-  

E-título agora tem foto do eleitor e pode ser usado como documento no dia da votação

No dia da votação, o eleitor que fez a biometria poderá utilizar apenas o aplicativo E-título para se identificar. Apesar do cadastramento biométrico não ser utilizado nestas eleições, quem realizou o procedimento terá as informações do título e identificação por foto pelo app. Demais eleitores ainda precisam apresentar documento oficial com foto.

Foto: José Leomar
  -  

Quase 20% do eleitorado da Capital segue sem biometria; no Ceará, índice é de 6%

De acordo com o TRE-CE, 356.279 eleitores de Fortaleza (19,6%) ainda não fizeram o recadastramento biométrico. No Estado, são 401.651 eleitores inadimplentes (6,2%). O prazo final para buscar atendimento para a biometria, emitir o título pela primeira vez ou realizar a transferência vai até 6 de maio, dia de fechamento do Cadastro Eleitoral.

  -  

Mais de 150 mil podem ficar sem título, se média de atendimentos de biometria se mantiver até 6 de maio

A média de 2.700 atendimentos diários nos 15 postos do TRE-CE em Fortaleza é considerada baixa pelo órgão. Se o fluxo se mantiver até o fechamento do cadastro de eleitores, no dia 6 de maio, quase 155 mil pessoas deixarão de fazer a biometria a tempo. 357.187 eleitores (19,73% do total) ainda não fizeram o recadastramento biométrico em Fortaleza.

Foto: Marina Alves
  -  

Após fim do mutirão da biometria, atendimento é tranquilo nos postos do TRE-CE na Capital

Quem vai a um dos postos do TRE-CE em Fortaleza se dá conta de que ter madrugado e enfrentado enormes filas no mutirão da biometria não foi mesmo um bom negócio. Os títulos de eleitores inadimplentes só começam a ser cancelados em março, e o cadastro pode ser feito com agendamento, sem filas, até o dia 6 de maio, em 15 locais Capital.

Foto: Flávio Rovere
  -  

Desempenho do e-Título foi prejudicado por desligamento preventivo de servidor, diz Barroso

“Depois dos ataques (hacker) aos servidores do STJ, reforçamos a segurança dos nossos sistemas. Tiramos um servidor da rede e fizemos um backup. (…) Com esse servidor desligado, o servidor remanescente sofreu uma sobrecarga

Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, em coletiva de imprensa, explicando o que levou às dificuldades operacionais do e-Título.

  -  

Eleitores têm até 60 dias para justificar ausência na votação desde dia 15

Desde o início da votação, às 7h, desde dia 15, o sistema do e-Título apresentou instabilidade para aqueles eleitores que tentaram justificar a ausência na votação. Para aqueles que não conseguiram, o procedimento pode ser realizado em até 60 dias. Não justificar acarreta multa de R$ 3,51 por turno. Leia mais aqui.

Foto: Agência Brasil
  -  

Ferramenta do e-Título para justificar ausência na votação apresenta instabilidade

O recurso do e-Título que permite o eleitor justificar online a ausência na votação deste domingo já apresenta dificuldades nos primeiros minutos da Eleição 2020. Quem está tentando executar a operação, não está conseguindo. Uma mensagem no aplicativo recomenda tentar a operação mais tarde.

  -  

Votos brancos, nulos e abstenções: compare números no 1º e 2º turno em Fortaleza

Compare o número de abstenções, brancos e nulos, do 1º para o 2º turno em Fortaleza:

Votos Brancos: de 50.234 (3,53%) para 35.081 (2,50%)
Votos Nulos: de 92.295 (6,48%) para 77.798 (5,53%)
Abstenções: de 397.774 (21,83%) para 414.959 (22,78%)

Sarto Nogueira (PDT) venceu Capitão Wagner (Pros) na disputa para prefeito de Fortaleza por uma diferença de 43.760 votos. Se somados, os votos brancos e nulos deste pleito chegaram 112.879, número suficiente para influenciar no resultado final da eleição. Também há que se considerar as 414.959 abstenções.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Pela 1ª vez desde a redemocratização, PT não elege prefeitos nas capitais

O resultado das Eleições 2020, cujo segundo turno ocorreu neste domingo (29), refletiu a perda de espaço do PT em todo o Brasil. Pela 1ª vez desde a redemocratização, o partido não elegeu nenhum prefeito nas capitais. Marília Arraes (foto), em Recife; e o João Coser, em Vitória (ES), eram apostas no 2º turno, mas foram derrotados. Luizianne perdeu em Fortaleza.

Foto: Luizianne Lins e Marília Arraes, os nomes nordestinos nas capitais Fortaleza e Recife, respectivamente. Crédito: Arquivo/Montagem
  -  

Vitor Valim é eleito prefeito de Caucaia com 51,08% dos votos

Com 100% das urnas apuradas, o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) declarou Vitor Valim (Pros) eleito para a Prefeitura de Caucaia. A chapa composta pelo então deputado estadual e o vice Deuzinho Filho (Republicanos) recebeu 83.588 votos, relativos a 51,08% do total. O adversário, Naumi Amorim (PSD), atual prefeito, conseguiu 80.045 votos, equivalentes a 48,92%.

Foto: José Leomar
  -  

TRE-CE esclarece confusão com urna eletrônica no Conjunto Ceará

Ocorrência envolvendo duas urnas foi registrada no Conjunto Ceará, na Capital, hoje (29), por estarem em veículo descaracterizado. Segundo o TRE-CE, o carro é do Dnocs e foi solicitado para substituir uma urna defeituosa, que voltou a funcionar. A reserva era levada ao depósito quando eleitores notaram a movimentação. O caso foi registrado em ata.

