Novo reitor da UFC gera protestos nas sessões da Câmara e da Assembleia

As sessões da Câmara e da Assembleia começaram com a UFC no centro dos debates. O deputado Elmano (PT) disse que o novo reitor, Cândido Albuquerque, terá que “renunciar ao cargo”. Idalmir Feitosa (PDT), vereador,  reconheceu que Bolsonaro tem prerrogativa de indicar reitor, mas a nomeação é “questionável”. Guilherme (PT) rebateu declarações de Cândido.

Foto: José Leomar

Líder do Governo na Assembleia apresenta moção de apoio e repudia ataque com fake news ao secretário da Saúde

“É inquestionável a competência e a experiência profissional do titular da saúde do nosso estado, sendo uma figura respeitada e reconhecida pela classe médica”

O líder do Governo Estadual na Assembleia, deputado Júlio César Filho (Cidadania), apresentou moção de apoio ao secretário da Saúde, Dr. Cabeto, na qual repudia ataques com fake news contra o titular da Sesa.

Foto: José Leomar

Coronavírus: deputado quer metade das vagas de UTI privada para o SUS no Ceará

Com o crescimento do número de casos de coronavírus no Ceará, o deputado Renato Roseno (Psol) apresentou projeto de lei que reserva metade das vagas de UTI nos hospitais privados para o SUS. Uma fila única, entre pacientes da rede pública e privada, seria formada para a ocupação das vagas. A matéria ainda iniciará a tramitação na Assembleia.

Bolsonaro se aproxima do autoritarismo, mas governo está submetido às leis, concordam Tasso e Ciro

O senador Tasso Jereissati (PSDB) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) concordam que o presidente Bolsonaro tem atitudes que chegam a flertar com o “autoritarismo“, mas que encontra-se submetido ao regime legal, até o momento. Eles fazem críticas ao governo.

LDO de Fortaleza deve ser votada nesta quarta (15) em sessão virtual da Câmara

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que precede a Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano, deve ser votado amanhã (15) na Câmara Municipal de Fortaleza. Apenas oito emendas ao projeto do Executivo, das 34 apresentadas pelos vereadores, foram aprovadas hoje pela Comissão Conjunta. Duas foram rejeitadas e 24, retiradas pelos próprios autores.

Foto: Câmara Municipal de Fortaleza

Reunião para discutir a LDO é adiada mais uma vez na Câmara Municipal de Fortaleza

A reunião da Comissão Conjunta para discutir o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi adiada para amanhã (14), às 14h, depois de programada inicialmente para sexta-feira (10) e remarcada para esta segunda. O vereador Renan Colares (PP), relator da proposta, pediu mais tempo para concluir os pareceres sobre as 34 emendas apresentadas pelos parlamentares.

Reunião para discutir LDO na Câmara Municipal de Fortaleza é adiada

Prevista inicialmente para esta sexta-feira (10), a reunião virtual que vai discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na CMFor foi adiada para a tarde de segunda (13). A Comissão Conjunta de Constituição, Justiça, Legislação Participativa, Orçamento, Fiscalização e Administração Pública já recebeu 34 emendas à proposta do Executivo.

Foto: Camila Lima

Cândido Albuquerque reclama de “defensores do atraso” e anuncia energia solar na UFC

“Enquanto uma pequena minoria defende o atraso, o desrespeito e a estagnação da UFC, a maioria absoluta da comunidade acadêmica, incluindo a Administração Superior, continua trabalhando”

O reitor da UFC divulgou hoje (31) a chegada de uma carreta com placas de energia solar. Ele enfrenta protestos de parte da comunidade acadêmica.

Foto: Viktor Braga/UFC

Parceria entre UFC e Governo do Estado avança para criar Distrito de Inovação em Saúde

Tem avançado a proposta de transformar o Complexo Hospitalar da UFC em um Distrito de Inovação em Saúde. A meta é torná-lo referência, até mesmo, internacional. Nesta quinta (14), o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, se reuniu com o reitor Cândido Albuquerque. O distrito prevê uma articulação entre UFC, Estado, Prefeitura de Fortaleza e outros setores da sociedade civil.

Foto: Kid Junior

Reitor da UFC está de olho em Anastácio Queiroz para cargo “de peso” na instituição

O reitor da UFC Cândido Albuquerque está de olho no ex-secretário de Saúde do Governo Tasso, Anastácio Queiroz, para um cargo de “peso” na universidade. Ele já faz parte do corpo docente da UFC e é um infectologista renomado na área.

Elmano quer recursos do Fecop para pagar Bolsa Catador

O deputado Elmano de Freitas (PT) apresentou emenda ao projeto do Governo do Estado sobre o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), em votação na Assembleia, nesta quinta (22), que destina recursos do fundo para o pagamento do programa Bolsa Catador, que concede incentivos financeiros a cooperativas e associações de catadores.

