-  

Eleitores têm até 60 dias para justificar ausência na votação desde dia 15

Desde o início da votação, às 7h, desde dia 15, o sistema do e-Título apresentou instabilidade para aqueles eleitores que tentaram justificar a ausência na votação. Para aqueles que não conseguiram, o procedimento pode ser realizado em até 60 dias. Não justificar acarreta multa de R$ 3,51 por turno. Leia mais aqui.

  -  

Quatro pessoas são detidas e conduzidas à Polícia Federal por suspeita de crime eleitoral

Quatro pessoas foram detidas por suspeita crime eleitoral e conduzidas à Polícia Federal. Os casos foram registrados neste domingo (29). Três pessoas foram detidas por promover carreata e boca de urna no bairro Vila União, em Fortaleza. Com a quarta, foram apreendidos documentos, material de campanha e listas. O suspeito foi ouvido na PF e liberado.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Urnas eletrônicas com defeito já somam 38 em Fortaleza e 17 em Caucaia

Balanço parcial do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) computou 38 urnas eletrônicas com defeito em Fortaleza, com 29 substituídas. Em Caucaia, 17 apresentaram problemas técnicos; 9 delas foram repostas. Os principais problemas aconteceram em impressoras e nos terminais de mesários e eleitores. Não foram registrados crimes eleitorais neste domingo (29).

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Réveillon: Roberto Cláudio afirma que ideia é ter artistas cearenses, num formato de live

Ao chegar para votar, no Colégio Batista, na Aldeota, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio voltou a afirmar não há como realizar uma festa de Réveillon, no contexto da pandemia. A data, contudo, não deve passar em branco. “A ideia é poder valorizar os artistas cearenses, a cultura cearense, numa live, num formato parecido com uma live, no formato digital”.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Desempenho do e-Título foi prejudicado por desligamento preventivo de servidor, diz Barroso

“Depois dos ataques (hacker) aos servidores do STJ, reforçamos a segurança dos nossos sistemas. Tiramos um servidor da rede e fizemos um backup. (…) Com esse servidor desligado, o servidor remanescente sofreu uma sobrecarga

Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, em coletiva de imprensa, explicando o que levou às dificuldades operacionais do e-Título.

  -  

Ferramenta do e-Título para justificar ausência na votação apresenta instabilidade

O recurso do e-Título que permite o eleitor justificar online a ausência na votação deste domingo já apresenta dificuldades nos primeiros minutos da Eleição 2020. Quem está tentando executar a operação, não está conseguindo. Uma mensagem no aplicativo recomenda tentar a operação mais tarde.

  -  

E-Título, versão digital do título de eleitor, é o aplicativo mais baixado do Brasil

A menos de uma semana das eleições municipais, o aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral, se tornou o mais baixado em todo o Brasil, nesta segunda-feira (10). São mais de 4 milhões de downloads no Google Play e na Apple Store. A plataforma é uma versão digital do título do eleitor, que permite ao cidadão apresentar seu perfil logado.

  -  

Após eleição, Capitão Wagner deve retornar ao mandato na Câmara dos Deputados na quarta (2)

Sem vitória na disputa pela Prefeitura de Fortaleza,  Capitão Wagner (Pros) voltará ao mandato de deputado federal na próxima quarta-feira (2). Ele tirou licença por 120 dias no início de agosto para se dedicar à campanha. Com o prazo da licença chegando ao fim, o parlamentar retorna ao mandato e o médico Agripino Magalhães (Pros) volta à suplência.

Foto: Helene Santos
  -  

Treinamento de mesários deve permanecer virtual em 2022, projeta TRE-CE

O treinamento virtual de mesários, auxiliares e demais colaboradores que trabalham durante as eleições deve permanecer na modalidade remota em 2022. Em coletiva na manhã desta terça-feira (1°), a coordenadora de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Edna Saboia, afirmou que a medida gerou redução dos custos para a Justiça Eleitoral.

  -  

Comissão de Transição de Governo da Prefeitura de Fortaleza é criada nesta segunda (30)

Foi criada, nesta segunda-feira (30), a Comissão de Transição de Governo da Prefeitura de Fortaleza, para dar início à transferência da gestão de Roberto Cláudio (PDT) para a administração do prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT), que toma posse em 1º de janeiro de 2021. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município um dia após o resultado do 2º turno na Capital.

Foto: José Leomar
  -  

Roberto Cláudio propõe prorrogação de prazo para implementação de 12 Regionais na Capital

Os vereadores de Fortaleza devem começar nesta quarta-feira (2) a apreciar projeto de lei do prefeito Roberto Cláudio (PDT) que propõe a prorrogação do prazo da implementação das 12 regionais na Capital por mais seis meses. Fortaleza tinha 12 meses para fazer a mudança – prazo que encerrava em dezembro deste ano. Vereadores também devem votar o novo Regimento Interno do Legislativo.

