Com outros aliados, partido Republicanos oficializa apoio à pré-candidatura de Capitão Wagner

Capitão Wagner (Pros) recebeu, neste sábado (1), o apoio do Republicanos, partido comandado no Estado por Ronaldo Martins. “Isso fortalece nosso grupo, a nossa pré-candidatura”, disse o parlamentar do Pros.  Contando com PSC, Avante e Podemos, Wagner tenta, agora, o apoio integral do PSDB. Da legenda tucana, estiveram presentes no evento, ocorrido na Assembleia Legislativa, Roberto Pessoa e Firmo Camurça.

 

Foto: José Leomar

Pros pede que Osmar Baquit e Leonardo Araújo sejam processados na Assembleia por quebra de decoro

O Pros, comandado pelo deputado federal Capitão Wagner, ingressou hoje (18) com uma representação no Conselho de Ética da Assembleia contra os deputados Osmar Baquit (PDT) e Leonardo Araújo (MDB) por quebra de decoro, após troca de insulto entre eles, em março. O gesto é uma ofensiva de aliados de André Fernandes (PSL) contra o processo que ele enfrenta na AL.

Assim como Heitor Freire, Capitão Wagner solicita presença do ministro da Saúde, Nelson Teich, no Ceará

Assim como o deputado Heitor Freire (PSL), o deputado Capitão Wagner (Pros) também solicitou, hoje, visita do ministro da Saúde, Nelson Teich, ao Estado,  diante do “expressivo agravamento da crise sanitária no Ceará, que já passa de 15 mil casos da infecção”. Ele pediu, ainda, a instalação de um hospital de campanha federal em Fortaleza.

Foto: JL Rosa

Capitão Wagner explica decisão de retirar Pros da disputa majoritária em Juazeiro do Norte

A decisão de Capitão Wagner de tirar o Pros da disputa à Prefeitura de Juazeiro tem gerado polêmica. Com candidatura inviabilizada, o pastor Francisco Fabiano chamou Wagner de “covarde” em seu programa de rádio. Segundo Wagner, nos bastidores, Fabiano esvaziou o partido e fortaleceu concorrentes. “Acabou com o Pros em Juazeiro”, respondeu.

Foto: Divulgação

Grupo de Capitão Wagner se movimenta em Brasília em busca de aliança para as eleições

O grupo ligado ao deputado Capitão Wagner (Pros) se movimentou em Brasília ontem (3) e hoje (4) de olho na eleição de outubro. Teve conversas com o Republicanos e o Podemos, para reforçar a aliança desses partidos com Wagner na disputa em Fortaleza, e também tratativas com o PSL, cobiçado pelo fundo eleitoral e o tempo de TV.

Wagner e Girão se articulam para iniciar a construção da chapa para Eleição 2020 na Capital

O deputado Capitão Wagner (Pros) se articula junto ao senador Luís Eduardo Girão (Podemos), seu aliado, na construção da chapa para a disputa da Prefeitura de Fortaleza, em 2020. A corrida no início do ano que vem é pelo nome que vai ocupar o lugar de vice e pela estrutura partidária que ele tem que ter para enfrentar a máquina governista.

Foto: Divulgação

Após deixar o MBL, Carmelo Neto negocia com o Podemos de olho na disputa para vereador da Capital

Após deixar recentemente o Movimento Brasil Livre (MBL) por divergências com a cúpula nacional, Carmelo Neto sinaliza filiação ao Podemos. O jovem, com 18 anos, deve ser um dos 65 candidatos a vereadores de Fortaleza que a sigla quer lançar em 2020. “Já nos assegurou que vem pelo Podemos”, disse o presidente estadual Fernando Torres.

Foto: Érika Fonseca

Vereadora Priscila Costa assume a presidência de PSC em Fortaleza

A vereadora Priscila Costa assumiu a presidência do diretório municipal do PSC em Fortaleza. Na janela partidária, a parlamentar deixou o PRTB e filiou-se ao partido cristão, juntando-se aos aliados ao deputado Capitão Wagner e indo para a oposição ao prefeito Roberto Cláudio (PDT). A sigla quer fazer, pelo menos, quatro vereadores.

