-  

‘Não chegou e nem vai chegar a lugar nenhum’, diz Naumi Amorim sobre CPI na Câmara de Caucaia

“A CPI até hoje não chegou e nem vai chegar a lugar nenhum, porque não tem nada que me incrimine. Foi um decreto que fiz para contratar médicos e enfermeiros, porque a cidade estava precisando.  Eu quero é que eles apurem para que seja tudo esclarecido”

Naumi Amorim (PSD), prefeito de Caucaia, sobre CPI aberta na Câmara do município para investigá-lo.

Foto: José Leomar
  -  

Naumi Amorim afirma que irá recorrer da decisão judicial que o tornou inelegível

Condenado pelo TRE-CE por abuso de poder, o ex-prefeito Naumi Amorim (PSD) afirmou que não foi notificado da decisão, mas adiantou que irá recorrer. Em nota, o político disse acreditar que a decisão será revista. Segundo ele, o uso das redes sociais da Prefeitura durante a pré-campanha tinha como o objetivo apresentar ao povo as “melhorias no município”.

Foto: Helene Santos
  -  

Naumi Amorim é condenado por abuso de poder político e fica inelegível por oito anos

O ex-prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD) foi condenado pelo TRE-CE por abuso de poder. Conforme o Ministério Público Eleitoral, o político usou as redes sociais da Prefeitura para promoção pessoal na pré-campanha. Com a condenação, ele fica impedido de disputar eleição por 8 anos. Naumi foi procurado, através da assessoria, mas ainda não se pronunciou.

  -  

Apoiadores de Bolsonaro fazem novas aglomerações à espera do presidente em Caucaia

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro fazem nova aglomeração durante visita do presidente no Ceará, dessa vez em Caucaia. Uma fila se forma à espera do presidente por volta das 15h40. A maioria das pessoas não usa máscara. Bolsonaro assinará ordem de serviço no município. Equipes da Polícia Rodoviária Federal estão no local.

  -  

Vereadores de Juazeiro do Norte definem composição de nova CPI na Câmara Municipal

Vereadores de Juazeiro do Norte definiram hoje (26), em reunião de líderes, nomes e funções dos membros da nova CPI instalada na Câmara Municipal. Eles devem investigar a contratação de temporários. A composição será apresentada em sessão amanhã (27). Em seguida, as investigações começam oficialmente, informou Capitão Vieira (PTB), autor do pedido de CPI.

Foto: Divulgação
  -  

Análise: Denúncias contra empresa de oxigênio hospitalar motivam pedido de CPI no Ceará

Municípios cearenses estão em alerta sobre o abastecimento de cilindros de oxigênio em suas unidades de saúde. O problema relatado por prefeitos, no entanto, não é de escassez do produto, mas de logística de distribuição. Por isso, o deputado Guilherme Landim (PDT) quer a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia para investigar queixas. Leia a coluna Inácio Aguiar.

Foto: Shutterstock
  -  

Em primeira sessão após recesso, Câmara Municipal de Juazeiro do Norte instaura duas CPIs

Na primeira sessão da Câmara de Juazeiro do Norte de 2021, nesta terça (2), duas Comissões de Inquérito Parlamentar (CPIs) foram instauradas. Uma delas quer apurar a prática de nepotismo na Prefeitura e “suposto favorecimento administrativo”. Outra para analisar conduta do vice-prefeito, Giovanni Sampaio, em por ter tido prioridade na vacinação contra Covid-19

Foto: Reprodução
  -  

‘A gente sai de cabeça erguida’, diz prefeito Naumi Amorim após derrota em Caucaia

Após ser derrotado no segundo turno em Caucaia pelo candidato do Pros, Vitor Valim, o prefeito Naumi Amorim (PSD) disse que deixará o comando da cidade de ‘cabeça erguida‘ e desejou  que o novo gestor tenha comprometimento com a cidade. O mandato de Naumi termina em 31 de dezembro. “A gente sai de cabeça erguida.  […] Eu que administrei por quatro anos, sei da dificuldade que é”.

  -  

RESULTADO PARCIAL: Em Caucaia, Vitor Valim permanece à frente com 50,74% dos votos; Naumi Amorim tem 49,26%

Com 96,95% das seções de Caucaia apuradas, o candidato Vitor Valim (Pros) continua à frente com 50,74% dos votos válidos e o candidato Naumi Amorim (PSD) tem 49,26%.

