-  

Luizianne volta a cobrar que PT antecipe decisão sobre candidatura em Fortaleza

A deputada e pré-candidata Luizianne Lins pediu ao Diretório Municipal do PT, em nota, que antecipe a decisão sobre a candidatura à Prefeitura de Fortaleza. Ela diz que é o desejo da “maioria do PT” e cita a disputa eleitoral em “momento muito crítico”. “Solicito que a próxima reunião (…) estabeleça calendário para definição”.

Foto: Saulo Roberto
  -  

Prazo para eleitor justificar ausência no primeiro turno encerra na próxima quinta (14)

Os eleitores têm apenas até a próxima quinta-feira (14) para apresentar, à Justiça Eleitoral, as justificativas de ausência no primeiro turno das eleições municipais em 2020. Nas eleições de novembro, mais de um 1,1 milhão de eleitores cearenses faltaram no primeiro dia de votação. A justificativa pode ser feita pelo E-título ou via postal.

Foto: José Leomar
  -  

Prefeito eleito e o vice de Barbalha chegam à cerimônia de posse em carroça


Prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PDT), e seu vice Vevé Siqueira (PT), se deslocaram à cerimônia de posse a bordo de uma carroça. O ato ocorreu na Câmara, na manhã desta sexta (1º). O fato inusitado, conforme Siqueira, partiu de uma promessa a um apoiador ainda na campanha. “Combinamos que iríamos para a posse de carroça”, disse.

  -  

Presidente da Câmara afirma que só o próprio nome está definido para cargos da Mesa Diretora

Encabeçando a chapa em busca da reeleição para a Presidência da mesa diretora da Câmara de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT) afirma não ter nomes definidos para compor a mesa. “Não temos membros definidos, a não ser meu nome”, afirma. O parlamentar, contudo, é ponderado sobre a oposição: “se conseguirmos construir uma eleição consensual, todos terão espaço”.

Foto: José Leomar
  -  

Análise: Dança das cadeiras muda a bancada cearense no Congresso Nacional

A bancada cearense na Câmara dos Deputados passará por  renovação, após licença de deputados federais neste fim de ano. Luizianne Lins (PT) e Mauro Filho (PDT) deixam o cargo temporariamente e dão lugar a Gorete Pereira (PL) e Aníbal Gomes (DEM), respectivamente. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Agência Senado e Agência Câmara
  -  

Após ter expectativas frustradas em outubro, Gorete Pereira assume mandato de Luizianne Lins na Câmara

Após ter as expectativas frustradas em outubro deste ano, a suplente de deputada federal Gorete Pereira (PL) assumiu, nesta segunda (21), o mandato de Luizianne Lins (PT) na Câmara dos Deputados. A petista tirou licença por 120 para se dedicar à sua tese de doutorado. Em outubro, Luizianne tirou licença, mas apenas por 60 dias, o que impediu Gorete de assumir.

Foto: Divulgação
  -  

Pesquisa Ibope: 70% dos eleitores de Luizianne devem apoiar Sarto (PDT) no 2º turno

A Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (23) pela TV Verdes Mares apontou que 70% dos eleitores de Luizianne Lins (PT) votariam em Sarto (PDT) no dia 29 de novembro, no segundo turno das eleições à Prefeitura de Fortaleza. Outros 11% declararam que devem votar no candidato Capitão Wagner (PROS). Leia mais.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Mandato coletivo envia ofício à Prefeitura pedindo suspensão do Enem em Fortaleza

O mandato coletivo Nossa Cara (Psol), formado por Adriana Gerônimo, Lila Salú e Louise Santana, enviou ofício ao prefeito Sarto Nogueira (PDT) pedindo a suspensão da aplicação do Enem na Capital. A ação faz parte de mobilização nacional, sob o argumento de que entendimento do STF garante a governadores e prefeitos autonomia para adotar medidas de combate à Covid-19.

  -  

Ex-vereador Iraguassu Filho vai assumir Fundação da Criança e da Família Cidadã

Ex-vereador e segundo suplente do PDT, Iraguassú Filho, vai assumir a Fundação da Criança e da Família Cidadã. Ele, que tem feito visitas para conhecer o órgão, deve ser nomeado apenas após tirar licença do Tribunal de Justiça do Ceará, onde é servidor. Com isso, o terceiro suplente Didi Mangueira (PDT) deve assumir o mandato na Câmara Municipal.

Foto: CMFor
  -  

Escolhas para o segundo escalão tornam gestão Sarto ainda mais próxima do governo Roberto Cláudio

Na indicação do segundo escalão, o prefeito Sarto Nogueira (PDT) deixou ainda mais clara a aproximação entre o governo recém-iniciado e a gestão de Roberto Cláudio (PDT). Parte expressiva dos cargos de comando é ocupada por nomes da administração anterior, mas o novo prefeito fez questão de promover uma dança das cadeiras entre auxiliares. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Ministério Público pede bloqueio de bens do prefeito de Morada Nova

O prefeito de Morada Nova, Wanderley Nogueira (PT), pode ter os bens bloqueados pela Justiça a pedido do Ministério Público (MPCE). A promotoria apresentou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o gestor, dois auxiliares e uma empresa por supostas irregularidades na licitação de obras para recuperação de estradas.