Foto: Divulgação

Deuzinho troca de partido pela 3ª vez e se filia ao PSC de olho na Eleição em Caucaia

De olho na disputa pela Prefeitura de Caucaia, o ex-vereador Deuzinho Filho muda de partido pela terceira vez. Depois do Pros e do MDB, agora, ele está no PSC. A mudança ocorreu após o comando municipal do MDB ser entregue à ex-prefeita Inês Arruda e uma das prováveis candidatas à Eleição. Caucaia tem até agora oito nomes cotados para a disputa.

Foto: Kid Júnior

PSDB apresenta nova representação contra André Fernandes na Assembleia; a 3ª contra ele na Casa

O PSDB apresentou nova representação contra o deputado André Fernandes (PSL) no Conselho de Ética da Assembleia por quebra de decoro parlamentar. O partido pede que o colegiado apure as acusações feitas por Fernandes envolvendo o secretário de saúde Dr. Cabeto sobre supostas fraudes nos atestados de óbitos. Essa é a 3ª denúncia contra Fernandes na Casa.

 

 

Foto: Agência Câmara

Deputado federal Roberto Pessoa é diagnosticado com Covid-19

Em nota divulgada nesta quinta-feira (21), o deputado federal cearense Roberto Pessoa (PSDB) informou que o teste para detecção do coronavírus que fez, após contato com assessor infectado, deu positivo. Apesar disso, o parlamentar, que faz parte do grupo de risco da Covid-19, está assintomático.

Foto: Divulgação

Apoio do PSDB é cobiçado por Capitão Wagner em Fortaleza, mas não há muita expectativa

O deputado Capitão Wagner (Pros) tenta, nos bastidores, aliança com o PSDB para a disputa em Fortaleza. Ele é próximo do deputado Roberto Pessoa, que faz uma interlocução com o PSDB na tentativa de apoiar Wagner. A preço de hoje, a cúpula tucana não cogita essa aliança e tem mantido o diálogo aberto com o DEM, do empresário Chiquinho Feitosa.

Foto: Divulgação

Republicanos é incógnita no arco de aliança governista para disputa em Fortaleza

Ainda é um mistério de que “lado” o Republicanos, antigo PRB, vai ficar na Eleição em Fortaleza. O partido no Estado, comandado pelo deputado Ronaldo Martins, marcou reunião no próximo dia 15 sobre os rumos da sigla que, hoje, está aliada ao prefeito e tem cargos na gestão. No Palácio da Abolição, a sigla já é vista como de fora da base aliada.

Foto: José Leomar

Republicanos do deputado Ronaldo Martins é impasse na base governista

O Republicanos, antigo PRB, comandado pelo deputado Ronaldo Martins, já é visto pelo Palácio da Abolição como um partido que pode não estar mais no barco governista. Um interlocutor do Governo do Estado disse em reunião antes da votação da reforma da Previdência, que poderia não contar com o voto favorável do deputado David Durand. E se confirmou.

Foto: Divulgação

Ronaldo Martins assume vaga na Câmara dos Deputados com licença de Moses

O presidente do Republicanos no Ceará, Ronaldo Martins, que ficou na suplência, assumiu, nesta semana, uma cadeira na Câmara dos Deputados. Ronaldo substitui Moses Rodrigues (MDB), que se licenciou para ceder lugar ao colega, conforme acordo. Apesar de receber mais de 100 mil votos, Martins não foi eleito por conta das regras eleitorais.

Câmara instala CPI do derramamento de óleo; quatro cearenses compõem colegiado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o derramamento de óleo no litoral nordestino foi instalada na Câmara dos Deputados. O colegiado conta com três cearenses como titulares – Célio Studart (PV), Júnior Mano (PL) e Eduardo Bismarck (PDT) – e um como suplente – Ronaldo Martins (Republicanos).

Foto: Divulgação

STF pauta julgamento de regra sobre sobras eleitorais; composição da bancada cearense pode mudar

Está na pauta para julgamento do plenário do STF, nesta quarta (2), Ação de Inconstitucionalidade para suspender regras sobre acesso dos partidos a sobras eleitorais. Se for acatada, a composição da bancada cearense pode mudar. O PSL, que elegeu Heitor Freire, pode perder a vaga, ela iria para a coligação do MDB e PRB. Ronaldo Martins assumiria.

Foto: Fabiane de Paula

Ronaldo Martins assume vaga de deputado federal no lugar de Moses Rodrigues

O secretário de Esporte de Fortaleza, Ronaldo Martins, do Republicanos, deve assumir, em outubro, vaga de deputado federal no lugar de Moses Rodrigues (MDB). A troca ocorre porque Moses quer disputar a Prefeitura de Sobral em 2020 e precisará fazer articulações para fazer frente ao grupo político dos Ferreira Gomes no município.

