Com presenças de autoridades, PDT oficializa candidatura de Ivo Gomes em Sobral

O PDT oficializou, nesta sexta-feira (11), a candidatura do prefeito Ivo Gomes e da vice-prefeita Christianne Coelho (PT) à reeleição em Sobral, num evento híbrido que contou com a presença de autoridades – virtual e presencialmente. Entre os que declararam apoio a Ivo, estão o senador Tasso Jereissati (PSDB), o governador Camilo Santana (PT), além do irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT).

Foto: José Leomar

Para disputa em Maracanaú, Júlio César Filho adota nome na urna como “Julinho Líder do Camilo”

Líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará antes de se licenciar do mandato para concorrer à Prefeitura de Maracanaú, Júlio César Filho (Cidadania) irá adotar o nome “Julinho Líder do Camilo” na urna. A intenção é colar a imagem ao governador Camilo Santana na disputa com o grupo político de Roberto Pessoa (PSDB), que comanda a cidade há 16 anos.

Foto: José Leomar

Fora da eleição, Nelson Martins é reintegrado ao Governo de Camilo Santana

Após se desincompatibilizar para colocar seu nome à disposição do governador Camilo Santana (PT) para a eleição em Fortaleza, o ex-assessor de Relações Institucionais do Governo Estadual Nelson Martins foi reintegrado ao cargo. Ele era apontado como um possível aglutinador de forças entre PT-PDT na Capital, mas não quis disputar por motivos pessoais.

Foto: Helene Santos

Camilo sanciona programa de refinanciamento de dívidas do ICMS e IPVA no Estado

Já está em vigor a lei que cria o Programa Especial de Parcelamento de Créditos Tributários relativo ao ICMS e ao IPVA no Ceará. A sanção do texto, aprovado nesta quinta-feira (10) na Assembleia Legislativa, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). O programa oferece diferentes condições de parcelamento e até 100% de desconto em juros e multas. Os detalhes no Diário do Nordeste.

Foto: Divulgação

Após motoneta e “Cidmóvel”, qual será o “transporte” de Cid Gomes na campanha eleitoral de 2020?

A tirar pela atuação do senador Cid Gomes (PDT) nas campanhas para eleger Roberto Cláudio prefeito de Fortaleza em 2012 e Camilo Santana, governador do Ceará em 2014, qual será a novidade da campanha em 2020? Em 2012, pediu votos para Roberto Cláudio em uma motoneta. Em 2014, atravessava a multidão nos eventos dirigindo um Jipe amarelo, o “Cidmóvel”. E agora?

Foto: Divulgação

Apoio da vereadora Natécia Campos é disputado entre pré-candidatos à Prefeitura de Caucaia

O apoio da vereadora Natécia Campos (PP), uma das pré-candidatas à Prefeitura de Caucaia, está sendo disputado por Elmano de Freitas (PT) e Vitor Valim (Pros). Ela foi a vereadora mais votada em 2016. O impasse é que o PP é da base de Cid Gomes (PDT) e Camilo Santana (PT), aliados do prefeito Naumi Amorim (PSD), com quem Natécia bate de frente; e Valim faz oposição.

Foto: Marcos Peixoto

Saia justa em Juazeiro: PDT terá que decidir candidatura de Gilmar Bender frente a de Arnon Bezerra

Já mostramos aqui que o empresário Gilmar Bender, ex-candidato à Prefeitura de Juazeiro do Norte em 2016, quer disputar de novo, neste ano, pelo PDT, causando uma saia justa no partido. O prefeito Arnon Bezerra (PTB) diz que Cid Gomes tem compromisso em apoiá-lo. Quem está na expectativa pela saída de Bender da cena é o pré-candidato Nelinho (PSDB).