Foto: Arquivo pessoal
  -  

Discussão no PT sobre o governo Sarto esfriou e lideranças não apostam em mudança de rumo

Um membro da Executiva do PT pediu que o diretório marcasse “logo” a reunião para definir o rumo do partido em Fortaleza: se vai ser aliado ou oposição ao prefeito Sarto (PDT). Lideranças têm defendido abrir a discussão com os deputados federais, estaduais e a direção estadual, mas um deles avalia que “o cristal quebrou” e o PT deve seguir na oposição.

Foto: Camila Lima
  -  

Posição do PT na Câmara será debatida nesta segunda (4); cearenses defendem apoio a Baleia Rossi

Deputados federais do PT se reúnem, nesta segunda-feira (4), para discutir a posição da sigla na eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. A informação é de José Guimarães. Segundo ele, os cearenses defendem apoio a Baleia Rossi (MDB-SP) pela autonomia do Legislativo e pela preservação da democracia, além de fortalecer chapa adversária candidato de Bolsonaro.

Foto: Agência Câmara
  -  

Com 218 mil doses, Governo do Ceará planeja começar vacinação em todos os municípios ao mesmo tempo

Após reunião de planejamento, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) definiu que a vacinação no Ceará começará ao mesmo tempo em todos os 184 municípios. Para isso, as vacinas, que chegarão nesta segunda-feira (18), serão distribuídas por aviões, helicópteros e caminhões, através de seis rotas aérea e duas terrestres.

Foto: Governo de São Paulo
  -  

Secretaria da Saúde faz reunião emergencial para definir a logística de vacinação no Ceará

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) convocou reunião emergencial na noite deste domingo (17), às 20 horas, para definir como será executada a logística da vacinação contra a Covid-19 para os municípios cearenses. A reunião será fechada e as informações divulgadas pela pasta após a conclusão do encontro.

Foto: Divulgação
  -  

Lote de vacinas serão enviados para o Ceará nesta segunda (18), diz Camilo Santana

O governador Camilo Santana (PT) informou, nas redes sociais, que o lote de vacinas para o Ceará será enviado nesta segunda-feira (18), às 7 horas. Ele viaja neste domingo (17) para São Paulo, onde acompanhará o envio das doses do imunizante.

Foto: Reprodução
  -  

Ceará comemora, neste domingo, 222 anos de emancipação política com programação virtual

O Estado do Ceará comemora, neste domingo (17), 222 anos de emancipação política. A data foi lembrada nas redes sociais pelo governador Camilo Santana e demais políticos cearenses. A programação comemorativa será realizada de modo virtual pelas secretarias de Cultura do Estado, e do município de Aquiraz, a primeira capital do Ceará.

Foto: Governo do Estado
  -  

Mesa Diretora da Assembleia decreta luto de três dias após a morte de Roberto Mesquita

A Mesa Diretora da Assembleia legislativa do Ceará decretou três dias de luto oficial após a morte do ex-deputado Roberto Mesquita. Em nota, o presidente Fernando Santana, externou votos de pesar à família, amigos e admiradores “do grande homem público”. Mesquita faleceu na madrugada deste domingo (17) após enfrentar luta contra um câncer.

Foto: Assembleia Legislativa
  -  

Morre, vítima de câncer, o ex-deputado estadual Roberto Mesquita

O ex-deputado estadual Roberto Mesquita (PSD) faleceu na madrugada deste domingo (17) após enfrentar luta contra um câncer. Parlamentar de oposição aos governos Cid Gomes e Camilo Santana, Mesquita desistiu da reeleição em 2018. O corpo está sendo velado na funerária Eternos. O enterro será às 17h no cemitério Parque da Paz, em Fortaleza.

Foto: Junior Pio/AL-CE
  -  

Dr. Cabeto deve se reunir com presidente do CRO-CE e deputados para discutir inclusão de dentistas na 1ª fase de vacinação

O Secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, deve se reunir com o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Gladyo Gonçalves, e com os deputados Tadeu Oliveira (PSB) e Júlio César Filho (Cidadania) para discutir a inclusão de cirurgiões-dentistas no grupo prioritário da 1ª fase do plano estadual de vacinação contra a Covid-19.

  -  

Mauro Benevides crítica veto de Bolsonaro a alívio de R$ 17,3 bilhões nas dívidas de estados e municípios

O deputado licenciado Mauro Filho (PDT) criticou o veto do presidente Bolsonaro (sem partido) ao alívio financeiro de R$ 17,3 bilhões nas dívidas de estados e municípios, que procuraram ajustar suas contas e manter uma boa nota na classificação de risco do Tesouro. Relator da matéria, ele vai tentar corroborar com a derrubada do veto no Congresso.

Foto: José Leomar
  -  

Advogado cearense é eleito para integrar Academia Brasileira de Direito do Trabalho

O advogado cearense e presidente da Escola Superior de Advocacia do Estado, Eduardo Pragmácio Filho, foi eleito para integrar a Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Com isso, ele e o desembargador Paulo Régis Botelho são os únicos cearenses na ABDT, seleto grupo de acadêmicos que contribuem com estudo e pesquisa na área trabalhista.

  -  

Eduardo Girão assina requerimento por suspensão do recesso parlamentar no Congresso

O senador Eduardo Girão (Podemos) assinou requerimento que suspende o recesso no Congresso. A movimentação do parlamento é no sentido de atuar diante da crise da covid-19. Até esta sexta (15), Girão havia sido o único senador cearense a assinar. Além dele, assinaram os deputados Célio Studart (PV), Denis Bezerra (PSB) e Eduardo Bismarck (PDT).

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado