Capital: MDB quer foco na chapa de vereadores, mas não descarta candidatura de Eunício

O MDB busca avançar em Fortaleza, recriando as zonais para ouvir lideranças comunitárias e a população. O partido sonha em fazer três vereadores na Capital. Vereadores de mandato devem chegar ao partido, mas não agora. Para prefeito, o partido não descarta candidatura de Eunício, mas isso não é prioridade, diz o deputado Danniel Oliveira.

Foto: André Lima/CMFor

Janela partidária: PDT aceita filiação de qualquer vereador até o dia 20 de março

Em reunião da bancada de vereadores na Câmara na quarta (11), o PDT decidiu que irá aceitar todos os vereadores que queiram se filiar à legenda para concorrer às eleições municipais deste ano. A partir do dia 21, os nomes serão avaliados individualmente e podem não ser aceitos. A “janela partidária própria do PDT” foi aceita pelo prefeito Roberto Cláudio.

Mesa Diretora e líderes se reúnem para debater conduta de deputados no plenário em ano de eleição

Foi marcada uma reunião hoje (11), às 17h, reunião da Mesa Diretora da Assembleia com os líderes dos partidos após bate-boca entre Osmar Baquit (PDT) e Leonardo Araújo (MDB). A partir do caso, eles devem debater uma espécie de manual de conduta dos deputados no plenário em ano de eleição. O líder do Governo, Júlio César Filho, disse que vai sugerir advertência aos dois.

Foto: Divulgação

Progressistas tem pré-candidata à Prefeitura de Caucaia

A ex-presidente da Câmara Municipal de Caucaia Natécia Campos deixou o PMB e se filiou ao Progressistas, do deputado federal AJ Albuquerque. Em evento neste sábado (7), ela anunciou sua pré-candidatura à Prefeitura. Natécia rompeu com o prefeito Naumi Amorim (PSD) no ano passado e não conseguiu se reeleger à presidência do Legislativo.

Foto: Divulgação

Prefeita de Canindé troca MDB pelo DEM e leva quatro vereadores para o novo partido

A prefeita de Canindé Rozário Ximenes, que estava no MDB, oficializou nesta terça-feira (17) filiação ao Democratas. Desde o ano passado, Rozário, pré-candidata à reeleição, ensaiava a saída do MDB, comandado pelo ex-senador Eunício Oliveira. O DEM, presidido pelo empresário Chiquinho Feitosa no Ceará, ainda filiou quatro vereadores de Canindé.

Foto: Divulgação

Walter Cavalcante é reconduzido à presidência do MDB em Fortaleza; filiados votam por candidatura própria

O deputado Walter Cavalcante foi reconduzido hoje (15) ao cargo de presidente do MDB em Fortaleza, que agora se transformou em diretório municipal. Na presença do ex-senador Eunício Oliveira, 98% dos filiados votaram a favor da tese de candidatura própria do partido na Capital, mas nada é definitivo. O partido vai ouvir o governador Camilo Santana.

MDB anuncia mudança de local da Convenção Municipal de Fortaleza

Pelas redes sociais, o presidente estadual do MDB, ex-senador Eunício Oliveira, anunciou que a Convenção Municipal do partido não acontecerá mais em um colégio no bairro Vila Velha, como havia sido divulgado inicialmente. Atendendo a recomendações do Ministério da Saúde, o evento, a partir das 9h, mudou para o auditório do Diretório Estadual, que fica no Meireles.

Foto: Kid Júnior

‘Se estivéssemos preocupados com votos, faríamos a coisa errada’, diz Antônio Henrique sobre restrições mais duras em Fortaleza

Precisamos cumprir o que está sendo colocado pelos especialistas de saúde (…). Me disseram que nós íamos perder votos com essas medidas (de restrição social). Se estivéssemos preocupados com votos, faríamos a coisa errada“.

Vereador Antônio Henrique (PDT), em live, hoje, com o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto (PDT), sobre medidas de restrições mais duras adotadas em Fortaleza para conter a Covid-19.

Para combater o coronavírus, deputado quer a criação de um Disk- Aglomeração em Fortaleza

O deputado federal Célio Studart (PV) solicitou à Prefeitura de Fortaleza a criação do Disk-Aglomeração. O objetivo é que a população tenha um canal para denunciar aglomerações às autoridades, já que o isolamento, de acordo com especialistas em saúde, é uma das principais formas de combate ao avanço do coronavírus no mundo. A sugestão está em análise.

Com coronavírus, Roberto Cláudio diz que está sem sintomas e cobra fortalezense para que fique em casa

Contaminado com o coronavírus, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, disse, em ‘live’, neste sábado (21), que está sem sintomas e trabalhando em regime ‘home office’. Segundo o prefeito, o movimento nas ruas caiu bastante, mas em alguns locais ainda há aglomeração de pessoas. Equipes da Prefeitura estão fiscalizando o cumprimento das normas.

Foto: José Leomar

Agenor Neto ficou no MDB e com o controle do PSB em Iguatu de olho nas eleições

O deputado Agenor Neto ficou no MDB. Ele tentava ir para o PSB, de olho na eleição em Iguatu. No fim das contas, a sigla pessebista acabou nas mãos do seu grupo político. O filho, Ilo Neto, e o ex-prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, se filiaram ao PSB. Um deles será candidato a prefeito do município contra o grupo da ex-deputada Mirian Sobreira.

