-  

No Ceará, 163 urnas eletrônicas apresentaram defeito; 49 em Fortaleza

Balanço do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) divulgado após o encerramento da votação neste domingo (15) registrou 163 urnas eletrônicas com defeito, sendo 49 só em Fortaleza. No total, foram substituídas 120 urnas. Segundo o TRE-CE, os principais problemas detectados foram nas baterias dos equipamentos, nos terminais dos mesários e nas impressoras.

  -  

Oposição vence três dos cinco maiores municípios do Estado nas Eleições 2020

Embora tenha eleito o maior número de prefeitos no Interior, cerca de75%, a base governista perdeu a eleição em três dos cinco maiores municípios do Estado. Enquanto os aliados de Camilo Santana venceram Fortaleza e Sobral, a oposição levou Caucaia, Maracanaú e Juazeiro do Norte. A sucessão de 2022 começa a se desenhar após o resultado das urnas nesta eleição.

Foto: Kid Junior
  -  

Abstenção de eleitores no Ceará foi a terceira menor do País, no primeiro turno das Eleições 2020

Os 16,93% de eleitores cearenses que não votaram no domingo (15) representam a terceira menor abstenção do País. O Estado fica atrás apenas do Piauí (15,42%) e da Paraíba (15,79%). “A abstenção tende a ser maior nas capitais e em regiões metropolitanas. No Interior, o interesse do eleitor é maior“, avaliou Edna Sabóia, coordenadora de eleições do TRE-CE.

Foto: TSE
  -  

TRE-CE atualiza balanço e informa que 22 urnas apresentaram defeitos em solo cearense

Em atualização, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) relatou que 22 urnas apresentaram defeitos em todo o estado na manhã deste domingo (15), enquanto dez delas foram substituídas. Na Capital, o número registrado foi de nove urnas. Ainda de acordo com o órgão, os problemas foram no terminal do eleitor, do mesário e nas impressoras.

Foto: Shutterstock
  -  

PontoPoder Cafezinho: podcast debate resultados, bastidores e desafios dos prefeitos eleitos em Fortaleza e Caucaia

O podcast PontoPoder Cafezinho discute o resultado das urnas em Fortaleza e Caucaia, assim como os desafios postos aos futuros gestores. Os jornalistas Márcio Dornelles, William Santos, Wagner Mendes e Igor Cavalcante trazem os bastidores e curiosidades da eleição.

  -  

Recuperação econômica e Saúde serão prioridade, avalia prefeito eleito de Fortaleza

Os maiores desafios da nova gestão de Fortaleza, que começa no dia 1º de janeiro, serão a recuperação econômica e Saúde, de acordo com a avaliação de Sarto Nogueira (PDT), prefeito eleito no segundo turno, que ocorreu neste domingo (29) e acabou com uma vitória apertada. Sarto reforçou que manterá parceria com o governador Camilo Santana (PT).

Foto: Helene Santos
  -  

Prefeito eleito de Fortaleza, Sarto diz que secretariado só deve sair no fim de dezembro

Eleito prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, disse, em entrevista, que agora vai “correr contra o tempo para montar uma equipe de transição”, pois a posse já ocorre em um intervalo de um mês. Segundo o prefeito eleito, entretanto, só haverá conhecimento dos nomes do secretariado na última etapa do processo, já perto da posse.

Foto: Helene Santos
  -  

Em Fortaleza, 13 urnas eletrônicas já apresentaram defeito; cinco em Caucaia

Segundo balanço parcial do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), neste domingo (29), registrou 13 urnas eletrônicas com defeito em Fortaleza. Foram substituídas 9 urnas. Em Caucaia, cinco dos equipamentos tiveram problemas, com três sendo substituídos. Segundo o TRE-CE, não houve registros de crimes eleitorais até às 9 horas desta manhã.

Foto: José Leomar
  -  

Quase 20% do eleitorado da Capital segue sem biometria; no Ceará, índice é de 6%

De acordo com o TRE-CE, 356.279 eleitores de Fortaleza (19,6%) ainda não fizeram o recadastramento biométrico. No Estado, são 401.651 eleitores inadimplentes (6,2%). O prazo final para buscar atendimento para a biometria, emitir o título pela primeira vez ou realizar a transferência vai até 6 de maio, dia de fechamento do Cadastro Eleitoral.

  -  

Mais de 150 mil podem ficar sem título, se média de atendimentos de biometria se mantiver até 6 de maio

A média de 2.700 atendimentos diários nos 15 postos do TRE-CE em Fortaleza é considerada baixa pelo órgão. Se o fluxo se mantiver até o fechamento do cadastro de eleitores, no dia 6 de maio, quase 155 mil pessoas deixarão de fazer a biometria a tempo. 357.187 eleitores (19,73% do total) ainda não fizeram o recadastramento biométrico em Fortaleza.

Foto: Marina Alves
  -  

Número de urnas eletrônicas com defeito em Fortaleza chega a 49; são 18 em Caucaia

Balanço parcial do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) computou 49 urnas eletrônicas com defeito em Fortaleza, com 39 substituídas. Em Caucaia, 18 apresentaram problemas técnicos; 10 foram repostas. Os principais problemas aconteceram em impressoras e nos terminais de mesários e eleitores. Não houve prisões por crimes eleitorais até o momento.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Urnas eletrônicas com defeito já somam 38 em Fortaleza e 17 em Caucaia

Balanço parcial do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) computou 38 urnas eletrônicas com defeito em Fortaleza, com 29 substituídas. Em Caucaia, 17 apresentaram problemas técnicos; 9 delas foram repostas. Os principais problemas aconteceram em impressoras e nos terminais de mesários e eleitores. Não foram registrados crimes eleitorais neste domingo (29).

