Lucas Fiuza rompe com Heitor Freire e se alia a grupo do Aliança Pelo Brasil no CE

“Me desfiliei do PSL. Não briguei com ninguém, mas fiquei um pouco chateado, ele (Heitor) mudou o rumo do partido.Tô vendo uma união entre o pessoal conservador agora. Já está havendo uma coalização em torno do Aliança Pelo Brasil”

Lucas Fiuza, que saiu do PSL CE, após o presidente estadual Heitor Freire se envolver em crise com grupo de Bolsonaro

Foto: Marcos Corrêa/PR

Bolsonaro deve vir ao Ceará em junho, diz ministro do Desenvolvimento Regional

“Agora em junho estão chegando as águas do São Francisco no Ceará. (…) O presidente, provavelmente no mês de junho, vai visitar o Ceará”

Disse o ministro Rogério Marinho, em entrevista no Palácio do Planalto. Segundo ele Jair Bolsonaro deve vir ao Ceará em junho por ocasião da liberação das águas do São Francisco para o Estado. O vídeo da entrevista foi divulgado hoje pelo dep. AJ Albuquerque.

Coronavírus: Sarto critica informação falsa compartilhada por Bolsonaro: ‘é um absurdo’

“Hoje, a própria presidência da República compartilhou uma fake news do Ceará que foi tirada do ar pelo Instagram. Isso é absurdo. Nós não podemos nos prestar ao papel de compartilhar uma informação sem checar, sabendo que não é verdade”

Deputado José Sarto (PDT), presidente da Assembleia, em live com o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), sobre a divulgação de fake news relacionada à pandemia no Ceará compartilhada por Bolsonaro.

Foto: Camila Lima

Deputados apresentam subemenda que protege pequenas e médias escolas na redução de mensalidades

Cerca de 15 deputados apresentaram uma subemenda ao projeto de lei que reduz o valor de mensalidades de instituições de ensino particulares durante o período de suspensão de aulas no Ceará, para proteger pequenas e médias escolas. Com isso, os descontos deixarão de ser entre 20% e 40%, como previsto, para variar entre 10% e 30%, a depender do porte da instituição e do nível escolar do aluno.

Foto: Divulgação

Coronavírus: Heitor Freire solicita visita do ministro da Saúde ao Ceará

O deputado federal Heitor Freire (PSL) protocolou, nesta quarta-feira (6), pedido oficial solicitando a visita do ministro da Saúde, Nelson Teich, ao Ceará, para ver de perto a situação do Estado, que já soma mais de 12 mil casos e quase mil mortes em decorrência da Covid-19. Ele também quer que o ministro acompanhe se “as medidas do Governo do Estado e Prefeituras estão sendo aplicadas de maneira correta”.

Deputado federal sugere ao Estado a suspensão da cobrança de IPVA no Ceará

O deputado federal Heitor Freire (PSL) enviou ofício ao governador Camilo Santana nesta terça-feira (24) para sugerir a suspensão, ou mesmo a dispensa da cobrança das parcelas restantes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Ceará. Segundo ele, o objetivo é minimizar os efeitos da crise causada pelo novo coronavírus.

Foto: Agência Câmara

Luciano Bivar diz que é possível aliança do PSL com Capitão Wagner no 1º turno em Fortaleza

No momento atual, realmente, o nosso Heitor Freire é o candidato do partido. Quem sabe no futuro bem próximo o Heitor e o Capitão Wagner poderão se compor para a gente estar mais forte na disputa. É possível uma união até já no primeiro turno”

Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, sobre a eleição em Fortaleza neste ano

Marcelo Álvaro atuou para realocar Lucas Fiuza em cargo no Ministério do Turismo

O ex-presidente do PSL em Fortaleza, Lucas Fiuza, é bem quisto pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Eles estavam em Macao, na China, quando foram surpreendidos pela exoneração de Fiuza de cargo no ministério por causa da crise no PSL. O ministro solicitou a reintegração dele à equipe do ministério.

Ministro do Turismo devolve cargo a Lucas Fiuza após exoneração

O ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio revogou a exoneração do cearense Lucas Fiuza do cargo de Coordenador-Geral de Fomento ao Empreendedorismo. Está no Diário Oficial da União de hoje (23). Fiuza, aliado do deputado Heitor Freire, presidente do PSL no Ceará, foi exonerado, semana passada, após vazamento de conversa entre Freire e Bolsonaro.

Foto: Helene Santos

Ex-presidente do PSL em Fortaleza, Lucas Fiuza é exonerado de cargo no Ministério do Turismo

O ex-presidente do PSL em Fortaleza, Lucas Fiuza, foi exonerado, na última sexta (18), do cargo de coordenador-geral de Fomento ao Empreendedorismo, Atração de Investimento e Fungetur, do Ministério do Turismo. Ele foi nomeado sob influência do deputado Heitor Freire, hoje envolvido em vazamento de conversa com Jair Bolsonaro.

Foto: Helene Santos

PSL lança chapa de vereadores para as eleições buscando eleger quatro vereadores na Capital

O PSL anunciou o lançamento de chapa de vereadores para as eleições municipais em Fortaleza. No momento, a legenda só conta com um parlamentar na Câmara Municipal, mas pretende eleger 3 ou 4 vereadores para a nova legislatura. Dirigentes da sigla apostam na estrutura a ser fornecida para os 65 pré-candidatos como maneira de alcançar o número.

