-  

Luizianne rebate “ataques” e eleva o tom contra Roberto Cláudio e PDT

Em pronunciamento virtual nesta quinta (29), a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) rebateu “ataques” durante estas eleições. “Não é fácil estar na política com sensibilidade de mulher e tendo que sofrer muitos ataques”, disse. Também criticou o atual prefeito Roberto Cláudio, a quem chamou de “doutor amarelinho”. “Você é o pior prefeito da história dessa cidade”.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Na véspera da eleição, Capitão Wagner promove live nas redes sociais “em defesa da vida”

Candidato à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner (Pros) participou de uma live na véspera da eleição ao lado de aliados para debater programa de governo, falar da “família cristã” e da “defesa da vida“. Estiveram na live os deputados André Fernandes (Republicanos), Dra Silvana (PL), Apóstolo Luiz Henrique (PP) e David Durand (Republicanos).

  -  

Pré-candidatos de partidos aliados irão participar de debates do PDT, anuncia Cid

Após presença de Élcio Batista (PSB) no debate do PDT, nesta terça-feira (28), o senador Cid Gomes (PDT), que mediou a discussão, anunciou que outros pré-candidatos de partidos aliados também farão participação especial nos debates do partido, como Alexandre Pereira (Cidadania) e Célio Studart (PV). Os pré-candidatos debateram educação e cultura.

  -  

Em live, Antônio Henrique e Sarto prestam contas e reforçam isolamento social

Os presidentes da Câmara de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), e da Assembleia Legislativa, José Sarto (PDT), fizeram uma live, hoje, para apresentar os trabalhos desenvolvidos contra a Covid-19 e reforçaram a manutenção do isolamento social. “Defunto só quem ressuscita é Deus. A economia, mesmo com essa queda enorme, nós vamos recuperar“, destacou Sarto.

  -  

Pesquisa Ibope: 70% dos eleitores de Luizianne devem apoiar Sarto (PDT) no 2º turno

A Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (23) pela TV Verdes Mares apontou que 70% dos eleitores de Luizianne Lins (PT) votariam em Sarto (PDT) no dia 29 de novembro, no segundo turno das eleições à Prefeitura de Fortaleza. Outros 11% declararam que devem votar no candidato Capitão Wagner (PROS). Leia mais.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Análise: Candidatos fazem sinalização ao eleitorado petista no 2° turno

Somando os votos dos sete últimos colocados na disputa pela Prefeitura no 1° turno em Fortaleza chega-se ao número 169.184, valor menor do que os 227 mil votos de Luizianne Lins. O montante atrai Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros), que fazem sinalizações com citações diretas a petista, a qual encontra-se em silêncio, apesar do PT já ter definido apoio ao PDT no 2° turno. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

PT espera gestos de Sarto para superar mal estar com Luizianne após ataques na campanha

O PT deve declarar hoje (17) apoio à candidatura de Sarto (PDT) à Prefeitura de Fortaleza, mas espera gestos do pedetista para superar as críticas contra Luizianne Lins na campanha. Sarto, inclusive, ligou para lideranças do petistas manifestando o desejo de refazer a relação com o PT em Fortaleza que, atualmente, na gestão Roberto Cláudio, é de oposição.

Foto: Isanelle Nascimento/Camila Lima
  -  

Pela 1ª vez desde a redemocratização, PT não elege prefeitos nas capitais

O resultado das Eleições 2020, cujo segundo turno ocorreu neste domingo (29), refletiu a perda de espaço do PT em todo o Brasil. Pela 1ª vez desde a redemocratização, o partido não elegeu nenhum prefeito nas capitais. Marília Arraes (foto), em Recife; e o João Coser, em Vitória (ES), eram apostas no 2º turno, mas foram derrotados. Luizianne perdeu em Fortaleza.

Foto: Luizianne Lins e Marília Arraes, os nomes nordestinos nas capitais Fortaleza e Recife, respectivamente. Crédito: Arquivo/Montagem
  -  

Camilo comenta eleição de Sarto à Prefeitura de Fortaleza: “vitória da defesa da verdade”

Após definição da eleição de Sarto (PDT) para a Prefeitura de Fortaleza, hoje (29), o governador Camilo Santana (PT) comentou o resultado em sua conta no Twitter. “Uma vitória da defesa da verdade, do respeito, da paz e do reconhecimento ao trabalho e à enorme disposição para enfrentar os muitos desafios que virão pela frente”, disse o petista.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Em Caucaia, PT decide apoiar Naumi Amorim no segundo turno

O PT emitiu nota em que indica apoio ao candidato do PSD à Prefeitura de Caucaia, Naumi Amorim, neste segundo turno. Na primeira fase da disputa, o partido lançou Elmano de Freitas como candidato a prefeito. Na nota, o partido diz que Vítor Valim (Pros) “representa o bolsonarismo” e indica voto em Naumi.

Foto: José Leomar
  -  

Roberto Cláudio propõe prorrogação de prazo para implementação de 12 Regionais na Capital

Os vereadores de Fortaleza devem começar nesta quarta-feira (2) a apreciar projeto de lei do prefeito Roberto Cláudio (PDT) que propõe a prorrogação do prazo da implementação das 12 regionais na Capital por mais seis meses. Fortaleza tinha 12 meses para fazer a mudança – prazo que encerrava em dezembro deste ano. Vereadores também devem votar o novo Regimento Interno do Legislativo.