Foto: Divulgação

Candidatura do PT deve ser definida em 5 de abril, afirma Executiva Municipal

Em meio aos impasses no PT sobre a disputa pela Prefeitura de Fortaleza, a Executiva Municipal do partido definiu, hoje (18), o calendário eleitoral da sigla. A data para a divulgação do futuro candidato é 5 de abril. A definição pode ser antecipada para março, caso haja só um nome na disputa. Atualmente, dois são colocados: Luizianne Lins e Guilherme Sampaio.

Em vídeo que une pré-candidatos do PT, Gleisi Hoffmann defende candidatura em Fortaleza

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, conseguiu unir no mesmo vídeo os dois petistas apontados como pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza: Guilherme Sampaio e Luizianne Lins. Na defesa de candidatura própria, o consenso foi ressaltado como objetivo para definição do nome. Nos bastidores, contudo, os dois travam disputa para se cacifar.

Foto: Natinho Rodrigues

‘Se o PT me der essa tarefa, eu vou disputar para vencer’, diz Guilherme sobre disputa na Capital

“Se o PT me der essa tarefa, eu vou disputar para para vencer. Nós estamos estamos dialogando com a base, com as liderança para definir um nome o mais rápido possível”

Guilherme Sampaio, vereador e presidente do diretório municipal do PT, sobre a possibilidade do seu nome ser escolhido para disputa pelo Paço Municipal nas eleições de outubro.

Foto: Fabiane de Paula

Vereador propõe remissão do crédito do IPTU em Fortaleza por 90 dias durante pandemia

Está na pauta da sessão plenária da Câmara Municipal de Fortaleza desta terça (9) um projeto de indicação do ver. Idalmir Feitosa (PSD) que sugere à Prefeitura extinguir o crédito tributário do IPTU para proprietários de imóveis que estejam desempregados ou com renda de até três salários mínimos, por um período de 90 dias, a partir de 1º de maio.

Idalmir Feitosa e Dr. Eron discutem a respeito do Regimento Interno da Câmara Municipal

Durante votação de requerimento nesta quarta (27), Idalmir Feitosa e Dr. Eron discutiram no plenário da Câmara. Idalmir reclamou que vereadores estavam desviando o foco da justificativa de voto e falando sobre assuntos que não se encaixavam ali, o que, segundo ele, vai contra o Regimento Interno da Casa. Dr. Eron rebateu que o vereador é livre para falar e não pode ter o uso da tribuna controlado.

Idalmir Feitosa e Ésio Feitosa entram em embate sobre vetos do prefeito

Vetos do prefeito Roberto Cláudio a projetos de vereadores levaram a embate entre Idalmir Feitosa e o líder do governo, Ésio Feitosa. A discussão ocorreu quando Idalmir, ao ler a pauta da sessão desta quarta-feira (20), afirmou que os vetos dão a entender “que o prefeito quer ensinar a gente a legislar”. Ésio reclamou que “não era momento” para críticas.

Foto: Camila Lima

OAB Ceará manifesta apoio à aprovação do novo Fundeb no Congresso

A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará divulgou nota de apoio à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2015 que estabelece o Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A PEC deve ser votada na Câmara dos Deputados no início da próxima semana.

Foto: José Leomar

Novo Fundeb: Comissão de Educação da Assembleia envia manifesto ao Congresso Nacional

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Queiroz Filho (PDT), enviou manifesto ao Congresso favorável à aprovação da PEC que cria o Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O recurso é esperado pelos governadores e prefeitos para manter investimentos na educação.

Foto: Reprodução

Governo envia projeto que prorroga prazo para empresas pagarem valores devidos ao Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal

O Governo do Ceará enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que permite ao Estado prorrogar a cobrança de valores devidos ao Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (Feef) a empresas. Pela medida, os contribuintes terão 30 dias úteis para impugnar ou recorrer de autos de infração ou pagar os tributos lançados. A proposta deve ser lida amanhã (9).

Foto: José Leomar

UFC: juiz pede especificação das partes em processo contra os ocupantes da Reitoria da UFC

Em primeiro despacho quanto ao processo que Cândido Albuquerque move contra “manifestantes e ocupantes da Reitoria da UFC”, o juiz da 1º Vara Federal, George Marmelstein, determinou que “é fundamental que a parte autora identifique, com mais precisão, as pessoas que deverão ocupar o polo passivo”. Por isso, o magistrado voltou a ação para o autor para que especifique quem está sendo processado.

Foto: Camila Lima

Cândido Albuquerque entra com processo contra ocupantes da Reitoria

Reitor empossado da Universidade Federal do Ceará, Cândido Albuquerque entrou com processo na Justiça contra “manifestantes que obstam o pleno acesso e funcionamento do prédio da Reitoria da UFC”. A ação, de n° 0815846-31.2019.4.05.8100, foi feita em nome da instituição e pede “reintegração/manutenção de posse“, além de multa.

