-  

Em campanha sem Sarto, Élcio fala em compromisso com redução de desigualdades em Fortaleza

À frente da campanha da chapa com Sarto (PDT) pela Prefeitura de Fortaleza, o vice Élcio (PSB) falou, nesta terça-feira (20), em compromisso com a promoção da igualdade social na Capital. “É preciso investir muito forte em educação, em saúde, em saneamento básico e em dar condições de acessibilidade para as pessoas, independentemente de que território sejam”, disse, em agenda no bairro Bela Vista.

Foto: José Leomar
  -  

Análise: redução de desigualdades e dos efeitos da pandemia será desafio na gestão Sarto

Empossado prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT) sinalizou, no dia 1º, suas prioridades para os próximos anos na Capital. Para ele, essencial, agora, é garantir o retorno seguro às aulas presenciais na rede municipal, a vacinação para os fortalezenses e a recuperação econômica. A longo prazo é a redução das desigualdades. Leia análise de Inácio Aguiar.

  -  

Câmara de Fortaleza aprova proposta que autoriza vice-prefeito a ocupar cargo de secretário

Em sessão extraordinária, nesta quarta-feira (3), vereadores de Fortaleza aprovaram emenda que autoriza o vice-prefeito a acumular cargo de secretário ou de comissão da administração indireta, mas sem ser remunerado por isso. “Sendo a atribuição considerada missão especial”, define o texto. A aprovação abre caminho para que Élcio Batista (PSB) assuma a chefia do Iplanfor.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

“Não nasci aqui, mas me sinto vivendo para sempre nesta terra”, diz Élcio Batista após título de cidadão cearense

Contemplado com o título de cidadão cearense na última quarta-feira (24), o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSB), agradeceu a homenagem. “Aqui, tenho construído minha história, minhas relações e minhas esperanças”, disse. “No Ceará estão as pessoas que mais amo, mais admiro e mais me abriram oportunidades”, acrescentou.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Governo do Ceará concede título de cidadão cearense ao vice-prefeito Élcio Batista

Aprovada pela Assembleia há uma semana, a concessão do título de cidadão cearense ao vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSB), foi sancionada ontem (24) pelo governador Camilo Santana (PT). Élcio, que é natural de Cascavel (PR), já foi secretário-chefe da Casa Civil do Estado.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

TRE cassa chapa de candidatos a vereador em Nova Russas por candidaturas fictícias de mulheres

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cassou mais uma chapa de candidatos a vereador por fraude à cota de gênero. Desta vez, os suplentes e um vereador eleito pelo PDT em Nova Russas tiveram seus registros e diploma cassados após investigações apontarem que as três candidatas do partido não realizaram atos de campanha nas eleições de 2020.

  -  

Juíza cassa os mandatos da prefeita e do vice de Acaraú por abuso de poder econômico e compra de votos

A juíza da 30ª Zona Eleitoral, Ana Celina Monte, cassou os mandatos da prefeita de Acaraú, Ana Flávia Monteiro, e do vice, Francisco Bispo Parnaíba, por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos. A juíza determinou a inelegibilidade do deputado federal Robério Monteiro (PDT), esposo da prefeita, por ser o “responsável” pelos atos. Eles podem recorrer da decisão.

Acaraú
  -  

‘Defendo que a gente não mude uma vírgula’, diz Cid sobre estratégia do PDT para 2022 com Lula elegível

“Ainda não conversei com o Ciro, com o Lupi, mas defendo que a gente não mude um milímetro, uma vírgula do que estamos tocando, ou seja, um projeto que não seja o Bolsonaro, nem o estilo PT de governar”.

Senador Cid Gomes (PDT), em declaração ao site O Antagonista, sobre a anulação das condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato, pelo ministro do STF Edson Fachin, que torna o petista elegível.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Sarto troca indicado da Rede e nomeia suplente do PDT para Coordenadoria Animal após problemas internos

O prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT) nomeou, no último dia 7, o suplente de vereador do PDT, Marcel Girão, como coordenador especial de Proteção e Bem-Estar Animal, no lugar de Augusto Rodrigues, indicado da vereadora Estrela Barros (Rede), que não foi bem aceito. A Rede rachou no apoio à gestão Sarto e a mudança é vista como perda de força do partido.