Deputado cearense entra com representação no MPF para tentar barra uso de cloroquina em casos leves

Líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT) protocolou, nesta terça-feira (27), representação no Ministério Público Federal (MPF) para tantar suspender o uso da cloroquina no Sistema Único de Saúde (SUS) em casos leves da Covid-19. Ele também solicita investigação para apurar possíveis atos de improbidade na liberação do medicamento.

Foto: Reprodução/Aprece

Camilo Santana se reúne com prefeitos da Macrorregião Norte nesta terça-feira

O governador Camilo Santana terá hoje (27) a segunda reunião com prefeitos por macrorregiões do Estado. Ontem, conversou com cerca de 40 gestores da macrorregião de Fortaleza. Hoje, deve reunir 55 prefeitos da segunda região mais afetada pela Covid-19. Os encontros são mobilizados pela Aprece, com o objetivo de discutir os desafios de forma específica.

Foto: Fernanda Siebra

Antecipação de feriados em Fortaleza é sancionada pelo prefeito Roberto Cláudio

Horas após aprovação na Câmara Municipal de Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) sancionou, já na tarde desta terça-feira (26), a lei que antecipa os feriados religiosos de Corpus Christi e do Dia de Nossa Senhora da Assunção para esta semana, na quarta (27) e na quinta-feira (28). O objetivo é intensificar o isolamento social na Capital.

2

Senadores farão visita ao novo presidente do TSE para discutir situação das eleições

Na próxima sexta (29), uma comissão de senadores deve fazer uma visita ao ministro Luís Roberto Barroso, empossado recentemente como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Barroso vai comandar a Justiça Eleitoral no pleito deste ano. Eles devem discutir a situação das eleições junto com uma comissão do tribunal.

Foto: Agência Senado

Senado só irá discutir possível adiamento das eleições em julho, decidem líderes

Em reunião do colégio de líderes do Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, e o grupo de lideranças decidiram que até o dia 30 de junho não haverá qualquer deliberação do Congresso sobre um possível adiamento das eleições 2020. A ideia dos parlamentares é aguardar o ritmo da pandemia do coronavírus. Só se fala em adiamento em julho, ficou combinado.

Vereadores aprovam antecipação de feriados na Capital para esta quarta e quinta

Os vereadores de Fortaleza aprovaram, nesta terça (26), em sessão virtual, por 30 votos a favor e seis contra, a antecipação dos feriados de Nossa Senhora de Assunção e de Corpus Christi na Capital cearense para quarta (27) e quinta (28) desta semana. A medida tem o objetivo de aumentar o isolamento social.

1

Vereadores aprovam urgência para antecipar feriados em Fortaleza; projeto segue em debate

A Câmara Municipal aprovou na sessão virtual de hoje (26) o regime de urgência para a votação da Mensagem encaminhada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) que antecipa os feriados de Nossa Senhora de Assunção e de Corpus Christi para quarta e quinta desta semana. A medida, segundo a Prefeitura, visa aumentar o isolamento na Capital.

Foto: Junio Pio/AL-CE

Em decisão dividida, TRE-CE aplica multa de R$ 80 mil e livra deputado Sérgio Aguiar da cassação

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará decidiu, hoje, aplicar multa de R$ 80 mil ao deputado Sérgio Aguiar (PDT) e à esposa dele e prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, na representação por conduta vedada a agente público. Três integrantes da Corte votaram pela cassação do mandato do deputado mais multa e quatro pela aplicação apenas da multa financeira.

Câmara deve votar nesta terça projeto da Prefeitura de Fortaleza para antecipar feriados

O presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), convocou, hoje, sessão virtual para esta terça-feira (26) para votar um projeto de lei do Poder Executivo, que antecipa os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto) para os dias 27 e 28 de maio por conta da Covid-19. Propostas de vereadores também estão na pauta.

Foto: Divulgação

Assembleias Legislativas devem discutir plano de retorno de atividades presenciais

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto (PDT), se reuniu hoje com presidentes de parlamentos estaduais do País para tratar de ações durante a pandemia de Covid-19. No próximo dia 1º de junho, o colegiado deve discutir, em nova reunião, a retomada de atividades presenciais. Sarto também destacou que a Assembleia cearense já aprovou quase 50 projetos de combate à Covid-19.