-  

PDT conquista maior bancada da Câmara Legislativa de Fortaleza, com 10 vereadores eleitos

O PDT conquistou a maior bancada de vereadores da Câmara de Fortaleza, com 10 cadeiras ocupadas. O partido também garantiu a segunda posição entre os vereadores mais votados, obtendo mais 23 mil votos na eleição de Lucio Bruno. O PDT é o partido de Roberto Cláudio e de Sarto Nogueira, que disputa o segundo turno da eleição 2020 com Capitão Wagner (Pros).

Foto: Camila Lima
  -  

Novo Regimento Interno é aprovado na Câmara e vai para redação final

O projeto do novo Regimento Interno da Câmara de Fortaleza foi aprovado, nesta quinta, e segue agora para votação em redação final, que deve ser votada na próxima sessão. Uma das principais mudanças é a que estabelece que o vereador eleito com mais mandatos e mais velho dê posse aos novos.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Vereadores eleitos do Cidadania se reúnem com Sarto para articular presença na Mesa Diretora

Os três vereadores eleitos do Cidadania se reuniram, nesta quinta, com o prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) para articular um lugar na Mesa Diretora da Câmara. Aliada, a sigla quer um lugar de destaque na nova composição. O Cidadania vem sendo sondado pela oposição, que anunciou o nome de Ronaldo Martins (Patriota) para disputar a Presidência.

Foto: Divulgação
  -  

Câmara vota nesta quinta projeto do novo Regimento Interno da Casa

Depois de uma sessão turbulenta na quarta, dominada por embates eleitorais, a Câmara Municipal de Fortaleza vota nesta quinta (3) o projeto do novo Regimento Interno da Casa. Discussões sobre o tema se arrastam há meses. Um projeto de emenda à Lei Orgânica de Fortaleza também está na pauta, para adequar o novo Regimento à Lei Municipal.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Candidato a vereador é encontrado morto a golpes de faca em Caucaia

A Polícia investiga a morte do candidato a vereador de Caucaia, Evangelista de Sousa Gerônimo, o “Batista da Banca” (PSB). Ele foi encontrado morto a golpes de faca dentro de casa no bairro Nova Metrópole. Até o momento, não há informações sobre as motivações do crime.

Foto: Leabem Monteiro
  -  

Após ter candidatura indeferida, vereador Marcelo Lemos entra com recurso e segue com campanha

O vereador Marcelo Lemos (PSL) entrou com recurso na Justiça Eleitoral após ter a candidatura indeferida. O motivo da decisão foi a Lei da Ficha Limpa. O parlamentar não respondeu a um questionamento do Tribunal de Contas do Estado sobre o período que esteve a frente da Regional V, o que “não leva ao crime de improbidade administrativa”, acrescenta Lemos.

Foto: José Leomar
  -  

PontoPoder Cafezinho: candidatos a vereador enfrentam dificuldade nas ruas em campanha atípica

Em momento eleitoral diferente, candidatos a vereador, principalmente aqueles que já têm mandatos, reclamam da dificuldade da campanha de rua neste momento da disputa. Veja os assuntos que correm nos bastidores com o time de política do Sistema Verdes Mares.

Powered by RedCircle

  -  

“Na política, ninguém é obrigado a fazer compromisso, mas quando faz é para cumprir”, diz Sérgio Aguiar

Cotado para integrar a próximo Mesa Diretora da Assembleia, o deputado Sérgio Aguiar (PDT) defende o cumprimento de acordo que impediria a recondução dos atuais membros da Mesa. “Foi um compromisso assumido na escolha para o primeiro biênio. Na política, ninguém é obrigado a fazer compromisso, mas quando faz é para cumprir, e tenho a impressão que será”, disse.

Foto: José Leomar
  -  

Prefeitos eleitos, Sarto e Vitor Valim participam de sessão na Assembleia

Os dois prefeitos cearenses eleitos em segundo turno, Sarto Nogueira (PDT) e Vitor Valim (Pros), participaram da Sessão da Assembleia Legislativa do Ceará. Os dois deputados estaduais deixarão os mandatos no fim do ano para assumir as prefeituras de Fortaleza e Caucaia, respectivamente.

