-  

Novo reitor da UFC gera protestos nas sessões da Câmara e da Assembleia

As sessões da Câmara e da Assembleia começaram com a UFC no centro dos debates. O deputado Elmano (PT) disse que o novo reitor, Cândido Albuquerque, terá que “renunciar ao cargo”. Idalmir Feitosa (PDT), vereador,  reconheceu que Bolsonaro tem prerrogativa de indicar reitor, mas a nomeação é “questionável”. Guilherme (PT) rebateu declarações de Cândido.

  -  

Líder do Governo na Assembleia apresenta moção de apoio e repudia ataque com fake news ao secretário da Saúde

“É inquestionável a competência e a experiência profissional do titular da saúde do nosso estado, sendo uma figura respeitada e reconhecida pela classe médica”

O líder do Governo Estadual na Assembleia, deputado Júlio César Filho (Cidadania), apresentou moção de apoio ao secretário da Saúde, Dr. Cabeto, na qual repudia ataques com fake news contra o titular da Sesa.

Foto: José Leomar
  -  

Coronavírus: deputado quer metade das vagas de UTI privada para o SUS no Ceará

Com o crescimento do número de casos de coronavírus no Ceará, o deputado Renato Roseno (Psol) apresentou projeto de lei que reserva metade das vagas de UTI nos hospitais privados para o SUS. Uma fila única, entre pacientes da rede pública e privada, seria formada para a ocupação das vagas. A matéria ainda iniciará a tramitação na Assembleia.

Foto: José Leomar
  -  

Bolsonaro se aproxima do autoritarismo, mas governo está submetido às leis, concordam Tasso e Ciro

O senador Tasso Jereissati (PSDB) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) concordam que o presidente Bolsonaro tem atitudes que chegam a flertar com o “autoritarismo“, mas que encontra-se submetido ao regime legal, até o momento. Eles fazem críticas ao governo.

  -  

Vereadores de oposição visitam Centro de Eventos para acompanhar vacinação contra a Covid-19

A bancada de vereadores de oposição pertencente ao grupo político de Capitão Wagner (Pros) esteve, nesta quarta-feira (27), no Centro de Eventos do Ceará, para acompanhar a execução da fase 1 do Plano de  Imunização contra a Covid-19. Márcio Martins, Julierme Sena, Inspetor Alberto e Pedro Matos, do Pros, além de Ronaldo Martins e Carmelo Neto, do Republicanos, e Danilo Lopes, do Podemos, compareceram ao local.

  -  

Com apoio da bancada, Julio Brizzi deve assumir liderança do PDT na Câmara de Fortaleza

Com apoio da bancada do PDT, o vereador Julio Brizzi deve assumir a liderança do partido na Câmara de Fortaleza. Apesar de ser novato na Casa, o nome dele é defendido por parlamentares da agremiação por ser um nome com experiência na relação entre Executivo-Parlamento. Uma reunião do diretório do PDT com a bancada deve ocorre nesta semana para bater o martelo.

Foto: Reprodução
  -  

Às vésperas do início dos trabalhos na Câmara, PT ainda não definiu posição em relação ao Governo Sarto

Quase um mês após o PT estadual ter suspendido a decisão municipal que colocava a sigla como oposição na Câmara da Capital, uma definição não avançou. Segundo petistas, o diretório de Fortaleza ainda não foi notificado da decisão estadual e aguarda isso para agendar reunião sobre o tema. Entre governistas, a expectativa é de que a bancada do PT  siga na oposição.

Foto: Camila Lima
  -  

Cândido Albuquerque reclama de “defensores do atraso” e anuncia energia solar na UFC

“Enquanto uma pequena minoria defende o atraso, o desrespeito e a estagnação da UFC, a maioria absoluta da comunidade acadêmica, incluindo a Administração Superior, continua trabalhando”

O reitor da UFC divulgou hoje (31) a chegada de uma carreta com placas de energia solar. Ele enfrenta protestos de parte da comunidade acadêmica.

