Foto: Fabiane de Paula

Ex-deputado cearense atua em núcleo tucano que faz proposta para o Pacto Federativo

Quem deu uma passadinha rápida pela reunião de ontem (8) da bancada federal cearense foi o ex-deputado Raimundo Gomes de Matos. Ele está atuando em um grupo de parlamentares do PSDB nas modificações do Pacto Federativo. O ex-deputado cearense chegou a ser nomeado para cargo no governo federal, mas saiu em maio e aguarda recolocação.

Foto: Agência Senado

Maioria dos parlamentares cearenses a favor do aumento do Fundo Eleitoral

Os congressistas derrubaram o veto do presidente Jair Bolsonaro que permitia aumentar o fundo eleitoral. O valor será estipulado na Lei Orçamentária Anual 2020 e pode chegar a R$ 4 bilhões. Cid Gomes (PDT) e Tasso Jereissati (PSDB) votaram pela derrubada, enquanto Eduardo Girão (Pode) se posicionou a favor do veto. Entre os deputados federais, apenas Capitão Wagner (PROS), Roberto Pessoa (PSDB) e Célio Studart (PV) mantiveram o veto.

 

Após desabamento, vereadores devem buscar apoio de parlamentares federais para ações de prevenção

Vereadores de Fortaleza decidiram em reunião de comissão especial da Câmara Municipal buscar apoio de deputados federais e senadores cearenses para ações de prevenção, após o desabamento do Edifício Andrea. Alguns parlamentares querem ir a Brasília articular, inclusive, a destinação de verbas para contribuir com a efetivação da Lei de Inspeção Predial.

Proposta de extinção de municípios divide opinião dos cearenses

A proposta do governo de extinguir municípios sem capacidade financeira mal chegou ao Congresso e já tem dividido a opinião da bancada cearense. O deputado Roberto Pessoa (PSDB) criticou a medida e saiu em defesa dos municípios, enquanto que Dr. Jaziel (PL) alegou que alguns municípios pequenos “criam um peso para o país”.

Deputado cearense quer derrubar medidas polêmicas de Bolsonaro sobre Meio Ambiente

O deputado federal Célio Studart (PV) quer derrubar duas medidas polêmicas recentes do Governo Bolsonaro envolvendo o Meio Ambiente. Ele apresentou, nesta terça-feira (11), projetos de decreto legislativo para tentar reverter a liberação da pesca esportiva em áreas de proteção ambiental e a exclusão da participação da sociedade civil no conselho deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente.

Foto: Agência Câmara

Apenas dois dos 22 deputados federais cearenses têm 100% de presença nas sessões da Câmara em 2019

Entre os 22 membros da bancada cearense na Câmara dos Deputados, apenas dois tiveram 100% de presença em plenário em 2019. Célio Studart (PV) e Vaidon Oliveira (Pros) marcaram presença nas 155 sessões realizadas até agora. A Casa permite que os faltosos justifiquem a ausência, mas nenhum dos dois recorreu ao expediente. Os dados são da Câmara.

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Roberto Pessoa quer obrigar estabelecimentos a terem papel higiênico biodegradável em banheiros

O deputado federal Roberto Pessoa (PSDB) apresentou projeito de lei, na Câmara dos Deputados, para obrigar estabelecimentos comerciais e órgãos públicos a disponibilizarem papel higiênico hidrossolúvel (biodegradável) ou duchas higiênicas em seus banheiros. Ele explica que a medida possibilita o descarte em vasos sanitários, reduzindo a produção de lixo.

Foto: Roque de Sá/Agênciia Senado

Deputados federais cearenses já divergem sobre pacote econômico do governo Bolsonaro

Ao passo que o presidente Jair Bolsonaro entregava ao Congresso Nacional, o pacote de medidas econômicas do governo, com o objetivo de aliviar as contas públicas, deputados cearenses, já divergiam sobre o assunto. Heitor Freire (PSL) defende as novas medidas, enquanto Idilvan Alencar (PDT) critica a proposta de derrubar gastos com Saúde e Educação.

Foto: Divulgação

Governadores se reúnem pelo Pacto Federativo e por mais recursos aos Estados

Chefes do Executivo dos Estados brasileiros, entre eles o governador Camilo Santana, estão reunidos, hoje (8), em Brasília, no 7° Fórum dos Governadores. Na reunião, os líderes estaduais vão debater o Pacto Federativo, reforma tributária e Fundeb, pautas que garantem mais recursos aos Estados. A cessão onerosa do pré-sal também é tema dos debates.

Foto: Divulgação

Em meio à briga no Congresso, governadores voltam a se reunir em Brasília por pauta econômica

Em meio a disputa pela divisão dos royalties do pré-sal no Congresso, os governadores dos 27 estados se reúnem na próxima terça (8), no VII Fórum Nacional dos Governadores para debater pautas de interesse estaduais como o Pacto Federativo, além das reformas tributária e da Previdência. Os gestores estão em rota de colisão com deputados federais.

Foto: Divulgação

Apoio do PSDB é cobiçado por Capitão Wagner em Fortaleza, mas não há muita expectativa

O deputado Capitão Wagner (Pros) tenta, nos bastidores, aliança com o PSDB para a disputa em Fortaleza. Ele é próximo do deputado Roberto Pessoa, que faz uma interlocução com o PSDB na tentativa de apoiar Wagner. A preço de hoje, a cúpula tucana não cogita essa aliança e tem mantido o diálogo aberto com o DEM, do empresário Chiquinho Feitosa.