Foto: Camila Lima
  -  

Justiça Eleitoral indefere registro de candidatura de prefeita eleita em Barreira; cabe recurso

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu, nesta terça-feira (2), por unanimidade, indeferir o registro de candidatura da prefeita eleita em Barreira, Dra. Auxiliadora Fechine (PSD), por contas desaprovadas da gestão pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ela foi secretária do município em gestões anteriores. Ainda cabe recurso.

  -  

Vereadores eleitos ligados a Capitão Wagner se reúnem na noite desta terça (1º) para discutir espaços na Câmara Municipal

Os vereadores eleitos ligados a Capitão Wagner devem se reunir nesta terça (1°) para discutir quais espaços querem ocupar na Câmara Municipal. Reeleito pelo Pros, Márcio Martins pretende propor aos colegas que a oposição lance candidatura à presidência da Casa. A definição, contudo, deve ocorrer apenas após o encontro dos 12 parlamentares eleitos.

Foto: Helene Santos
  -  

Emília Pessoa e Natécia Campos vão comandar as secretarias de Educação e Ação Social em Caucaia

O prefeito eleito de Caucaia Vitor Valim (Pros) já está montando a equipe para a nova gestão. A vereadora Emília Pessoa (PSDB), que foi candidata à Prefeitura de Caucaia no primeiro turno, vai ser a secretária de Educação. A ex-vereadora Natécia Campos (PP), que concorreu à vice-prefeita na chapa de Elmano de Freitas, vai ser secretária de Ação Social.

  -  

Danilo Forte assume vaga deixada por Roberto Pessoa na Câmara dos Deputados

Após a eleição, apenas um nome da bancada cearense em Brasília será substituído. Roberto Pessoa (PSDB), eleito para ocupar o cargo de prefeito de Maracanaú, deixará a vaga para Danilo Forte (PSDB). Dos 22 deputados cearenses, pelo menos seis estiveram ligados diretamente a alguma campanha política, seja a própria ou de parentes.

  -  

Bancada do PDT fecha apoio a Antônio Henrique para presidente da Câmara após reunião com Sarto

A bancada eleita pelo PDT fechou apoio, na manhã desta terça-feira 1º, ao nome do atual presidente, vereador Antônio Henrique, para seguir no cargo de presidente da Câmara por mais dois anos. Pesa em favor do mandatário a relação próxima com o prefeito eleito, Sarto Nogueira, que se reuniu com os correligionários nesta manhã.

Foto: Reprodução
  -  

Toni Brito assume cadeira de deputado na Assembleia no lugar de Vitor Valim, eleito prefeito

O suplente de deputado estadual Toni Brito (Pros) vai retornar às atividades na Assembleia Legislativa do Ceará, em 2021, desta vez, como deputado estadual efetivo. Ele vai assumir o lugar do deputado estadual Vitor Valim (Pros), que foi eleito prefeito de Caucaia neste ano.

Foto: José Leomar
  -  

Davi de Raimundão vai assumir cadeira de deputado estadual após Patrícia Aguiar ser eleita prefeita

Com a eleição da deputada estadual Patrícia Aguiar (PSD) prefeita de Tauá, o primeiro suplente da coligação, Davi de Raimundão (MDB), vai ser efetivado na Assembleia Legislativa. Ele já exerceu a suplência nesta legislatura, quando deputados do MDB se licenciaram das atividades. Davi, inclusive, concorreu à vice-prefeitura de Juazeiro do Norte neste ano.

Foto: José Leomar
  -  

Mais de 264 mil títulos de eleitores no Ceará voltam a ser cancelados após a eleição

Passado o segundo turno, 264 mil eleitores cearense têm o título cancelado por não terem feito a biometria. Para o pleito deste ano, devido à pandemia, o documento foi validado momentaneamente. Agora, os eleitores precisarão buscar a Justiça Eleitoral para regularizar a situação. A partir do dia 9 de dezembro, isso poderá ser feito de forma virtual.

  -  

Gordim Araújo vai assumir lugar de deputado Bruno Gonçalves na Assembleia, eleito prefeito de Aquiraz

Com a eleição do deputado estadual Bruno Gonçalves (PL) para a Prefeitura de Aquiraz, o primeiro suplente do partido, Gordim Araújo, vai assumir o lugar do colega na Assembleia Legislativa. Araújo já tinha exercido a suplência no ano passado, quando Gonçalves se licenciou do mandato.

Foto: Helene Santos