-  

Em reação à crítica, Eduardo Girão alfineta Camilo Santana e Cid Gomes: ‘com que direitos criticam Wagner?’

O senador Eduardo Girão (Podemos) usou as redes sociais para reagir às críticas feitas pelo governador Camilo Santana (PT) ao candidato Capitão Wagner (Pros) nesta segunda-feira (26). Na publicação, o coordenador da campanha do Pros aproveitou para alfinetar o senador Cid Gomes (PDT). “Um senador que joga trator sobre pessoas. Com que direito criticam Wagner?”, questionou.

  -  

De olho em 2022, oposição busca articulações no interior; Capitão Wagner lança pré-candidatura ao Governo

Capitão Wagner (Pros) esteve em Acopiara no sábado (29) para receber título de cidadão acopiarense e, acompanhado de opositores como Roberto Pessoa, Danilo Forte e Gaudêncio Lucena, lançou pré-candidatura ao Governo do Estado em 2022. De olho nas eleições, a agenda da oposição inclui conversas com lideranças e prefeitos do interior durante o fim de semana.

  -  

Projeto de Capitão Wagner que cria loterias da Saúde e do Turismo é aprovado na Câmara Federal

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta (5), um projeto de lei dos deputados Capitão Wagner (Pros) e Guilherme Mussi (PP-SP), que cria a Loteria da Saúde, para financiar ações de combate à pandemia de Covid-19, e a Loteria do Turismo, para ajudar o setor. A medida, que vai para o Senado, tem vigor até 31 de dezembro de 2021, se aprovada.

  -  

Com fim de licença na Câmara de Fortaleza, Pedro Matos deve assumir secretaria em Maracanaú

O fim da licença do ver. Sargento Reginauro (Pros), dia 6 de maio, terá impactos na acomodação de aliados do grupo do dep. Capitão Wagner (Pros). De volta à suplência na Câmara Municipal, Pedro Matos (Pros) deve assumir a Secretaria Especial de Parcerias e Concessões de Maracanaú, e o atual secretário, André Siqueira, deve ficar como adjunto.

Foto: Reprodução/Instagram
  -  

Eduardo Girão critica ação de governadores no STF contra convocação da CPI: ‘estão com medo de que?’

Eduardo Girão (Podemos) criticou ação ajuizada por 18 governadores no Supremo Tribunal Federal (STF), em que questionam convocação pela CPI da Covid. O argumento é que gestores estaduais podem ser investigados apenas pelos legislativos estaduais. “Os governadores e prefeitos estão com medo do que? Recursos para os Estados lidarem com a pandemia não faltaram”, disse.

Foto: Agência Senado
  -  

Defendendo independência, Eduardo Girão nega blindagem a Bolsonaro na CPI da Covid

Em entrevista à TV Assembleia, nesta segunda (17), o senador Eduardo Girão (Podemos) negou blindagem a Bolsonaro na CPI da Covid. Eles concordam sobre tratamento precoce, mas Girão diz ser “independente” e contra aglomerações. “Mas temos que ser justos, né? Todos os depoimentos (na CPI) evidenciam que não houve corrupção. Erro tem em qualquer governo”.

Foto: Reprodução/TV Assembleia
  -  

“CPI do Bolsolão”: Eduardo Girão assina pedido de abertura de investigação contra o Governo Federal

O senador Eduardo Girão (Podemos) assinou requerimento para abertura da “CPI do Bolsolão“, que deve investigar suposto esquema de orçamento secundário que, em tese, teria desviado até R$ 3 bilhões para parlamentares em troca de apoio ao presidente Jair Bolsonaro no Congresso. Girão tem defendido a postura de “independência” em relação ao Planalto.

  -  

TRE forma maioria para livrar prefeito de Pacajus da cassação; julgamento ainda será concluído

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) formou maioria, em sessão nesta sexta-feira (11), contra cassação do prefeito de Pacajus, Bruno Figueiredo (PDT) e do vice, Francisco Fagner (DEM). Seis desembargadores aceitaram o recurso da chapa. O presidente do TRE, Inácio Cortez, pediu vista e a conclusão do julgamento foi adiada.