Foto: Camila Lima
  -  

Parceria entre UFC e Governo do Estado avança para criar Distrito de Inovação em Saúde

Tem avançado a proposta de transformar o Complexo Hospitalar da UFC em um Distrito de Inovação em Saúde. A meta é torná-lo referência, até mesmo, internacional. Nesta quinta (14), o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, se reuniu com o reitor Cândido Albuquerque. O distrito prevê uma articulação entre UFC, Estado, Prefeitura de Fortaleza e outros setores da sociedade civil.

Foto: Viktor Braga/UFC
  -  

Reitor da UFC está de olho em Anastácio Queiroz para cargo “de peso” na instituição

O reitor da UFC Cândido Albuquerque está de olho no ex-secretário de Saúde do Governo Tasso, Anastácio Queiroz, para um cargo de “peso” na universidade. Ele já faz parte do corpo docente da UFC e é um infectologista renomado na área.

Foto: Kid Junior
  -  

Elmano quer recursos do Fecop para pagar Bolsa Catador

O deputado Elmano de Freitas (PT) apresentou emenda ao projeto do Governo do Estado sobre o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), em votação na Assembleia, nesta quinta (22), que destina recursos do fundo para o pagamento do programa Bolsa Catador, que concede incentivos financeiros a cooperativas e associações de catadores.

  -  

PT, PSB e Cidadania também garantem espaços na nova Mesa Diretora da Câmara Municipal

Outras siglas que não foram contempladas na atual Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza conseguiram espaço na  chapa que irá comandar a Casa. Entre os escolhidos, Eudes Bringel (PSB), como 3º vice-presidente; Guilherme Sampaio (PT), como 2º secretário; e Kátia Rodrigues (Cidadania), como 3º secretária. Na suplência, ficaram Tia Francisca (PL), José Freire (PSD) e Erivaldo Xavier (PSC).

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

‘Chega uma hora em que o PT tem que tomar decisão’, afirma Guilherme Sampaio sobre oposição a Sarto

Após divergências internas sobre o posicionamento do PT à gestão de Sarto Nogueira (PDT), o presidente do diretório da sigla em Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, disse que o partido não podia mais esperar para se posicionar. “Houve quórum para as deliberações. Essa reunião já foi adiada duas vezes, mas chega um hora em que o PT tem que  tomar decisão”, ressaltou.

Foto: Camila Lima
  -  

Vereador Guilherme Sampaio testa positivo para Covid-19

Após apresentar sintomas gripais no último fim de semana, o presidente do PT Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, testou positivo para a Covid-19. Ele realizou exame RT-PCR, que confirmou o diagnóstico. A assessoria de Guilherme informou que está bem, mas segue cumprindo o isolamento.

  -  

Vereador Idalmir Feitosa se emociona em despedida da Câmara Municipal de Fortaleza

Após sete mandatos como vereador de Fortaleza, Idalmir Feitosa (PSD) se despediu dos colegas de Casa na sessão desta terça (15). “Contribuí muito para esta Casa. Possuo um grande respeito pelos colegas. Não meu adeus, mas meu até logo”, disse o parlamentar, que obteve 3866 votos, mas não conseguiu se reeleger nas eleições de 2020.

  -  

Vereador quer criar Dia Municipal do Filho e da Filha em Fortaleza

Está na pauta desta quarta-feira (26) da Câmara Municipal de Fortaleza projeto de lei de autoria do vereador Idalmir Feitosa (PL) que institui o Dia Municipal do Filho e da Filha na Capital. Se aprovada a proposta, a data será comemorada, anualmente, em 23 de setembro. Segundo o autor, o objetivo é que os pais “possam repensar suas rotinas” e dedicar um tempo exclusivamente à família.

