Deputado Carlos Felipe vive relação estremecida com o Governo do Estado dentro da base

A relação do deputado Carlos Felipe (PCdoB) com o Governo do Estado ficou meio estremecida depois de ter votado contra a reforma da Previdência do Estado no ano passado. Ele diz que seguiu a orientação do partido. A pergunta é: Carlos Felipe vai ser isolado na base aliada? Isso só o tempo dirá.

Vereadores da base aliada tentam ‘virar a página’ após exoneração de secretário

Vereadores da base aliada tentaram colocar ‘panos quentes’, nesta quarta-feira (5), sobre o embate entre Márcio Cruz (PSD) e o ex-secretário municipal de Segurança, Antônio Azevedo. Isto ocorreu porque Carlos Mesquita (Pros) prestou solidariedade à Azevedo, o que irritou Márcio Cruz. Apesar de querer direito de resposta, Cruz acabou convencido a não alongar o assunto.

Camilo convoca base aliada para reunião sobre projeto de reestruturação salarial dos militares

O governador Camilo Santana convocou a base aliada na Assembleia Legislativa para uma reunião nessa terça (4), às 16h30, no Palácio da Abolição. O assunto: a proposta de reestruturação salarial dos profissionais de segurança do Estado. A proposta que está sendo apresentada pelo Estado não tem agradado parte da categoria, que promete mobilizações na Assembleia.

Foto: Helene Santos

Roberto Cláudio reúne vereadores da base aliada nesta segunda-feira para balanço de 2019

O prefeito Roberto Cláudio vai receber, no Paço Municipal, a ampla base aliada a ele na Câmara Municipal para um almoço nesta segunda-feira (23). Na pauta, além da confraternização de Natal, balanço das atividades em 2019 e planejamento para 2020. Os parlamentares também estão interessados em saber, claro, como será a organização para as eleições municipais.

 

 

Carlos Felipe nega que tenha sido diagnosticado com coronavírus

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) negou que esteja com coronavírus. O parlamentar disse que não apresentou nenhum sintoma viral e, portanto, não fez o exame. Médico por formação, Carlos Felipe disse que mesmo assim está isolado em casa e que não teve contato recente com nenhum dos outros colegas infectados na Assembleia Legislativa.

Foto: José Leomar

Deputado Carlos Felipe defende que punição dos PM’s fique em segundo plano em tentativa de solucionar crise

Sendo a anistia o maior entrave na negociação do impasse entre Estado e PM’s, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) defendeu hoje (27) que priorizar a punição pode estender a crise. “É importante que esse movimento acabe e que a tropa se sinta motivada. Então esse processo de colocar muito em cima a coisa da punição talvez não seja o melhor caminho”, disse.

Deputados do PCdoB na mira da militância do partido na reforma da Previdência

Além do PT, os deputados estaduais do PCdoB também estão na mira da militância do partido para votarem contra a reforma da Previdência Estadual. Nos bastidores, Augusta Brito vem sendo bastante pressionada. Já Já Carlos Felipe tem sido crítico da proposta, um dos poucos dentro da base aliada.

Com casos de coronavírus em alta no Interior, prefeitos estão reunidos com o governador Camilo Santana

Cerca de 120 prefeitos cearenses estão reunidos em videoconferência, neste momento, com o governador Camilo Santana (PT). O chefe do Executivo reforçou no início da reunião a necessidade de medidas de isolamento social no Interior. Os gestores pedem ao governador reforço na atenção primária de saúde e a abertura de mais leitos de UTI.

Foto: AFP

Estado espera análise de entidades de imprensa para regulamentar lei das fake news no Ceará

O Governo do Estado encaminhou para sindicatos e associações de imprensa o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa e já sancionado que pune com multas de até R$ 2,2 mil quem disseminar notícias falsas sobre a pandemia no Ceará. As entidades tem até hoje (18) para enviar suas análises. Com base nelas, é que o governo vai regulamentar a lei.

Foto: Helene Santos

“Sem vida, não há trabalho”, diz Camilo Santana em mensagem ao Dia do Trabalhador

Em mensagem ao Dia do Trabalhador, o governador Camilo Santana desejou aos cearenses “força, determinação e esperança”. O governador lembrou os tempos difíceis com a pandemia, disse lutar por empregos, mas que o momento é de “luta pela saúde e proteção das famílias”. ele voltou a defender o isolamento social e declarou: “Sem vida, não há trabalho”.

Foto: Junior Pio

Augusta Brito chama de “misoginia” ataque de deputado do PSL à jornalista e pede nota de repúdio da Assembleia

“A gente não pode se calar diante de tanta misoginia, de tanto machismo que existe, atacando as nossas jornalistas que merecem nosso respeito e consideração. Já quero pedir uma nota de repúdio à Procuradoria desta Casa em relação a este deputado”.

Augusta Brito, deputada estadual do PCdoB, sobre ataque do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL) à jornalista da Folha de São Paulo.

Em passagem pelo Ceará, pré-candidato a prefeito de São Paulo toma café no Becco do Cotovelo em Sobral

De passagem pelo Ceará, para reuniões partidárias, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP) aproveita para conhecer o sistema de Educação Pública do Estado. Em passagem por Sobral, ele tomou o tradicional café no Becco do Cotovelo a convite do deputado Leônidas Cristino (PDT). Orlando é pré-candidato a prefeito de São Paulo em outubro.

Ex-ministro Orlando Silva vem lançar movimento 65 do PCdoB no Ceará

O ex-ministro do Esporte, deputado federal Orlando Silva (PCdoB), vem lançar no Ceará, na próxima sexta (7), o movimento 65. Esse é um programa eleitoral criado para filiar pessoas que se identificam com o partido para disputar as eleições neste ano. Orlando também deve ir a Sobral, conhecer a experiência em educação e ter uma reunião com o prefeito Ivo Gomes (PDT).

