-  

Ligado a Guimarães, Vladyson Viana será o candidato a vice na chapa de Luizianne Lins

O Partido dos Trabalhadores (PT) terá uma chapa pura em Fortaleza e já definiu o candidato a vice na chapa de Luizianne Lins. Será Vladyson Viana, secretário de Finanças e Planejamento da Executiva Estadual petista. Ele é ligado ao deputado federal José Guimarães e, segundo um dirigente, mostra uma unidade interna na legenda.

  -  

Prazo para eleitor justificar ausência no primeiro turno encerra na próxima quinta (14)

Os eleitores têm apenas até a próxima quinta-feira (14) para apresentar, à Justiça Eleitoral, as justificativas de ausência no primeiro turno das eleições municipais em 2020. Nas eleições de novembro, mais de um 1,1 milhão de eleitores cearenses faltaram no primeiro dia de votação. A justificativa pode ser feita pelo E-título ou via postal.

Foto: José Leomar
  -  

Prefeito eleito e o vice de Barbalha chegam à cerimônia de posse em carroça


Prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PDT), e seu vice Vevé Siqueira (PT), se deslocaram à cerimônia de posse a bordo de uma carroça. O ato ocorreu na Câmara, na manhã desta sexta (1º). O fato inusitado, conforme Siqueira, partiu de uma promessa a um apoiador ainda na campanha. “Combinamos que iríamos para a posse de carroça”, disse.

  -  

Presidente da Câmara afirma que só o próprio nome está definido para cargos da Mesa Diretora

Encabeçando a chapa em busca da reeleição para a Presidência da mesa diretora da Câmara de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT) afirma não ter nomes definidos para compor a mesa. “Não temos membros definidos, a não ser meu nome”, afirma. O parlamentar, contudo, é ponderado sobre a oposição: “se conseguirmos construir uma eleição consensual, todos terão espaço”.

Foto: José Leomar
  -  

José Guimarães cobra explicações do MEC sobre candidatos prejudicados na realização do Enem

Um documento exigindo explicações ao Ministério da Educação (MEC) sobre a realização do Enem no último domingo (17) foi protocolado nesta segunda-feira (18) pelo deputado federal José Guimarães (PT). Ele quer informações do ministro Milton Ribeiro sobre candidatos prejudicados com a lotação das salas e também saber quantos estudantes não realizaram o exame.

Foto: Divulgação
  -  

Deputado cearense quer mais prazo execução de recursos da Lei Aldir Blanc

O líder da minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), apresentou projeto para estender o prazo para estados e municípios executarem recursos da Lei Aldir Blanc. Transferida pelo Governo Federal em setembro, a verba deve ser utilizada até o fim deste ano. Pelo projeto, a aplicação irá até 30 de junho de 2021, para municípios, e até 31 de dezembro de 2021, para estados.

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
  -  

‘Vice do PT vai ser indicado por Guimarães’, diz vereador Ronivaldo Maia

Ainda com negociações em andamento, dessa vez internamente, o PT ainda busca um candidato a vice-prefeito para a chapa da deputada Luizianne Lins em Fortaleza. O motivo? “A indicação tem que vir do deputado federal José Guimarães“, destacou o vereador Ronivaldo Maia, que é próximo de Luizianne.

Foto: José Leomar
  -  

Análise: Dança das cadeiras muda a bancada cearense no Congresso Nacional

A bancada cearense na Câmara dos Deputados passará por  renovação, após licença de deputados federais neste fim de ano. Luizianne Lins (PT) e Mauro Filho (PDT) deixam o cargo temporariamente e dão lugar a Gorete Pereira (PL) e Aníbal Gomes (DEM), respectivamente. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Agência Senado e Agência Câmara
  -  

Após ter expectativas frustradas em outubro, Gorete Pereira assume mandato de Luizianne Lins na Câmara

Após ter as expectativas frustradas em outubro deste ano, a suplente de deputada federal Gorete Pereira (PL) assumiu, nesta segunda (21), o mandato de Luizianne Lins (PT) na Câmara dos Deputados. A petista tirou licença por 120 para se dedicar à sua tese de doutorado. Em outubro, Luizianne tirou licença, mas apenas por 60 dias, o que impediu Gorete de assumir.

Foto: Divulgação
  -  

Pesquisa Ibope: 70% dos eleitores de Luizianne devem apoiar Sarto (PDT) no 2º turno

A Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (23) pela TV Verdes Mares apontou que 70% dos eleitores de Luizianne Lins (PT) votariam em Sarto (PDT) no dia 29 de novembro, no segundo turno das eleições à Prefeitura de Fortaleza. Outros 11% declararam que devem votar no candidato Capitão Wagner (PROS). Leia mais.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Ministério Público pede bloqueio de bens do prefeito de Morada Nova

O prefeito de Morada Nova, Wanderley Nogueira (PT), pode ter os bens bloqueados pela Justiça a pedido do Ministério Público (MPCE). A promotoria apresentou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o gestor, dois auxiliares e uma empresa por supostas irregularidades na licitação de obras para recuperação de estradas.

Foto: Arquivo pessoal
  -  

Discussão no PT sobre o governo Sarto esfriou e lideranças não apostam em mudança de rumo

Um membro da Executiva do PT pediu que o diretório marcasse “logo” a reunião para definir o rumo do partido em Fortaleza: se vai ser aliado ou oposição ao prefeito Sarto (PDT). Lideranças têm defendido abrir a discussão com os deputados federais, estaduais e a direção estadual, mas um deles avalia que “o cristal quebrou” e o PT deve seguir na oposição.