Foto: José Leomar

Alexandre Pereira é o convidado da live do PDT com pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza

O ex-secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, é o convidado da live organizada pelo PDT com os pré-candidatos à Prefeitura da Capital marcada para hoje (4). Pereira também é pré-candidato ao Paço Municipal pelo Cidadania. Nesta terça, a live vai ser mediada pelo ex-ministro Ciro Gomes, com o tema emprego e renda.

‘É hora de trincar os dentes e readequar gastos’, diz Ciro Gomes a prefeitos

“O conselho que eu dou aos prefeitos nesse momento difícil, com muitas demandas e poucos recursos, é trincar os dentes e readequar os gastos. Rever cobrar IPTU, que muitos não cobram, que pode ajudar a fazer uma margem (de capital), pedir ajuda aos deputados”.

Ciro Gomes, sobre dificuldades enfrentadas por prefeitos cearenses em manter os pagamentos em dias no cenário de pandemia.

Foto: Thiago Gadelha

Atritos: Cid Gomes diz que críticas ao PT servem para Ciro se consolidar como alternativa

Indagado sobre as frequentes críticas de Ciro Gomes ao PT e ao ex-presidente Lula, o senador Cid Gomes (PDT) explicou que, para o Ciro “se consolidar como alternativa para o futuro do Brasil, ele tem que se diferenciar do Bolsonaro, mas também do PT”. Ele aproveitou para criticar ainda a direção nacional da legenda petista, que segundo ele “se corrompeu”.

Foto: JL Rosa

Agenda de campanha: Capitão Wagner visitará associação voltada a crianças em situação de vulnerabilidade social

Dia 1. No primeiro ato da campanha, Capitão Wagner (Pros) visitará a Associação Valentes de Davi, no Bairro de Fátima, voltada a crianças em situação de vulnerabilidade social. Acompanhado da candidata a vice, Kamila Cardoso, ele deve chegar ao local às 7 horas. Além disso, ele terá reunião com empresários e depois fará uma live no Facebook, às 16 horas.

Foto: Lucas Barbosa

Agenda dos candidatos: Heitor Férrer participa de missa no Santuário de Nossa Senhora da Assunção

Dia 1. Como primeiro ato de campanha, Heitor Férrer (SD) irá participar de missa no Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, a partir das 9h. O candidato a vice, Walter Cavalcante (MDB), também participa. Depois, Ferrer segue para o Raimundo dos Queijos, no Centro, enquanto Cavalcante participa do Encontro de Casais com Cristo.

Agenda da campanha: Renato Roseno participa de bicicleata em primeiro ato de campanha

Dia 1. O candidato a prefeito de Fortaleza, Renato Roseno (Psol), terá um primeiro dia de campanha cheio. Às 7h, ele recepciona uma bicicletada na Barra do Ceará (a partida, às 5h30, será na Praia de Iracema). Ao longo do dia, participa de bandeiraços e reuniões em bairros da Capital, antes da inauguração do comitê de campanha, às 19h30, na PI.

Foto: Reprodução

“Tenho uma longa ligação histórica com toda a família Ferreira Gomes”, diz Tasso, em apoio a Ivo Gomes

“Tenho uma longa ligação histórica com toda a família Ferreira Gomes, a começar pelo Dr. José Euclides, por quem eu tinha um grande respeito e admiração”.

Disse o senador Tasso Jereissati (PSDB), ao declarar apoio à campanha de Ivo Gomes (PDT) em Sobral. Em vídeo exibido no evento, ele afirmou que o respeito e a admiração pelo patriarca da família se estende aos filhos.

Ivo Gomes e Christianne Coelho repetem chapa para disputa à reeleição em Sobral

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), que vai disputar a reeleição, anunciou, nesta quinta-feira (10), nas redes sociais, que a petista Christianne Coelho e ele concorrerão novamente juntos na disputa municipal de novembro. “Faremos isso pelo muito que ainda falta realizar pra que Sobral se transforme numa cidade mais justa”, disse o gestor.

