Foto: José Leomar

Augusta Brito quer reunião de deputados cearenses com ministra do STF sobre disputa territorial Ceará-Piauí

A deputada Augusta Brito (PCdoB) articula um encontro entre parlamentares estaduais e a bancada federal cearense, em Brasília, para discutir a disputa territorial entre Ceará e Piauí por áreas na região da Serra da Ibiapaba. A ideia é marcar uma reunião com a ministra do STF, Cármen Lúcia, que determinou, em maio, uma perícia nas áreas de litígio.

Foto: Junior Pio

Augusta Brito chama de “misoginia” ataque de deputado do PSL à jornalista e pede nota de repúdio da Assembleia

“A gente não pode se calar diante de tanta misoginia, de tanto machismo que existe, atacando as nossas jornalistas que merecem nosso respeito e consideração. Já quero pedir uma nota de repúdio à Procuradoria desta Casa em relação a este deputado”.

Augusta Brito, deputada estadual do PCdoB, sobre ataque do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL) à jornalista da Folha de São Paulo.

Foto: Kid Junior

Augusta Brito é sondada para mudar de partido após votação da reforma da Previdência na AL

PT e PDT sondam a deputa Augusta Brito, do PCdoB, para trocar de partido. O clima entre ela e o partido não é mais o mesmo depois da reforma da Previdência na Assembleia, aprovada no fim do ano passado. O PCdoB a pressionou muito para votar contra, só que Augusta é vice-líder do governador Camilo e isso tem um peso.

Deputados do PCdoB na mira da militância do partido na reforma da Previdência

Além do PT, os deputados estaduais do PCdoB também estão na mira da militância do partido para votarem contra a reforma da Previdência Estadual. Nos bastidores, Augusta Brito vem sendo bastante pressionada. Já Já Carlos Felipe tem sido crítico da proposta, um dos poucos dentro da base aliada.

Foto: José Leomar

Após afago de Bolsonaro, Camilo diz que relação com Governo Federal “é muito boa”

Após elogio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)  com quem disse ter “conversa tranquila”, o governador Camilo Santana (PT) afirmou que a relação institucional entre o Governo Federal o Cearátem sido muito boa, principalmente no aval de empréstimos ao Estado“. A expectativa do governador é que a calmaria permaneça.

Lucas Fiuza rompe com Heitor Freire e se alia a grupo do Aliança Pelo Brasil no CE

“Me desfiliei do PSL. Não briguei com ninguém, mas fiquei um pouco chateado, ele (Heitor) mudou o rumo do partido.Tô vendo uma união entre o pessoal conservador agora. Já está havendo uma coalização em torno do Aliança Pelo Brasil”

Lucas Fiuza, que saiu do PSL CE, após o presidente estadual Heitor Freire se envolver em crise com grupo de Bolsonaro

Câmara instala CPI do derramamento de óleo; quatro cearenses compõem colegiado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o derramamento de óleo no litoral nordestino foi instalada na Câmara dos Deputados. O colegiado conta com três cearenses como titulares – Célio Studart (PV), Júnior Mano (PL) e Eduardo Bismarck (PDT) – e um como suplente – Ronaldo Martins (Republicanos).

Deputados e prefeitos comparecem a evento com ministro do Governo Bolsonaro

Deputados federais cearenses e prefeitos comparecem a evento no Teatro São José, em Fortaleza, na manhã desta sexta (8), com o ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos. Ele visita estados do Nordeste para estreitar a relação política, principalmente agora com propostas de mudanças do pacto federativo.

Deputados cearenses marcam reunião em Brasília para discutir disputa territorial CE-PI

Deputados estaduais e a bancada federal cearense marcaram uma reunião em Brasília, no próximo dia 13. A pauta: disputa de territórios entre Ceará e Piauí. A deputada Augusta Brito (PCdoB) articula a reunião. Ela vai tentar uma audiência dos parlamentares com a ministra do STF Carmen Lúcia e o Exército, que determinou uma perícia nas áreas de litígio.

Foto: Divulgação

Queiroz Filho cobra solução para disputa territorial entre Ceará e Piauí

O deputado Queiroz Filho (PDT) cobrou uma solução para a disputa territorial entre o Ceará e o Piauí, com os de Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito e Carnaubal em litígio. “O Piauí já anexou uma área da Bahia através do mesmo procedimento. Não podemos ficar calados”, disse, acrescentando que já contatou os senadores Cid Gomes e Eduardo Girão para intervir.

Assembleia debate limites entre Ceará e Piauí, uma disputa secular

A disputa por territórios entre Ceará e Piauí surgiu após Decreto Imperial de 1880, quando o Piauí conseguiu uma saída para o Atlântico, anexando área de praia. Em troca, o Ceará ficou com a área de Crateús. Hoje, a Assembleia Legislativa realiza audiência pública para debater limites entre os dois estados.

Cassação: decisões judiciais geram impasse sobre volta de Flanky Chaves à Prefeitura de Pacajus

O ex-prefeito de Pacajus, Flanky Chaves (PP), pode retornar ao cargo, após ser cassado em julho de 2018. Decisão do ministro do STJ, Napoleão Nunes Maia, suspendeu a cassação do ex-prefeito. Mo mesmo dia, decisão do STF havia negado a reintegração de Chaves ao cargo. Assessoria da atual gestão afirmou que não foi informada da decisão do STJ. 