Foto: José Leomar
  -  

Frota Cavalcante e Idalmir Feitosa cobram atualização de suas situações partidárias no site da Câmara

Os vereadores Frota Cavalcante e Idalmir Feitosa (foto), filiados anteriormente ao Podemos e PL, respectivamente, utilizaram a tribuna da Câmara de Fortaleza para cobrar a mudança na identificação da sigla deles no site da Casa. Os dois se filiaram em abril ao PSD e querem ser reconhecidos como aliados do grupo de Domingos Filho.

Foto: Camila Lima
  -  

Últimos processos por quebra de decoro parlamentar são arquivados no Conselho de Ética da AL-CE

Em reunião nesta quarta(27), o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Ceará julgou três processos por quebra de decoro parlamentar – últimos que restavam para serem apreciados. As ações eram contra os deputados Osmar Baquit (PDT), Leonardo Araújo  (MDB) e André Fernandes (Republicanos) e foram arquivadas pelo colegiado.

  -  

Pedro Bezerra reforça apoio a Arthur Lira na disputa pela presidência da Câmara

O deputado federal cearense Pedro Bezerra (PTB) deixou a ala dos indecisos sobre a sucessão da presidência da Câmara dos Deputados: apoiará Arthur Lira (PP). “O meu partido escolheu apoiá-lo e vou seguir”, disse. Pedro conversou tanto com Lira quanto com o seu adversário Baleia Rossi (MDB) quando ambos estiveram em Fortaleza, na semana passada.

  -  

“Eu o considero um novo Eduardo Cunha”, diz senador Cid Gomes sobre Arthur Lira

Em entrevista exclusiva ao Sistema Verdes Mares, o senador Cid Gomes (PDT) classificou o candidato à presidência da Câmara, Arthur Lira (PP), aliado de Bolsonaro, como “novo Eduardo Cunha”. Ex-presidente da Casa, Cunha cumpre prisão domiciliar. “É o mesmo estilo, da esperteza, da falta de compromissos com o País”, disse o senador. Leia a entrevista. 

  -  

UFC: juiz pede especificação das partes em processo contra os ocupantes da Reitoria da UFC

Em primeiro despacho quanto ao processo que Cândido Albuquerque move contra “manifestantes e ocupantes da Reitoria da UFC”, o juiz da 1º Vara Federal, George Marmelstein, determinou que “é fundamental que a parte autora identifique, com mais precisão, as pessoas que deverão ocupar o polo passivo”. Por isso, o magistrado voltou a ação para o autor para que especifique quem está sendo processado.

Foto: José Leomar
  -  

Cândido Albuquerque entra com processo contra ocupantes da Reitoria

Reitor empossado da Universidade Federal do Ceará, Cândido Albuquerque entrou com processo na Justiça contra “manifestantes que obstam o pleno acesso e funcionamento do prédio da Reitoria da UFC”. A ação, de n° 0815846-31.2019.4.05.8100, foi feita em nome da instituição e pede “reintegração/manutenção de posse“, além de multa.

Foto: Camila Lima
  -  

Bolsonaro deve definir nos próximos dias o novo reitor da UFC; Cândido Albuquerque é um dos favoritos

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse ao coordenador da bancada federal cearense, deputado Domingos Neto (PSD), nesta quarta-feira (14), que já enviou ao Palácio do Planalto o nome escolhido da lista tríplice de candidatos a reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). O diretor da Faculdade de Direito, Cândido Albuquerque, é o mais cotado no Governo Federal.

  -  

Apesar de definição sobre relatores, TCE ainda deve receber prestações de contas de prefeitos e ex-prefeitos

Apesar da definição dos conselheiros responsáveis por relatar a prestação de contas de 2020 de cada município, o TCE ainda deve receber o relatório de prefeitos e ex-prefeitos. O prazo para o envio das contas de 2020 dos governos municipais é até junho de 2021, enquanto as do Governo do Estado devem ser entregues em até 60 dias a partir do início dos trabalhos do Legislativo.