Foto: Camila Lima
  -  

Comissão de Transição de Governo da Prefeitura de Fortaleza é criada nesta segunda (30)

Foi criada, nesta segunda-feira (30), a Comissão de Transição de Governo da Prefeitura de Fortaleza, para dar início à transferência da gestão de Roberto Cláudio (PDT) para a administração do prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT), que toma posse em 1º de janeiro de 2021. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município um dia após o resultado do 2º turno na Capital.

Foto: José Leomar
  -  

Réveillon: Roberto Cláudio afirma que ideia é ter artistas cearenses, num formato de live

Ao chegar para votar, no Colégio Batista, na Aldeota, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio voltou a afirmar não há como realizar uma festa de Réveillon, no contexto da pandemia. A data, contudo, não deve passar em branco. “A ideia é poder valorizar os artistas cearenses, a cultura cearense, numa live, num formato parecido com uma live, no formato digital”.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Sarto afirma ser “possível” criar novas secretarias na Prefeitura de Fortaleza

Após reunião com partidos aliados durante o segundo turno, o prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) afirmou que “pode criar” novas secretarias no Município. O pedetista também comentou sobre a divisão da Capital em 12 regionais, proposta já aprovada pela Câmara, mas que ainda não foi implantada. “Temos um norte, a ideia é preservar o que foi aprovado”, disse.

Foto: José Leomar
  -  

Decreto de transição entre governos de Roberto Cláudio e Sarto será publicado nesta quinta (3)

O decreto de transição entre a atual gestão, do prefeito Roberto Cláudio, e do prefeito eleito, Sarto Nogueira, deve ser publicado amanhã (3), projetou Sarto em coletiva de imprensa nesta quarta (2). A previsão anterior era de que o documento seria assinado hoje. Sarto comentou ainda sobre a definição da equipe de transição, que segundo ele, já há uma noção de quem irá formá-la.

Foto: José Leomar
  -  

Reunião de Sarto com 13 partidos tem agradecimento e debate de propostas para a futura gestão

“Nenhum dos partidos fez qualquer ponderação, a não ser oferecer programa de governo para que a gente avaliasse, criticasse, no bom sentido, de ver qual a possibilidade de incorporar ao nosso programa de governo”

Prefeito eleito, Sarto Nogueira, em coletiva nesta quarta (2). O pedetista se reuniu com 13 partidos para agradecer o apoio durante a campanha.

Foto: José Leomar
  -  

Sarto diz que “não é prudente” falar em Carnaval 2021 em Fortaleza

O prefeito eleito de Fortaleza, Sarto Nogueira, disse, em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (2), que “não é prudente” falar em Carnaval 2021 diante do atual contexto da pandemia da Covid-19.  O pedetista também ponderou sobre a possibilidade da vacina contra a Covid-19 e a tentativa de adquiri-la assim que ela for aprovada.

Foto: Camila Lima
  -  

Oposição na Câmara Municipal quer lançar Ronaldo Martins à Mesa Diretora

A nova oposição na Câmara Municipal de Fortaleza está maior e quer demarcar posição na Casa. Os 12 vereadores eleitos para a próxima legislatura do grupo de Capitão Wagner (Pros) – candidato à Prefeitura de Fortaleza derrotado nas urnas -, querem o nome de Ronaldo Martins (Republicanos) para a presidência, como uma forma de marcar posição contrária.

  -  

Delegados do Ceará integram nova composição da Adepol BR; entidade defende prisão em 2ª instância

Dois delegados de Polícia Civil do Ceará vão integrar a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol BR). Gustavo Pernambuco (foto) será 1º diretor redator, e, Diego Barreto, suplente no Conselho Fiscal. A Adepol BR representa a categoria nacionalmente, e junto ao STF. A entidade tem como uma das pauta a defesa da prisão em 2ª Instância, em debate no Congresso.

  -  

Câmara Municipal discute, nesta quarta, alteração do rito de posse e aumento no número de oradores

A alteração no rito de posse dos vereadores eleitos é uma das medidas em discussão no plenário na Câmara Municipal nesta quarta-feira (2). A mudança no número de oradores por sessão também vai passar pela análise dos vereadores. A iniciativa busca aumentar de seis para nove oradores no grande expediente, com 10 minutos de tempo para cada.

Foto: José Leomar
  -  

Assembleia Legislativa realiza reuniões para apreciação de 30 projetos nesta quarta

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza nesta quarta-feira (2) reuniões remotas de comissões técnicas para apreciação de projetos. Ao todo, 30 proposições serão avaliadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), sendo três do Poder Executivo e 27 de parlamentares. Após apreciação, as matérias serão analisadas pelas comissões temáticas.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Sarto se reúne com lideranças e partidos aliados no segundo turno na Assembleia

O prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) reúne aliados que o apoiaram durante a disputa pelo segundo turno das eleições deste ano. O encontro ocorre na manhã desta quarta (2), na Assembleia Legislativa do Ceara, que é atualmente presidida pelo pedetista. Samuel Braga (Patriota) e Anízio Melo (PCdoB) estão na reunião. Sarto está acompanhado do vice, Élcio Batista (PSB).

Foto: José Leomar
  -  

Análise: Presidente da Câmara tentar articular candidatura única ao comando da Casa

O atual presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique, agilizou com o PDT a sua indicação para concorrer a um novo mandato como o chefe do Legislativo Municipal. Essa tradição, entretanto, precisa de acordo com os demais partidos, mas a articulação vai além. É para que haja uma candidatura única, unindo inclusive os nomes de oposição. Leia a análise de Inácio Aguiar.

Foto: José Leomar