-  

Candidato à Prefeitura, Renato Roseno participa de evento online sobre direitos da pessoa idosa

Nesta segunda-feira (9), Renato Roseno (Psol), candidato à Prefeitura de Fortaleza, participou da apresentação da Plataforma do Idoso, em evento online do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Na ocasião, ele disse que idosos merecem viver em uma cidade “em que se caminhe, que tenha espaço público vivo e verdade, que seja segura”.

Foto: Reprodução
  -  

Vice de Sarto, Élcio Batista faz passeio de bicicleta com Roberto Cláudio neste domingo

O candidato à vice-prefeitura de Fortaleza, na chapa liderada por Sarto Nogueira (PDT), Élcio Batista (PSB) participou de um passeio de bicicleta por pontos da cidade com o prefeito Roberto Cláudio (PDT), na manhã de hoje (22). Neste último domingo de campanha, Sarto reservou a agenda para gravar propaganda eleitoral.

  -  

Em último domingo de campanha, Capitão Wagner visita feiras de Fortaleza

O candidato à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner (Pros), visitou, na manhã deste domingo (22), as tradicionais feiras dos bairros da parangaba e da messejana. Ao longo do dia, Wagner tem agenda, ainda, na Praia do Futuro, Barroso, São Cristóvão e Tamandaré. O candidato do Pros também grava propaganda eleitoral.

  -  

No Cais do Porto, Capitão Wagner propõe dar sequência a ações de gestões anteriores para a juventude

Em visita ao bairro Cais do Porto na noite deste sábado (21), Capitão Wagner (Pros) detalhou propostas voltadas aos jovens. Entre elas, a continuidade de ações de governos anteriores, como o Bolsa Jovem, da gestão Roberto Cláudio (PDT), e a ampliação dos Cucas, iniciativa de Luizianne Lins (PT). Ele destacou ainda a inserção no mercado de trabalho como prioridade.

  -  

Votos brancos, nulos e abstenções: compare números no 1º e 2º turno em Fortaleza

Compare o número de abstenções, brancos e nulos, do 1º para o 2º turno em Fortaleza:

Votos Brancos: de 50.234 (3,53%) para 35.081 (2,50%)
Votos Nulos: de 92.295 (6,48%) para 77.798 (5,53%)
Abstenções: de 397.774 (21,83%) para 414.959 (22,78%)

Sarto Nogueira (PDT) venceu Capitão Wagner (Pros) na disputa para prefeito de Fortaleza por uma diferença de 43.760 votos. Se somados, os votos brancos e nulos deste pleito chegaram 112.879, número suficiente para influenciar no resultado final da eleição. Também há que se considerar as 414.959 abstenções.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Pela 1ª vez desde a redemocratização, PT não elege prefeitos nas capitais

O resultado das Eleições 2020, cujo segundo turno ocorreu neste domingo (29), refletiu a perda de espaço do PT em todo o Brasil. Pela 1ª vez desde a redemocratização, o partido não elegeu nenhum prefeito nas capitais. Marília Arraes (foto), em Recife; e o João Coser, em Vitória (ES), eram apostas no 2º turno, mas foram derrotados. Luizianne perdeu em Fortaleza.

Foto: Luizianne Lins e Marília Arraes, os nomes nordestinos nas capitais Fortaleza e Recife, respectivamente. Crédito: Arquivo/Montagem
  -  

Vitor Valim é eleito prefeito de Caucaia com 51,08% dos votos

Com 100% das urnas apuradas, o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) declarou Vitor Valim (Pros) eleito para a Prefeitura de Caucaia. A chapa composta pelo então deputado estadual e o vice Deuzinho Filho (Republicanos) recebeu 83.588 votos, relativos a 51,08% do total. O adversário, Naumi Amorim (PSD), atual prefeito, conseguiu 80.045 votos, equivalentes a 48,92%.