Foto: José Leomar

Agenor Neto ainda na “peleja” para sair do MDB e se filiar ao PSB

O deputado Agenor Neto ainda está na “peleja” para sair do MDB e se filiar ao PSB. Ele é pré-candidato à Prefeitura de Iguatu. A mudança já está acertada faz um tempo com o presidente estadual do PSB, Denis Bezerra. O problema é que o ex-senador Eunício Oliveira, presidente do MDB no Ceará, ainda não liberou a sua saída e ele não sabe se liberará.

Foto: José Leomar

Baquit defende grupo de Domingos Filho em meio a disputas políticas na Assembleia Legislativa

O deputado Osmar Baquit (PDT) combinou de defender a deputada Patrícia Aguiar (PSD) hoje (10) na tribuna, após discurso de Leonardo Araújo (MDB) contra o grupo político dela comandado pelo marido, Domingos Filho. Por trás disso, a disputa entre MDB e PSD por colégios eleitorais na região dos Inhamuns, para as eleições de outubro.

Foto: Fernanda Siebra

Antecipação de feriados em Fortaleza é sancionada pelo prefeito Roberto Cláudio

Horas após aprovação na Câmara Municipal de Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) sancionou, já na tarde desta terça-feira (26), a lei que antecipa os feriados religiosos de Corpus Christi e do Dia de Nossa Senhora da Assunção para esta semana, na quarta (27) e na quinta-feira (28). O objetivo é intensificar o isolamento social na Capital.

2

Senadores farão visita ao novo presidente do TSE para discutir situação das eleições

Na próxima sexta (29), uma comissão de senadores deve fazer uma visita ao ministro Luís Roberto Barroso, empossado recentemente como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Barroso vai comandar a Justiça Eleitoral no pleito deste ano. Eles devem discutir a situação das eleições junto com uma comissão do tribunal.

Foto: Agência Senado

Senado só irá discutir possível adiamento das eleições em julho, decidem líderes

Em reunião do colégio de líderes do Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, e o grupo de lideranças decidiram que até o dia 30 de junho não haverá qualquer deliberação do Congresso sobre um possível adiamento das eleições 2020. A ideia dos parlamentares é aguardar o ritmo da pandemia do coronavírus. Só se fala em adiamento em julho, ficou combinado.

Vereadores aprovam antecipação de feriados na Capital para esta quarta e quinta

Os vereadores de Fortaleza aprovaram, nesta terça (26), em sessão virtual, por 30 votos a favor e seis contra, a antecipação dos feriados de Nossa Senhora de Assunção e de Corpus Christi na Capital cearense para quarta (27) e quinta (28) desta semana. A medida tem o objetivo de aumentar o isolamento social.

1

Vereadores aprovam urgência para antecipar feriados em Fortaleza; projeto segue em debate

A Câmara Municipal aprovou na sessão virtual de hoje (26) o regime de urgência para a votação da Mensagem encaminhada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) que antecipa os feriados de Nossa Senhora de Assunção e de Corpus Christi para quarta e quinta desta semana. A medida, segundo a Prefeitura, visa aumentar o isolamento na Capital.

Foto: Junio Pio/AL-CE

Em decisão dividida, TRE-CE aplica multa de R$ 80 mil e livra deputado Sérgio Aguiar da cassação

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará decidiu, hoje, aplicar multa de R$ 80 mil ao deputado Sérgio Aguiar (PDT) e à esposa dele e prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, na representação por conduta vedada a agente público. Três integrantes da Corte votaram pela cassação do mandato do deputado mais multa e quatro pela aplicação apenas da multa financeira.

Câmara deve votar nesta terça projeto da Prefeitura de Fortaleza para antecipar feriados

O presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), convocou, hoje, sessão virtual para esta terça-feira (26) para votar um projeto de lei do Poder Executivo, que antecipa os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto) para os dias 27 e 28 de maio por conta da Covid-19. Propostas de vereadores também estão na pauta.

Foto: Divulgação

Assembleias Legislativas devem discutir plano de retorno de atividades presenciais

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto (PDT), se reuniu hoje com presidentes de parlamentos estaduais do País para tratar de ações durante a pandemia de Covid-19. No próximo dia 1º de junho, o colegiado deve discutir, em nova reunião, a retomada de atividades presenciais. Sarto também destacou que a Assembleia cearense já aprovou quase 50 projetos de combate à Covid-19.

Foto: Camila Lima

PDT protocola representação contra André Fernandes após acusações contra Osmar Baquit

O PDT protocolou hoje (25), na Assembleia Legislativa, representação – a 2ª – contra o deputado André Fernandes (PSL) por quebra de decoro parlamentar. Desta vez, o partido alega que Fernandes vem fazendo acusações sem provas contra Osmar Baquit, do PDT, de ligação dele com quadrilha criminosa. A denúncia será encaminhada ao ouvidor do Conselho de Ética.

Prefeitura da Capital manda à Câmara pedido para antecipar feriados de junho e agosto

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, irá encaminhar para a Câmara Municipal de Fortaleza, na segunda (25), projeto de lei para antecipar os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto) na Capital. A intenção é que eles sejam antecipados para os dias 27 e 28 de maio. O prefeito pede ainda que a matéria seja analisada em regime de urgência.