-  

Luizianne Lins (PT) ouve gritos de “Volta, Lôra” na estreia de campanha na Vila do Mar

A ex-prefeita Luizianne Lins (PT) escolheu a Vila do Mar, na região da Barra do Ceará, como local para o primeiro ato de campanha.  A petista conversou com apoiadores no local sob gritos de “Volta, Lôra”. Ela chegou acompanhada do vice da chapa, Vladyson Viana. O deputado federal José Guimarães (PT) acompanhou a caminhada.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Urnas eletrônicas com defeito sobem para 56 em Fortaleza e 20 em Caucaia, segundo TRE-CE

Até as 16 horas deste domingo, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) registrou 56 urnas eletrônicas com defeito em Fortaleza e 20 em Caucaia. Na Capital, 42 urnas foram substituídas e, em Caucaia, 11. Os principais defeitos foram relacionados aos terminais do mesário e do eleitor e às impressoras. Além disso, chegou ao conhecimento do órgão apenas um crime eleitoral, especificamente uma “tentativa de atrapalhar os trabalhos eleitorais”. Não houve prisão nesse caso.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Polícia Federal atende a duas ocorrências de crimes eleitorais neste domingo (29)

De acordo com a Polícia Federal no Ceará, o órgão atendeu a duas ocorrências de crimes eleitorais neste domingo (29) de segundo turno das eleições 2020. No primeiro caso, três pessoas foram conduzidas pela Polícia Militar à PF suspeitas de promover carreata no bairro Vila União, em Fortaleza. No segundo, a PM conduziu à PF uma pessoa que estaria “distribuindo envelopes a terceiros de forma suspeita”. As ocorrências foram encaminhadas à Justiça Eleitoral.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Horário de votação do 2º turno se encerra em uma hora

Segue por apenas mais uma hora a votação do segundo turno das eleições 2020. Às 17 horas, pontualmente, o Diário do Nordeste e o Ponto Poder vão disponibilizar para os eleitores a apuração em tempo real dos votos em Fortaleza e Caucaia, os únicos dois municípios cearenses cujas eleições tiveram de ir ao 2º turno.

Foto: José Leomar
  -  

Pesquisa Ibope: 70% dos eleitores de Luizianne devem apoiar Sarto (PDT) no 2º turno

A Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (23) pela TV Verdes Mares apontou que 70% dos eleitores de Luizianne Lins (PT) votariam em Sarto (PDT) no dia 29 de novembro, no segundo turno das eleições à Prefeitura de Fortaleza. Outros 11% declararam que devem votar no candidato Capitão Wagner (PROS). Leia mais.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Análise: Candidatos fazem sinalização ao eleitorado petista no 2° turno

Somando os votos dos sete últimos colocados na disputa pela Prefeitura no 1° turno em Fortaleza chega-se ao número 169.184, valor menor do que os 227 mil votos de Luizianne Lins. O montante atrai Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros), que fazem sinalizações com citações diretas a petista, a qual encontra-se em silêncio, apesar do PT já ter definido apoio ao PDT no 2° turno. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

PT espera gestos de Sarto para superar mal estar com Luizianne após ataques na campanha

O PT deve declarar hoje (17) apoio à candidatura de Sarto (PDT) à Prefeitura de Fortaleza, mas espera gestos do pedetista para superar as críticas contra Luizianne Lins na campanha. Sarto, inclusive, ligou para lideranças do petistas manifestando o desejo de refazer a relação com o PT em Fortaleza que, atualmente, na gestão Roberto Cláudio, é de oposição.

Foto: Isanelle Nascimento/Camila Lima
  -  

Célio Studart: “Somos a candidatura que vai surpreender e ir para o segundo turno”

“Fortaleza não aguenta o que o Brasil não aguenta: a guerra pelo poder. Não podemos repetir aqui o erro que o Brasil repetiu. Temos outras opções, além daqueles que se declaram donos do poder ou que se acham vencedores natos. Somos a candidatura que vai surpreender e ir para o 2º turno” 

Célio Studart (PV), no 1º dia de campanha, criticando a polarização

Foto: Divulgação
  -  

Célio Studart (PV) bane carro de som e fogos de artifício em campanha eleitoral

Candidato do PV ao Paço Municipal, o deputado federal Célio Studart prometeu fazer uma campanha sem carros de som e fogos de artifício. “Poluição sonora prejudica os animais, os autistas e também àquelas pessoas que estão em tratamento, em hospitais e centros de saúde. Eu não vou fazer uso dessas práticas em respeito ao cidadão fortalezense”.

Foto: Divulgação
  -  

“Vamos inverter as prioridades em Fortaleza”, diz Heitor Freire sobre eleição na Capital

“Conheci o campinho do Autran Nunes, uma das únicas opções de lazer para a população daquele bairro. A situação lá é triste, as crianças brincam em meio ao lixo, e os times de futebol competem num descampado de areia. Por isso, nós vamos inverter as prioridades em Fortaleza

Heitor Freire (PSL), candidato a prefeito de Fortaleza, no bairro Autran Nunes.

Foto: Divulgação
  -  

Em Caucaia, PT decide apoiar Naumi Amorim no segundo turno

O PT emitiu nota em que indica apoio ao candidato do PSD à Prefeitura de Caucaia, Naumi Amorim, neste segundo turno. Na primeira fase da disputa, o partido lançou Elmano de Freitas como candidato a prefeito. Na nota, o partido diz que Vítor Valim (Pros) “representa o bolsonarismo” e indica voto em Naumi.