Foto: José Leomar
  -  

Com apoio crítico a Sarto, Psol diz que mantém oposição aos Ferreira Gomes no legislativo

Em nota, o Psol declarou voto contrário à candidatura de Capitão Wagner (Pros) à Prefeitura. O voto crítico em Sarto Nogueira (PDT) é explicado como uma forma de combate à “maior ameaça aos direitos do povo e à democracia” que “é o bolsonarismo”. “Seguiremos combatendo e sendo oposição de esquerda aos governos do grupo dos Ferreira Gomes“.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Psol formaliza apoio a Sarto Nogueira no segundo turno em Fortaleza

O Psol será mais um dos que disputaram a Prefeitura de Fortaleza no primeiro turno a formalizar apoio à candidatura de Sarto Nogueira (PDT) no segundo turno. O partido deverá lançar uma nota ainda nesta noite (17). Em São Paulo, os pedetistas estudam apoiar Guilherme Boulos (Psol) no segundo turno contra Bruno Covas (PSDB).

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Roseno diz que sentimento do Psol é derrotar Bolsonarismo, mas ressalta: “não é uma aliança programática com Sarto”

A direção estadual do Psol deve se reunir, nesta terça (17), para decidir sobre posição no 2º turno em Fortaleza. O ex-candidato à Prefeitura da Capital pelo partido, Renato Roseno, diz que o sentimento da sigla é derrotar o “Bolsonarismo” e se for formalizado o apoio ao candidato Sarto (PDT), não será uma aliança programática: “vamos fazer oposição”.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

“Enfrentamos a ameaça à democracia”, diz Renato Roseno sobre campanha à Prefeitura de Fortaleza

Ao comparecer para votação neste domingo (15), Renato Roseno falou sobre a campanha realizada. “Enfrentamos a ameaça à democracia. O que seria da democracia se não tivesse expressões como a esquerda ideológica renovada? A um só tempo ela afirma seus princípios de classe, mas é feminista, antirracista, anti-homofóbica, é ecológica”, disse.

Foto: José Leomar
  -  

Renato Roseno vota no início da tarde deste domingo (15) ao lado da vice e de apoiadores

Renato Roseno, candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PSOL, compareceu ao local de votação no início da tarde deste domingo (15). Junto dele, que vota no colégio Ari de Sá da Washington Soares, apareceram a vice Raquel Lima e o candidato a  vereador Ailton Lopes.

Foto: José Leomar
  -  

Renato Roseno deverá votar às 12h na Sabiaguaba

O candidato do Psol à Prefeitura de Fortaleza, Renato Roseno, está com votação marcada para 12h no Colégio Ari de Sá, na avenida Washington Soares, na Sabiaguaba. Na manhã deste domingo (15), o postulante e sua vice, Raquel Lima, acompanharam a votação de alguns vereadores durante votação no Instituto Federal do Ceará.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Roberto Cláudio propõe prorrogação de prazo para implementação de 12 Regionais na Capital

Os vereadores de Fortaleza devem começar nesta quarta-feira (2) a apreciar projeto de lei do prefeito Roberto Cláudio (PDT) que propõe a prorrogação do prazo da implementação das 12 regionais na Capital por mais seis meses. Fortaleza tinha 12 meses para fazer a mudança – prazo que encerrava em dezembro deste ano. Vereadores também devem votar o novo Regimento Interno do Legislativo.

Foto: Camila Lima
  -  

Após eleição, Capitão Wagner deve retornar ao mandato na Câmara dos Deputados na quarta (2)

Sem vitória na disputa pela Prefeitura de Fortaleza,  Capitão Wagner (Pros) voltará ao mandato de deputado federal na próxima quarta-feira (2). Ele tirou licença por 120 dias no início de agosto para se dedicar à campanha. Com o prazo da licença chegando ao fim, o parlamentar retorna ao mandato e o médico Agripino Magalhães (Pros) volta à suplência.

