-  

Cidadania realiza convenção com apoio a Sarto e homologação de 61 candidatos a vereador

O Cidadania reforçou apoio a Sarto (PDT) e lançou 61 candidatos a vereador, em convenção na manhã deste sábado (12) no Clube Tiradentes (Parque Araxá). O evento foi comandado pelo presidente municipal, Michel Lins, com presença do presidente estadual Alexandre Pereira. Michel cobrou união “contra qualquer aventureiro”.

 

 

 

Foto: Divulgação
  -  

Alexandre Pereira continua na Secretaria de Turismo no Governo Sarto

Atual secretário municipal do Turismo, Alexandre Pereira (Cidadania) será reconduzido ao cargo pelo prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT). Pereira chegou a se afastar do cargo para ser pré-candidato pelo Cidadania à Prefeitura de Fortaleza, contudo, embarcou na campanha pedetista após a definição de Sarto Nogueira como o escolhido pelo partido.

Foto: Roberto Castro/MTur
  -  

Cidadania declara apoio à candidatura de José Sarto do PDT

O Cidadania foi o primeiro partido a agregar apoio à candidatura de José Sarto (PDT) à Prefeitura de Fortaleza. O anúncio foi feito na manhã desta sexta (11), em mensagem direcionada a Alexandre Pereira, presidente estadual do partido. “Muita honra ter seu apoio e do @cidadaniace23. Um grande privilégio”, escreveu Sarto.

Foto: Divulgação
  -  

Pré-candidatos de Cidadania, PSB e PCdoB se reúnem em ‘live’; partidos aguardam diálogo com PDT

Os pré-candidatos Alexandre Pereira (Cidadania), Élcio Batista (PSB) e Professor Anízio (PCdoB), de partidos que integram a base do prefeito Roberto Cláudio, se reúnem hoje (31), em ‘live’, às 19h, para discutir educação e tecnologia. O encontro é parte de uma série de debates. Eles discutem projetos enquanto não começa o diálogo do PDT com os aliados.

  -  

Análise: indicações para Regionais mesclam nomes políticos e técnicos e mudam quadro na Câmara Municipal de Fortaleza

A escolha de nomes para as novas Regionais, feita por Sarto Nogueira (PDT), mudará a configuração da Câmara Municipal a fim de beneficiar partidos aliados. Dessa forma, por exemplo, Raimundo Filho (PDT) e Michel Lins (Cidadania) assumem Regionais e dão lugar a Iraguassú Filho (PDT) e Pedro França (Cidadania) na Casa. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Carlos Marlon
  -  

Maior bancada, PDT garante presidência e mais duas vagas na nova Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza

Com o secretariado do Governo Sarto (PDT) definido, a composição da Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza para o biênio 2021-2022 está definida. O PDT, maior bancada da Casa, garantiu três vagas: a presidência, com Antônio Henrique; a 1ª vice-presidência, com Adail Júnior; e a 2ª vice-presidência, com Ana Paula. Outras siglas foram contempladas com uma vaga cada.

Foto: José Leomar
  -  

“Vamos ter uma posição de destaque na mesa (da Câmara)”, afirma presidente do Cidadania

Em meio às especulações de quem irá compor a mesa diretora da Câmara de Fortaleza, o vereador Michel Lins (Cidadania) afirma que terá nome da sua sigla na composição. “Qual posição? Tem uma série de coisas para acontecer antes de definir isso, mas temos a segunda maior bancada do Governo”, ressalta.

Foto: José Leomar
  -  

Prazo para eleitor justificar ausência no primeiro turno encerra na próxima quinta (14)

Os eleitores têm apenas até a próxima quinta-feira (14) para apresentar, à Justiça Eleitoral, as justificativas de ausência no primeiro turno das eleições municipais em 2020. Nas eleições de novembro, mais de um 1,1 milhão de eleitores cearenses faltaram no primeiro dia de votação. A justificativa pode ser feita pelo E-título ou via postal.

