-  

Novo reitor da UFC gera protestos nas sessões da Câmara e da Assembleia

As sessões da Câmara e da Assembleia começaram com a UFC no centro dos debates. O deputado Elmano (PT) disse que o novo reitor, Cândido Albuquerque, terá que “renunciar ao cargo”. Idalmir Feitosa (PDT), vereador,  reconheceu que Bolsonaro tem prerrogativa de indicar reitor, mas a nomeação é “questionável”. Guilherme (PT) rebateu declarações de Cândido.

  -  

Líder do Governo na Assembleia apresenta moção de apoio e repudia ataque com fake news ao secretário da Saúde

“É inquestionável a competência e a experiência profissional do titular da saúde do nosso estado, sendo uma figura respeitada e reconhecida pela classe médica”

O líder do Governo Estadual na Assembleia, deputado Júlio César Filho (Cidadania), apresentou moção de apoio ao secretário da Saúde, Dr. Cabeto, na qual repudia ataques com fake news contra o titular da Sesa.

Foto: José Leomar
  -  

Coronavírus: deputado quer metade das vagas de UTI privada para o SUS no Ceará

Com o crescimento do número de casos de coronavírus no Ceará, o deputado Renato Roseno (Psol) apresentou projeto de lei que reserva metade das vagas de UTI nos hospitais privados para o SUS. Uma fila única, entre pacientes da rede pública e privada, seria formada para a ocupação das vagas. A matéria ainda iniciará a tramitação na Assembleia.

Foto: José Leomar
  -  

Bolsonaro se aproxima do autoritarismo, mas governo está submetido às leis, concordam Tasso e Ciro

O senador Tasso Jereissati (PSDB) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) concordam que o presidente Bolsonaro tem atitudes que chegam a flertar com o “autoritarismo“, mas que encontra-se submetido ao regime legal, até o momento. Eles fazem críticas ao governo.

  -  

Parlamentares apostam que próximo prefeito enfrentará uma oposição maior do que Roberto Cláudio

Dezenas de contas circulam entre os vereadores em relação ao número de votos necessários para a eleição e a possível composição da Câmara Municipal. Muita especulação. Uma das suposições é que quem quer que seja o prefeito eleito terá uma bancada de oposição maior do que tem atualmente o prefeito Roberto Cláudio (PDT). Há temor entre os parlamentares.

  -  

Vereador Casimiro Neto desiste de disputar a reeleição em Fortaleza

Após reunião com a família e assessores, o vereador de Fortaleza Casimiro Neto (MDB) decidiu retirar sua candidatura à Câmara Municipal. Ele foi eleito pela primeira vez vereador da Capital em 2000. O parlamentar tem mantido contato com o prefeito Roberto Cláudio e colegas vereadores, para definir seu apoio a postulantes do cargo.

  -  

Quarto candidato a visitar a Câmara de Fortaleza, Anízio Melo defende frente ampla pela Educação

Em visita à Câmara Municipal de Fortaleza nesta quarta (14), o candidato pelo PCdoB, Anízio Melo, voltou a defender o fortalecimento da Frente Norte e Nordeste pela Educação para trazer recursos de Brasília para escolas do Ceará e de Fortaleza. Ele é o quarto prefeiturável a ir ao Legislativo Municipal.

Foto: Divulgação
  -  

Cândido Albuquerque reclama de “defensores do atraso” e anuncia energia solar na UFC

“Enquanto uma pequena minoria defende o atraso, o desrespeito e a estagnação da UFC, a maioria absoluta da comunidade acadêmica, incluindo a Administração Superior, continua trabalhando”

O reitor da UFC divulgou hoje (31) a chegada de uma carreta com placas de energia solar. Ele enfrenta protestos de parte da comunidade acadêmica.