Foto: Helene Santos
  -  

Justiça Eleitoral indefere registro de candidatura de prefeita eleita em Barreira; cabe recurso

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu, nesta terça-feira (2), por unanimidade, indeferir o registro de candidatura da prefeita eleita em Barreira, Dra. Auxiliadora Fechine (PSD), por contas desaprovadas da gestão pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ela foi secretária do município em gestões anteriores. Ainda cabe recurso.

  -  

Vereadores eleitos ligados a Capitão Wagner se reúnem na noite desta terça (1º) para discutir espaços na Câmara Municipal

Os vereadores eleitos ligados a Capitão Wagner devem se reunir nesta terça (1°) para discutir quais espaços querem ocupar na Câmara Municipal. Reeleito pelo Pros, Márcio Martins pretende propor aos colegas que a oposição lance candidatura à presidência da Casa. A definição, contudo, deve ocorrer apenas após o encontro dos 12 parlamentares eleitos.

Foto: Helene Santos
  -  

Emília Pessoa e Natécia Campos vão comandar as secretarias de Educação e Ação Social em Caucaia

O prefeito eleito de Caucaia Vitor Valim (Pros) já está montando a equipe para a nova gestão. A vereadora Emília Pessoa (PSDB), que foi candidata à Prefeitura de Caucaia no primeiro turno, vai ser a secretária de Educação. A ex-vereadora Natécia Campos (PP), que concorreu à vice-prefeita na chapa de Elmano de Freitas, vai ser secretária de Ação Social.

  -  

Danilo Forte assume vaga deixada por Roberto Pessoa na Câmara dos Deputados

Após a eleição, apenas um nome da bancada cearense em Brasília será substituído. Roberto Pessoa (PSDB), eleito para ocupar o cargo de prefeito de Maracanaú, deixará a vaga para Danilo Forte (PSDB). Dos 22 deputados cearenses, pelo menos seis estiveram ligados diretamente a alguma campanha política, seja a própria ou de parentes.

  -  

Bancada do PDT fecha apoio a Antônio Henrique para presidente da Câmara após reunião com Sarto

A bancada eleita pelo PDT fechou apoio, na manhã desta terça-feira 1º, ao nome do atual presidente, vereador Antônio Henrique, para seguir no cargo de presidente da Câmara por mais dois anos. Pesa em favor do mandatário a relação próxima com o prefeito eleito, Sarto Nogueira, que se reuniu com os correligionários nesta manhã.

Foto: Reprodução
  -  

Toni Brito assume cadeira de deputado na Assembleia no lugar de Vitor Valim, eleito prefeito

O suplente de deputado estadual Toni Brito (Pros) vai retornar às atividades na Assembleia Legislativa do Ceará, em 2021, desta vez, como deputado estadual efetivo. Ele vai assumir o lugar do deputado estadual Vitor Valim (Pros), que foi eleito prefeito de Caucaia neste ano.

Foto: José Leomar
  -  

Treinamento de mesários deve permanecer virtual em 2022, projeta TRE-CE

O treinamento virtual de mesários, auxiliares e demais colaboradores que trabalham durante as eleições deve permanecer na modalidade remota em 2022. Em coletiva na manhã desta terça-feira (1°), a coordenadora de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Edna Saboia, afirmou que a medida gerou redução dos custos para a Justiça Eleitoral.

  -  

Davi de Raimundão vai assumir cadeira de deputado estadual após Patrícia Aguiar ser eleita prefeita

Com a eleição da deputada estadual Patrícia Aguiar (PSD) prefeita de Tauá, o primeiro suplente da coligação, Davi de Raimundão (MDB), vai ser efetivado na Assembleia Legislativa. Ele já exerceu a suplência nesta legislatura, quando deputados do MDB se licenciaram das atividades. Davi, inclusive, concorreu à vice-prefeitura de Juazeiro do Norte neste ano.

Foto: José Leomar