Foto: Kid Junior
  -  

Zezinho cogita trocar PDT pelo Progressistas para eleição de 2022, mas vai conversar com Cid e Ciro

O deputado licenciado da Assembleia, Zezinho Albuquerque, secretário das Cidades, confirmou que cogita sair do PDT para o Progressistas, de olho na eleição de 2022. Nos bastidores, os parlamentares dão como certa a mudança para a sigla comandada pelo filho, o deputado AJ, mas Zezinho é prudente. Diz que vai conversar com Cid e Ciro Gomes, líderes do PDT.

Foto: Helene Santos
  -  

Ex-marqueteiro do PT, João Santana se alia a Ciro Gomes

Com histórico de campanhas com Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT), o ex-marqueteiro do PT João Santana se juntou a Ciro Gomes (PDT) para integrar a comunicação do PDT. O anúncio foi feito nesta quinta (22). Santana foi preso em 2016 como parte da Operação Lava Jato. Ele fez acordo de delação premiada e cumpriu prisão domiciliar. Agora, está em regime aberto.

  -  

Denis Bezerra quer renovar suspensão de pagamentos do Fies em 2021; projeto tramita na Câmara

Autor da lei que suspendeu pagamentos das parcelas do Fies em 2020, em meio ao Estado de Calamidade, o deputado federal cearense Denis Bezerra (PSB) quer aprovar novo projeto para renovar o benefício e suspender o pagamento de contratos em amortização neste ano. O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Foto: Câmara dos Deputados
  -  

Vice-prefeito, Élcio reforça importância do planejamento para reduzir desigualdades

“Esta década, talvez, seja marcada pela insegurança e de incertezas. Em um cenário como este, somente o planejamento e a liderança podem fazer a sociedade avançar”

Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza, ao tomar posse como superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza, o Iplanfor, na gestão Sarto (PDT).

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Maior bancada, PDT garante presidência e mais duas vagas na nova Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza

Com o secretariado do Governo Sarto (PDT) definido, a composição da Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza para o biênio 2021-2022 está definida. O PDT, maior bancada da Casa, garantiu três vagas: a presidência, com Antônio Henrique; a 1ª vice-presidência, com Adail Júnior; e a 2ª vice-presidência, com Ana Paula. Outras siglas foram contempladas com uma vaga cada.

Foto: José Leomar
  -  

Sindicatos de servidores municipais cobram Sarto por reposição da inflação e 13º em 2021

Nesta terça (1º), o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e outras entidades de classe foram ao Paço Municipal para fazer cobranças sobre a campanha salarial 2021. As entidades pedem reunião de urgência com o prefeito Sarto Nogueira (PDT) para discutir a reposição da inflação e o pagamento da primeira parcela do 13º salário.

Foto: Divulgação
  -  

Ao desejar “sucesso” ao novo ministro da saúde, Sarto diz que “não há lugar para o obscurantismo”

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), publicou nas redes sociais mensagem de boa sorte ao novo ministro da saúde, Marcelo Queiroga. “Os números crescentes de casos, hospitalizações e óbitos em todo o País são a maior evidência de que não há lugar para o obscurantismo“, disse. O pedetista pediu compromisso do novo gestor com a ciência.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Vereador Jorge Pinheiro diz que Sarto garantiu sanção de projeto que torna igrejas essenciais na pandemia

O vereador Jorge Pinheiro (PSDB) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza para informar aos colegas parlamentares que o prefeito José Sarto (PDT) garantiu a sanção do projeto de lei aprovado na Casa que reconhece igrejas e templos religiosos de qualquer crença como essencial. “Ele se comprometeu a sancionar esse projeto de lei”, disse.

Foto: Reprodução
  -  

Tasso lamenta morte de ex-vice-presidente da República, Marco Maciel

O senador Tasso Jereissati (PSDB) prestou homenagem ao ex-vice-presidente da República Marco Maciel, que faleceu neste sábado (12), aos 80 anos, em decorrência de infecção respiratória. “Foi um homem sério, digno e coerente, que nunca mudou suas convicções e posições durante toda sua carreira”, disse o parlamentar.