Foto: Reprodução

MDB e PDT já têm data para oficializar candidatos em Sobral

Os dois principais partidos na disputa pela Prefeitura de Sobral já marcaram suas convenções. O MDB vai se reunir no dia 15, às 9h. A sigla ainda não definiu se vai lançar o deputado Moses Rodrigues ou o empresário Oscar Rodrigues, pai de Moses. O PDT vai oficializar a pré-candidatura à reeleição de Ivo Gomes na sexta (11), às 17h. Ambas terão transmissão virtual.

Foto: Natinho Rodrigues

PDT pede explicações ao PT na Justiça sobre pesquisa eleitoral em Fortaleza

O PDT acionou o PT na Justiça Eleitoral para que explique por que a pesquisa de intenções de voto que pretende publicar nessa sexta (25) não incluiu o prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o ex- ministro Ciro Gomes (PDT) como “influenciadores” de voto. O questionário inclui apenas Jair Bolsonaro (sem partido), Cid Gomes (PDT), Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (MDB). Isso, segundo o PDT, pode gerar resultados distorcidos.

Foto: Fabiane de Paula

‘Meu partido apoia, mas eu ainda estou decidindo’, diz Jorge Pinheiro sobre candidatura de Sarto

Candidato do PDT em Fortaleza, Sarto sinaliza uma busca por aproximação com os vereadores, em uma campanha que promete ser atípica. Alguns parlamentares cujos partidos integram a coligação do PDT, no entanto, ainda estão em dúvida. É o caso de Jorge Pinheiro (PSDB). ‘Meu partido apoia, mas eu ainda estou decidindo‘, disse, após visita de Sarto à Câmara.

Foto: José Leomar

De olho na eleição, Sarto faz visita informal aos vereadores na Câmara Municipal de Fortaleza

O candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza e presidente da Assembleia Legislativa, Sarto Nogueira (PDT), esteve, nesta manhã (23), na Câmara Municipal de Fortaleza para conversas informais com os vereadores, principalmente os da base aliada. Ele está na fase de planejamento da campanha e seus movimentos têm demonstrado interesse de aproximação com os parlamentares.

Foto: José Leomar

Ivo Gomes pede Força Nacional para Sobral e anuncia segurança privada e horas extras à Guarda Municipal

O prefeito Ivo Gomes anunciou a contratação de 100 seguranças privados para a terça (25) de Carnaval e a autorização de pagamento de hora extra à Guarda Municipal. Ivo afirmou também pediu ao secretário da Casa Civil, Élcio Batista, um contingente do Exército e da Força Nacional. Segundo ele, não há registro de ocorrências graves, mas há uma “estratégia de difusão de boatos”.

Foto: José Leomar

“A Prefeitura de Sobral não vai mais pagar por procedimentos de outros municípios”, diz Ivo em desabafo

“Município que recebe determinado investimento na saúde não pode encaminhar pra Sobral resolver, ele próprio recebendo dinheiro para isso”

Prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), ao informar que o Município não receberá mais pacientes de menor complexidade. Segundo ele, a medida já foi avisada ao secretário Dr. Cabeto. “Numa emergência, é óbvio que nenhum dos nossos equipamentos vai voltar (o paciente)”.

Foto: José Leomar

Ivo Gomes admite disputar a reeleição à Prefeitura de Sobral, mas pondera: ‘ainda é cedo’

Ao ser questionado se tentará a reeleição em 2020, o prefeito de Sobral Ivo Gomes (PDT) respondeu que será “normal”, mas diz que ainda é cedo. Ele participou de evento no Palácio da Abolição, nesta sexta (11). Ivo deve disputar o cargo, de novo, com o deputado Moses Rodrigues (MDB), que se licenciou da Câmara Federal para focar nas articulações.

