-  

Luizianne entra com representação contra Heitor Freire por propaganda eleitoral irregular

A campanha de Luizianne Lins (PT) recorreu à Justiça Eleitoral após a campanha de Heitor Freire (PSL) exibir propaganda no rádio em que se refere a petista como “candidata vermelhinha querendo voltar pra prefeitura” e “galega pulso frouxo”. A representação com pedido de liminar é por propaganda eleitoral irregular e ainda não foi julgada.

  -  

Eleitor ausente no 1° e 2° turno pode justificar até janeiro de 2021 de forma remota

Os eleitores que ainda não justificaram a ausência no 1° ou 2° turno das eleições 2020 têm até janeiro para concluir o procedimento. Para quem não foi às urnas no dia 15/11, o prazo para justificar é até o dia 14/01, já para os ausentes no 2° turno, a data limite é 28/01. A justificativa pode ser feita por meio do e-Título, Sistema Justifica ou na zona eleitoral.

  -  

TRE-CE defere candidatura de Adriana Gerônimo, vereadora eleita com o coletivo “Nossa Cara”

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará deferiu o registro de candidatura de Adriana Gerônimo, vereadora eleita que representa a candidatura coletiva “Nossa Cara”. A decisão verificou se o nome utilizado na urna, que faz referência ao coletivo, respeitava os requisitos de elegibilidade. É a primeira vez que esse modelo de candidatura é julgado no Estado.

 

 

 

Foto: Theyse Viana
  -  

“Sou apenas mais um, estou passando e quero deixar um legado”, afirma Sarto na Assembleia

Em primeira fala na Assembleia após ser eleito prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT) fez um balanço da campanha. “Se eu fosse me deixar levar por cada agressão e cada mentira, já teria perdido as estribeiras”, disse. “Sou apenas mais um, estou de passagem e quero deixar um legado”, concluiu.

Foto: José Leomar
  -  

Heitor Freire declara “independência” no 2º turno em Fortaleza “por não enxergar” valores de direita

O ex-candidato à Prefeitura de Fortaleza Heitor Freire (PSL) declarou, em nota, que vai manter “independência” no 2º turno da disputa na Capital e não vai apoiar nem Sarto (PDT) nem Capitão Wagner (Pros). Freire diz que não “enxerga” em nenhuma candidatura “a defesa autêntica dos valores de direita e conservadores”. Por fim, desejou sucesso ao vencedor.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Candidatura a prefeito ajudará a eleger vereadores correligionários, acredita Heitor Freire

Minha candidatura impulsionou mais a visibilidade do PSL e isso vai ter uma boa aquisição do grupo de vereadores.

Heitor Freire (PSL), candidato à Prefeitura de Fortaleza, ao sair da votação no Colégio Espaço Aberto. Ele acredita que seu partido consiga emplacar quatro nomes na Câmara Municipal de Fortaleza

Foto: José Leomar
  -  

“Eu vou apoiar a mim mesmo. Eu vou pro segundo turno!”, afirma Heitor Freire, ao chegar para votar

Candidato à Prefeitura de Fortaleza, Heitor Freire (PSL) afirmou que estará no segundo turno, apesar de não aparecer entre os favoritos nas pesquisas eleitorais. Ao sair da votação no Colégio Espaço Aberto, preferiu não declarar apoio no próximo embate. “Se eu não for (para o segundo turno), a conversa é outra”, disse o candidato.

Foto: José Leomar
  -  

Pesquisa Ibope: 70% dos eleitores de Luizianne devem apoiar Sarto (PDT) no 2º turno

A Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (23) pela TV Verdes Mares apontou que 70% dos eleitores de Luizianne Lins (PT) votariam em Sarto (PDT) no dia 29 de novembro, no segundo turno das eleições à Prefeitura de Fortaleza. Outros 11% declararam que devem votar no candidato Capitão Wagner (PROS). Leia mais.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Análise: Candidatos fazem sinalização ao eleitorado petista no 2° turno

Somando os votos dos sete últimos colocados na disputa pela Prefeitura no 1° turno em Fortaleza chega-se ao número 169.184, valor menor do que os 227 mil votos de Luizianne Lins. O montante atrai Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros), que fazem sinalizações com citações diretas a petista, a qual encontra-se em silêncio, apesar do PT já ter definido apoio ao PDT no 2° turno. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

PT espera gestos de Sarto para superar mal estar com Luizianne após ataques na campanha

O PT deve declarar hoje (17) apoio à candidatura de Sarto (PDT) à Prefeitura de Fortaleza, mas espera gestos do pedetista para superar as críticas contra Luizianne Lins na campanha. Sarto, inclusive, ligou para lideranças do petistas manifestando o desejo de refazer a relação com o PT em Fortaleza que, atualmente, na gestão Roberto Cláudio, é de oposição.

