-  

Com risco de desabastecimento de oxigênio, Aprece se reúne com MP e fornecedores

Após vários prefeitos serem notificados sobre a provável falta do oxigênio hospitalar nos próximos dias, a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) vai se reunir, na segunda (8), às 14h, de forma virtual, como Ministério Público do Estado com fornecedores do insumo para tratar sobre o assunto. Diante dos alertas, os prefeitos querem evitar desabastecimento.

Foto: Shutterstock
  -  

Prefeituras e Estado negociam com empresas ampliação de distribuição de oxigênio para municípios do interior

A Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e o Governo do Estado negociam com a White Martins, principal produtora de oxigênio no Estado, o fornecimento do produto a mais empresas distribuidoras nos municípios cearenses. Pelo menos 39 municípios cearenses correm o risco de ficar sem oxigênio, devido à interrupção do fornecimento por empresas.

  -  

Presidente da Aprece vai a Brasília tratar de possível compra da vacina russa para municípios cearenses

O presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Júnior Castro (PDT), deve ir a Brasília, na próxima terça-feira (2), se reunir com representantes da vacina russa Sputnik V sobre as possibilidades de aquisição para prefeituras cearenses. Ele tenta alinhar a agenda com a do governador, que também tentará comprar o imunizante contra a Covid-19.

Foto: Reprodução
  -  

Prefeitos cearenses definem e empossam hoje nova presidência da Aprece

A nova direção da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) será definida na tarde desta terça-feira (26). Concorre apenas uma chapa, a liderada pelo prefeito de Chorozinho, Dr, Júnior Castro (PDT), que deve assumir a presidência pelos próximos dois anos. Apoiada pelo grupo governista no Estado, a expectativa é de que a chapa seja eleita por consenso.

Foto: Reprodução
  -  

Ministério Público identifica nepotismo em Canindé e recomenda exoneração da filha da prefeita

O Ministério Público do Ceará recomendou, na sexta-feira (26) à prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, a exoneração da filha, Shara Ximenes, da secretaria de Assistência Social do município. Além da prática de nepotismo, a 1° Promotoria de Justiça de Canindé identificou que Shara não possuía experiência na área nem formação acadêmica que justificasse a indicação.

Foto: Divulgação
  -  

Ministério Público denuncia cinco suspeitos de crimes em licitação da Prefeitura de Eusébio

Empresários, engenheiros e um agente público foram denunciados pelo Ministério Público do Ceará, acusados de fraudes à licitação, falsidade ideológica, tráfico de influência e associação criminosa em processos licitatórios da Prefeitura de Eusébio. A medida ocorre um mês após a deflagração da 4ª fase da Operação Banquete, que prendeu três pessoas.

Foto: José Leomar
  -  

MP pede cassação dos registros de candidatura da prefeita e do vice-prefeito eleitos em Nova Russas

O MP pediu a cassação dos registros de candidaturas ou dos diplomas da prefeita e do vice-prefeito eleitos em Nova Russas, Giordanna Mano (PL) e Anderson Pedrosa (PMN), respectivamente. Eles são suspeitos de compra de voto e abuso de poder político e econômico. A ação requer ainda a inelegibilidade dos promovidos e aplicação de multa pelos crimes.

Foto: Reprodução
  -  

MPCE lamenta morte de José Wilson Sales Júnior, titular da 18° Procuradoria de Justiça

O Ministério Público do Ceará divulgou nota de pesar com “condolências e solidariedade” à família e aos amigos do titular da 18° Procuradoria de Justiça do MPCE, José Wilson Sales Júnior, “um membro tão admirado e querido por todos e todas”. “Ele era uma pessoa respeitada por todos, era muito sério, muito trabalhador”, lamentou o promotor Igor Pinheiro.

Foto: Marília Camelo/Agência Diário
  -  

MP pede a cassação de chapa por aglomeração e abuso de poder durante campanha em Forquilha

O Ministério Público Eleitoral pediu cassação da chapa PDT-PSD por aglomerações na campanha eleitoral em Forquilha em 2020. Também pediu a inelegibilidade do prefeito, Edinardo, e do vice. Dr. Abdias Araújo, além de indicar abuso de poder político e interferência do poder econômico dos candidatos. O parecer do MP tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Estado.

Foto: José Leomar
  -  

Covid-19: MPCE recomenda que 32 municípios cearenses exijam atestado antes da aplicação da vacina

O Ministério Público do Ceará (MPCE) reforçou a orientação para que 32 municípios cearenses implementem medidas de fiscalização para evitar fraudes na descrição de comorbidades. A instituição orientou que seja exigida a  apresentação de atestado médico e, nos locais de vacinação, os municípios devem disponibilizar equipe médica para fazer essa checagem.

Foto: José Leomar
  -  

Análise: Denúncias contra empresa de oxigênio hospitalar motivam pedido de CPI no Ceará

Municípios cearenses estão em alerta sobre o abastecimento de cilindros de oxigênio em suas unidades de saúde. O problema relatado por prefeitos, no entanto, não é de escassez do produto, mas de logística de distribuição. Por isso, o deputado Guilherme Landim (PDT) quer a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia para investigar queixas. Leia a coluna Inácio Aguiar.

