-  

Descomplicando: primeiro quadro do programa PontoPoder aborda eleição para vereador

O quadro Descomplicando dessa segunda-feira (5) explicou como acontece a eleição para vereador, o fim das coligações e o sistema proporcional de eleição. O quadro é exibido todas as segundas, quartas e sextas, às 21h55, no programa PontoPoder Eleições. A transmissão ocorre na TV Diário, no canal do PontoPoder no Youtube, e no site Diário do Nordeste.

 

  -  

Assista na íntegra ao PontoPoder Eleições desta quarta

PontoPoder Eleições desta quarta-feira (18) mostra o orçamento que o próximo prefeito da Capital deve ter disponível para manutenção e investimento na cidade em 2021, a agenda dos candidatos no 2º turno em Fortaleza e Caucaia. Além disso, o quadro Descomplicando vai explicar a diferença entre abuso de poder econômico e político, que podem levar a perda de mandato.

 

  -  

Assista em tempo real ao PontoPoder Eleições

O PontoPoder Eleições desta terça-feira (10) traz entrevista com candidatos à Prefeitura de Fortaleza com o tema educação. A atração, que vai ao ar às 21h55, na TV Diário, traz também a primeira de uma série de reportagens sobre a eleição em municípios que sofreram turbulências políticas, além do quadro Descomplicando sobre o que faz um vereador.

 

  -  

Assista em tempo real ao PontoPoder Eleições

O programa PontoPoder Eleições traz nesta sexta (30) reportagem sobre os desafios do Ministério Público para investigar irregularidades eleitorais, a chegada da Força Nacional em Caucaia, além do quadro ‘Descomplicando’ tirando dúvidas sobre votos nulos e brancos. O candidato ‘Prometeu’ também está de volta, falando sobre Saúde. O programa começa às 21h55, na TV Diário.

  -  

TRE forma maioria para livrar prefeito de Pacajus da cassação; julgamento ainda será concluído

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) formou maioria, em sessão nesta sexta-feira (11), contra cassação do prefeito de Pacajus, Bruno Figueiredo (PDT) e do vice, Francisco Fagner (DEM). Seis desembargadores aceitaram o recurso da chapa. O presidente do TRE, Inácio Cortez, pediu vista e a conclusão do julgamento foi adiada.

  -  

Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e do vice, Giovanni Sampaio

A 28ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte cassou os diplomas do prefeito, Glêdson Bezerra (Podemos), e do vice, Giovanni Sampaio (PSD), por abuso de poder econômico durante o pleito de 2020. A decisão do juiz Giacumuzaccara Leite Campos também torna ambos inelegíveis por oito anos, assim como Gilmar Bender, terceiro réu da ação de impugnação. Ainda cabe recurso.

  -  

Após recurso, Justiça Eleitoral defere candidatura do ex-vereador de Fortaleza Dr. Porto

A candidatura do ex-vereador Dr. Porto (PDT) foi deferida na quinta-feira (7) após recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele recebeu 5.093 votos, mas, como teve a candidatura indeferida antes do 1º turno, apenas agora os votos serão totalizados pela Justiça Eleitoral. Com o deferimento, Porto passa para a suplência do PDT, maior bancada na Câmara.

Foto: Érika Fonseca
  -  

PDT conquista maior bancada da Câmara Legislativa de Fortaleza, com 10 vereadores eleitos

O PDT conquistou a maior bancada de vereadores da Câmara de Fortaleza, com 10 cadeiras ocupadas. O partido também garantiu a segunda posição entre os vereadores mais votados, obtendo mais 23 mil votos na eleição de Lucio Bruno. O PDT é o partido de Roberto Cláudio e de Sarto Nogueira, que disputa o segundo turno da eleição 2020 com Capitão Wagner (Pros).

Foto: Camila Lima
  -  

Candidato a vereador é encontrado morto a golpes de faca em Caucaia

A Polícia investiga a morte do candidato a vereador de Caucaia, Evangelista de Sousa Gerônimo, o “Batista da Banca” (PSB). Ele foi encontrado morto a golpes de faca dentro de casa no bairro Nova Metrópole. Até o momento, não há informações sobre as motivações do crime.

Foto: Leabem Monteiro
  -  

Após ter candidatura indeferida, vereador Marcelo Lemos entra com recurso e segue com campanha

O vereador Marcelo Lemos (PSL) entrou com recurso na Justiça Eleitoral após ter a candidatura indeferida. O motivo da decisão foi a Lei da Ficha Limpa. O parlamentar não respondeu a um questionamento do Tribunal de Contas do Estado sobre o período que esteve a frente da Regional V, o que “não leva ao crime de improbidade administrativa”, acrescenta Lemos.

Foto: José Leomar
  -  

Célio Studart afirma que para reforma previdenciária do município é necessário reduzir terceirizados

“Dentro do município de Fortaleza não terá reforma previdenciária que não seja dialogando com as pessoas, ou seja, encontrando meios para diminuir os terceirizados. Termos mais pessoas efetivas porque essas pessoas contribuem com a previdência de fato, o terceirizado não contribui”

Célio Studart para o Ponto Poder na manhã desta sexta-feira (6).