Foto: Fabiane de Paula
  -  

TRE-CE registrou 28 urnas eletrônicas com defeito, em Fortaleza, e 10, em Caucaia

Em balanço parcial, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) informou que, neste domingo (29), foram registradas 28 urnas eletrônicas com defeito em Fortaleza, com 22 substituídas. Em Caucaia, 10 apresentaram defeitos; três foram substituídas. Os principais problemas aconteceram em impressoras e nos terminais de mesários e eleitores.

Foto: Agência Brasil
  -  

TRE-CE suspende 382 órgãos partidários por ausência de CNPJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) suspendeu 382 órgãos partidários sem CNPJ há mais de 30 dias. A ação, que foi executada logo após o primeiro turno das Eleições 2020, foi aplicada em 315 órgãos partidários não vigentes e 67 vigentes. O TRE-CE também atualizou informações referentes à organização partidária do Ceará.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Eleitor ausente no 1° e 2° turno pode justificar até janeiro de 2021 de forma remota

Os eleitores que ainda não justificaram a ausência no 1° ou 2° turno das eleições 2020 têm até janeiro para concluir o procedimento. Para quem não foi às urnas no dia 15/11, o prazo para justificar é até o dia 14/01, já para os ausentes no 2° turno, a data limite é 28/01. A justificativa pode ser feita por meio do e-Título, Sistema Justifica ou na zona eleitoral.

  -  

TRE-CE defere candidatura de Adriana Gerônimo, vereadora eleita com o coletivo “Nossa Cara”

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará deferiu o registro de candidatura de Adriana Gerônimo, vereadora eleita que representa a candidatura coletiva “Nossa Cara”. A decisão verificou se o nome utilizado na urna, que faz referência ao coletivo, respeitava os requisitos de elegibilidade. É a primeira vez que esse modelo de candidatura é julgado no Estado.

Foto: Theyse Viana
  -  

Análise: Estratégias de olho na Mesa Diretora

A corrida pela Presidência da Assembleia Legislativa está a todo vapor. Deputados estaduais do PDT – partido com a maior bancada da Casa – disputam indicação. O posto é estratégico e dá visibilidade para quem o ocupa. Em Fortaleza, os dois últimos prefeitos eleitos eram presidentes do Legislativo quando foram lançados à eleição pelo Executivo Municipal. Leia análise.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Grupo do PDT quer indicar Evandro Leitão à presidência da AL e incomoda aliados por “quebra” de acordo

A disputa pela indicação do PDT à Presidência da Assembleia Legislativa está acirrada no partido. Uma ala, ligada a Sarto Nogueira, defende Evandro Leitão. Os demais cotados – Sérgio Aguiar, Tin Gomes e Zezinho Albuquerque – estão incomodados porque isso “quebra” acordo de que membros da Mesa Diretora não poderiam disputar esta eleição. Leitão é 1º secretário.

  -  

PontoPoder Cafezinho: podcast detalha as articulações pelas mesas diretoras da Câmara e da Assembleia; ouça

Está no ar a edição de número 36 do PontoPoder Cafezinho, podcast do Sistema Verdes Mares (SVM) sobre os bastidores da política cearense. Desta vez, os jornalistas Alessandra Castro, Letícia Lima e Márcio Dornelles debatem as articulações para a composição das mesas diretoras da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Fortaleza. Você pode ouvir aqui:

Powered by RedCircle

  -  

Roberto Cláudio e Sarto definem comissão de transição conjunta; trabalhos começam na segunda (7)

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) definiram, nesta quinta-feira (3), a composição da comissão de transição, que será conjunta: Samuel Dias, Marcelo Pinheiro, Elcio Batista e Ferrucio Feitosa, além de Renato Lima. Os trabalhos começam na próxima segunda-feira (7), no Paço Municipal, com apoio técnico de servidores.

  -  

Tasso Jereissati e Eduardo Girão assinam nota em defesa da não reeleição de presidentes da Câmara e do Senado

Dois dos três senadores cearenses – Tasso Jereissati (PSDB) e Eduardo Girão (Podemos) – são signatários de nota de congressistas em reação às movimentações de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) visando reeleição. A nota diz que “a Constituição é clara” e sustenta que “não há espaço para reeleição dos presidentes das casas do Congresso Nacional na mesma legislatura”.

  -  

Jaguaruana: TRE-CE indefere registro de candidatura do prefeito reeleito Roberto da Viúva

O prefeito que foi reeleito no dia 15 de novembro, em Jaguaruana, Roberto da Viúva (PDT), teve o registro de candidatura indeferido nesta quinta-feira (3) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O motivo é rejeição de contas públicas. O plenário rejeitou a candidatura por 4 votos a 2. O pedetista pode recorrer ao TSE.

  -  

Conselho de Ética da AL deve julgar na próxima segunda (7) se aceita ou não representações contra deputados por quebra de decoro

As cinco representações que tramitam na Assembleia contra deputados por quebra de decoro parlamentar vão ser julgadas no Conselho de Ética, na próxima segunda (7). Os alvos são André Fernandes (Republicanos), por falas sobre a pandemia; Osmar Baquit (PDT) e Leonardo Araujo (MDB) por troca de ofensas, e Bruno Gonçalves (PL), por áudio vazado com supostas negociações escusas.

Foto: José Leomar