  -  

Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e do vice, Giovanni Sampaio

A 28ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte cassou os diplomas do prefeito, Glêdson Bezerra (Podemos), e do vice, Giovanni Sampaio (PSD), por abuso de poder econômico durante o pleito de 2020. A decisão do juiz Giacumuzaccara Leite Campos também torna ambos inelegíveis por oito anos, assim como Gilmar Bender, terceiro réu da ação de impugnação. Ainda cabe recurso.

  -  

Após recurso, Justiça Eleitoral defere candidatura do ex-vereador de Fortaleza Dr. Porto

A candidatura do ex-vereador Dr. Porto (PDT) foi deferida na quinta-feira (7) após recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele recebeu 5.093 votos, mas, como teve a candidatura indeferida antes do 1º turno, apenas agora os votos serão totalizados pela Justiça Eleitoral. Com o deferimento, Porto passa para a suplência do PDT, maior bancada na Câmara.

Foto: Érika Fonseca
  -  

Pautada nesta quinta (10), LDO é aprovada em primeira discussão na Câmara de Fortaleza

Vereadores de Fortaleza aprovaram na sessão desta quinta-feira (10), em primeira discussão, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da Capital. A Mensagem do prefeito José Sarto (PDT) estava prevista para ser apreciada na sessão de quarta (9). A matéria segue em plenário para segunda discussão, e tende a ser aprovada na Casa.

  -  

Sarto envia à Câmara projeto para manter preço da tarifa do transporte complementar na Capital

O prefeito José Sarto (PDT) enviou à Câmara Municipal de Fortaleza projeto de lei que concede subsídio ao serviço de transporte público complementar na Capital. A medida, semelhante ao projeto já aprovado voltado às empresas de ônibus, visa garantir o não aumento da tarifa cobrada aos usuários em 2021. Agora, o repasse de até R$ 1,8 milhão no ano precisa ter o aval dos vereadores.

Foto: Prefeitura de Fortaleza
  -  

Projeto que autoriza Estado a subsidiar tarifa de ônibus em Fortaleza para evitar aumento tem votação adiada

Com o pedido de vista do deputado Bruno Pedrosa (PP) na CCJ, o projeto que autoriza o Estado a fazer convênio com a Prefeitura de Fortaleza para subsidiar a tarifa dos transportes coletivos da Capital em 2021 deve ser votado na semana que vem. A medida busca garantir a permanência da atual tarifa de ônibus aos usuários, sem aumentos neste ano.

Foto: Camila Lima
  -  

Sindicatos de servidores municipais cobram Sarto por reposição da inflação e 13º em 2021

Nesta terça (1º), o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e outras entidades de classe foram ao Paço Municipal para fazer cobranças sobre a campanha salarial 2021. As entidades pedem reunião de urgência com o prefeito Sarto Nogueira (PDT) para discutir a reposição da inflação e o pagamento da primeira parcela do 13º salário.

Foto: Divulgação
  -  

Ao desejar “sucesso” ao novo ministro da saúde, Sarto diz que “não há lugar para o obscurantismo”

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), publicou nas redes sociais mensagem de boa sorte ao novo ministro da saúde, Marcelo Queiroga. “Os números crescentes de casos, hospitalizações e óbitos em todo o País são a maior evidência de que não há lugar para o obscurantismo“, disse. O pedetista pediu compromisso do novo gestor com a ciência.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Vereador Jorge Pinheiro diz que Sarto garantiu sanção de projeto que torna igrejas essenciais na pandemia

O vereador Jorge Pinheiro (PSDB) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza para informar aos colegas parlamentares que o prefeito José Sarto (PDT) garantiu a sanção do projeto de lei aprovado na Casa que reconhece igrejas e templos religiosos de qualquer crença como essencial. “Ele se comprometeu a sancionar esse projeto de lei”, disse.

Foto: Reprodução
  -  

Tasso lamenta morte de ex-vice-presidente da República, Marco Maciel

O senador Tasso Jereissati (PSDB) prestou homenagem ao ex-vice-presidente da República Marco Maciel, que faleceu neste sábado (12), aos 80 anos, em decorrência de infecção respiratória. “Foi um homem sério, digno e coerente, que nunca mudou suas convicções e posições durante toda sua carreira”, disse o parlamentar.