Foto: Camila Lima
  -  

Parceria entre UFC e Governo do Estado avança para criar Distrito de Inovação em Saúde

Tem avançado a proposta de transformar o Complexo Hospitalar da UFC em um Distrito de Inovação em Saúde. A meta é torná-lo referência, até mesmo, internacional. Nesta quinta (14), o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, se reuniu com o reitor Cândido Albuquerque. O distrito prevê uma articulação entre UFC, Estado, Prefeitura de Fortaleza e outros setores da sociedade civil.

Foto: Viktor Braga/UFC
  -  

Reitor da UFC está de olho em Anastácio Queiroz para cargo “de peso” na instituição

O reitor da UFC Cândido Albuquerque está de olho no ex-secretário de Saúde do Governo Tasso, Anastácio Queiroz, para um cargo de “peso” na universidade. Ele já faz parte do corpo docente da UFC e é um infectologista renomado na área.

Foto: Kid Junior
  -  

Elmano quer recursos do Fecop para pagar Bolsa Catador

O deputado Elmano de Freitas (PT) apresentou emenda ao projeto do Governo do Estado sobre o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), em votação na Assembleia, nesta quinta (22), que destina recursos do fundo para o pagamento do programa Bolsa Catador, que concede incentivos financeiros a cooperativas e associações de catadores.

  -  

‘Se o Camilo quisesse ser de outro partido teria ido”, diz Guilherme Sampaio sobre uso da imagem do governador

“Camilo é do PT e nós temos a gestão dele como referência. Se ele quisesse ser de outro partido teria ido. Ele está no PT por convicção. O mínimo que todo bom governador tem que ter é uma boa relação administrativa com as prefeituras”

Vereador Guilherme Sampaio (PT) sobre o embate pelo uso feito por Luizianne da imagem do governador.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

PT deve definir modelo de convenção na segunda; partido busca engajar forças para a campanha

A Executiva Municipal do PT deve se reunir, na segunda-feira (31), para definir o tipo de modelo de convenção em Fortaleza e tentar unir as alas do partido em torno da confirmação do nome de Luizianne Lins. “A gente vai escolher um modelo e tentar oficializar a participação de todas as forças na campanha”, afirmou Guilherme Sampaio, presidente do PT na Capital.

  -  

Candidatura do PT deve ser definida em 5 de abril, afirma Executiva Municipal

Em meio aos impasses no PT sobre a disputa pela Prefeitura de Fortaleza, a Executiva Municipal do partido definiu, hoje (18), o calendário eleitoral da sigla. A data para a divulgação do futuro candidato é 5 de abril. A definição pode ser antecipada para março, caso haja só um nome na disputa. Atualmente, dois são colocados: Luizianne Lins e Guilherme Sampaio.

Foto: Divulgação
  -  

Vereador quer criar Dia Municipal do Filho e da Filha em Fortaleza

Está na pauta desta quarta-feira (26) da Câmara Municipal de Fortaleza projeto de lei de autoria do vereador Idalmir Feitosa (PL) que institui o Dia Municipal do Filho e da Filha na Capital. Se aprovada a proposta, a data será comemorada, anualmente, em 23 de setembro. Segundo o autor, o objetivo é que os pais “possam repensar suas rotinas” e dedicar um tempo exclusivamente à família.

Foto: José Leomar
  -  

Frota Cavalcante e Idalmir Feitosa cobram atualização de suas situações partidárias no site da Câmara

Os vereadores Frota Cavalcante e Idalmir Feitosa (foto), filiados anteriormente ao Podemos e PL, respectivamente, utilizaram a tribuna da Câmara de Fortaleza para cobrar a mudança na identificação da sigla deles no site da Casa. Os dois se filiaram em abril ao PSD e querem ser reconhecidos como aliados do grupo de Domingos Filho.