  -  

Coordenadora do TRE-CE diz que eleição foi “bem tranquila” e descarta possibilidade de atraso na divulgação da apuração

Edna Saboia, coordenadora de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), avaliou a votação do segundo turno em Fortaleza e Caucaia como “bem tranquila”. A gestora também garantiu que os resultados parciais devem ser divulgados de cinco em cinco minutos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que os atrasos registrados no primeiro turno não devem se repetir. “Até 21 horas a gente espera que Fortaleza e Caucaia já tenham o resultado para os eleitores”, projetou.

Foto: Helene Santos
  -  

Urnas eletrônicas com defeito sobem para 56 em Fortaleza e 20 em Caucaia, segundo TRE-CE

Até as 16 horas deste domingo, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) registrou 56 urnas eletrônicas com defeito em Fortaleza e 20 em Caucaia. Na Capital, 42 urnas foram substituídas e, em Caucaia, 11. Os principais defeitos foram relacionados aos terminais do mesário e do eleitor e às impressoras. Além disso, chegou ao conhecimento do órgão apenas um crime eleitoral, especificamente uma “tentativa de atrapalhar os trabalhos eleitorais”. Não houve prisão nesse caso.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Propostas para ficar de olho nos próximos quatro anos

O prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) elaborou sete eixos estratégicos de atuação e disse que as políticas públicas serão pensadas e aplicadas por participação popular. Entre as promessas estão a construção de mais 18 postos de saúde, 2 novas UPAs e o novo Gonzaguinha do José Walter. Confira no Diário do Nordeste seis propostas para ficar de olho.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Conheça a trajetória do novo vice-prefeito Élcio Batista

Com entrada na política institucional no primeiro mandato do prefeito Roberto Cláudio, como secretário da Juventude de Fortaleza, o novo vice-prefeito Élcio Batista traz na bagagem um dos maiores projetos da atual gestão: o Fortaleza 2040.

Conheça mais sobre o perfil de Élcio no Diário do Nordeste.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Quem é Natália Herculano, a nova primeira dama de Fortaleza

Atuante na luta do movimento feminista e na defesa dos direitos da população LGBTQI+, a nova primeira dama de Fortaleza, Natália Herculano, tem participação ativa na Assembleia Legislativa do Ceará com desenvolvimento projeto sociais.

Saiba mais no Diário do Nordeste.

  -  

Oposição vence três dos cinco maiores municípios do Estado nas Eleições 2020

Embora tenha eleito o maior número de prefeitos no Interior, cerca de75%, a base governista perdeu a eleição em três dos cinco maiores municípios do Estado. Enquanto os aliados de Camilo Santana venceram Fortaleza e Sobral, a oposição levou Caucaia, Maracanaú e Juazeiro do Norte. A sucessão de 2022 começa a se desenhar após o resultado das urnas nesta eleição.

Foto: Kid Junior
  -  

Recuperação econômica e Saúde serão prioridade, avalia prefeito eleito de Fortaleza

Os maiores desafios da nova gestão de Fortaleza, que começa no dia 1º de janeiro, serão a recuperação econômica e Saúde, de acordo com a avaliação de Sarto Nogueira (PDT), prefeito eleito no segundo turno, que ocorreu neste domingo (29) e acabou com uma vitória apertada. Sarto reforçou que manterá parceria com o governador Camilo Santana (PT).

Foto: Helene Santos
  -  

Prefeito eleito de Fortaleza, Sarto diz que secretariado só deve sair no fim de dezembro

Eleito prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, disse, em entrevista, que agora vai “correr contra o tempo para montar uma equipe de transição”, pois a posse já ocorre em um intervalo de um mês. Segundo o prefeito eleito, entretanto, só haverá conhecimento dos nomes do secretariado na última etapa do processo, já perto da posse.

Foto: Helene Santos
  -  

“Sou prefeito para unir Fortaleza”, diz Sarto Nogueira na primeira entrevista após a vitória

Na primeira entrevista após ser eleito para prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira disse que será prefeito para “unir Fortaleza”, após o resultado das urnas. “Não se constrói o futuro olhando para o retrovisor”, destacou ao reforçar que buscará manter conquistas da atual gestão e avançar em outros temas, principalmente, em Saúde.

Foto: Kid Júnior
  -  

‘A gente sai de cabeça erguida’, diz prefeito Naumi Amorim após derrota em Caucaia

Após ser derrotado no segundo turno em Caucaia pelo candidato do Pros, Vitor Valim, o prefeito Naumi Amorim (PSD) disse que deixará o comando da cidade de ‘cabeça erguida‘ e desejou  que o novo gestor tenha comprometimento com a cidade. O mandato de Naumi termina em 31 de dezembro. “A gente sai de cabeça erguida.  […] Eu que administrei por quatro anos, sei da dificuldade que é”.

  -  

“A oposição no Ceará está mais do que viva neste momento”, diz Capitão Wagner após resultado das urnas

Capitão Wagner (Pros) se pronunciou após o resultado da votação. Wagner ficou com 48,31%  dos votos . Ele agradeceu o povo de Fortaleza. “Foram quase 625 mil eleitores votaram em mim e na Camila, um resultado expressivo, diferente de tudo que foi apresentado até a véspera. A oposição no Ceará está mais do que viva nesse momento, ela se fortalece”, disse.

Foto: Camila Lima
  -  

Camilo comenta eleição de Sarto à Prefeitura de Fortaleza: “vitória da defesa da verdade”

Após definição da eleição de Sarto (PDT) para a Prefeitura de Fortaleza, hoje (29), o governador Camilo Santana (PT) comentou o resultado em sua conta no Twitter. “Uma vitória da defesa da verdade, do respeito, da paz e do reconhecimento ao trabalho e à enorme disposição para enfrentar os muitos desafios que virão pela frente”, disse o petista.

Foto: Natinho Rodrigues