Foto: José Leomar
  -  

“Ainda que tenhamos dor no coração e chateação, está em jogo algo maior”, diz Elmano de Freitas sobre apoio ao PDT

Após o Partido dos Trabalhadores anunciar, em decisão unânime, apoio ao PDT, o deputado estadual Elmano de Freitas (PT) comentou a decisão nesta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Ceará. “Ainda que tenhamos dor no coração e chateação, está em jogo uma disputa maior, daqueles que apoiam o Governo Bolsonaro”, disse.

Foto: José Leomar
  -  

Segundo turno em Fortaleza destaca aliança no campo centro-esquerda; leia análise

A aliança entre o PT e PDT no segundo turno em Fortaleza é uma conquista interna de Camilo Santana, que defende a atuação conjunta dos partidos deste o início do ano. Caberá ao governador articular o nível de engajamento do PT a candidatura pedetista. Além da aliança com o PT, Sarto conta com mais duas sinalizações de apoio: Psol e PCdoB. Leia a análise de Inácio Aguiar.

Foto: Divulgação
  -  

Quatro pessoas são detidas e conduzidas à Polícia Federal por suspeita de crime eleitoral

Quatro pessoas foram detidas por suspeita crime eleitoral e conduzidas à Polícia Federal. Os casos foram registrados neste domingo (29). Três pessoas foram detidas por promover carreata e boca de urna no bairro Vila União, em Fortaleza. Com a quarta, foram apreendidos documentos, material de campanha e listas. O suspeito foi ouvido na PF e liberado.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Assista ao vivo ao programa PontoPoder Eleições

O programa PontoPoder Eleições traz, ao vivo, a cobertura completa do 2º turno das eleições municipais em Fortaleza e Caucaia.

  -  

Número de urnas eletrônicas com defeito em Fortaleza chega a 49; são 18 em Caucaia

Balanço parcial do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) computou 49 urnas eletrônicas com defeito em Fortaleza, com 39 substituídas. Em Caucaia, 18 apresentaram problemas técnicos; 10 foram repostas. Os principais problemas aconteceram em impressoras e nos terminais de mesários e eleitores. Não houve prisões por crimes eleitorais até o momento.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Confiante na vitória de Capitão Wagner, senador Eduardo Girão fala em “libertação de Fortaleza”

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) acompanhou o candidato à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner (Pros-CE), em zonas de votação, neste domingo (29). Girão demonstrou confiança na vitória do candidato. “Acredito muito em Capitão Wagner por termos as mesmas crenças e acharmos que a libertação de Fortaleza é o melhor caminho”, disse.

Foto: Divulgação
  -  

Eleitor leva a filha recém-nascida para votar por não ter com quem deixá-la

Frederico Miranda Marques, 30, levou a filha Maria Geovana, de apenas cinco meses de idade, para o colégio Rubens Vaz da Costa, maior zona eleitoral de Caucaia, neste domingo (29). “Não tinha ninguém que pudesse ficar com ela em casa”, justificou o eleitor. Contudo, sem fila para enfrentar, a votação foi rápida. Devido à pandemia de Covid-19, a Justiça Eleitoral recomenda evitar levar crianças para os locais de votação.

Foto: André Costa
  -  

Casal de idosos vota à tarde para evitar filas enfrentadas no 1º turno

Luiz Santana, 67, e Maria Santana, 62, votaram à tarde neste domingo (29) para evitar as filas enfrentadas no primeiro turno, quando seguiram a recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram no horário preferencial à idosos. “Dessa vez, a gente almoçou e veio, foi tranquilo e rápido”, disse Luiz. O casal votou no colégio Rubens Vaz da Costa, maior zona eleitoral de Caucaia.

Foto: André Costa
  -  

Urnas eletrônicas com defeito já somam 38 em Fortaleza e 17 em Caucaia

Balanço parcial do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) computou 38 urnas eletrônicas com defeito em Fortaleza, com 29 substituídas. Em Caucaia, 17 apresentaram problemas técnicos; 9 delas foram repostas. Os principais problemas aconteceram em impressoras e nos terminais de mesários e eleitores. Não foram registrados crimes eleitorais neste domingo (29).

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Réveillon: Roberto Cláudio afirma que ideia é ter artistas cearenses, num formato de live

Ao chegar para votar, no Colégio Batista, na Aldeota, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio voltou a afirmar não há como realizar uma festa de Réveillon, no contexto da pandemia. A data, contudo, não deve passar em branco. “A ideia é poder valorizar os artistas cearenses, a cultura cearense, numa live, num formato parecido com uma live, no formato digital”.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Caucaia: Polícia Federal não vê indícios de crime eleitoral em material apreendido na madrugada

A Polícia Federal não viu indícios de crime eleitoral no material apreendido em Caucaia, na madrugada deste domingo (29). Na abordagem feita pela Polícia Militar, foram encontrados material de campanha e aproximadamente R$ 300 em dinheiro. O Delegado de Polícia registrou a ocorrência, mas determinou a liberação dos envolvidos, sem apreensão de material de campanha.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Naumi Amorim cita perseguição política, após ter irmão e secretários detidos com R$ 600 mil em dinheiro

Naumi Amorim (PSD), candidato à reeleição em Caucaia, disse que há perseguição política ao citar operação da Polícia Federal, na qual foram detidos seu irmão e secretários, com cerca de R$ 600 mil. Há suspeita de crime eleitoral. “Nunca vou me esconder de nada, mas a gente sabe que existe perseguição política e a gente tem que enfrentar isso”, afirmou.

Foto: José Leomar