Foto: Camila Lima
  -  

Vereador propõe remissão do crédito do IPTU em Fortaleza por 90 dias durante pandemia

Está na pauta da sessão plenária da Câmara Municipal de Fortaleza desta terça (9) um projeto de indicação do ver. Idalmir Feitosa (PSD) que sugere à Prefeitura extinguir o crédito tributário do IPTU para proprietários de imóveis que estejam desempregados ou com renda de até três salários mínimos, por um período de 90 dias, a partir de 1º de maio.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

AL deve votar projeto que autoriza Estado a reorganizar metas do PPA para Segurança, Saneamento e outras áreas

A Assembleia Legislativa deve votar, nesta quinta-feira (22), projeto de lei enviado pelo governador Camilo Santana (PT) que autoriza o Poder Executivo a reorganizar metas previstas no Plano Plurianual (2020-2023) para Segurança Pública, Saneamento Básico e Assistência Social, além de outras áreas. Também estão na pauta outros projetos do Governo e de parlamentares.

Foto: Camila Lima
  -  

Com plenário esvaziado, sessão da Assembleia Legislativa não tem pauta de votação

Com o plenário esvaziado, apesar do telão registrar 25 deputados presentes ‘fisicamente’, a sessão da Assembleia desta quinta-feira (8) foi mais uma vez morna, sem ter sequer votação prevista na pauta. No expediente, há apenas a leitura de projetos do Executivo e de deputados.

Foto: Nilton Cezar
  -  

STF: Kassio Nunes tem “as digitais do Centrão”, afirma Eduardo Girão

O senador Eduardo Girão (Podemos) criticou a escolha do desembargador Kassio Nunes para o Supremo Tribunal Federal (STF). “Ao que tudo indica, tal indicação parece mesmo ter as digitais do Centrão”. O parlamentar disse que esperava que o indicado do presidente Jair Bolsonaro tivesse um perfil mais conservador. A indicação ao STF deve ser votada no Senado.

  -  

UFC: juiz pede especificação das partes em processo contra os ocupantes da Reitoria da UFC

Em primeiro despacho quanto ao processo que Cândido Albuquerque move contra “manifestantes e ocupantes da Reitoria da UFC”, o juiz da 1º Vara Federal, George Marmelstein, determinou que “é fundamental que a parte autora identifique, com mais precisão, as pessoas que deverão ocupar o polo passivo”. Por isso, o magistrado voltou a ação para o autor para que especifique quem está sendo processado.

Foto: José Leomar
  -  

Cândido Albuquerque entra com processo contra ocupantes da Reitoria

Reitor empossado da Universidade Federal do Ceará, Cândido Albuquerque entrou com processo na Justiça contra “manifestantes que obstam o pleno acesso e funcionamento do prédio da Reitoria da UFC”. A ação, de n° 0815846-31.2019.4.05.8100, foi feita em nome da instituição e pede “reintegração/manutenção de posse“, além de multa.

Foto: Camila Lima
  -  

Bolsonaro deve definir nos próximos dias o novo reitor da UFC; Cândido Albuquerque é um dos favoritos

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse ao coordenador da bancada federal cearense, deputado Domingos Neto (PSD), nesta quarta-feira (14), que já enviou ao Palácio do Planalto o nome escolhido da lista tríplice de candidatos a reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). O diretor da Faculdade de Direito, Cândido Albuquerque, é o mais cotado no Governo Federal.

  -  

Assista em tempo real ao PontoPoder Eleições

O PontoPoder Eleições desta segunda-feira (26) entrevista o candidato à Prefeitura de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT). Além disso, o programa traz a agenda de campanha dos prefeituráveis na cidade, aglomerações em eventos eleitorais e charge do dia. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 21h55, na TV Diário com transmissão nas redes sociais.

 

  -  

Entrevistado do PontoPoder Eleições desta segunda (26), Sarto Nogueira quer recuperar tempo da campanha após afastamento

O candidato do PDT, Sarto Nogueira, é o entrevistado desta segunda-feira (26) pelo PontoPoder Eleições, às 21h55, na TV Diário. Nos estúdios do Sistema Verdes Mares, o pedetista ressaltou que está “tirando o atraso” do tempo distante por causa da Covid-19. “É uma campanha curta e estamos tentando fazer a diferença e tirar o atraso desses dias”, disse.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Candidato a vereador é encontrado morto a golpes de faca em Caucaia

A Polícia investiga a morte do candidato a vereador de Caucaia, Evangelista de Sousa Gerônimo, o “Batista da Banca” (PSB). Ele foi encontrado morto a golpes de faca dentro de casa no bairro Nova Metrópole. Até o momento, não há informações sobre as motivações do crime.