  -  

RESULTADO PARCIAL: Com 93,73% das seções apuradas em Caucaia, Vitor Valim vira e fica à frente de Naumi Amorim

93,73% das seções de Caucaia já foram apuradas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato Vitor Valim (Pros) tem, agora, 50,80% dos votos e Naumi Amorim (PSD), 49,20%.

  -  

Opositor, Vitor Valim agradece ao governador pelo aumento da frota intermunicipal de ônibus em Caucaia

Opositor ao Governo do Estado, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim (Pros), foi às redes sociais neste sábado (27) para agradecer ao governador Camilo Santana (PT) pelo aumento em 10% da frota intermunicipal de ônibus. Ele já havia anunciado aumento da frota de ônibus municipal em 25%. “Nosso apelo foi atendido e os esforços para reduzir aglomerações (…) não param”, escreveu.

Foto: José Leomar
  -  

Vitor Valim indica Vanderlan Alves como líder do governo na Câmara Municipal de Caucaia

O vereador Vanderlan Alves (DEM) foi escolhido pelo prefeito de Caucaia, Vitor Valim (Pros), para ser o líder do governo na Câmara Municipal. Com 4.107 votos, ele foi o parlamentar mais votado do município no pleito de 2020, o primeiro que disputou. “Será um parceiro importante na nossa relação institucional com os vereadores”, disse Valim na sessão desta terça-feira (2).

  -  

Novo prefeito, Vitor Valim planeja reforma administrativa para reduzir secretarias em Caucaia

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (Pros), planeja fazer uma reforma administrativa no município para reduzir os custos da máquina pública. A medida deve impactar na redução de secretarias. Esporte e Cultura, por exemplo, devem ser uma só. Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação também devem compor uma única pasta.  Até agora, apenas 11 secretário foram nomeados.

  -  

Prefeitos do PSD protocolam carta de intenção para mais vacinas em cidades cearenses

Prefeitos do PSD entregaram hoje (8) carta de intenção para compra de mais doses da Coronavac, junto ao Instituto Butantan, em SP. A comitiva contou com os prefeitos Ednaldo Lavor, de Iguatu; Bismark Barros, de Piquet Carneiro, Gildecarlos Pinheiro, de Irapuan Pinheiro e Adaíl Junior, de Quixelô. O encontro foi articulado pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab.

  -  

Aiuaba tem posse virtual de prefeito e vice; vereadores assumem dia 31

Foram empossados virtualmente no município de Aiuaba, na região dos Inhamuns, nesta sexta-feira (1º), o prefeito Ramilson Moraes (PSD) e a vice-prefeita Marinez Sales (PSD). A posse foi conduzida pelo vereador Gustavo Neto (PSD). Segundo o Regimento Interno da Câmara Municipal de Aiuaba, os vereadores eleitos devem assumir somente em 31 de janeiro.

  -  

Maior bancada, PDT garante presidência e mais duas vagas na nova Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza

Com o secretariado do Governo Sarto (PDT) definido, a composição da Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza para o biênio 2021-2022 está definida. O PDT, maior bancada da Casa, garantiu três vagas: a presidência, com Antônio Henrique; a 1ª vice-presidência, com Adail Júnior; e a 2ª vice-presidência, com Ana Paula. Outras siglas foram contempladas com uma vaga cada.

Foto: José Leomar
  -  

Juiz determina cassação do prefeito e vice de Barro por abuso de poder político-econômico e aglomerações

O juiz da 92ª Zona Eleitoral, Luzinaldo Alves Alexandre, cassou os diplomas do prefeito de Barro Dr. Marquinélio (PSD) e do vice Vanderval (PSD) por abuso de poder político-econômico nas eleições de 2020. O prefeito teria utilizado a máquina pública para fazer contratações ilegais. Eles também foram condenados por provocar aglomerações. Ainda cabe recurso.

