergencial e imediata abertura do impeachment de Bolsonaro” são alguns pontos, aponta nota publicada pelo grupo, que inclui José Guimarães (PT) e André Figueiredo (PDT).

  -  

Com chapa única, prefeito de Chorozinho deve assumir presidência da Aprece

Apoiado pelo grupo governista no Estado, o prefeito de Chorozinho, Dr, Júnior (PDT), deve assumir a presidência da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) pelo próximos dois anos. Ele conseguiu aglutinar apoios de outros gestores filiados para formar chapa única e consensual. A eleição está marcada para o próximo dia 26 de janeiro.

Foto: Reprodução
  -  

Vice-prefeita do Eusébio, Lucinha Feitosa renuncia antes de completar um mês no cargo

Menos de um mês após tomar posse como vice-prefeita de Eusébio, Lucinha Feitosa renunciou ao cargo. Ela publicou nesta quarta-feira (20) uma carta de renúncia enviada à Câmara Municipal. Entre os motivos elencados no documento, estão mecanismos que “impedem as pessoas politicamente expostas e seus familiares de fazer negócios com muitas empresas”.

Foto: Reprodução
  -  

Ao reafirmar apoio, Tasso compara Tebet à presidente da Câmara dos EUA: ‘será a nossa Nancy Pelosi’

O senador Tasso Jereissati (PSDB) comparou, nas redes sociais, a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, com a senadora Simone Tebet (MDB-MS), candidata à Presidência do Senado. “Mulher, corajosa e independente, Simone Tebet será a nossa Nancy Pelosi”, escreveu. Ele também classificou a posse de Joe Biden nos EUA como “vitória da democracia”.

  -  

Girão declara apoio a Simone Tebet no Senado e defende voto aberto

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) declarou que votará na colega Simone Tebet (MDB-MS) na eleição para a Presidência do Senado, marcada para 1º de fevereiro. Também disputam a eleição Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Major Olimpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). “O voto aberto dos parlamentares pode mudar o rumo do desfecho e fortalecer o Brasil”, defendeu o senador.

Foto: Agência Senado