  -  

TCE distribui prestação de contas de municípios e do Governo do Estado para conselheiros

O Tribunal de Contas do Ceará (TCE) distribuiu, hoje (27), a prestação de contas dos 184 municípios e dos órgãos de gestão do Estado para os conselheiros da Corte elaborarem um parecer. Cada conselheiro ficou com a relatoria das contas de várias cidades. O conselheiro Rholden Queiroz ficou com a relatoria das contas do governador Camilo Santana (PT).

  -  

Prazo para justificar ausência ao 2º turno das eleições encerra amanhã

Eleitores que não votaram no 2º turno das últimas eleições têm até amanhã (28) para apresentação de justificativa de ausência, que deve ser feita por meio do aplicativo E-título, do Sistema Justifica, ou, excepcionalmente, do envio do Requerimento de Justificativa via postal. O eleitor precisa comprovar a impossibilidade de comparecer à votação.

Foto: Agência Brasil
  -  

APDMCE empossa primeira-dama de Várzea Alegre para biênio 2021-2022

Foi empossada nesta terça-feira (26) a chapa da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará, a APDMCE – que atua há 30 anos em questões sociais. A presidente Sônia Fortaleza, primeira-dama de Várzea Alegre, foi reeleita para o biênio 2021-2022, com a chapa única “Políticas públicas: garantindo direitos através da intersetorialidade”.

Foto: Reprodução
  -  

Associação de delegados pede que profissionais da segurança sejam incluídos na 1ª fase de vacinação

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Ceará solicitou ao Ministério da Saúde e à Secretaria da Saúde do Estado a inclusão dos profissionais de segurança pública na primeira fase da vacinação contra a Covid-19. A instituição argumenta que a atividade policial é essencial e atua na linha de frente, fiscalizando o cumprimento dos decretos estaduais.

  -  

Prefeitos cearenses definem e empossam hoje nova presidência da Aprece

A nova direção da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) será definida na tarde desta terça-feira (26). Concorre apenas uma chapa, a liderada pelo prefeito de Chorozinho, Dr, Júnior Castro (PDT), que deve assumir a presidência pelos próximos dois anos. Apoiada pelo grupo governista no Estado, a expectativa é de que a chapa seja eleita por consenso.

Foto: Reprodução
  -  

MPCE notifica 56 municípios cearenses a apresentarem estratégias para vacinar a população contra a Covid-19

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) já notificou 56 municípios cearenses a apresentarem Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, desde o último dia 19 de janeiro. O órgão quer saber, por exemplo, das estratégias para evitar desrespeito à fila de prioridade na vacina. O balanço é do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania).

  -  

Prefeitos do Cariri se reúnem nesta segunda (25) para tratar do fim dos lixões na região

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana (PT), se reúne nesta segunda-feira (25) com dez prefeitos da região do Cariri para tratar sobre resíduos sólidos. A intenção é, futuramente, fortalecer o consórcio entre as prefeituras, eleger um presidente do grupo e iniciar a extinção dos lixões no municípios. Há 21 consórcios do tipo no Ceará.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Aliado de ex-prefeito de Sobral, Moses Rodrigues lamenta falecimento de Dr. Ricardo Barreto

O deputado federal cearense Moses Rodrigues (MDB) lamentou, nesta segunda-feira (25), a morte do ex-prefeito de Sobral Dr. Ricardo Barreto, vítima de complicações da Covid-19. “Íntegro e respeitado por todos, Dr. Ricardo possuía o dom de servir ao próximo. No meio político, mostrou-se um homem habilidoso, capaz de ponderar situações adversas com sabedoria”, frisou.

Foto: Reprodução
  -  

Ricardo Barreto, ex-prefeito de Sobral, morre vítima de Covid-19

Faleceu, nesta segunda-feira (25), o ex-prefeito de Sobral Dr. Ricardo Barreto, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. O velório será realizado em Sobral, apenas para familiares. Na última eleição municipal, Dr. Ricardo declarou apoio a Oscar Rodrigues (MDB), então candidato da oposição à Prefeitura de Sobral.

Foto: Reprodução