Foto: Isanelle Nascimento/Camila Lima
  -  

Justiça proíbe veiculação de propaganda de Capitão Wagner contra Sarto Nogueira

O juiz Antônio Alves de Araújo determinou hoje (22) a proibição de veiculação de propaganda da coligação de Capitão Wagner (Pros) que faz menção à suposta CPI contra Sarto Nogueira (PDT). “O certo é que o relatório elaborado pela comissão foi rejeitado na época por quatro votos contra três, de modo que não chegou a ser instalada nenhuma CPI”, diz o juiz.

  -  

Justiça suspende propaganda de Sarto que acusa Capitão Wagner de publicar conteúdo falso

O juiz Irandes Bastos Sales suspendeu, neste domingo (22), propaganda eleitoral de Sarto Nogueira (PDT) na televisão que sugere a propagação de conteúdo falso na campanha de Capitão Wagner (Pros) em relação à “CPI do caso Sarto”, quando o pedetista era vereador. A decisão prevê multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento da determinação.

  -  

Capitão Wagner será o primeiro a apresentar propaganda em bloco no segundo turno; Sarto inicia inserções

O candidato Capitão Wagner (Pros), da coligação Uma Fortaleza de todos, será o primeiro a apresentar propaganda eleitoral em bloco no rádio e na TV durante o segundo turno, de acordo com sorteio realizado nesta quarta (18), no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O candidato Sarto Nogueira (PDT), da coligação Por uma Fortaleza cada vez melhor, inicia as inserções.

  -  

TRE-CE mantém indeferimento de candidatura do vereador Marcelo Lemos

O TRE-CE decidiu na última segunda (23), por unanimidade, negar o recurso do candidato a vereador de Fortaleza Marcelo Lemos (PSL) para reverter o indeferimento da candidatura. O Ministério Público Eleitoral argumenta que Lemos, quando geriu a Regional V, teve as contas desaprovadas pelo TCE.  Neste pleito, Lemos recebeu 5.381 votos.

Foto: José Leomar
  -  

Vereador Marcelo Lemos contraria neutralidade do PSL e declara apoio a Sarto em Fortaleza

O vereador de Fortaleza, Marcelo Lemos, do PSL, contrariou o seu partido e declarou apoio ao candidato à Prefeitura da Capital, Sarto Nogueira, (PDT) O PSL, que lançou no 1º turno a candidatura do deputado federa Heitor Freire, declarou neutralidade no 2º turno da disputa. O anúncio foi feito nas redes sociais do deputado Salmito Filho (PDT).

  -  

“Um reflexo do recall dos candidatos”, diz Heitor Freire sobre pesquisa Ibope

“As pesquisas nada mais são do que um reflexo do recall dos candidatos. Nós seguimos com nosso trabalho para endireitar Fortaleza”

Heitor Freire (PSL) comenta a pesquisa Ibope lançada nesta terça-feira (3). O candidato teve 2% de intenção de votos.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Vereador Guilherme Sampaio testa positivo para Covid-19

Após apresentar sintomas gripais no último fim de semana, o presidente do PT Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, testou positivo para a Covid-19. Ele realizou exame RT-PCR, que confirmou o diagnóstico. A assessoria de Guilherme informou que está bem, mas segue cumprindo o isolamento.

  -  

“PT deixou claro o apoio à nossa candidatura”, disse Antônio Henrique sobre discussão da Presidência

“PT deixou muito claro o apoio dele à nossa candidatura. Fez suas reinvindicações e nós vamos analisar cada uma delas. Entre elas, compor a Mesa Diretora”

Presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique, nesta quarta (2). Vereador, que pretende concorrer a um novo mandato como o chefe da Casa, também disse que irá conversar com todos os vereadores eleitos até 31 de dezembro.

Foto: Divulgação
  -  

Pela 1ª vez desde a redemocratização, PT não elege prefeitos nas capitais

O resultado das Eleições 2020, cujo segundo turno ocorreu neste domingo (29), refletiu a perda de espaço do PT em todo o Brasil. Pela 1ª vez desde a redemocratização, o partido não elegeu nenhum prefeito nas capitais. Marília Arraes (foto), em Recife; e o João Coser, em Vitória (ES), eram apostas no 2º turno, mas foram derrotados. Luizianne perdeu em Fortaleza.

