-  

Justiça Eleitoral defere candidaturas de Sarto Nogueira, Renato Roseno e Célio Studart em Fortaleza

Foram publicados no Mural Eletrônico da Justiça Eleitoral neste sábado (10) os deferimentos dos nomes dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza Sarto Nogueira (PDT) e Renato Roseno (Psol). Ontem (9), a Justiça já havia publicado o deferimento da candidatura de Célio Studart (PV). Os respectivos candidatos a vice-prefeitos também foram habilitados.

Foto: Agência Brasil
  -  

Célio Studart apresenta projeto de lei na Câmara dos Deputados para criar Dia Nacional do Jumento

O deputado federal Célio Studart (PV), defensor da causa animal, propôs um projeto de lei pra criar o Dia Nacional do Jumento. A data seria em homenagem ao padre Antônio Vieira, fundador do Clube Mundial do Jumento, em 1996. Ele justifica a proposta para “conscientizar a população sobre a importância de proteger os jumentos, que são patrimônio histórico”.

Foto: Agência Câmara
  -  

Diagnosticado com Covid-19, Célio Studart é impedido de votar para a Presidência da Câmara e protesta

Afastado desde a última sexta-feira (29), após diagnóstico de Covid-19, Célio Studart (PV) protestou por ter sido impedido de votar na eleição para a Presidência da Câmara, nesta segunda-feira (1º).  “Todas as votações vêm sendo realizadas remotamente“, reclamou, após não ter o pedido de votação remota acatado. Célio havia declarado apoio a Baleia Rossi (MDB-SP).

  -  

PV oficializa apoio a Sarto Nogueira no segundo turno: “não é hora de ser neutro”

Em ato realizado nesta quinta (19), o PV oficializou apoio ao candidato Sarto Nogueira (PDT) na disputa no 2º turno pelo comando da Capital. Para o dirigente estadual da sigla e ex-candidato, Célio Studart, a “única opção de respeito e tolerância é Sarto”. “Poderia ser conveniente a neutralidade, mas não é hora de ser neutro e depois chorar”, disse.

Foto: Kid Júnior
  -  

TRE-CE reverte cassação dos diplomas do prefeito e do vice de Mulungu

Por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), foi revertida sentença de 1º grau que cassava os diplomas do prefeito e do vice-prefeito de Mulungu, Robert Viana (PL) e Cleanto Uchoa (PP), em ação por abuso de poder. Os juízes também reverteram a cassação do diploma da vereadora  Lyziane do Studart (PL). O julgamento do recurso ocorreu na sexta-feira (26).

Foto: Reprodução
  -  

TSE oficializa decisão do TRE e convoca novas eleições em Martinópole

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializou decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), anulando o pleito majoritário de 2020 em Martinópole e convocando novas eleições. Com isso, o presidente da Câmara assumirá o Executivo de maneira provisória. O atual prefeito, James Martins Pereira Barros (PP), foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e tornou-se inelegível.

  -  

Em retorno de julgamentos, TRE analisa recurso de prefeito de Viçosa do Ceará; definição continua em aberto

O TRE-CE retomou as sessões de julgamento hoje (21). Um dos casos foi o recurso do prefeito de Viçosa do Ceará, Zé Firmino (MDB). O relator do caso, Inácio de Alencar Cortez Neto, manteve a sentença, mas votou por trocar a acusação de abuso de poder político para conduta vedada. O julgamento não foi encerrado, porque o juiz Eduardo Scorsafava pediu vistas.

  -  

Cid critica PEC que retira piso de investimentos: “se comprar menos leite condensado, encontraremos recursos”

O senador Cid Gomes (PDT) criticou nesta terça (23) a proposta que retira o investimento mínimo em Saúde e Educação em estados e municípios. O texto tramita no Senado. Cid escreveu que para acabar com a pobreza não se deve retirar o piso constitucional: “Se taxar lucros e dividendos e comprar menos leite condensado, encontraremos recursos necessários”.

  -  

Mauro Filho é exonerado do cargo de Secretário de Planejamento e Gestão do Ceará

O governador Camilo Santana (PT) exonerou, a pedido, o Secretário do Planejamento e Gestão, Mauro Filho. A decisão foi publicada no Diário Oficial na noite desta terça (23). Mauro Filho também é deputado federal pelo PDT. Segundo Mauro, a saída é provisória para que ele possa participar da reunião da bancada federal em Brasília, nesta quarta (24), às 17h.

Foto: José Leomar
  -  

Deputado federal Robério Monteiro testa positivo para Covid-19

O deputado federal cearense Robério Monteiro (PDT) anunciou, por meio das redes sociais, que testou positivo para a Covid-19. “Fui acometido por essa doença e desde já quero anunciar que estou seguindo todas as medidas sanitárias”, informou o parlamentar, que permanecerá em isolamento.

