-  

Governo do Ceará promete acionar a Justiça contra a deputada bolsonarista Carla Zambelli

O Governo do Ceará anunciou que vai tomar “as medidas jurídicas cabíveis” contra a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), aliada do presidente Bolsonaro, após ela dizer em entrevista que o Estado estava enterrando caixões vazios em meio à pandemia da Covid-19. O Governo diz que a declaração é um “desrespeito” aos familiares e profissionais de saúde.

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
  -  

Deputada Carla Zambelli virá a Fortaleza para evento de filiação do Aliança Pelo Brasil

A deputada federal Carla Zambelli deve vir a Fortaleza, neste sábado (4), para participar de evento de apoio ao registro do Aliança pelo Brasil, partido idealizado pelo presidente Jair Bolsonaro. Ela estará com os deputados estaduais André Fernandes e Delegado Cavalcante e da vereadora Priscila Costa, além da advogada de Bolsonaro, Karina Kufa.

  -  

“Pode não ter divulgado o áudio, mas gravou o presidente”, diz Zambelli sobre conversa entre Bolsonaro e Heitor Freire

“Naquela ligação que vazou, que eu liguei pro Heitor freire, e o Heitor Freire lá do Ceará gravou a ligação, dizem que não foi ele que divulgou, mas se ele permitiu a gravação, ele gravou o presidente… Pode não ter divulgado o áudio, mas gravou o presidente”.

Deputada Carla Zambelli (PSL-SP) sobre a conversa vazada entre Bolsonaro e Heitor Freire.

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
  -  

Presidente da Aprece, Nilson Diniz testa positivo para Covid-19

O presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (Aprece), Nilson Diniz, testou positivo para Covid-19. “Estou assintomático, por ora. E obedecendo rigorosamente os protocolos exigidos”, escreveu, nas redes sociais, o ex-prefeito de Cedro. O diagnóstico chega na reta final do mandato de Diniz na entidade, que realiza eleição neste mês para definir nova gestão.

  -  

Pazuello adia reunião com governadores que iria discutir início da vacinação no País

Prevista para hoje, a reunião entre o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e os governadores foi adiada por uma semana. O encontro seria para discutir o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), o adiamento ocorre devido à impossibilidade de definição de uma data para o início da vacinação no Brasil. Saiba mais.

Foto: Carolina Antunes/PR
  -  

Governador do Ceará afirma que já adquiriu oito milhões de seringas e agulhas para vacinação no Estado

Camilo Santana (PT) reforçou hoje (9) nas redes sociais que o CE já adquiriu 8 milhões de seringas e agulhas, além de 147 câmaras refrigeradoras para armazenar vacinas nos municípios. “Seguimos realizando todas as medidas necessárias para garantir que a vacinação ocorra de forma rápida e segura no Ceará”. 1,4 milhão de doses da vacina da Pfizer já foram solicitadas.

  -  

Assista em tempo real ao PontoPoder Eleições

O PontoPoder Eleições desta quinta-feira (26) entrevista o candidato à Prefeitura de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT). A atração, que vai ao ar às 21h55, na TV Diário, traz ainda reportagem sobre candidatos que tiveram 0 votos e receberam recursos públicos para a campanha, além dos últimos números da pesquisa Ibope da corrida eleitoral em Caucaia.

  -  

Naumi Amorim quer implementar em Caucaia o Bolsa Jovem como indutor do emprego

Prefeito de Caucaia, que tenta a reeleição, Naumi Amorim (PSD) promete, caso seja reeleito, implementar o Bolsa Jovem, que pretende oferecer 5 mil bolsas de meio salário mínimo a jovens para a iniciação ao primeiro emprego. Naumi é o entrevistado do PontoPoder Eleições desta terça-feira (24), às 21h55 na TV Diário.

Foto: Kid Junior
  -  

Segundo turno: Capitão Wagner é entrevistado na Verdinha, em parceria com o PontoPoder

O candidato em segundo turno à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner (Pros), foi entrevistado pelos jornalistas Inácio Aguiar e Letícia Lima na Rádio Verdes Mares (Verdinha), em parceria com o PontoPoder. Acompanhe:

 

  -  

Novo modelo de gestão dos Consórcios de Saúde revê participação de prefeitos

O Governo do Estado estrutura nova configuração para gerir as Policlínicas e os Centros de Especialidades Odontológicas (Ceos). O modelo no qual os prefeitos são os presidentes dos Consórcios de Saúde do Estado deve mudar, e já há ao menos dois caminhos alternativos. Questões como disputas políticas incentivaram a mudança. Leia na coluna de Inácio Aguiar. 

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Governo do Estado planeja tornar algumas secretarias “100% digitais” até o fim deste ano

Com posse prevista para amanhã (6), o titular da Seplag, Mauro Filho, projeta que algumas secretarias estarão completamente digitais até o fim deste ano. “Sempre foi prioridade e agora será acelerado de tal forma que, até o fim do ano, algumas secretarias vão estar com papel zero”. A ideia é disponibilizar o maior número de serviços públicos de forma digital para o cidadão.