Foto: Shutterstock
  -  

Emenda permite que municípios firmem parcerias com empresas para distribuir oxigênio no Ceará

Uma emenda aprovada na Assembleia pelo deputado Queiroz Filho (PDT), tendo Augusta Brito (PCdoB) como coautora, permite a parceria de municípios com empresas privadas para distribuir de oxigênio no Ceará, através da Aprece. A emenda foi incorporada no projeto do Executivo, que autoriza medidas para normalizar o abastecimento do gás no combate à Covid-19.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Em meio à crise, Assembleia deve aprovar compra de oxigênio para hospitais municipais pelo Estado

A Assembleia Legislativa do Ceará analisa, ainda na sessão desta terça-feira (23), o projeto de lei enviado pelo Executivo Estadual sobre compra de cilindros de oxigênio para o sistema de saúde. A intenção da matéria é abastecer as unidades municipais de atenção, que têm enfrentado risco de desabastecimento de oxigênio hospitalar.

  -  

Tasso lamenta morte de ex-vice-presidente da República, Marco Maciel

O senador Tasso Jereissati (PSDB) prestou homenagem ao ex-vice-presidente da República Marco Maciel, que faleceu neste sábado (12), aos 80 anos, em decorrência de infecção respiratória. “Foi um homem sério, digno e coerente, que nunca mudou suas convicções e posições durante toda sua carreira”, disse o parlamentar.

  -  

Ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins toma primeira dose da vacina contra a Covid-19

Ex-prefeita de Fortaleza, a deputada federal Luizianne Lins (PT) foi vacinada, neste sábado (12), contra a Covid-19. Ela tomou a primeira dose na capital cearense. No momento da vacinação, a petista carregava uma placa protestando contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

  -  

Justiça Eleitoral desaprova prestação de contas da campanha do prefeito de Juazeiro do Norte

O juiz eleitoral Francisco José Mazza Siqueira desaprovou as contas de campanha do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). Segundo ele, a coligação omitiu dados de receita/despesa. Entre as irregularidades, o juiz apontou uso de helicóptero em campanha, que não foi registrado na prestação. O PontoPoder aguarda manifestação do prefeito.

  -  

Presidente da Assembleia, Evandro Leitão recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Fortaleza

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Evandro Leitão (PDT) tomou, nesta sexta-feira (11), a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na Policlínica do bairro Bonsucesso, em Fortaleza. Na quinta, durante a sessão da Casa, ele fez um apelo para que as pessoas se vacinem e destacou que gestores públicos precisam respeitar a ciência ao repassar informações para a população.

  -  

Vice-presidente da Câmara de Fortaleza recebe primeira dose da vacina: “realizando um sonho”

O vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Adail Junior (PDT), se vacinou contra a Covid-19 nesta sexta (10), e compartilhou o momento nas redes sociais. “Realizando um sonho”, disse o parlamentar de 54 anos. “Gratidão à ciência e aos profissionais da saúde. Espero que chegue logo a vez de todos para que possamos nos sentir mais protegidos”.

  -  

Deputado quer construção de monumento em homenagem a profissionais de Saúde

O deputado estadual Diego Barreto (PTB) quer construir um monumento em homenagem aos profissionais de Saúde no Ceará quando três quintos da população estiverem imunizados. “É forma de eternizar a gratidão pelo empenho desses profissionais”, diz. O projeto é de indicação, em que o parlamentar apenas sugere a ideia.

Foto: Reprodução
  -  

TRE forma maioria para livrar prefeito de Pacajus da cassação; julgamento ainda será concluído

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) formou maioria, em sessão nesta sexta-feira (11), contra cassação do prefeito de Pacajus, Bruno Figueiredo (PDT) e do vice, Francisco Fagner (DEM). Seis desembargadores aceitaram o recurso da chapa. O presidente do TRE, Inácio Cortez, pediu vista e a conclusão do julgamento foi adiada.

  -  

Após declaração de Bolsonaro, Camilo diz que orientação contrária ao uso de máscaras ‘deve ser ignorada’

“Sobre o uso de máscara, continua sendo absolutamente necessário neste momento ainda grave da pandemia. Todos os especialistas afirmam isso. Máscara ajuda a salvar vidas. Qualquer orientação contrária é inconsequente e deve ser ignorada”.

Camilo Santana (PT), após Jair Bolsonaro falar em um “parecer” que desobrigará uso de máscara por quem já foi vacinado ou teve Covid no Brasil.

  -  

Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito, vice e vereador de Coreaú por compra de votos

A Justiça Eleitoral decidiu pela cassação, nesta quinta (10), dos diplomas do prefeito de Coreaú, Edézio Sitônio (PDT), da vice-prefeita, Érika Frota (PDT), e do vereador Chico Antônio (PDT). Eles foram condenados por compra de votos. Os pedetistas terão de pagar multa de R$ 30 mil e ficam inelegíveis por 8 anos. Cabe recurso ao TRE-CE. Até lá, eles podem permanecer nos cargos.

Foto: Reprodução/Instagram
  -  

Único deputado federal do PTB no Ceará, Pedro Bezerra diz que não sabia de mudança na direção do partido

O deputado federal Pedro Bezerra (PTB) foi pego de surpresa com a mudança na direção do partido no Ceará. Ele, que já foi presidente da sigla, disse que não informado que o deputado estadual Delegado Cavalcante (PTB) assumiria a presidência do PTB. “Não tinha conhecimento. Não fui comunicado nem convidado”, disse. “Continuo no PTB, pelo menos até onde for possível”.