Foto: Divulgação

Pai do deputado Moses Rodrigues vai ser o candidato de seu grupo político à Prefeitura de Sobral

O empresário Oscar Rodrigues (MDB), pai do deputado federal Moses Rodrigues, também do MDB, é quem vai disputar a Prefeitura de Sobral neste ano contra o prefeito Ivo Gomes (PDT). Moses foi quem disputou o cargo em 2016. O candidato a vice do pai será o vereador de Sobral Zé Vital (MDB). A chapa será oficializada em convenção do MDB nesta terça-feira (15).

Na oposição, MDB terá chapa pura em Sobral

O MDB de Sobral vai lançar o vereador Zé Vytal como candidato a vice na chapa majoritária com Oscar Rodrigues. A chapa será pura, ou seja, com dois emedebistas. O partido lidera a oposição em Sobral contra o prefeito, Ivo Gomes (PDT). A definição ocorreu ontem e desagradou parte dos candidatos ao Legislativo. O receio é de dificuldades para formar bancada.

Foto: Kiko Silva

Família Rodrigues define se será pai ou filho o candidato à Prefeitura de Sobral em 2020

O deputado federal Moses Rodrigues (MDB) e seu grupo político vão decidir na próxima semana sobre a chapa que concorrerá à Prefeitura de Sobral. A dúvida lá é se será ele mesmo o candidato ou o pai, Oscar Rodrigues. A família Rodrigues enfrentará Ivo Gomes (PDT), que busca a reeleição e integra outra família tradicional: Ferreira Gomes.

Capitão Wagner
Foto: Fabiane de Paula

Capitão Wagner busca apoio de outros partidos para eleição em Fortaleza e vai atrás de PSDB

O deputado Capitão Wagner (Pros) intensifica as conversas com lideranças de outros partidos, para fechar novas alianças e ganhar musculatura na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Nesta semana, ele diz que deve dialogar com o senador Tasso Jereissati, que comanda o PSDB no Ceará. A sigla tucana ainda não definiu os rumo na Capital.

Foto: Agência Senado

“Acho que foi um tiro no pé”, diz Tasso sobre vetos do presidente Bolsonaro a novo marco legal do saneamento básico

“Acho que é um tiro no pé que o governo está dando, porque um projeto que estava sendo aplaudido, até com aplausos entusiasmados de boa parte da sociedade brasileira, vai virar uma polêmica inteiramente sem sentido. Foi uma extrema surpresa para mim.

Tasso Jereissati (PSDB) sobre vetos do presidente Jair Bolsonaro a lei que define o novo marco legal do saneamento básico.

Tasso critica radicalismo e defende tolerância e respeito a divisão de Poderes

“Os valores da democracia são valores que nós temos que cuidar no dia-a-dia. A divisão de Poderes, do direito de expressão, do respeito ao contraditório. Com radicalismo, não tem tolerância. Nós devemos trabalhar para que o País volte a ser tolerante e de respeito a opinião e aos Poderes”.

Senador Tasso Jereissati (PSDB), durante III Ato do Direitos Já! – Fórum pela Democracia.

Foto: Fabiane de Paula

Agenda de campanha: Heitor Freire se reúne com apoiadores para café da manhã

Dia 1. O primeiro ato do candidato a Prefeitura de Fortaleza, Heitor Freire (PSL), será um café da manhã com apoiadores, a partir das 8 horas. O café ocorrerá no Clube Recreativo dos Subtenentes e Sargentos do Exército. Logo depois, ele irá participar de um torneio de futebol também com apoiadores da sua candidatura.

Agenda de candidatos: Anízio Melo realiza atividade com vereadores no primeiro dia de campanha

Dia 1. No primeiro dia de campanha, Anízio Melo (PCdoB) irá participar de uma atividade com os candidatos a vereador pelo partido no Polo de Lazer Sargento Hermínio, no bairro São Gerardo. O evento ocorre ainda pela manhã, a partir das 10 horas. Antes disso, o candidato tem, na agenda oficial, um café da manhã na casa da mãe.