  -  

Ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins toma primeira dose da vacina contra a Covid-19

Ex-prefeita de Fortaleza, a deputada federal Luizianne Lins (PT) foi vacinada, neste sábado (12), contra a Covid-19. Ela tomou a primeira dose na capital cearense. No momento da vacinação, a petista carregava uma placa protestando contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

  -  

Justiça Eleitoral desaprova prestação de contas da campanha do prefeito de Juazeiro do Norte

O juiz eleitoral Francisco José Mazza Siqueira desaprovou as contas de campanha do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). Segundo ele, a coligação omitiu dados de receita/despesa. Entre as irregularidades, o juiz apontou uso de helicóptero em campanha, que não foi registrado na prestação. O PontoPoder aguarda manifestação do prefeito.

  -  

Presidente da Assembleia, Evandro Leitão recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Fortaleza

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Evandro Leitão (PDT) tomou, nesta sexta-feira (11), a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na Policlínica do bairro Bonsucesso, em Fortaleza. Na quinta, durante a sessão da Casa, ele fez um apelo para que as pessoas se vacinem e destacou que gestores públicos precisam respeitar a ciência ao repassar informações para a população.

  -  

Vice-presidente da Câmara de Fortaleza recebe primeira dose da vacina: “realizando um sonho”

O vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Adail Junior (PDT), se vacinou contra a Covid-19 nesta sexta (10), e compartilhou o momento nas redes sociais. “Realizando um sonho”, disse o parlamentar de 54 anos. “Gratidão à ciência e aos profissionais da saúde. Espero que chegue logo a vez de todos para que possamos nos sentir mais protegidos”.

  -  

Deputado quer construção de monumento em homenagem a profissionais de Saúde

O deputado estadual Diego Barreto (PTB) quer construir um monumento em homenagem aos profissionais de Saúde no Ceará quando três quintos da população estiverem imunizados. “É forma de eternizar a gratidão pelo empenho desses profissionais”, diz. O projeto é de indicação, em que o parlamentar apenas sugere a ideia.

Foto: Reprodução
  -  

Após declaração de Bolsonaro, Camilo diz que orientação contrária ao uso de máscaras ‘deve ser ignorada’

“Sobre o uso de máscara, continua sendo absolutamente necessário neste momento ainda grave da pandemia. Todos os especialistas afirmam isso. Máscara ajuda a salvar vidas. Qualquer orientação contrária é inconsequente e deve ser ignorada”.

Camilo Santana (PT), após Jair Bolsonaro falar em um “parecer” que desobrigará uso de máscara por quem já foi vacinado ou teve Covid no Brasil.

  -  

Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito, vice e vereador de Coreaú por compra de votos

A Justiça Eleitoral decidiu pela cassação, nesta quinta (10), dos diplomas do prefeito de Coreaú, Edézio Sitônio (PDT), da vice-prefeita, Érika Frota (PDT), e do vereador Chico Antônio (PDT). Eles foram condenados por compra de votos. Os pedetistas terão de pagar multa de R$ 30 mil e ficam inelegíveis por 8 anos. Cabe recurso ao TRE-CE. Até lá, eles podem permanecer nos cargos.

Foto: Reprodução/Instagram
  -  

Único deputado federal do PTB no Ceará, Pedro Bezerra diz que não sabia de mudança na direção do partido

O deputado federal Pedro Bezerra (PTB) foi pego de surpresa com a mudança na direção do partido no Ceará. Ele, que já foi presidente da sigla, disse que não informado que o deputado estadual Delegado Cavalcante (PTB) assumiria a presidência do PTB. “Não tinha conhecimento. Não fui comunicado nem convidado”, disse. “Continuo no PTB, pelo menos até onde for possível”.

  -  

Acompanhado de Mayra Pinheiro e Roberto Jefferson, Delegado Cavalcante é eleito presidente do PTB no CE

O deputado estadual Delegado Cavalcante (PTB) foi eleito, nesta quinta (10), presidente do PTB no Ceará. Ele sucede o filho, Felipe Cavalcante, no cargo. A transmissão do posto foi acompanhada pelo presidente nacional da sigla, o ex-deputado Roberto Jefferson. A secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, também participou da cerimônia.

Foto: Isanelle Nascimento