Foto: José Leomar
  -  

Guilherme Landim: acordo de não-reeleição da Mesa Diretora será discutido

O deputado Guilherme Landim (PDT) afirmou nesta quinta (3), na Assembleia, que o acordo de não-reeleição da atual Mesa Diretora, feito no início de 2019, precisará ser discutido entre a sigla e aliados. “Algumas pessoas colocam que o compromisso foi feito. Vamos saber a disposição de todos para definir. Não está no regimento, então vai ter que ser na conversa”.

Foto: José Leomar
  -  

Roberto Cláudio e Sarto definem comissão de transição conjunta; trabalhos começam na segunda (7)

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) definiram, nesta quarta-feira (3), a composição da comissão de transição, que será conjunta: Samuel Dias, Marcelo Pinheiro, Elcio Batista e Ferrucio Feitosa, além de Renato Lima. Os trabalhos começam na próxima segunda-feira (7), no Paço Municipal, com apoio técnico de servidores.

  -  

Grupo ocupa sede estadual do PDT e exige audiência com Roberto Cláudio e Sarto

Manifestantes ocuparam, na manhã desta quarta-feira (2), a sede do diretório estadual do PDT. Eles exigem uma audiência com o prefeito Roberto Claudio (PDT) e o prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) para discutir moradia para 85 famílias que estão vivendo em um terreno no bairro Mondubim. Procurado, o diretório estadual da sigla não comentou o caso.

Foto: Divulgação
  -  

Roberto Cláudio propõe prorrogação de prazo para implementação de 12 Regionais na Capital

Os vereadores de Fortaleza devem começar nesta quarta-feira (2) a apreciar projeto de lei do prefeito Roberto Cláudio (PDT) que propõe a prorrogação do prazo da implementação das 12 regionais na Capital por mais seis meses. Fortaleza tinha 12 meses para fazer a mudança – prazo que encerrava em dezembro deste ano. Vereadores também devem votar o novo Regimento Interno do Legislativo.

Foto: Camila Lima
  -  

Análise: Sucessão na Assembleia e a estratégia para 2022

A sucessão de Sarto (PDT) na presidência da Assembleia Legislativa do Estado é o assunto mais comentado na política cearense. O chefe do Legislativo é o terceiro na linha de sucessão do Estado, atrás de Camilo Santana e Izolda Cela, sendo, por isso, um posto estratégico em qualquer cenário, inclusive 2022. Há muita especulação, mas nada definido. Confira análise de Inácio Aguiar.

Foto: José Leomar
  -  

Sarto: nomes para compor equipe precisam ter “perfil e capacidade técnica”

Ainda fazendo mistério sobre nomes que estarão em sua equipe, Sarto Nogueira (PDT) afirmou que a regra para a escolha será “perfil e capacidade técnica”. As escolhas poderão incluir também integrantes de partidos que o apoiaram durante a campanha. “A regra é ouvir e, evidentemente, quem for participar da gestão tem que ter capacidade técnica”, ressaltou.

Foto: José Leomar
  -  

“Firme e forte”, diz Luiz Pontes sobre parceria entre PSDB e PDT

Presidente estadual do PSDB, Luiz Pontes esteve em reunião promovida por Sarto Nogueira (PDT) com aliados, na manhã desta quarta-feira (2). Questionado se a aliança entre as duas siglas estará mantida no novo governo, o tucano sinalizou positivamente. “Está. Firme e forte”, reforçou.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Tasso Jereissati e Eduardo Girão assinam nota em defesa da não reeleição de presidentes da Câmara e do Senado

Dois dos três senadores cearenses – Tasso Jereissati (PSDB) e Eduardo Girão (Podemos) – são signatários de nota de congressistas em reação às movimentações de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) visando reeleição. A nota diz que “a Constituição é clara” e sustenta que “não há espaço para reeleição dos presidentes das casas do Congresso Nacional na mesma legislatura”.

  -  

Jaguaruana: TRE-CE indefere registro de candidatura do prefeito reeleito Roberto da Viúva

O prefeito que foi reeleito no dia 15 de novembro, em Jaguaruana, Roberto da Viúva (PDT), teve o registro de candidatura indeferido nesta quinta-feira (3) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O motivo é rejeição de contas públicas. O plenário rejeitou a candidatura por 4 votos a 2. O pedetista pode recorrer ao TSE.