Foto: Luizianne Lins e Marília Arraes, os nomes nordestinos nas capitais Fortaleza e Recife, respectivamente. Crédito: Arquivo/Montagem
  -  

TRE-CE suspende 382 órgãos partidários por ausência de CNPJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) suspendeu 382 órgãos partidários sem CNPJ há mais de 30 dias. A ação, que foi executada logo após o primeiro turno das Eleições 2020, foi aplicada em 315 órgãos partidários não vigentes e 67 vigentes. O TRE-CE também atualizou informações referentes à organização partidária do Ceará.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Análise: Estratégias de olho na Mesa Diretora

A corrida pela Presidência da Assembleia Legislativa está a todo vapor. Deputados estaduais do PDT – partido com a maior bancada da Casa – disputam indicação. O posto é estratégico e dá visibilidade para quem o ocupa. Em Fortaleza, os dois últimos prefeitos eleitos eram presidentes do Legislativo quando foram lançados à eleição pelo Executivo Municipal. Leia análise.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Grupo do PDT quer indicar Evandro Leitão à presidência da AL e incomoda aliados por “quebra” de acordo

A disputa pela indicação do PDT à Presidência da Assembleia Legislativa está acirrada no partido. Uma ala, ligada a Sarto Nogueira, defende Evandro Leitão. Os demais cotados – Sérgio Aguiar, Tin Gomes e Zezinho Albuquerque – estão incomodados porque isso “quebra” acordo de que membros da Mesa Diretora não poderiam disputar esta eleição. Leitão é 1º secretário.

  -  

PontoPoder Cafezinho: podcast detalha as articulações pelas mesas diretoras da Câmara e da Assembleia; ouça

Está no ar a edição de número 36 do PontoPoder Cafezinho, podcast do Sistema Verdes Mares (SVM) sobre os bastidores da política cearense. Desta vez, os jornalistas Alessandra Castro, Letícia Lima e Márcio Dornelles debatem as articulações para a composição das mesas diretoras da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Fortaleza. Você pode ouvir aqui:

Powered by RedCircle

  -  

Roberto Cláudio e Sarto definem comissão de transição conjunta; trabalhos começam na segunda (7)

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) definiram, nesta quinta-feira (3), a composição da comissão de transição, que será conjunta: Samuel Dias, Marcelo Pinheiro, Elcio Batista e Ferrucio Feitosa, além de Renato Lima. Os trabalhos começam na próxima segunda-feira (7), no Paço Municipal, com apoio técnico de servidores.

  -  

Tasso Jereissati e Eduardo Girão assinam nota em defesa da não reeleição de presidentes da Câmara e do Senado

Dois dos três senadores cearenses – Tasso Jereissati (PSDB) e Eduardo Girão (Podemos) – são signatários de nota de congressistas em reação às movimentações de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) visando reeleição. A nota diz que “a Constituição é clara” e sustenta que “não há espaço para reeleição dos presidentes das casas do Congresso Nacional na mesma legislatura”.

  -  

Jaguaruana: TRE-CE indefere registro de candidatura do prefeito reeleito Roberto da Viúva

O prefeito que foi reeleito no dia 15 de novembro, em Jaguaruana, Roberto da Viúva (PDT), teve o registro de candidatura indeferido nesta quinta-feira (3) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O motivo é rejeição de contas públicas. O plenário rejeitou a candidatura por 4 votos a 2. O pedetista pode recorrer ao TSE.

  -  

Conselho de Ética da AL deve julgar na próxima segunda (7) se aceita ou não representações contra deputados por quebra de decoro

As cinco representações que tramitam na Assembleia contra deputados por quebra de decoro parlamentar vão ser julgadas no Conselho de Ética, na próxima segunda (7). Os alvos são André Fernandes (Republicanos), por falas sobre a pandemia; Osmar Baquit (PDT) e Leonardo Araujo (MDB) por troca de ofensas, e Bruno Gonçalves (PL), por áudio vazado com supostas negociações escusas.

Foto: José Leomar
  -  

Sarto recebe deputados para discutir sucessão da Mesa Diretora e deve buscar governador sobre o assunto

O prefeito eleito de Fortaleza Sarto Nogueira (PDT) passou a manhã reunido com deputados na Assembleia, onde fica presidente até o dia 31 de dezembro. Sarto está empenhado em conduzir o processo de sucessão da Mesa e deve se reunir com Camilo Santana para discutir o assunto. Enquanto isso, nomes do PDT na ‘corrida’ pedem apoio aos colegas discretamente.

Foto: José Leomar
  -  

Novo Regimento Interno é aprovado na Câmara e vai para redação final

O projeto do novo Regimento Interno da Câmara de Fortaleza foi aprovado, nesta quinta, e segue agora para votação em redação final, que deve ser votada na próxima sessão. Uma das principais mudanças é a que estabelece que o vereador eleito com mais mandatos e mais velho dê posse aos novos.

Foto: Fabiane de Paula