Foto: José Leomar
  -  

Prefeito eleito e o vice de Barbalha chegam à cerimônia de posse em carroça


Prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PDT), e seu vice Vevé Siqueira (PT), se deslocaram à cerimônia de posse a bordo de uma carroça. O ato ocorreu na Câmara, na manhã desta sexta (1º). O fato inusitado, conforme Siqueira, partiu de uma promessa a um apoiador ainda na campanha. “Combinamos que iríamos para a posse de carroça”, disse.

  -  

Presidente da Câmara afirma que só o próprio nome está definido para cargos da Mesa Diretora

Encabeçando a chapa em busca da reeleição para a Presidência da mesa diretora da Câmara de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT) afirma não ter nomes definidos para compor a mesa. “Não temos membros definidos, a não ser meu nome”, afirma. O parlamentar, contudo, é ponderado sobre a oposição: “se conseguirmos construir uma eleição consensual, todos terão espaço”.

Foto: José Leomar
  -  

Sarto diz que redução da desigualdade será prioridade na gestão de Fortaleza

O prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) apontou a redução da desigualdade como uma das prioridades na Prefeitura. “Fortaleza ainda é muito desigual, não por culpa de prefeitos anteriores, mas porque é uma cidade que teve grande crescimento da população”, disse.

Foto: José Leomar
  -  

Defesa da chapa de Sarto e Élcio diz que ainda não foi notificada e nem teve acesso ao conteúdo da ação

A assessoria da chapa eleitoral formada por Sarto Nogueira e Élcio Batista informa que ainda “não fomos notificados e nem tivemos acesso ao conteúdo da ação”. A defesa de ambos só deve se pronunciar após tomarem conhecimento das denúncias.

  -  

Ministério Público Eleitoral pede cassação de registro de Sarto Nogueira e Élcio Batista

O Ministério Público Eleitoral propôs, no dia 17, uma ação na Justiça Eleitoral denunciando o prefeito eleito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), e o vice, Élcio Batista (PSB), por supostamente terem sido beneficiados por Captação Ilícita de Sufrágio (compra de votos) e abuso de poder político e econômico. Candidatos a vereador também são denunciados. O órgão não deu detalhes por se tratar de ação que corre em segredo de justiça.

Foto: José Leomar
  -  

Com mais dois vereadores na gestão, trabalhos na Câmara de Fortaleza devem iniciar com três suplentes

Com mais vereadores na gestão da Capital, os trabalhos na Câmara de Fortaleza devem iniciar, em fevereiro, com três suplentes no exercício dos mandatos. Saem Elpídio Nogueira (PDT), na Cultura; Raimundo Filho (PDT), na Regional 11; e Michel Lins (Cidadania), na Regional 3. Com isso, entram Carlos Mesquita (PDT), Iraguassú Filho (PDT) e Pedro França (Cidadania).

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Por conta de coronavírus, vereador pede a Prefeitura de Fortaleza isenção da taxa mensal para camelôs do Centro

Licenciado da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Michel Lins (Cidadania) solicitou à Prefeitura de Fortaleza para que, durante o período de quarentena, vendedores ambulantes e outros profissionais autônomos que trabalham no Centro possam ser isentos da taxa cobrada mensalmente. Segundo ele, a Prefeitura  avalia a viabilidade econômica da medida.

  -  

Mais uma suplente: Kátia Rodrigues toma posse na Câmara Municipal de Fortaleza

A ex-conselheira tutelar Kátia Rodrigues tomou posse nesta quinta-feira (2) na Câmara Municipal de Fortaleza. Ela é a quinta suplente do Cidadania e assume a cadeira de Michel Lins, presidente municipal da legenda. Ele se licenciou por 120 dias para organizar o partido para as eleições municipais deste ano.

  -  

Camilo e Sarto acompanham a chegada da vacina de Oxford ao Ceará na noite deste sábado (23)

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), irá acompanhar a chegada das 72.500 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca ao Ceará, na noite deste sábado (23), ao lado do governador Camilo Santana (PT). Os imunizantes, produzidos em parceria com a Fiocruz, foram distribuídos pelo Ministério da Saúde hoje.

