-  

“Não haverá prorrogação de mandato”, diz coordenador da bancada cearense Domingos Neto

O coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, deputado Domingos Neto (PSD), declarou, durante bate-papo no Conexão SVM em Casa, que há um entendimento entre congressistas de que não haverá prorrogação de mandato mesmo com possível adiamento da eleição. Há a expectativa da eleição ser postergada para novembro deste ano por conta da Covid-19.

  -  

Fundo Eleitoral: “Não adianta achar que vai se fazer campanha sem recurso”, diz Domingos Neto

Em debate no Conexão SVM em Casa, o deputado federal Domingos Neto (PSD) defendeu o uso do dinheiro público do Fundo Eleitoral para o uso dos recursos nas campanhas. A cifra chega a R$ 2 bilhões. Ao citar a proibição das doações das empresas pelo Supremo Tribunal Federal em 2015, o parlamentar abriu discussão sobre outras formas de financiamento.

  -  

Conexão SVM em Casa: “Vai ter que usar da criatividade”, diz André Costa sobre a campanha virtual dos partidos

A autorização da Justiça Eleitoral para as convenções partidárias de forma virtual abriu o calendário eleitoral nas redes. “Qualquer mudança em pouco tempo causa prejuízo para quem tem menos estrutura. Imagino que os partidos estejam se preparando para isso”, disse o advogado André Costa que é presidente do Instituto Cearense de Direito Eleitoral.

  -  

Eleições 2020: “Temos que preparar medidas para proteger a população”, diz ex-ministro Henrique Neves

O ex-ministro do TSE, Henrique Neves, alertou a sociedade para o início da preparação para a eleição municipal que se aproxima. Em debate no Conexão SVM em Casa, o advogado defende que, mesmo que haja adiamento da disputa no Congresso Nacional, como tem sido discutido com o Tribunal Superior Eleitoral, as medidas de saúde devem ser antecipadas.

  -  

“Somos descrentes de uma composição em que o PT aceite não ser cabeça de chapa”, diz André Figueiredo sobre encontro de Lula e Ciro

“Tenho muito pouco a falar. Foi um encontro coordenado pelo governador Camilo Santana (PT). A nível de PDT, não temos nada a nos opor, apenas somos descrentes da possibilidade de uma composição em que o PT aceite não ser cabeça de chapa. Mas dialogar sempre é importante”

André Figueiredo, presidente do PDT no Ceará, sobre o encontro de Lula e Ciro para selar paz.

  -  

Parlamentares do PT se reúnem com Luizianne Lins em sinal de união em torno de candidatura

Parlamentares petistas almoçaram, nesta sexta-feira (18), com Luizianne Lins (PT), que é o nome do partido na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. A intenção é consolidar a união em torno da candidatura da ex-prefeita. Entre os presentes, alguns parlamentares que tentaram viabilizar, até o fim do prazo, uma aliança entre PT e PDT.

  -  

Atritos: Cid Gomes diz que críticas ao PT servem para Ciro se consolidar como alternativa

Indagado sobre as frequentes críticas de Ciro Gomes ao PT e ao ex-presidente Lula, o senador Cid Gomes (PDT) explicou que, para o Ciro “se consolidar como alternativa para o futuro do Brasil, ele tem que se diferenciar do Bolsonaro, mas também do PT”. Ele aproveitou para criticar ainda a direção nacional da legenda petista, que segundo ele “se corrompeu”.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Em conversa com governador do Amazonas, Camilo oferece ajuda quanto à falta de oxigênio em Manaus

O governador Camilo Santana (PT) informou, em publicação nas redes sociais, que conversou com o governador do Amazonas, Wilson Lima, e disponibilizou apoio na crise enfrentada em Manaus. “Colocamos o Ceará à disposição para ajudar, inclusive quanto à questão da falta de oxigênio para atender a pacientes com Covid-19 em estado grave”, ressaltou o petista.

  -  

No Ceará, Marcelo Ramos disse que enviou ofício aos governadores pedindo doação de oxigênio para Manaus

Parte da comitiva de Arthur Lira (PP) na visita ao Ceará, o deputado amazonense Marcelo Ramos (PL) disse que enviou ofício pedindo doação de oxigênio a todos os governadores. A capital do Amazonas sofre com falta de oxigênio para pacientes com Covid-19. O parlamentar afirmou que solicitou, inclusive, uma audiência com o governador Camilo Santana.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

“Não vamos entrar em casa de ninguém”, diz Camilo sobre restrições nas festas de fim de ano

“Nós não proibimos confraternizações, nós estamos apenas limitando o número de pessoas. Não vamos entrar em casa de ninguém. Essas coisas que estão colocando nas redes sociais é mentira. O meu interesse é garantir a segurança da população. Todas as medidas que tenho tomado é partindo da ciência”

Camilo Santana, sobre restrições nas festas de fim de ano

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Cid destaca independência de Roberto Cláudio e Camilo: “não são paus mandados”

“Nenhum dos dos é pau mandado”, diz o Senador Cid Gomes (PDT), referindo-se ao governador Camilo Santana (PT) e ao ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). Em entrevista ao Sistema Verdes Mares, Cid falou sobre como seu grupo político indicou e tornou conhecidas “as figuras mais importantes” das Eleições 2020 e frisou a independência dos dois. Leia.