Foto: Robério Monteiro - Acervo Câmara dos Deputados
  -  

Com apoio crítico a Sarto, Psol diz que mantém oposição aos Ferreira Gomes no legislativo

Em nota, o Psol declarou voto contrário à candidatura de Capitão Wagner (Pros) à Prefeitura. O voto crítico em Sarto Nogueira (PDT) é explicado como uma forma de combate à “maior ameaça aos direitos do povo e à democracia” que “é o bolsonarismo”. “Seguiremos combatendo e sendo oposição de esquerda aos governos do grupo dos Ferreira Gomes“.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Psol formaliza apoio a Sarto Nogueira no segundo turno em Fortaleza

O Psol será mais um dos que disputaram a Prefeitura de Fortaleza no primeiro turno a formalizar apoio à candidatura de Sarto Nogueira (PDT) no segundo turno. O partido deverá lançar uma nota ainda nesta noite (17). Em São Paulo, os pedetistas estudam apoiar Guilherme Boulos (Psol) no segundo turno contra Bruno Covas (PSDB).

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Roseno diz que sentimento do Psol é derrotar Bolsonarismo, mas ressalta: “não é uma aliança programática com Sarto”

A direção estadual do Psol deve se reunir, nesta terça (17), para decidir sobre posição no 2º turno em Fortaleza. O ex-candidato à Prefeitura da Capital pelo partido, Renato Roseno, diz que o sentimento da sigla é derrotar o “Bolsonarismo” e se for formalizado o apoio ao candidato Sarto (PDT), não será uma aliança programática: “vamos fazer oposição”.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Em live nas redes sociais, Célio Studart diz que Fortaleza vai “surpreender” no domingo

Às vésperas da eleição, o candidato do PV à Prefeitura de Fortaleza, Célio Studart, realizou uma live e pediu empenho aos apoiadores nas últimas horas antes da votação. Para o candidato, Fortaleza vai surpreender neste domingo. “Hoje é um dia muito importante. A vocês peço o máximo de empenho. Nossa campanha é bonita, coerente e corajosa”, disse.

  -  

Em campanha, Célio Studart assina Termo de Compromisso com pessoas com deficiência

Célio Studart (PV), candidato a prefeito de Fortaleza, assinou o Termo de Compromisso com organizações participantes do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ceará (CEDEF), nesta quinta-feira (12). No documento, são expostas 33 ações para educação, saúde e reabilitação, habitação, transporte e mobilidade urbana para esse público.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Célio Studart propõe requalificar áreas de risco de Fortaleza

Em entrevista ao PontoPoder na Verdinha AM 810, Célio Studart (PV) afirmou que pretende requalificar as áreas de risco como proposta para solucionar essa questão.  O postulante também propôs manter a parceria com o Governo do Estado para garantir a continuidade dos programas habitacionais. “O município sozinho não tem condições de fazer grandes alterações”.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

“Enfrentamos a ameaça à democracia”, diz Renato Roseno sobre campanha à Prefeitura de Fortaleza

Ao comparecer para votação neste domingo (15), Renato Roseno falou sobre a campanha realizada. “Enfrentamos a ameaça à democracia. O que seria da democracia se não tivesse expressões como a esquerda ideológica renovada? A um só tempo ela afirma seus princípios de classe, mas é feminista, antirracista, anti-homofóbica, é ecológica”, disse.

Foto: José Leomar
  -  

Renato Roseno vota no início da tarde deste domingo (15) ao lado da vice e de apoiadores

Renato Roseno, candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PSOL, compareceu ao local de votação no início da tarde deste domingo (15). Junto dele, que vota no colégio Ari de Sá da Washington Soares, apareceram a vice Raquel Lima e o candidato a  vereador Ailton Lopes.

Foto: José Leomar
  -  

Renato Roseno deverá votar às 12h na Sabiaguaba

O candidato do Psol à Prefeitura de Fortaleza, Renato Roseno, está com votação marcada para 12h no Colégio Ari de Sá, na avenida Washington Soares, na Sabiaguaba. Na manhã deste domingo (15), o postulante e sua vice, Raquel Lima, acompanharam a votação de alguns vereadores durante votação no Instituto Federal do Ceará.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Líder da oposição elogia Sarto por retirar da pauta projeto da nova Previdência de servidores de Fortaleza

Líder da oposição na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Márcio Martins (Pros) classificou como acertada a decisão do prefeito José Sarto (PDT) em retirar projetos que preparam a legislação municipal para receber a reforma da Previdência da pauta da Casa. “Esse recuo demonstra que ele é um prefeito de diálogo”, frisou Martins.

  -  

Análise: Sarto atende a queixas de trabalhadores e retira emendas que mudariam previdência

Após reunião com sindicatos, ontem (22), o prefeito José Sarto (PDT) anunciou que vai retirar de tramitação na Câmara Municipal os dois projetos de emenda à Lei Orgânica que alterariam a previdência dos servidores municipais. Um deles já havia sido aprovado, mas foi derrubado na Justiça. O recuo mostra que a discussão foi açodada. Leia análise de Inácio Aguiar.