Bolsonaro deve definir nos próximos dias o novo reitor da UFC; Cândido Albuquerque é um dos favoritos

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse ao coordenador da bancada federal cearense, deputado Domingos Neto (PSD), nesta quarta-feira (14), que já enviou ao Palácio do Planalto o nome escolhido da lista tríplice de candidatos a reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). O diretor da Faculdade de Direito, Cândido Albuquerque, é o mais cotado no Governo Federal.

Foto: Foto: Bruno Gomes

Deputado Walter Cavalcante deve tirar licença da AL para se dedicar à eleição em Fortaleza

O deputado Walter Cavalcante (MDB) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa para tirar licença das atividades a partir de agosto. Agora, o MDB trabalha para que o empresário Rafael Branco (MDB), do Crato, possa assumir. Ele é o quarto suplente do partido. Walter está se licenciando para cuidar de candidaturas do MDB em Fortaleza e não descarta aliança com o PT.

Justiça Federal condena ex-superintendente do DNIT por fraude em licitações no Ceará

A Justiça Federal condenou o ex-superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Ceará, Joaquim Guedes, e outras três pessoas acusadas por fraudar licitações de obras na rodovia BR-222 entre 2009 e 2010. Ele recebeu pena de 14 anos de prisão, além de pagamento de multa de R$ 347.979,06, em ação ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF).

Foto: José Leomar

Vitor Valim se licencia da Assembleia para focar na disputa em Caucaia; policial civil Toni Brito assume mandato

O deputado estadual Vitor Valim (Pros) está se licenciando da Assembleia Legislativa até amanhã (15), para focar na pré-campanha à Prefeitura de Caucaia. No seu lugar, assume o suplente de deputado e policial civil, Toni Brito (Pros). A licença é de 120 dias. O requerimento foi protocolado, na última segunda-feira (13).

eunicio
Foto: José Leomar

Posição do MDB na eleição em Fortaleza é incerta, mas aliança com PT é considerada

A cúpula do MDB no Ceará não descarta candidatura própria à Prefeitura de Fortaleza, mas sonda (quase) todas as possibilidades de aliança. Conversas com o PT estão em curso, não avançam por causa do impasse de uma chapa do PT com o PDT. O ex-senador Eunício Oliveira não quer apoiar candidato do PDT, de Roberto Cláudio. Todos estão de olho em 2022.

Foto: José Leomar

Assembleia prorroga ponto facultativo até 19 de julho; retomada deve começar na próxima semana

A Assembleia Legislativa prorrogou o ponto facultativo dos servidores até o próximo domingo (19). O presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), anunciou o retorno das atividades presenciais para a próxima semana, a partir do dia 20, que é quando está previsto o início da fase 4, a última do plano de retomada da economia no Estado.

Após ser cobrado por seguidor, presidente posta foto com camisa do Fortaleza

Após publicar foto com a camisa do Ceará Sporting Club, o presidente Jair Bolsonaro foi cobrado por seguidor: “Depois veste uma do Fortaleza, talkey?”, disse o usuário nos comentários da publicação do presidente. Em resposta, Bolsonaro enviou uma foto vestindo a camisa do Fortaleza Esporte Clube. “A pedido. Um abraço”, escreveu Bolsonaro.

Com camisa do Ceará, Bolsonaro diz que País está à beira da recessão

Vestido com a camisa do Ceará Sporting Club, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) postou fotos nas redes sociais nesta manhã. Em sua conta no Instagram, ele disse que o País está “na beira da recessão”, devido à pandemia. “Sempre disse que o efeito colateral do combate ao vírus não poderia ser pior que o próprio vírus”, escreveu.

Ex-prefeito de Aquiraz e pré-candidato ao cargo, Guimarães morre vítima de Covid-19

O ex-prefeito de Aquiraz, Antônio Guimarães (PP), morreu neste domingo (12), de complicações da Covid-19. Guimarães tinha 75 anos e vinha lutando contra a doença há 56 dias. Ele estava na UTI de um hospital particular de Fortaleza e teve morte cerebral durante a madrugada. Guimarães foi prefeito de Aquiraz entre 2013 e 2016 e era pré-candidato ao cargo.

eduardo grão emilia pessoa

Apoio de Eduardo Girão a candidaturas de adversários do Pros incomoda aliados de Capitão Wagner

O apoio do senador Eduardo Girão (Podemos) à vereadora Emília Pessoa (PSDB) e ao ex-vereador Silvio Nascimento (Patri) na disputa pela Prefeitura de Caucaia desagradou a aliados de Capitão Wagner (Pros). Girão é braço-direito de Wagner, que tem um pré-candidato a prefeito na cidade pelo seu partido: Vitor Valim. Ele esperava esse apoio.

Foto: Agência Brasil

Michel Temer participa de live com grupo de empresários cearenses

O ex-presidente Michel Temer é o convidado da próxima quinta-feira (16) de uma live promovida pelo Grupo de Líderes Empresariais do Ceará (Lide Ceará). Presidida por Emília Buarque, empresária do ramo de eventos, a entidade multissetorial tem promovido, nos últimos meses, discussões sobre os impactos e desafios que a pandemia trouxe ao setor produtivo.