Foto: Divulgação
  -  

Carlos Manhanelli, presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos, morre em decorrência da Covid-19

Um das maiores referências em marketing político no Brasil, o consultor político Carlos Manhanelli morreu em decorrência de complicações da Covid-19. Membro fundador e presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos (Abcop), ele deixa parte do seu legado em nove livros sobre marketing político e eleitoral publicados.

  -  

Eduardo Girão se reúne com opositores e cobra transparência na divulgação de homicídios

O senador Eduardo Girão (Podemos) se reuniu, neste sábado (23), com um grupo de opositores no Ceará, entre eles, General Theophilo e o deputado federal Danilo Forte (PSDB). Nas redes sociais, ele disse que a violência foi pauta do encontro e cobrou mais transparência sobre os dados de homicídios no Estado: “mudar a divulgação não modifica o cenário da insegurança”.

Foto: Reprodução
  -  

Ex-deputado Ted Pontes morre vítima de Covid-19

O ex-deputado estadual Ted Pontes faleceu, na tarde deste sábado (23), vítima de Covid-19. A informação foi divulgada pelo ex-prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), aliado de Pontes. Representante de Caucaia, o ex-deputado chegou a participar no ano passado ativamente da campanha de Naumi, que saiu derrotado do pleito municipal.

Foto: Reprodução
  -  

Inácio Cortez e Raimundo Nonato são eleitos presidente e vice do TRE-CE

Os desembargadores Inácio de Alencar Cortez e Raimundo Nonato Silva Santos foram eleitos por aclamação como presidente e vice, respectivamente, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Eles atuarão no biênio 2021/2023, que começa no dia 5 de junho. O vice-presidente acumula ainda função de corregedor eleitoral. A sessão ocorreu nesta sexta (22).

  -  

Justiça acata denúncia contra o ex-deputado federal Adail Carneiro

A Justiça acatou nesta sexta (22) denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-deputado Adail Carneiro. Ele foi denunciado em 2020, após ser preso na segunda fase da Operação Km Livre. Adail é acusado de liderar esquema que movimentou cerca de R$ 600 milhões em 20 anos na Prefeitura de Fortaleza. Desde o caso, ele não atende tentativas de entrevista.

Foto: Alex Costa
  -  

Desembargadores Inácio Cortez e Raimundo Nonato Silva Santos se tornam membros efetivos do TRE-CE

Os desembargadores Inácio de Alencar Cortez Neto e Raimundo Nonato Silva Santos foram eleitos membros efetivos do TRE-CE nesta quinta (21). O novo biênio terá início em 5 de junho. Ambos já atuam na Justiça Eleitoral. Cortez é vice-presidente e corregedor e deve assumir a presidência no próximo biênio. A futura gestão atuará nas Eleições 2022.

Foto: Reprodução
  -  

“Somos a instituição mais transparente”, diz presidente do Tribunal de Justiça do Ceará

De saída da presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o desembargador Washington Araújo fez uma avaliação das mudanças que promoveu na instituição. “No passado, fomos tidos como uma instituição hermética. Eu hoje digo que somos a mais transparente de todos os poderes”, ressaltou.

Foto: José Leomar
  -  

Jurista cearense será presidente de honra da Academia Brasileira de Direito

O advogado cearense Roberto Victor Ribeiro será consagrado como presidente de honra vitalício da Academia Brasileira de Direito (ABD). Ele é professor universitário e atualmente presidente-executivo da ABD. Com o encerramento do seu mandato na entidade, em março, ele passará a presidência-executiva ao advogado André Malcher Meira, do Pará, e receberá o novo título.

  -  

Em balanço, presidente do TJCE destaca julgamento de mais de 100 mil processos do acervo em 2020

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Washington Araújo, fez na manhã desta sexta-feira (22) um balanço do biênio em que comandou a instituição. Ao todo, neste período, foram julgados 945,6 mil processos. Em 2020, o Judiciário cearense reduziu em 112 mil as ações acumuladas no acervo processual.

Foto: José Leomar