Foto: Leabem Monteiro
  -  

Sarto (PDT) defende parceria entre Prefeitura e Governo do Estado para áreas de saneamento e meio ambiente

Em reunião sobre plano de governo, o candidato à Prefeitura de Fortaleza Sarto (PDT) focou nas questões ambientais e de saneamento básico. O pedetista quer plantar 100 mil árvores, se eleito, além de prometer distribuir rede de esgoto para 90% da Capital até 2023. Para isso, analisa ser necessária parceria entre Executivo estadual e municipal.

Foto: Kid Júnior
  -  

Para Samuel Braga (Patriota), retomada das atividades econômicas no pós-pandemia é prioridade

Em entrevista à rádio Verdinha AM 810, nesta segunda-feira (26), o prefeiturável em Fortaleza Samuel Braga (Patriota) classificou a retomada da economia como prioridade numa possível gestão. “Em um dos primeiros atos de governo, nós iremos oferecer incentivos fiscais aos pequenos ou médios empresários que possam criar vagas de emprego”.

Foto: Helene Santos
  -  

Heitor Férrer propõe diálogo para resolver disputa entre comércios e vendedores informais no Centro

Heitor Férrer (SD) participou de caminhada pelas ruas do Centro na tarde de hoje e abordou o impasse entre os comércios formais e os ambulantes. Ele disse que apesar de uma “concorrência desleal”, é necessário um olhar sensível do gestor e o diálogo com as instâncias envolvidas. “Desempregar quem ganha o pão com essa atividade, é levá-los à marginalidade“.

Foto: Kid Júnior
  -  

Samuel Braga (Patriota) promete a criação do “BolsaPet” para apoiar adoção de animais domésticos

O candidato Samuel Braga (Patriota), em Fortaleza, prometeu a criação do programa “BolsaPet”, hoje, se eleito. O benefício seria dado em ração a quem adotasse um animal de entidades como o Abrigo São Lázaro. Esta é a primeira de uma série de entrevistas na rádio Verdinha AM 810 com postulantes da Capital. O programa vai ao ar às 7h30 e recebe, na amanhã (27), Anízio (PCdoB).

Foto: Divulgação
  -  

Agricultor e comerciante estão entre as ocupações mais declaradas pelos candidatos do Ceará

Dentre as ocupações declaradas pelos candidatos nas eleições municipais do Ceará, agricultor e comerciante são as mais populares. As profissões reúnem 11,08% e 7,21% dos candidatos, respectivamente, sendo a maioria deles concorrentes ao cargo de vereador e do sexo masculino. A categoria “Outros”, no entanto, é a que concentra maior número de postulantes.

  -  

Capitão Wagner promete legalizar a situação dos comerciantes da Granja Portugal

Em caminhada pelo bairro Granja Portugal, nesta segunda-feira (26), Capitão Wagner (Pros) conversou com a população e prometeu regularizar a situação dos comerciantes locais. “Muitos negócios não têm alvarás e têm dificuldade de acessar as linhas de crédito e participarem de licitações por conta dessa falta de documentação e adequação”.

Foto: Divulgação
  -  

Justiça proíbe que coligações de Caririaçu realizem atos que gerem aglomerações

A Justiça Eleitoral determinou, na sexta-feira (23), que as coligações do município de Caririaçu abstenham-se de promover aglomerações em atos eleitoral. Caso descumpram a decisão, as coligações serão multadas em R$ 50 mil. Os partidos também devem, em até 24 horas, fazer a publicidade das medidas prevenção à Covid-19 a todos os seus militantes.