  -  

Ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins toma primeira dose da vacina contra a Covid-19

Ex-prefeita de Fortaleza, a deputada federal Luizianne Lins (PT) foi vacinada, neste sábado (12), contra a Covid-19. Ela tomou a primeira dose na capital cearense. No momento da vacinação, a petista carregava uma placa protestando contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

  -  

Justiça Eleitoral desaprova prestação de contas da campanha do prefeito de Juazeiro do Norte

O juiz eleitoral Francisco José Mazza Siqueira desaprovou as contas de campanha do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). Segundo ele, a coligação omitiu dados de receita/despesa. Entre as irregularidades, o juiz apontou uso de helicóptero em campanha, que não foi registrado na prestação. O PontoPoder aguarda manifestação do prefeito.

  -  

Presidente da Assembleia, Evandro Leitão recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Fortaleza

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Evandro Leitão (PDT) tomou, nesta sexta-feira (11), a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na Policlínica do bairro Bonsucesso, em Fortaleza. Na quinta, durante a sessão da Casa, ele fez um apelo para que as pessoas se vacinem e destacou que gestores públicos precisam respeitar a ciência ao repassar informações para a população.

  -  

Vice-presidente da Câmara de Fortaleza recebe primeira dose da vacina: “realizando um sonho”

O vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Adail Junior (PDT), se vacinou contra a Covid-19 nesta sexta (10), e compartilhou o momento nas redes sociais. “Realizando um sonho”, disse o parlamentar de 54 anos. “Gratidão à ciência e aos profissionais da saúde. Espero que chegue logo a vez de todos para que possamos nos sentir mais protegidos”.

  -  

Deputado quer construção de monumento em homenagem a profissionais de Saúde

O deputado estadual Diego Barreto (PTB) quer construir um monumento em homenagem aos profissionais de Saúde no Ceará quando três quintos da população estiverem imunizados. “É forma de eternizar a gratidão pelo empenho desses profissionais”, diz. O projeto é de indicação, em que o parlamentar apenas sugere a ideia.

Foto: Reprodução
  -  

TRE forma maioria para livrar prefeito de Pacajus da cassação; julgamento ainda será concluído

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) formou maioria, em sessão nesta sexta-feira (11), contra cassação do prefeito de Pacajus, Bruno Figueiredo (PDT) e do vice, Francisco Fagner (DEM). Seis desembargadores aceitaram o recurso da chapa. O presidente do TRE, Inácio Cortez, pediu vista e a conclusão do julgamento foi adiada.

  -  

Após declaração de Bolsonaro, Camilo diz que orientação contrária ao uso de máscaras ‘deve ser ignorada’

“Sobre o uso de máscara, continua sendo absolutamente necessário neste momento ainda grave da pandemia. Todos os especialistas afirmam isso. Máscara ajuda a salvar vidas. Qualquer orientação contrária é inconsequente e deve ser ignorada”.

Camilo Santana (PT), após Jair Bolsonaro falar em um “parecer” que desobrigará uso de máscara por quem já foi vacinado ou teve Covid no Brasil.

  -  

Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito, vice e vereador de Coreaú por compra de votos

A Justiça Eleitoral decidiu pela cassação, nesta quinta (10), dos diplomas do prefeito de Coreaú, Edézio Sitônio (PDT), da vice-prefeita, Érika Frota (PDT), e do vereador Chico Antônio (PDT). Eles foram condenados por compra de votos. Os pedetistas terão de pagar multa de R$ 30 mil e ficam inelegíveis por 8 anos. Cabe recurso ao TRE-CE. Até lá, eles podem permanecer nos cargos.

Foto: Reprodução/Instagram
  -  

Único deputado federal do PTB no Ceará, Pedro Bezerra diz que não sabia de mudança na direção do partido

O deputado federal Pedro Bezerra (PTB) foi pego de surpresa com a mudança na direção do partido no Ceará. Ele, que já foi presidente da sigla, disse que não informado que o deputado estadual Delegado Cavalcante (PTB) assumiria a presidência do PTB. “Não tinha conhecimento. Não fui comunicado nem convidado”, disse. “Continuo no PTB, pelo menos até onde for possível”.