-  

PF apreende máquinas do PAC por suspeita de crime de compra de votos em Juazeiro do Norte

A Polícia Federal (PF) apreendeu máquinas do PAC pertencentes à Prefeitura de Juazeiro do Norte que estavam em uso na construção de uma estrada vicinal em um terreno privado no Cariri. Segundo a PF, foram encontrados santinhos de candidatos nos maquinários, o que levou o Ministério Público Eleitoral a considerar suspeita de compra de votos. A apreensão ocorreu na sexta-feira (30), mas as investigações ainda não foram concluídas.

Foto: Polícia Federal
  -  

TRE forma maioria para livrar prefeito de Pacajus da cassação; julgamento ainda será concluído

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) formou maioria, em sessão nesta sexta-feira (11), contra cassação do prefeito de Pacajus, Bruno Figueiredo (PDT) e do vice, Francisco Fagner (DEM). Seis desembargadores aceitaram o recurso da chapa. O presidente do TRE, Inácio Cortez, pediu vista e a conclusão do julgamento foi adiada.

  -  

Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e do vice, Giovanni Sampaio

A 28ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte cassou os diplomas do prefeito, Glêdson Bezerra (Podemos), e do vice, Giovanni Sampaio (PSD), por abuso de poder econômico durante o pleito de 2020. A decisão do juiz Giacumuzaccara Leite Campos também torna ambos inelegíveis por oito anos, assim como Gilmar Bender, terceiro réu da ação de impugnação. Ainda cabe recurso.

  -  

Após recurso, Justiça Eleitoral defere candidatura do ex-vereador de Fortaleza Dr. Porto

A candidatura do ex-vereador Dr. Porto (PDT) foi deferida na quinta-feira (7) após recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele recebeu 5.093 votos, mas, como teve a candidatura indeferida antes do 1º turno, apenas agora os votos serão totalizados pela Justiça Eleitoral. Com o deferimento, Porto passa para a suplência do PDT, maior bancada na Câmara.

Foto: Érika Fonseca
  -  

“Falar de abuso de poder econômico numa campanha como a nossa é contrassenso”, diz Gledson Bezerra sobre cassação

“Recebi essa notícia com muita estranheza, porque temos a nosso favor um parecer do Ministério Público  a nosso favor e nós vamos recorrer. Falar de abuso de poder econômico numa campanha como a nossa, simples, quando vocês sabem como foram as campanhas dos nossos adversários? Realmente é um contrassenso”

Gledson Bezerra (Podemos), prefeito de Juazeiro do Norte sobre cassação da chapa

  -  

Vereadores de Juazeiro do Norte definem composição de nova CPI na Câmara Municipal

Vereadores de Juazeiro do Norte definiram hoje (26), em reunião de líderes, nomes e funções dos membros da nova CPI instalada na Câmara Municipal. Eles devem investigar a contratação de temporários. A composição será apresentada em sessão amanhã (27). Em seguida, as investigações começam oficialmente, informou Capitão Vieira (PTB), autor do pedido de CPI.

Foto: Divulgação
  -  

Câmara Municipal no Ceará usa robô para ler ata da sessão após saída de servidora com 40 anos na função

A Câmara  Municipal de Juazeiro do Norte iniciou nesta terça (30) os testes de um sistema que usa a voz feminina de um robô para ler a ata e executar outras atividades de leitura nas sessões legislativas. Essa tarefa era de responsabilidade da servidora Expedita Boaventura nos últimos 40 anos. Ela decidiu deixar o cargo recentemente. Assista aqui.

  -  

“É um ato de desespero de quem vê sua imagem se deteriorar”, diz Ciro sobre inquérito após críticas a Bolsonaro

“Particularmente não ligo para esse ato contra mim, mas considero grave a tentativa de Bolsonaro de intimidar opositores e adversários. Entendo que é um ato de desespero de quem vê sua imagem se deteriorar todos os dias pela gestão criminosa do Brasil na pandemia”

Ciro Gomes, sobre abertura de inquérito na PF, após criticar Bolsonaro em entrevista

Foto: Foto: José Leomar
  -  

Ex-deputado cearense Adail Carneiro tem habeas corpus negado e segue preso

O ex-deputado federal cearense, Adail Carneiro, preso em flagrante na Operação KM Livre, da Polícia Federal, por suspeita de lavagem de dinheiro, teve o habeas corpus negado pelo Tribunal Regional Federal da 5º Região e segue preso em uma penitenciária do Ceará. A decisão foi tomada pela 1ª turma do TRF-5 e publicada, na última segunda-feira (21).