Foto: Thiago Gadelha
  -  

‘Nem sou Lula nem Bolsonaro’, diz Heitor Férrer sobre apoios nacionais na campanha eleitoral

“Nem sou Lula nem Bolsonaro, sou lúcido. Sou eu. Tenho que me dar o direito de ser eu mesmo. As lideranças não me pautam”

Heitor Férrer para o Ponto Poder desta quinta (5). O candidato do Solidariedade também destacou que, se eleito, vai procurar contato imediato com o Governo Federal e com o Governo do Estado para tratar de soluções dos problemas da Capital.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

‘Falta proposta e sobra ataque’, diz Luizianne Lins sobre campanha de Sarto Nogueira

“Acho que falta proposta e sobra ataque, porque eu não tenho tempo nem de falar direito o que eu quero fazer e do que eu fiz, que dirá para ficar ofendendo alguém, mas nós tivemos que nos defender”

Luizianne Lins para o PontoPoder sobre os ataques oriundos do candidato do PDT, Sarto. A candidata não descartou a possibilidade de aliança com o PDT no segundo turno.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Ceará deve receber 198 mil doses de Sputnik V no início de julho, diz Camilo Santana

As primeiras doses da vacina russa Sputnik V devem chegar ao Ceará no início de julho. Segundo o governador Camilo Santana, o Estado receberá 198 mil doses para imunização da população. A restrição ao número de imunizantes importados foi estabelecido pela Anvisa. No total, o governo estadual adquiriu mais de 5 milhões de doses da Sputnik V.

  -  

Partidos tem até dia 30 de junho para apresentar a prestação de contas de 2020

Os partidos políticos têm até o próximo dia 30 de junho para apresentar, ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), a prestação de contas do exercício de 2020. O prazo foi estabelecido em resolução do Tribunal Superior Eleitoral. O documento, de 2019, passa a reger elaboração e prestação de contas anuais dos partidos políticos desde 2020.

  -  

Polícia Federal mira possíveis desvios de verba para tratamento da Covid-19 em Maranguape

A Polícia Federal cumpre 10 mandados de busca e apreensão em domicílio de investigados na operação Soroche que apura desvio de recursos públicos durante a pandemia. As ações da manhã desta quinta (24) ocorrem em Fortaleza e em Maranguape, e decorrem de inquérito instaurado de junho de 2020. Estima-se que as supostas infrações tenham causado prejuízos superiores a R$ 3 milhões.

  -  

Esposa de Capitão Wagner, Dayany Bittencourt se filia ao partido Republicanos

Esposa do deputado federal Capitão Wagner, Dayany Bittencourt se filiou, nesta quarta (23), ao Republicanos. A cerimônia ocorreu em Brasília e contou com a presença do presidente nacional da legenda, Marcos Pereira, e o dirigente estadual, Ronaldo Martins, além de aliados do grupo. A filiação ocorre em meio às articulações para as eleições de 2022.

  -  

Câmara de Fortaleza tem Mesa Diretora formada só por mulheres em sessão desta quarta, 23

A sessão da Câmara de Fortaleza nesta quarta (23) foi conduzida só por mulheres durante o Pequeno Expediente. A composição feminina da mesa foi presidida pela Enfermeira Ana Paula (PDT) e secretariada por Kátia Rodrigues (Cidadania) foi destacada pelos vereadores Ronivaldo Maia e Larissa Gaspar, do PT, e pelo líder do governo, Gardel Rolim (PDT).

Foto: André Lima
  -  

PontoPoder na TV Diário: Vacinômetro da bancada cearense e Lei de Improbidade Administrativa

Nesta edição, o PontoPoder traz os desdobramentos do projeto que muda a Lei de Improbidade Administrativa, além do vacinômetro da bancada cearense em Brasília. A atração, que vai ao ar às 20h45, na TV Diário, tem ainda reportagem sobre os poços não instalados pelo Dnocs no Ceará.

  -  

CPI: Ao listar previsões erradas, Tasso critica postura de Osmar Terra: “não é hora de parar de opinar”?

Em participação na CPI da Pandemia nesta terça (22), o senador Tasso Jereissati (PSDB) listou uma série de previsões erradas feitas pelo convidado, deputado Osmar Terra (MDB), desde o ano passado. Osmar reconheceu os erros, que foram sobre vacinação e tempo de duração da pandemia. “Não é hora de parar der opinar?”, questionou Tasso, ao deputado.

  -  

Diretório do PT oficializa grupo de trabalho que vai articular eleições de 2022 no Ceará

O diretório estadual do PT deu posse, nesta terça-feira (22), ao Grupo de Trabalho e Ação (GTA) do partido no Ceará que vai articular as táticas para as eleições de 2022. O ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques, foi oficializado como o coordenador da campanha do ex-presidente Lula no Estado para a disputa presidencial.

  -  

Augusta Brito e Gadyel Gonçalves podem deixar PCdoB e sondam partidos para disputar eleição de 2022

A deputada estadual Augusta Brito e o esposo, ex-prefeito de São Benedito Gadyel Gonçalves, avaliam se ficam no PCdoB, mas sondam outros partidos para disputar as eleições de 2022. Ela em busca da reeleição e ele uma vaga na Câmara Federal. Augusta recebeu convite do governador Camilo Santana para se filiar ao PT. Já Gadyel dialoga com PP, PSB e PDT.

Foto: Saulo Roberto e José Leomar
  -  

Senador Cid Gomes anuncia que vai acionar o STF contra privatização da Eletrobrás

O senador Cid Gomes (PDT) anunciou nesta quinta-feira (17) que vai ingressar com ação no Supremo Tribunal Federal para tentar reverter a aprovação de MP da privatização da Eletrobras no Senado, que ele definiu como uma “ilegalidade”. O placar foi apertado: 42 a 37 votos. “Sequer houve tempo para discutir questão tão importante para o País”, disse.