Foto: José Leomar

Deputados apresentam mais de duas mil emendas à Lei Orçamentária Anual de 2020; votação será dia 19

Terminou hoje (2) o prazo para apresentação de emendas à Lei Orçamentária Anual do Estado para 2020. Foram apresentadas mais de duas mil emendas, que serão discutidas até quinta-feira (5) pelos técnicos do Governo e até o dia 10 pelas comissões da Assembleia. Previsto em R$ 28,8 bi, o orçamento deve ser votado no dia 19, encerrando o ano legislativo.

Foto: José Leomar

Para deputado, governador não deve ceder a “chantagens de grupos amotinados”

Deputados estaduais que integram a base do governador Camilo Santana (PT) consideram que o governador não deve ceder em relação à anistia aos militares amotinados. O deputado estadual Queiroz Filho (PDT) diz que não se deve ceder ao que chamou de “chantagem”. “Negociar com bandido é institucionalizar esse tipo de ato criminoso”.

Após dia de discursos intensos, sessão na AL-CE não tem quórum

Não houve deputados suficientes na Assembleia Legislativa para iniciar a sessão hoje. O Plenário vazio em muito difere da lotação no dia anterior, em que deputados lotaram a Casa para repercutir a crise na segurança e o episódio envolvendo o senador Cid Gomes (PDT). Com o reajuste salarial de policiais em tramitação, as atividades retornam na quinta (27).

“Cid foi agredido com um soco ao tentar negociar com policiais”, afirma Tin Gomes ao condenar tiros no senador

Em sequência de pronunciamentos na Assembleia sobre a crise da Segurança do Estado, o deputado Tin Gomes (PDT) destacou um vídeo que mostra o senador Cid Gomes sendo agredido com um soco por um dos manifestantes, quando tentou negociar com um megafone. Segundo ele, os atos seriam “terrorismo”.

Foto: CMFor

Lei Orçamentária da Prefeitura de Fortaleza deve ser votada na primeira quinzena de dezembro

O presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), assegurou que o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 da Prefeitura de Fortaleza será votado entre os 15 primeiros dias de dezembro.  Ele ressaltou que a Comissão Conjunta de Constituição e Orçamento já realizou as audiências públicas necessárias e, agora, serão apresentadas emendas.

Foto: José Leomar

Ivo Gomes pede Força Nacional para Sobral e anuncia segurança privada e horas extras à Guarda Municipal

O prefeito Ivo Gomes anunciou a contratação de 100 seguranças privados para a terça (25) de Carnaval e a autorização de pagamento de hora extra à Guarda Municipal. Ivo afirmou também pediu ao secretário da Casa Civil, Élcio Batista, um contingente do Exército e da Força Nacional. Segundo ele, não há registro de ocorrências graves, mas há uma “estratégia de difusão de boatos”.

“Me fizeram um favor”, diz vereador de Sobral expulso do SD por liderar motim de PMs

O ver. Sargento Ailton, expulso do SD por liderar motim de PMs em Sobral, disse que a sigla o fez um favor. “É um corporativismo político. Sabemos que o grupo Ferreira Gomes tem uma proximidade (com o presidente estadual Genecias Noronha)”. Ele ainda fez críticas a Genecias e à esposa dele, a deputada Aderlânia Noronha: “pessoas que não tem boa índole”.

Solidariedade expulsa vereador que liderou motim de PMs em Sobral

“É inadmissível que um membro de nosso partido participe de ações que obriguem comerciantes a fecharem suas portas e acabe em um senador baleado”

Diz nota do SD, que expulsou o vereador de Sobral Sargento Ailton, um dos líderes do motim a cidade, que bateu boca com Cid Gomes, antes de ele ser baleado. Correligionários dele na Câmara negam possibilidade de cassação do mandato.

Comitiva de senadores se reúne com general Cunha Matos nesta sexta-feira

Os senadores Major Olímpio (PSL-SP), Eduardo Girão (Podemos) e Elmano Férrer (Podemos-PI) continuam no Ceará na tentativa de diálogo em meio a crise na Segurança. A comitiva participará de uma nova reunião às 14h desta sexta-feira (21) na 10ª Região Militar com o general Cunha Matos, que assumiu o comando do policiamento no Estado com a GLO.

Senador Major Olímpio é contra anistia a militares amotinados no Ceará

“Não deve haver anistia num caso como esse. Se tiver anistia, você estimula isso em todos os estados. Não acho que seja o correto”

Disse o senador Major Olímpio (PSL-SP), em coletiva de imprensa com os senadores Eduardo Girão e Elmano Férrer. “O final de tudo não vai ser favorável para a categoria”, aposta. Os senadores defendem que os militares deveriam ceder.

“Fiquei deprimido como homem público”, diz senador Elmano Férrer

“(Vi) uma fila de carros abandonados, pneus vazios, militares encapuzados, tomando cerveja, e adentramos a instituição. O que me chocou é que os líderes do movimento são praças expulsos da corporação. Estamos diante de um esfacelamento”

Disse o senador Elmano Férrer (Podemos-PI), nesta sexta (21), ao repercutir visita a batalhão onde PMs estão amotinados.

Foto: Agência Senado

“Os canais de diálogo estão fechados”, diz senador Eduardo Girão

“Queremos evitar uma situação drástica, mas os canais de diálogo estão fechados”, afirmou Girão.

O senador Eduardo Girão (Podemos), que participou ontem de uma reunião com o governador Camilo Santana (PT), disse hoje, em coletiva de imprensa, que o grupo de senadores que participou do encontro não veio “negociar”, mas “buscar caminhos de diálogo”.

Larissa Gaspar assume liderança do PT na Câmara Municipal de Fortaleza

A vereadora Larissa Gaspar assumiu a liderança do PT na Câmara Municipal de Fortaleza. Pouco mais de um ano após voltar à legenda petista, a parlamentar assume o posto após Guilherme Sampaio (PT) decidir se afastar do cargo ao assumir a presidência municipal do partido. A decisão pela nova liderança de Larissa Gaspar foi unânime.

Deputados pedem para deputada federal do Rio “pegar o beco” do Ceará

Deputados estaduais criticaram, hoje (20), a deputada federal Major Fabiana (PSL-RJ), que está no Ceará “para tentar dialogar” sobre a paralisação de grupos militares. Para Marcos Sobreira (PDT), ela está fazendo “politicagem barata”. Osmar Baquit (PDT) também se pronunciou: “a deputada não consegue nem resolver os problemas do Rio de Janeiro. Pega o beco!”

10

Na Câmara Municipal, sessão é dominada por discussões sobre paralisação de grupos de policiais

A sessão da Câmara Municipal de Fortaleza foi alterada pela discussão a respeito da paralisação de grupos de militares no Ceará. Pelo menos 14 parlamentares subiram à tribuna para falar sobre o assunto. O presidente da Casa, Antônio Henrique, convocou ainda sessão extraordinária para finalizar as votações previstas para esta quinta-feira (20).