Foto: Alex Costa
  -  

Polícia Federal atende a duas ocorrências de crimes eleitorais neste domingo (29)

De acordo com a Polícia Federal no Ceará, o órgão atendeu a duas ocorrências de crimes eleitorais neste domingo (29) de segundo turno das eleições 2020. No primeiro caso, três pessoas foram conduzidas pela Polícia Militar à PF suspeitas de promover carreata no bairro Vila União, em Fortaleza. No segundo, a PM conduziu à PF uma pessoa que estaria “distribuindo envelopes a terceiros de forma suspeita”. As ocorrências foram encaminhadas à Justiça Eleitoral.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Tasso lamenta morte de ex-vice-presidente da República, Marco Maciel

O senador Tasso Jereissati (PSDB) prestou homenagem ao ex-vice-presidente da República Marco Maciel, que faleceu neste sábado (12), aos 80 anos, em decorrência de infecção respiratória. “Foi um homem sério, digno e coerente, que nunca mudou suas convicções e posições durante toda sua carreira”, disse o parlamentar.

  -  

Ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins toma primeira dose da vacina contra a Covid-19

Ex-prefeita de Fortaleza, a deputada federal Luizianne Lins (PT) foi vacinada, neste sábado (12), contra a Covid-19. Ela tomou a primeira dose na capital cearense. No momento da vacinação, a petista carregava uma placa protestando contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

  -  

Justiça Eleitoral desaprova prestação de contas da campanha do prefeito de Juazeiro do Norte

O juiz eleitoral Francisco José Mazza Siqueira desaprovou as contas de campanha do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). Segundo ele, a coligação omitiu dados de receita/despesa. Entre as irregularidades, o juiz apontou uso de helicóptero em campanha, que não foi registrado na prestação. O PontoPoder aguarda manifestação do prefeito.

  -  

Presidente da Assembleia, Evandro Leitão recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Fortaleza

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Evandro Leitão (PDT) tomou, nesta sexta-feira (11), a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na Policlínica do bairro Bonsucesso, em Fortaleza. Na quinta, durante a sessão da Casa, ele fez um apelo para que as pessoas se vacinem e destacou que gestores públicos precisam respeitar a ciência ao repassar informações para a população.

  -  

Vice-presidente da Câmara de Fortaleza recebe primeira dose da vacina: “realizando um sonho”

O vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Adail Junior (PDT), se vacinou contra a Covid-19 nesta sexta (10), e compartilhou o momento nas redes sociais. “Realizando um sonho”, disse o parlamentar de 54 anos. “Gratidão à ciência e aos profissionais da saúde. Espero que chegue logo a vez de todos para que possamos nos sentir mais protegidos”.

  -  

Deputado quer construção de monumento em homenagem a profissionais de Saúde

O deputado estadual Diego Barreto (PTB) quer construir um monumento em homenagem aos profissionais de Saúde no Ceará quando três quintos da população estiverem imunizados. “É forma de eternizar a gratidão pelo empenho desses profissionais”, diz. O projeto é de indicação, em que o parlamentar apenas sugere a ideia.

Foto: Reprodução
  -  

Após declaração de Bolsonaro, Camilo diz que orientação contrária ao uso de máscaras ‘deve ser ignorada’

“Sobre o uso de máscara, continua sendo absolutamente necessário neste momento ainda grave da pandemia. Todos os especialistas afirmam isso. Máscara ajuda a salvar vidas. Qualquer orientação contrária é inconsequente e deve ser ignorada”.

Camilo Santana (PT), após Jair Bolsonaro falar em um “parecer” que desobrigará uso de máscara por quem já foi vacinado ou teve Covid no Brasil.

  -  

Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito, vice e vereador de Coreaú por compra de votos

A Justiça Eleitoral decidiu pela cassação, nesta quinta (10), dos diplomas do prefeito de Coreaú, Edézio Sitônio (PDT), da vice-prefeita, Érika Frota (PDT), e do vereador Chico Antônio (PDT). Eles foram condenados por compra de votos. Os pedetistas terão de pagar multa de R$ 30 mil e ficam inelegíveis por 8 anos. Cabe recurso ao TRE-CE. Até lá, eles podem permanecer nos cargos.

Foto: Reprodução/Instagram
  -  

Único deputado federal do PTB no Ceará, Pedro Bezerra diz que não sabia de mudança na direção do partido

O deputado federal Pedro Bezerra (PTB) foi pego de surpresa com a mudança na direção do partido no Ceará. Ele, que já foi presidente da sigla, disse que não informado que o deputado estadual Delegado Cavalcante (PTB) assumiria a presidência do PTB. “Não tinha conhecimento. Não fui comunicado nem convidado”, disse. “Continuo no PTB, pelo menos até onde for possível”.

  -  

Acompanhado de Mayra Pinheiro e Roberto Jefferson, Delegado Cavalcante é eleito presidente do PTB no CE

O deputado estadual Delegado Cavalcante (PTB) foi eleito, nesta quinta (10), presidente do PTB no Ceará. Ele sucede o filho, Felipe Cavalcante, no cargo. A transmissão do posto foi acompanhada pelo presidente nacional da sigla, o ex-deputado Roberto Jefferson. A secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, também participou da cerimônia.

Foto: Isanelle Nascimento