  -  

De olho em 2022, Cid Gomes diz que Dória é “um oportunista” e Huck, um “animador de auditório”

O senador Cid Gomes (PDT) chamou o apresentador Luciano Huck de “animador de auditório” e o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), de “oportunista”. Os dois são cotados como candidatos à presidência em 2022. Em entrevista ao Sistema Verdes Mares, Cid classifica seu irmão, Ciro Gomes (PDT), como o mais preparado para a disputa ao Planalto.   

Foto: Camila Lima
  -  

“Eu o considero um novo Eduardo Cunha”, diz senador Cid Gomes sobre Arthur Lira

Em entrevista exclusiva ao Sistema Verdes Mares, o senador Cid Gomes (PDT) classificou o candidato à presidência da Câmara, Arthur Lira (PP), aliado de Bolsonaro, como “novo Eduardo Cunha”. Ex-presidente da Casa, Cunha cumpre prisão domiciliar. “É o mesmo estilo, da esperteza, da falta de compromissos com o País”, disse o senador. Leia a entrevista. 

  -  

STF decide suspender foro privilegiado para defensores públicos do Ceará

A ministra Cármen Lúcia, do STF, decidiu pela “suspensão cautelar” do foro privilegiado para defensores do Estado. A decisão atende a ação do PGR, Augusto Aras, que considera inconstitucional que defensores estaduais tenham como primeira instância o TJCE. A matéria ainda será julgada. A Associação dos Defensores do Estado do Ceará (Adpec) analisará os próximos passos a serem adotados na ação.

Foto: Agência Brasil
  -  

Ex-senador Luiz Pontes evolui na luta contra a Covid-19 e deixa uso de respirador

O ex-senador Luiz Pontes (PSDB) apresentou melhora no estado de saúde. Ele não precisa mais do uso de respirador e não está mais sedado. O dirigente tucano chegou a ser entubado nas últimas semanas por conta da Covid-19. Já realizando sessões de fisioterapia intensiva, a previsão é que Pontes deixe a Unidade de Terapia Intensiva ainda nesta semana.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Prefeito de Eusébio é o primeiro a ser vacinado contra a covid-19 na cidade

O prefeito Acilon Gonçalveis (PL) de Eusébio, foi o primeiro a ser vacinado na cidade. O registro foi publicado nas redes sociais oficiais do gestor, na tarde desta terça-feira (19). A técnica de enfermagem Cristina de Lucena foi a segunda a ser imunizada no município. “Uma esperança que se renova, mas os cuidados continuam”, escreveu o prefeito.

Foto: Reprodução
  -  

Aliado de Heitor Freire é exonerado da superintendência do Ibama no Ceará

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, exonerou o coronel da reserva da PM, Júlio Aquino Junior, do cargo de superintendente do Ibama no Ceará. A portaria foi publicada nesta terça(19) do Diário Oficial da União. Aquino havia sido indicação de Heitor Freire (PSL), que disse que já está avaliando “nomes com preparo técnico para uma nova indicação”.

  -  

Artista de Baturité protestam contra fusão da Secretaria da Cultura com Turismo e Lazer

Dez artistas do municípios de Baturité protestaram na noite de ontem (18) durante a votação que aprovou a união da Secretaria da Cultura com a de Esporte e Lazer. “Pedimos para falar na tribuna, mas não permitiram. Convidaram para a próxima semana, mas aí não adianta mais, já foi aprovado”, lamentou o professor Wesley Monteiro. A PM encerrou a manifestação.

Foto: Reprodução
  -  

Prefeitura de Baturité funde Secretaria da Cultura com Turismo e Lazer e gera protestos

Em sessão realizada ontem (18), os vereadores de Baturité aprovaram uma proposta de reforma encaminhada pelo Executivo do Município que cria a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. Até a última gestão, a pasta da cultura era independente. Na votação, dez vereadores votaram pela fusão e três foram contrários.

  -  

‘Eu não espero nenhum projeto estratégico’, diz Cid sobre gestão federal da crise em prol da recuperação do País

“Eu não espero nenhum projeto estratégico, porque ele (Jair Bolsonaro) não tem nenhuma das duas coisas: não tem liderança, é despreparado e, pior, ele tem uma motivação animosa, beligerante”.

Senador Cid Gomes (PDT), ao criticar o que considera falta de plano estratégico do Governo Federal diante das crises sanitária e econômica no Brasil.

Foto: Natinho Rodrigues