Foto: Camila Lima
  -  

Posição do PT na Câmara será debatida nesta segunda (4); cearenses defendem apoio a Baleia Rossi

Deputados federais do PT se reúnem, nesta segunda-feira (4), para discutir a posição da sigla na eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. A informação é de José Guimarães. Segundo ele, os cearenses defendem apoio a Baleia Rossi (MDB-SP) pela autonomia do Legislativo e pela preservação da democracia, além de fortalecer chapa adversária candidato de Bolsonaro.

Foto: Agência Câmara
  -  

Prefeito eleito de Ereré morre vítima de Covid-19

O prefeito eleito de Ereré, Otoni Queiroz (PDT), faleceu nesta quarta-feira (20) vítima de complicações da Covid-19. Ele estava internado desde o ano passado. A informação foi confirmada ao PontoPoder pela vereadora do município Charlene (PDT).

Foto: DivulgaCand
  -  

MPCE cobra que prefeitos de Boa Viagem e Madalena apresentem planos municipais de vacinação

O Ministério Público do Ceará (MPCE) expediu recomendação para as prefeituras de Boa Viagem e Madalena apresentarem  planos municipais de vacinação contra a Covid-19, especificando os profissionais de saúde e a população de risco que irão receber doses. Em Boa Viagem, a vacinação já foi iniciada, enquanto em Madalena as doses chegaram nesta quarta-feira (20).

Foto: Divulgação/Prefeitura de Boa Viagem
  -  

Cid destaca independência de Roberto Cláudio e Camilo: “não são paus mandados”

“Nenhum dos dos é pau mandado”, diz o Senador Cid Gomes (PDT), referindo-se ao governador Camilo Santana (PT) e ao ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). Em entrevista ao Sistema Verdes Mares, Cid falou sobre como seu grupo político indicou e tornou conhecidas “as figuras mais importantes” das Eleições 2020 e frisou a independência dos dois. Leia.

  -  

De olho em 2022, Cid Gomes diz que Dória é “um oportunista” e Huck, um “animador de auditório”

O senador Cid Gomes (PDT) chamou o apresentador Luciano Huck de “animador de auditório” e o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), de “oportunista”. Os dois são cotados como candidatos à presidência em 2022. Em entrevista ao Sistema Verdes Mares, Cid classifica seu irmão, Ciro Gomes (PDT), como o mais preparado para a disputa ao Planalto.   

Foto: Camila Lima
  -  

“Eu o considero um novo Eduardo Cunha”, diz senador Cid Gomes sobre Arthur Lira

Em entrevista exclusiva ao Sistema Verdes Mares, o senador Cid Gomes (PDT) classificou o candidato à presidência da Câmara, Arthur Lira (PP), aliado de Bolsonaro, como “novo Eduardo Cunha”. Ex-presidente da Casa, Cunha cumpre prisão domiciliar. “É o mesmo estilo, da esperteza, da falta de compromissos com o País”, disse o senador. Leia a entrevista. 

  -  

STF cobra informações em ação pela suspensão de foro privilegiado para defensores públicos do Ceará

A ministra Cármen Lúcia, do STF, cobra informações do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa em ação pela suspensão de foro privilegiado para defensores do Ceará. A decisão atende a pedido do PGR, Augusto Aras, que considera inconstitucional que defensores estaduais tenham como primeira instância o TJCE. A matéria ainda será julgada. A Associação dos Defensores do Estado do Ceará (Adpec) analisará os próximos passos a serem adotados na ação.

Foto: Agência Brasil
  -  

Ex-senador Luiz Pontes evolui na luta contra a Covid-19 e deixa uso de respirador

O ex-senador Luiz Pontes (PSDB) apresentou melhora no estado de saúde. Ele não precisa mais do uso de respirador e não está mais sedado. O dirigente tucano chegou a ser entubado nas últimas semanas por conta da Covid-19. Já realizando sessões de fisioterapia intensiva, a previsão é que Pontes deixe a Unidade de Terapia Intensiva ainda nesta semana.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Prefeito de Eusébio é o primeiro a ser vacinado contra a covid-19 na cidade

O prefeito Acilon Gonçalveis (PL) de Eusébio, foi o primeiro a ser vacinado na cidade. O registro foi publicado nas redes sociais oficiais do gestor, na tarde desta terça-feira (19). A técnica de enfermagem Cristina de Lucena foi a segunda a ser imunizada no município. “Uma esperança que se renova, mas os cuidados continuam”, escreveu o prefeito.

Foto: Reprodução
  -  

Aliado de Heitor Freire é exonerado da superintendência do Ibama no Ceará

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, exonerou o coronel da reserva da PM, Júlio Aquino Junior, do cargo de superintendente do Ibama no Ceará. A portaria foi publicada nesta terça(19) do Diário Oficial da União. Aquino havia sido indicação de Heitor Freire (PSL), que disse que já está avaliando “nomes com preparo técnico para uma nova indicação”.

  -  

Artistas de Baturité protestam contra fusão da Secretaria da Cultura com Turismo e Lazer

Dez artistas do municípios de Baturité protestaram na noite de ontem (18) durante a votação que aprovou a união da Secretaria da Cultura com a de Esporte e Lazer. “Pedimos para falar na tribuna, mas não permitiram. Convidaram para a próxima semana, mas aí não adianta mais, já foi aprovado”, lamentou o professor Wesley Monteiro. A PM encerrou a manifestação.

Foto: Reprodução