Foto: Divulgação/TRE-CE

No interior, candidatos firmam acordo para evitar aglomerações durante campanha eleitoral

Em Milagres e Abaiara representantes de partidos acordaram, perante a Justiça Eleitoral, que não realizarão atos com aglomerações na campanha eleitoral. No encontro, os dirigentes decidiram vetar carreatas, caminhadas e comícios. O encontro foi promovido pelo juiz eleitoral da 26ª Zona, Diogo Schenatto, e o promotor  Alcides Luiz de Sena.

Foto: Helene Santos

Agenda dos candidatos: Sarto visitará Hospital da Criança em primeiro ato de campanha

Dia 1. O primeiro ato de campanha oficial do candidato a prefeito de Fortaleza Sarto Nogueira (PDT) será uma visita ao Hospital da Criança, no bairro Jóquei Clube. Médico obstetra, ele estará na unidade de saúde a partir de 8h de domingo (27), primeiro dia autorizado para campanha. Às 18 horas, participará da inauguração de comitê de um vereador.

Foto: Divulgação

Agenda de campanha: Samuel Braga dará abraço simbólico nas dunas da Sabiaguaba

Dia 1. Como primeiro ato da campanha que se inicia neste domingo (27), o candidato Samuel Braga (Patriota) planeja dar um abraço simbólico nas dunas de areia da Sabiaguaba. Ele é militante da causa ambiental. Braga, sua vice, Roberlene Rodrigues, e os candidatos a vereador da sigla vão se encontrar às 8h30 no local.

Agenda dos candidatos: Paula Colares fará visita ao bairro Curió

Dia 1. Estreante em eleições, a candidata Paula Colares (UP) fará reunião com apoiadores no Bairro Curió. O encontro está marcado para domingo (27), às 9h, e será o primeiro ato oficial de campanha. No mesmo dia, às 14h30, Paula fará encontro com o diretório municipal do partido, no bairro Benfica. A candidata já divulgou agenda da semana.

Justiça Eleitoral manda Facebook retirar publicação de entrevista de Delegado Cavalcante com acusações a Heitor Freire

A juíza da 118ª zona eleitoral de Fortaleza mandou, nesta quinta, o Facebook remover a publicação de uma entrevista do deputado Delegado Cavalcante (PSL) com acusações ao deputado Heitor Freire (PSL), candidato na disputa em Fortaleza. Para ela, houve ofensa à honra e à dignidade do candidato com “informações inverídicas”. Cavalcante tem dois dias para apresentar defesa.

Foto: Helene Santos

“Emaranhado de falsas denúncias”, diz Heitor Freire sobre acusações de Cavalcante e André Fernandes

O deputado Heitor Freire (PSL) disse que são um “emaranhado de falsas denúncias” as acusações dos deputados Delegado Cavalcante e André Fernandes contra ele. Freire trava uma batalha judicial com os dois. Fernandes se desfiliou, mas o PSL reivindica o mandato. Cavalcante pediu para sair por “justa causa”, alegando “perseguição”, mas não será fácil.

Maria Nailde Pinheiro é eleita presidente do TJCE para o biênio 2021-2023

Foram eleitos no início da tarde desta quinta-feira (24) os dirigentes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para o biênio 2021-2023. A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira foi eleita a próxima presidente do Tribunal, enquanto Antônio Abelardo Benevides Moraes foi confirmado como vice. O corregedor será Paulo Airton Albuquerque.

Em 1ª sessão após suspensão do mandato, André Fernandes fala em “gabinete do ódio” contra ele

O deputado André Fernandes (Republicanos) voltou às sessões na Assembleia, após ser suspenso do mandato. Ele se uniu ao discurso de Cavalcante contra o deputado Heitor Freire, do PSL, partido ao qual estava filiado. Fernandes, que foi apontado por ter ligações com grupos de notícias produzidos contra adversários políticos, também acusou ter um “gabinete do ódio” contra ele.