  -  

“Só tem sentido a candidatura com desprendimento”, diz Tasso sobre campanha presidencial

Questionado se seria candidato à presidência em 2022, Tasso Jereissati (PSDB) reforçou que a legenda estuda a possibilidade. “Meu nome foi colocado como um articulador em função da vivência de ter um relacionamento com vários políticos. Só tem sentido a candidatura com desprendimento e visão do que é melhor para o país”, disse à TV Assembleia.

  -  

Defendendo independência, Eduardo Girão nega blindagem a Bolsonaro na CPI da Covid

Em entrevista à TV Assembleia, nesta segunda (17), o senador Eduardo Girão (Podemos) negou blindagem a Bolsonaro na CPI da Covid. Eles concordam sobre tratamento precoce, mas Girão diz ser “independente” e contra aglomerações. “Mas temos que ser justos, né? Todos os depoimentos (na CPI) evidenciam que não houve corrupção. Erro tem em qualquer governo”.

Foto: Reprodução/TV Assembleia
  -  

Prefeito de Fortaleza recebe segunda dose da vacina contra Covid-19 em mutirão

O prefeito José Sarto (PDT) recebeu hoje a 2a dose da vacina contra a Covid-19 no mutirão realizado pela Prefeitura no Centro de Eventos. Segundo ele, mais de 26 mil pessoas receberam a 2a dose só neste domingo (16). Outros políticos, como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o deputado federal Leônidas Cristino (PDT), também foram imunizados com a 2a dose hoje.

Foto: Divulgação
  -  

“Honrou tradição política do também inesquecível Mário Covas”, diz Tasso sobre morte de Bruno Covas

O sen. Tasso Jereissati (PSDB), em homenagem ao prefeito Bruno Covas, que morreu hoje (16), disse que o tucano “nos deixa exemplo de dignidade e coragem. Perdemos um grande gestor e homem público que honrou a tradição política do também inesquecível Mário Covas, com um legado de realizações e conquistas”. Bruno é neto do ex-governador Mário Covas.

Foto: Reprodução/Instagram Tasso Jereissati
  -  

Bruno Covas deixa “exemplo de inegável abnegação”, diz prefeito de Fortaleza, José Sarto

O prefeito José Sarto (PDT) também usou as redes sociais para homenagear o prefeito Bruno Covas, que morreu neste domingo (16): “Lutou com força, dignidade e transparência. Demonstrou espírito público trabalhando pela população paulistana enquanto a saúde permitiu. Deixa como legado os serviços prestados à São Paulo e o exemplo de inegável abnegação”.

Foto: Agência Brasil
  -  

Camilo Santana lamenta morte do prefeito Bruno Covas: “incansável no combate à pandemia”

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), lamentou, pelas redes sociais, a morte do prefeito interino de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), vítima de um câncer, neste domingo (16). “Mesmo sofrendo com a doença, ele foi um lutador incansável no combate à pandemia da Covid. Meus sentimentos aos familiares, amigos e ao povo paulistano”, escreveu o governador.

  -  

Ceará recebe doses extras de CoronaVac após decisão da Justiça Federal

O Governo do Ceará recebeu, neste sábado (15), 25.020 doses extras de CoronaVac determinadas pela Justiça Federal, em ação movida pelo Estado em parceria com MPE, MPF, MPT, Defensoria Pública do Estado (DPE) e da União (DPU). “As vacinas serão utilizadas para concluir a aplicação em atraso da segunda dose dos cearenses”, disse Camilo Santana (PT).

  -  

Prefeitura de Limoeiro do Norte lança nota de repúdio contra a vice-prefeita

A Prefeitura de Limoeiro do Norte repudiou suposta “distorção de fatos” feita pela vice-prefeita Dilmara Amaral (PDT), alegando que precisou realocar a Vice-Prefeitura para a Secretaria da Educação. No prédio desocupado, passou a funcionar a Procuradoria do Município, órgão que exigia espaço acessível à população. Ainda segundo a nota, Dilmara Amaral rejeitou a mudança.

  -  

Justiça Eleitoral marca novas eleições para prefeito em Martinópole para agosto de 2021

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) marcou, nesta sexta-feira (14), a data para eleição suplementar em Martinópole. Os eleitores voltam as urnas no dia 1° de agosto para escolher prefeito e vice. O gestor municipal eleito em 2020, James Bell (PP), foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e teve o registro de candidatura indeferido.

Foto: Agência Brasil