Foto: Flávio Rovere

Com pouca presença de público, manifestação pede impeachment de Gilmar Mendes na Praça Portugal

Organizada por cinco grupos de direita de Fortaleza,  manifestação deste domingo na Praça Portugal aderiu ao movimento “Brasil contra Gilmar Mendes”, que pede o impeachment do ministro do STF. O protesto reuniu apenas algumas dezenas de pessoas. “O chamamento foi feito muito em cima da hora”, justificou o jornalista Roberto Barros, um dos organizadores.

Foto: Helene Santos

Manifestantes protestam na Capital contra decisão do STF

Parte dos fortalezenses se encontrou, na tarde deste sábado (9), na Praça Portugal, em Fortaleza, para protestar contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (7), que proibiu prisão a condenados em segunda instância. O ex-presidente Lula, beneficiado com a decisão, foi um dos mais criticados no ato.

Foto: Isanelle Nascimento

Deputado pede renúncia coletiva de diretorias das associações de PMs após recuo em negociação salarial

Na discussão sobre o movimento de policiais militares, na Assembleia, o deputado estadual Audic Mota (PSB) sugeriu uma renúncia coletiva das direções de associações da categoria que negociaram um acordo com o governo, anunciaram o entendimento e, posteriormente, recuaram.

Mais um reajuste: vereadores aprovam urgência para aumento de agentes comunitários de saúde

Vereadores de Fortaleza continuam debruçados sobre propostas de reajuste salariais. Após o aumento dado aos servidores municipais e aos professores, os parlamentares aprovaram regime de urgência para a tramitação do reajuste de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, com complemento de 7,37%. A proposta deve ser votada ainda nesta semana.

Visita a comunidade em Fortaleza gera embate entre vereadores na Câmara Municipal

Os vereadores Ziêr Férrer (PDT) e Gardel Rolim (PDT) discutiram hoje a respeito da atuação na Comunidade Areal, na Aerolândia. Férrer pediu “mais respeito” a quem fosse na região, alegando que é o responsável por melhorias no local. Rolim disse que não “precisava pedir licença” para entrar em qualquer bairro da Capital e reclamou da cobrança em público.

Foto: Divulgação

Professores da rede municipal de Maracanaú ocupam Secretaria da Educação por reajuste salarial

Os professores de Maracanaú ocuparam hoje a sede da Secretaria da Educação do Município. A categoria está em estado de greve desde o início da semana e cobra o reajuste de 12,84%, conforme piso nacional. O Poder Executivo propôs aumento de 4,31% em março e de 8,53% a partir de setembro, sem retroativo. Os professores pedem proposta alternativa.

Foto: José Leomar

Deputados entram com pedido coletivo de CPI para investigar associações de policiais e bombeiros

O pedido de criação de uma CPI para investigar irregularidades em associações de policiais e bombeiros deve ser oficializado hoje na AL-CE. O dep. Romeu Aldigueri (PDT) vai discursar sobre o assunto. Já foram colhidas 26 assinaturas, mas previsão é de que chegue a 33. A mobilização começou após reportagem do Diário do Nordeste que revelou arrecadações milionárias.

TCE derruba liminar que impedia seleção nos consórcios de saúde do Estado

O Tribunal de Contas revogou, nesta terça-feira (18), a proibição da seleção para cargos comissionados organizada pela Escola de Saúde Pública. A liminar havia sido concedida na terça-feira (11) da semana passada por apresentar inconsistências em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal. A Escola, no entanto, prometeu cumprir as exigências da Corte.

Foto: Divulgação

Candidatura do PT deve ser definida em 5 de abril, afirma Executiva Municipal

Em meio aos impasses no PT sobre a disputa pela Prefeitura de Fortaleza, a Executiva Municipal do partido definiu, hoje (18), o calendário eleitoral da sigla. A data para a divulgação do futuro candidato é 5 de abril. A definição pode ser antecipada para março, caso haja só um nome na disputa. Atualmente, dois são colocados: Luizianne Lins e Guilherme Sampaio.

Miss Teen quebra o clima tenso entre deputados na discussão salarial dos PMs na Assembleia

A sessão de hoje (18) da Assembleia Legislativa foi marcada pela tensão do embate sobre o projeto de reestruturação das carreiras dos policiais militares e bombeiros. Entretanto, o clima quente foi quebrado por alguns momentos quando a Miss Teen Fortaleza, Renata Paiva, de 15 anos, visitou o plenário em meio aos debates. Momento de sorrisos e descontração.

Acrísio Sena crítica atos de Gleisi Hoffmann durante passagem pelo Ceará

“É estranha a postura da presidente nacional do PT vir a Fortaleza tratar sobre eleições municipais e não convidar a maior liderança do PT no Estado, governador Camilo Santana. Esse método de conchavo não condiz com a vocação democrática do PT”

Acrísio Sena (PT), deputado estadual, sobre vinda de Gleisi Hoffmann ao Ceará, na semana passada.

Evandro Leitão quer fiscalização sobre movimentações milionárias de associações

O deputado Evandro Leitão (PDT) repercutiu na Assembleia reportagem veiculada pelo Diário do Nordeste, hoje (18), sobre a movimentação milionária de R$ 65,9 milhões nas associações de militares no Ceará em contribuições. No discurso, ele defendeu que a Assembleia fiscalize as entidades por meio de uma CPI.