Foto: Reprodução

Helio Góis, Coronel Bezerra, Dr. Marcos e Inspetor Alberto trocam PSL pelo Pros de olho em vagas na Câmara de Fortaleza

O ex-candidato a governador Helio Góis, os suplentes de deputado federal Coronel Bezerra e Dr. Marcos e o assessor do deputado André Fernandes (PSL), Inspetor Alberto, deixaram o PSL e se filiaram ao Pros para disputar vagas na Câmara Municipal de Fortaleza em outubro deste ano. Com isso, eles devem apoiar o pré-candidato Capitão Wagner na disputa na Capital.

Foto: Júnior Pio

“Que a Assembleia não seja dois pesos e duas medidas”, diz André Fernandes sobre bate-boca de deputados

Subir à Mesa e chamar de comprador de voto? Só vejo duas opções: Osmar Baquit tem que provar que Leonardo comprou votos. Ou segunda opção: ele não prova e se encaixa na mesma situação que a minha. Que (a Assembleia) não seja dois pesou e duas medidas

André Fernandes, deputado do PSL e processado por quebra de decoro, hoje (12), na tribuna, após bate-boca de deputados

Foto: Presidência da República

Bolsonaro tem videoconferência com empresários cearenses

O presidente Jair Bolsonaro terá reunião, logo mais às 14h30, com um grupo de empresários cearenses por meio de videoconferência. A deputada Carla Zambelli e um grupo de ministros liderado pelo chefe da Casa Civil, General Braga Netto participam da reunião. O encontro, que já consta na agenda do Planalto, será para tratar das perspectivas políticas e econômicas do País, diz um dos participantes.

Foto: Reprodução

Deputado cobra que seja revogada decisão que concede 30% de desconto linear em mensalidades

O deputado Evandro Leitão (PDT) cobrou hoje na AL que prevaleça a lei estadual que prevê desconto gradual nas mensalidade escolares durante a pandemia em detrimento da liminar que prevê 30% de desconto linear, conquistada pela Defensoria Pública. Não há decisão revogando a liminar, portanto há pais recorrendo ao desconto de maior porte.

Foto: Reprodução

Audic Mota defende que seja mantida liminar devido a riscos de prejuízo à lei estadual

“Se desconsiderarmos a questão da Defensoria e o STF suspender a lei, ficaremos sem nenhum instrumento válido”

Disse o deputado Audic Mota (PSB), após cobrança de Evandro Leitão sobre suspensão da liminar que trata das mensalidades escolares, lembrando que há uma ADI que questiona a lei estadual no STF

Foto: Reprodução

Assembleia retira urgência de matéria que trata da antecipação de férias dos servidores

O líder do Governo na AL-CE, dep. Júlio César Filho (Cidadania), pediu que fosse retirada a urgência da votação do projeto do Governo do Estado que permite aos servidores antecipar férias devido à pandemia. Motivo: discutir melhor o assunto com os servidores. A proposta prevê o gozo de férias no exercício deste ano e o pagamento apenas em 2021.

Foto: Camila Lima

Assembleia Legislativa do Ceará suspende recesso parlamentar de julho

A AL-CE decidiu hoje suspender o recesso de julho, devido à pandemia. De forma unânime, os deputados optaram por estar à disposição para aprovação de possíveis matérias emergenciais. Na reunião, o presidente José Sarto (PDT) também convocou sessão para quarta (3) e apresentou aos deputados a tecnologia para possibilitar a votação secreta virtual.

Camilo Santana será o entrevistado no programa Roda Viva da próxima segunda-feira

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), é o convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na próxima segunda-feira (8). O programa é o mais antigo do gênero da TV brasileira, no ar continuamente desde 1986. Desde o início da pandemia, Camilo tem se posicionado a favor das medidas de isolamento e é crítico à gestão de Jair Bolsonaro no combate à Covid-19.

Prefeito pede apoio dos vereadores para aumentar isolamento social em bairros da Capital

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) se reúne, virtualmente, neste momento, com vereadores da Capital para expor ações do Município no enfrentamento à pandemia. No encontro, o gestor voltou a pedir apoio dos parlamentares para difundir a importância do isolamento nos bairros da regionais I, III e V, onde o índice é menor em Fortaleza.

Deputado quer transmissão de aulas da rede pública na TV Ceará e ampliação do Cinturão Digital

O deputado estadual Vítor Valim (Pros) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa para disponibilizar o programa Cinturão Digital e a TV Ceará aos alunos da rede pública estadual, para transmissão dos conteúdos enquanto estiverem suspensas as aulas presenciais por causa da pandemia.

Acrísio Sena defende chapa única com partidos de centro-esquerda para disputa em Fortaleza

“No meu entender a Política é feita de gestos. Se há uma articulação de centro-direita em Fortaleza, chegou a hora dos partidos PT, PDT, PCdoB e PSB construírem uma candidatura única. O PT precisa pensar grande nessa hora”

Acrísio Sena (PT), deputado estadual, sobre Eleição 2020 em Fortaleza. No momento, há divergências entre PT e PDT.

Partido dos Trabalhadores deve definir candidatura à prefeitura de Fortaleza até julho

O Diretório Municipal do PT, em Fortaleza, se reúne nesta segunda-feira (1º) para definir estratégias para dois encontros virtuais, segundo o presidente Guilherme Sampaio. Um deles, em 6 de junho, deve tratar do alinhamento nacional de pautas, e outro, que deve acontecer até o início de julho, para oficializar a candidatura majoritária.