Foto: Kid Junior

Augusta Brito é sondada para mudar de partido após votação da reforma da Previdência na AL

PT e PDT sondam a deputa Augusta Brito, do PCdoB, para trocar de partido. O clima entre ela e o partido não é mais o mesmo depois da reforma da Previdência na Assembleia, aprovada no fim do ano passado. O PCdoB a pressionou muito para votar contra, só que Augusta é vice-líder do governador Camilo e isso tem um peso.

Foto: José Leomar

Republicanos do deputado Ronaldo Martins é impasse na base governista

O Republicanos, antigo PRB, comandado pelo deputado Ronaldo Martins, já é visto pelo Palácio da Abolição como um partido que pode não estar mais no barco governista. Um interlocutor do Governo do Estado disse em reunião antes da votação da reforma da Previdência, que poderia não contar com o voto favorável do deputado David Durand. E se confirmou.

Foto: José Leomar

Previdência: Assembleia teve o intuito de “garantir integridade” ao barrar entrada de manifestantes, diz Sarto

“Tenho que garantir a integridade de deputados, assessores, imprensa e dos próprios manifestantes”.

José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa, sobre a proibição de acesso dos manifestantes às galerias na discussão sobre a reforma da Previdência Estadual.

Deputado cearense entra com representação no MPF para tentar barra uso de cloroquina em casos leves

Líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT) protocolou, nesta terça-feira (27), representação no Ministério Público Federal (MPF) para tantar suspender o uso da cloroquina no Sistema Único de Saúde (SUS) em casos leves da Covid-19. Ele também solicita investigação para apurar possíveis atos de improbidade na liberação do medicamento.

Foto: Reprodução/Aprece

Camilo Santana se reúne com prefeitos da Macrorregião Norte nesta terça-feira

O governador Camilo Santana terá hoje (27) a segunda reunião com prefeitos por macrorregiões do Estado. Ontem, conversou com cerca de 40 gestores da macrorregião de Fortaleza. Hoje, deve reunir 55 prefeitos da segunda região mais afetada pela Covid-19. Os encontros são mobilizados pela Aprece, com o objetivo de discutir os desafios de forma específica.

Foto: Fernanda Siebra

Antecipação de feriados em Fortaleza é sancionada pelo prefeito Roberto Cláudio

Horas após aprovação na Câmara Municipal de Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) sancionou, já na tarde desta terça-feira (26), a lei que antecipa os feriados religiosos de Corpus Christi e do Dia de Nossa Senhora da Assunção para esta semana, na quarta (27) e na quinta-feira (28). O objetivo é intensificar o isolamento social na Capital.

2

Senadores farão visita ao novo presidente do TSE para discutir situação das eleições

Na próxima sexta (29), uma comissão de senadores deve fazer uma visita ao ministro Luís Roberto Barroso, empossado recentemente como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Barroso vai comandar a Justiça Eleitoral no pleito deste ano. Eles devem discutir a situação das eleições junto com uma comissão do tribunal.

Foto: Agência Senado

Senado só irá discutir possível adiamento das eleições em julho, decidem líderes

Em reunião do colégio de líderes do Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, e o grupo de lideranças decidiram que até o dia 30 de junho não haverá qualquer deliberação do Congresso sobre um possível adiamento das eleições 2020. A ideia dos parlamentares é aguardar o ritmo da pandemia do coronavírus. Só se fala em adiamento em julho, ficou combinado.

Vereadores aprovam antecipação de feriados na Capital para esta quarta e quinta

Os vereadores de Fortaleza aprovaram, nesta terça (26), em sessão virtual, por 30 votos a favor e seis contra, a antecipação dos feriados de Nossa Senhora de Assunção e de Corpus Christi na Capital cearense para quarta (27) e quinta (28) desta semana. A medida tem o objetivo de aumentar o isolamento social.

1

Vereadores aprovam urgência para antecipar feriados em Fortaleza; projeto segue em debate

A Câmara Municipal aprovou na sessão virtual de hoje (26) o regime de urgência para a votação da Mensagem encaminhada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) que antecipa os feriados de Nossa Senhora de Assunção e de Corpus Christi para quarta e quinta desta semana. A medida, segundo a Prefeitura, visa aumentar o isolamento na Capital.

Foto: Junio Pio/AL-CE

Em decisão dividida, TRE-CE aplica multa de R$ 80 mil e livra deputado Sérgio Aguiar da cassação

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará decidiu, hoje, aplicar multa de R$ 80 mil ao deputado Sérgio Aguiar (PDT) e à esposa dele e prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, na representação por conduta vedada a agente público. Três integrantes da Corte votaram pela cassação do mandato do deputado mais multa e quatro pela aplicação apenas da multa financeira.

Câmara deve votar nesta terça projeto da Prefeitura de Fortaleza para antecipar feriados

O presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), convocou, hoje, sessão virtual para esta terça-feira (26) para votar um projeto de lei do Poder Executivo, que antecipa os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto) para os dias 27 e 28 de maio por conta da Covid-19. Propostas de vereadores também estão na pauta.

Foto: Divulgação

Assembleias Legislativas devem discutir plano de retorno de atividades presenciais

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto (PDT), se reuniu hoje com presidentes de parlamentos estaduais do País para tratar de ações durante a pandemia de Covid-19. No próximo dia 1º de junho, o colegiado deve discutir, em nova reunião, a retomada de atividades presenciais. Sarto também destacou que a Assembleia cearense já aprovou quase 50 projetos de combate à Covid-19.