  -  

Conselho de Ética da AL deve julgar na próxima segunda (7) se aceita ou não representações contra deputados por quebra de decoro

As cinco representações que tramitam na Assembleia contra deputados por quebra de decoro parlamentar vão ser julgadas no Conselho de Ética, na próxima segunda (7). Os alvos são André Fernandes (Republicanos), por falas sobre a pandemia; Osmar Baquit (PDT) e Leonardo Araujo (MDB) por troca de ofensas, e Bruno Gonçalves (PL), por áudio vazado com supostas negociações escusas.

Foto: José Leomar
  -  

Sarto recebe deputados para discutir sucessão da Mesa Diretora e deve buscar governador sobre o assunto

O prefeito eleito de Fortaleza Sarto Nogueira (PDT) passou a manhã reunido com deputados na Assembleia, onde fica presidente até o dia 31 de dezembro. Sarto está empenhado em conduzir o processo de sucessão da Mesa e deve se reunir com Camilo Santana para discutir o assunto. Enquanto isso, nomes do PDT na ‘corrida’ pedem apoio aos colegas discretamente.

Foto: José Leomar
  -  

Zezinho Albuquerque procura Cid e Ciro Gomes em busca de apoio para sucessão na presidência da AL

Os pedetistas que disputam internamente a presidência da Assembleia Legislativa estão trabalhando nos bastidores para se cacifar. Deputado licenciado, Zezinho Albuquerque (PDT) se reuniu, nesta quarta (2), com o senador Cid Gomes e deve se reunir, nesta quinta (3), com Ciro Gomes. Os FGs são as principais lideranças do PDT e têm influência direta na sucessão.

Foto: Saulo Roberto
  -  

Pedetistas estão na corrida pela presidência da AL e chapa deve ser apresentada até dia 15

Nos bastidores da Assembleia não se fala em outra: a sucessão da Mesa Diretora. O presidente, Sarto (PDT), eleito prefeito de Fortaleza, deve conduzir o processo. Até agora, estão no páreo: Tin Gomes (PDT), Sérgio Aguiar (PDT), Zezinho Albuquerque (PDT) e Evandro Leitao (PDT). O PDT vai buscar um nome de consenso com a base aliada e deve apresentar até o dia 15.

Foto: José Leomar
  -  

“Sou apenas mais um, estou passando e quero deixar um legado”, afirma Sarto na Assembleia

Em primeira fala na Assembleia após ser eleito prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT) fez um balanço da campanha. “Se eu fosse me deixar levar por cada agressão e cada mentira, já teria perdido as estribeiras”, disse. “Sou apenas mais um, estou de passagem e quero deixar um legado”, concluiu.

Foto: José Leomar
  -  

Eleito prefeito, Bruno Gonçalves é o primeiro deputado a renunciar ao mandato

O deputado estadual Bruno Gonçalves (PL), que foi eleito prefeito de Aquiraz neste ano, apresentou o pedido de renúncia do mandato. O ato vai ser lido na sessão plenária desta quinta (3) na Assembleia Legislativa. No lugar de Gonçalves, o primeiro suplente da coligação, Gordim Araújo, já pode assumir a cadeira a partir desta sexta (4).

  -  

Terceiro na suplência do PDT na Câmara, Didi Mangueira tem expectativas de assumir vaga na próxima legislatura

Terceiro na suplência do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Didi Mangueira está na expectativa de voltar ao mandato na próxima legislatura. Sem revelar detalhes, ele diz apenas que há possibilidades. Nos bastidores, parlamentares acreditam que haverá movimentações na bancada pedetista para que Didi Mangueira não fique de fora da Câmara.

Foto: José Leomar
  -  

Oposição procura vereadores para dialogar sobre a composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal

Após definir que irão lançar candidatura própria à Presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, a oposição tem procurado vereadores para discutir a composição da Mesa Diretora. Os diálogos têm sido feitos, inclusive, com parlamentares da base aliada – que prosseguem apoiando o nome de Antônio Henrique para a reeleição ao cargo.