  -  

Sarto envia à Câmara projeto que equipara salário e nível hierárquico de 1º e 2º escalão da Prefeitura

O prefeito Sarto Nogueira (PDT) enviou, nesta quarta (10), um projeto que equipara cargos do 1º e do 2º escalão da Prefeitura, como coordenadores, superintendentes e secretários de Regionais, ao status de secretário. Assim, os ocupantes desses cargos terão o mesmo salário e nível hierárquico que qualquer secretário da gestão.

Foto: José Leomar
  -  

Sarto se reunirá com prefeitos do País para debater consórcio para compra de vacinas pelos municípios

O prefeito José Sarto (PDT) se reunirá com o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, e outros gestores municipais, nesta segunda-feira (1º), para tratar da criação de um consórcio público para aquisição de vacinas. O anúncio foi feito pelo pedetista neste domingo (28), nas redes sociais, após conversa com o presidente da FNP.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Presidente da Aprece vai a Brasília tratar de possível compra da vacina russa para municípios cearenses

O presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Júnior Castro (PDT), deve ir a Brasília, na próxima terça-feira (2), se reunir com representantes da vacina russa Sputnik V sobre as possibilidades de aquisição para prefeituras cearenses. Ele tenta alinhar a agenda com a do governador, que também tentará comprar o imunizante contra a Covid-19.

Foto: Reprodução
  -  

‘Sou favorável, desde que inclua estados e municípios’, diz Eduardo Girão sobre CPI da Covid-19

“Sou favorável à CPI e assinarei (o requerimento para instalação), desde que inclua também a gestão da pandemia nos estados e municípios. Existem indícios de desvios dos recursos para o enfrentamento ao coronavírus em alguns entes federativos, inclusive no Ceará”.

Senador Eduardo Girão (Podemos), sobre instalação de CPI da Covid-19 no Senado.

  -  

Camilo vai a Brasília para tratar de possível compra direta da vacina russa Sputnik V para o Ceará

O governador Camilo Santana (PT) informou, neste sábado (27), que visitará na próxima terça-feira (2) o laboratório que representa a vacina russa Sputnik V, em Brasília, para tratar de possível aquisição direta do imunizante, em complemento ao Plano Nacional de Imunização. A possibilidade de compra de vacinas por estados e municípios tem o aval do STF.

  -  

“Estou afinado com o Tasso e cobrarei a instalação da CPI”, afirma Cid Gomes após visita de Bolsonaro ao Ceará

Após aglomerações na visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Ceará, o senador Cid Gomes (PDT) afirmou, neste sábado (27), que também vai cobrar a instalação da CPI da Covid-19 no Senado, para investigar ações do Governo Federal no combate à pandemia. “Estou afinado com o Tasso e cobrarei a instalação da CPI”, frisou o pedetista.

  -  

Opositor, Vitor Valim agradece ao governador pelo aumento da frota intermunicipal de ônibus em Caucaia

Opositor ao Governo do Estado, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim (Pros), foi às redes sociais neste sábado (27) para agradecer ao governador Camilo Santana (PT) pelo aumento em 10% da frota intermunicipal de ônibus. Ele já havia anunciado aumento da frota de ônibus municipal em 25%. “Nosso apelo foi atendido e os esforços para reduzir aglomerações (…) não param”, escreveu.

Foto: José Leomar
  -  

Após aglomerações em visita de Bolsonaro ao Ceará, Tasso quer instalação da CPI da Covid-19 no Senado

O senador Tasso Jereissati (PSDB) disse ao jornalista Gerson Camarotti (G1) que cobrará do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a instalação da CPI da Covid-19 no Senado. “Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade ao mandar as pessoas à morte, estimulando aglomeração”, disse, após visita do presidente ao Ceará. Ao todo, 30 senadores assinaram o requerimento da CPI.

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado
  -  

“Ignora a aflição do nosso povo”, diz Cid sobre aglomeração em visita de Bolsonaro ao Ceará

“A situação da pandemia é gravíssima (…). Enquanto isso, o irresponsável, despreparado e inconsequente presidente da República se cerca de outros tantos irresponsáveis e promovem aglomerações no Ceará. Ignora a aflição do nosso povo”.

Senador Cid Gomes (PDT), em reação à visita presidencial ao Ceará.

  -  

Deputados destinam emendas para a Saúde e atendem pedido do governador, diz Danilo Forte

Após discussão na Câmara, a bancada cearense atendeu ao pedido do governador Camilo Santana (PT), e destinou cerca de 90% da emenda parlamentar para custeio da Saúde no Ceará.  A informação é do deputado Danilo Forte (PSDB). Mais de R$ 100 milhões serão de administração direta do governo. Há também a verba enviada diretamente para as prefeituras.

  -  

“Continuaremos firmes, combatendo o negacionismo”, diz Camilo ao rebater fala de Bolsonaro

Após Jair Bolsonaro criticar medidas de isolamento em passagem no Ceará, o governador Camilo Santana declarou que “aqueles que debocham da ciência e principalmente desrespeitam a dor das milhares de famílias vítimas da Covid, receberão o justo julgamento. Continuaremos firmes, combatendo o negacionismo“, disse o petista nas redes sociais.

Foto: Fabiane de Paula