Nelinho prepara evento com cúpula do PSDB em Juazeiro para anunciar pré-candidatura

O deputado Nelinho (PSDB) tá animado com a disputa em Juazeiro do Norte. Pré-candidato a prefeito, vai começar a intensificar visitas aos bairros e tá organizando um evento com a cúpula estadual do PSDB no município para anunciar sua pré-candidatura. Ele quer fazer isso depois do carnaval: conselho de marqueteiro.

Com outros aliados, partido Republicanos oficializa apoio à pré-candidatura de Capitão Wagner

Capitão Wagner (Pros) recebeu, neste sábado (1), o apoio do Republicanos, partido comandado no Estado por Ronaldo Martins. “Isso fortalece nosso grupo, a nossa pré-candidatura”, disse o parlamentar do Pros.  Contando com PSC, Avante e Podemos, Wagner tenta, agora, o apoio integral do PSDB. Da legenda tucana, estiveram presentes no evento, ocorrido na Assembleia Legislativa, Roberto Pessoa e Firmo Camurça.

 

Foto: José Leomar

Ivo Gomes pede Força Nacional para Sobral e anuncia segurança privada e horas extras à Guarda Municipal

O prefeito Ivo Gomes anunciou a contratação de 100 seguranças privados para a terça (25) de Carnaval e a autorização de pagamento de hora extra à Guarda Municipal. Ivo afirmou também pediu ao secretário da Casa Civil, Élcio Batista, um contingente do Exército e da Força Nacional. Segundo ele, não há registro de ocorrências graves, mas há uma “estratégia de difusão de boatos”.

Foto: José Leomar

Para deputado, governador não deve ceder a “chantagens de grupos amotinados”

Deputados estaduais que integram a base do governador Camilo Santana (PT) consideram que o governador não deve ceder em relação à anistia aos militares amotinados. O deputado estadual Queiroz Filho (PDT) diz que não se deve ceder ao que chamou de “chantagem”. “Negociar com bandido é institucionalizar esse tipo de ato criminoso”.

“Me fizeram um favor”, diz vereador de Sobral expulso do SD por liderar motim de PMs

O ver. Sargento Ailton, expulso do SD por liderar motim de PMs em Sobral, disse que a sigla o fez um favor. “É um corporativismo político. Sabemos que o grupo Ferreira Gomes tem uma proximidade (com o presidente estadual Genecias Noronha)”. Ele ainda fez críticas a Genecias e à esposa dele, a deputada Aderlânia Noronha: “pessoas que não tem boa índole”.

Solidariedade expulsa vereador que liderou motim de PMs em Sobral

“É inadmissível que um membro de nosso partido participe de ações que obriguem comerciantes a fecharem suas portas e acabe em um senador baleado”

Diz nota do SD, que expulsou o vereador de Sobral Sargento Ailton, um dos líderes do motim a cidade, que bateu boca com Cid Gomes, antes de ele ser baleado. Correligionários dele na Câmara negam possibilidade de cassação do mandato.

Comitiva de senadores se reúne com general Cunha Matos nesta sexta-feira

Os senadores Major Olímpio (PSL-SP), Eduardo Girão (Podemos) e Elmano Férrer (Podemos-PI) continuam no Ceará na tentativa de diálogo em meio a crise na Segurança. A comitiva participará de uma nova reunião às 14h desta sexta-feira (21) na 10ª Região Militar com o general Cunha Matos, que assumiu o comando do policiamento no Estado com a GLO.

Senador Major Olímpio é contra anistia a militares amotinados no Ceará

“Não deve haver anistia num caso como esse. Se tiver anistia, você estimula isso em todos os estados. Não acho que seja o correto”

Disse o senador Major Olímpio (PSL-SP), em coletiva de imprensa com os senadores Eduardo Girão e Elmano Férrer. “O final de tudo não vai ser favorável para a categoria”, aposta. Os senadores defendem que os militares deveriam ceder.

“Fiquei deprimido como homem público”, diz senador Elmano Férrer

“(Vi) uma fila de carros abandonados, pneus vazios, militares encapuzados, tomando cerveja, e adentramos a instituição. O que me chocou é que os líderes do movimento são praças expulsos da corporação. Estamos diante de um esfacelamento”

Disse o senador Elmano Férrer (Podemos-PI), nesta sexta (21), ao repercutir visita a batalhão onde PMs estão amotinados.

Após dia de discursos intensos, sessão na AL-CE não tem quórum

Não houve deputados suficientes na Assembleia Legislativa para iniciar a sessão hoje. O Plenário vazio em muito difere da lotação no dia anterior, em que deputados lotaram a Casa para repercutir a crise na segurança e o episódio envolvendo o senador Cid Gomes (PDT). Com o reajuste salarial de policiais em tramitação, as atividades retornam na quinta (27).

Foto: Agência Senado

“Os canais de diálogo estão fechados”, diz senador Eduardo Girão

“Queremos evitar uma situação drástica, mas os canais de diálogo estão fechados”, afirmou Girão.

O senador Eduardo Girão (Podemos), que participou ontem de uma reunião com o governador Camilo Santana (PT), disse hoje, em coletiva de imprensa, que o grupo de senadores que participou do encontro não veio “negociar”, mas “buscar caminhos de diálogo”.

Larissa Gaspar assume liderança do PT na Câmara Municipal de Fortaleza

A vereadora Larissa Gaspar assumiu a liderança do PT na Câmara Municipal de Fortaleza. Pouco mais de um ano após voltar à legenda petista, a parlamentar assume o posto após Guilherme Sampaio (PT) decidir se afastar do cargo ao assumir a presidência municipal do partido. A decisão pela nova liderança de Larissa Gaspar foi unânime.