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
  -  

Política de renúncia fiscal do Governo do Ceará é questionada pelo TCE

“Não há, ainda, como atestar os planos e objetivos da política de renúncia fiscal do Estado”

Disse o relator das contas do Governo, Edilberto Pontes. O conselheiro Rholden Queiroz também frisou que “o valor renunciado deixa de ser investido” sob risco de prejudicar o investimento em garantias fundamentais, por isso a renúncia tem de ser “observada com atenção” .

  -  

Camilo Santana reitera auxílio ao Governo do Amazonas e quer agilizar envio de oxigênio

O governador do Ceará reiterou nesta sexta (15) que continua em contato com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e com o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), para ajudar no caos da Saúde em Manaus. Camilo Santana ofereceu  suporte da  Rede Estadual e disponibilizou o Complexo do Pecém para agilizar a liberação urgente das cargas de oxigênio.

  -  

Deputados cearenses se articulam para propor medidas de auxílio à saúde em Manaus

Deputados cearenses se articulam em prol do caos na Saúde em Manaus. Alguns pedem o fim recesso. José Guimarães (PT), Denis Bezerra (PSB) e Pedro Bezerra (PTB) publicaram sobre o tema nas redes sociais nesta sexta (15). “Se for preciso vamos buscar ajuda na Venezuela, Cuba ou China; é preciso deixar a ideologia de lado neste momento”, disse Pedro Bezerra.

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
  -  

Proposta de menor ingerência dos governadores sobre PMs tem pouco apoio até de deputados ligados à categoria

Proposta defendida nacionalmente por parlamentares da “bancada da bala” de reduzir a autonomia dos governadores sobre o comando das PMs é vista com cautela até por cearenses ligados à pauta. Capitão Wagner (Pros) não acredita que o projeto “apresente na sua integralidade uma ideia que possa melhorar a segurança pública”. Já Heitor Freire (PSL) considera que a proposta é “bastante polêmica e necessita de muito debate”.

Foto: Divulgação
  -  

Mandato coletivo envia ofício à Prefeitura pedindo suspensão do Enem em Fortaleza

O mandato coletivo Nossa Cara (Psol), formado por Adriana Gerônimo, Lila Salú e Louise Santana, enviou ofício ao prefeito Sarto Nogueira (PDT) pedindo a suspensão da aplicação do Enem na Capital. A ação faz parte de mobilização nacional, sob o argumento de que entendimento do STF garante a governadores e prefeitos autonomia para adotar medidas de combate à Covid-19.

  -  

Em reunião com OAB-CE, Caixa se compromete a dar celeridade a pagamentos de alvarás e taxas jurídicas

Após ofício enviado pela OAB-CE solicitando rescisão de contrato do Tribunal de Justiça do Ceará com a Caixa, responsável por pagamentos de alvarás e outras taxas jurídicas, o banco prometeu dar celeridade à prestação de serviços. Entre as medidas, a Caixa prometeu zerar a fila de pagamentos das taxas jurídicas.

  -  

Em conversa com governador do Amazonas, Camilo oferece ajuda quanto à falta de oxigênio em Manaus

O governador Camilo Santana (PT) informou, em publicação nas redes sociais, que conversou com o governador do Amazonas, Wilson Lima, e disponibilizou apoio na crise enfrentada em Manaus. “Colocamos o Ceará à disposição para ajudar, inclusive quanto à questão da falta de oxigênio para atender a pacientes com Covid-19 em estado grave”, ressaltou o petista.

  -  

No Ceará, Marcelo Ramos disse que enviou ofício aos governadores pedindo doação de oxigênio para Manaus

Parte da comitiva de Arthur Lira (PP) na visita ao Ceará, o deputado amazonense Marcelo Ramos (PL) disse que enviou ofício pedindo doação de oxigênio a todos os governadores. A capital do Amazonas sofre com falta de oxigênio para pacientes com Covid-19. O parlamentar afirmou que solicitou, inclusive, uma audiência com o governador Camilo Santana.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

“Não há presidente de Câmara que seja líder de governo”, diz Arthur Lira, em Fortaleza

“Não há presidente de Câmara que seja líder de governo, mas também concordo que não deve haver presidente de Câmara que seja contra o País e contra o governo”

Disse o deputado Arthur Lira (PP), em coletiva na Assembleia Legislativa do Ceará. Ele tem apoio do presidente Jair Bolsonaro contra o candidato de Rodrigo Maia (DEM), Baleia Rossi (MDB).

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Cearenses participam de lançamento de campanha em prol da vacinação de profissionais da Educação

O governador Camilo Santana (PT) e o deputado federal Idilvan Alencar (PDT) participaram, nesta quinta-feira (14), do lançamento da campanha “Profissionais da Educação: vacina já!”. O movimento, encabeçado por parlamentares federais, tem como objetivo defender a priorização da vacinação dos profissionais de Educação contra a Covid-19.

  -  

Arthur Lira chega à Assembleia Legislativa com comitiva de deputados do Ceará e de outros estados

O candidato à presidência da Câmara Arthur Lira (PP) chegou à Assembleia Legislativa acompanhado pelos deputados cearenses Domingos Neto (PSD) e AJ Albuquerque (PP), além de parlamentares de outros estados, como Luis Miranda (DEM-DF) e Marcelo Ramos (PL-AM). Também estão Capitão Wagner (Pros) e Pedro Bezerra (PTB) e o ver. de Fortaleza, Carmelo Neto (Rep).

Foto: Felipe Azevedo