-  

Augusta Brito consulta colegas sobre punição a André Fernandes no Conselho de Ética

Relatora do processo do deputado André Fernandes (PSL) no Conselho de Ética por quebra de decoro, a deputada Augusta Brito (PCdoB) vem consultando colegas na Assembleia Legislativa sobre a punição que ela deve sugerir a ele. André acusou parlamentares de integrarem facção criminosa. Corre o prazo de 60 dias para Augusta apresentar o relatório.

Foto: Camila Lima
  -  

André Fernandes procurou presidente da AL para explicar acusação de nepotismo do MP

O deputado André Fernandes (Republicanos) procurou o presidente da Assembleia, Evandro Leitao (PDT), para explicar suspeita de nepotismo levantada pelo Ministério Público. Segundo Leitão, Fernandes disse que os familiares já tinham sido exonerados. O presidente ofereceu assessoria jurídica da Casa. Fernandes não compareceu à sessão nesta quinta (6).

  -  

Defensoria pede investigação a ato de assessor parlamentar contra faixas LGBTQIA+ em Sobral

A Defensoria Pública pediu ao MPCE a abertura de notícia crime contra Kawan Miranda, assessor do dep. André Fernandes (Rep). Miranda instalou uma placa de “travessia de animais silvestres”, sem autorização, no cruzamento das ruas de Sobral, no qual uma faixa de pedestres nas cores do arco-íris foi pintada. Ele foi procurado, mas não respondeu sobre a ação.

  -  

Deputados do Ceará aliados de Bolsonaro se mobilizam em delegacia após detenção de manifestantes em carreata

Os deputados estaduais André Fernandes (Republicanos) e Delegado Cavalcante (PSL) prestaram apoio a manifestantes detidos em Fortaleza, descumprindo o decreto de isolamento social, durante carreata contra o lockdown neste domingo (14). Fernandes foi até a delegacia, já Cavalcante anunciou ter enviado “equipe de advogados”.

Foto: Reprodução/Instagram
  -  

Deputada chama atenção na Assembleia sobre pobreza menstrual: “tem que quebrar esse tabu”

“A pobreza menstrual não trata só da falta do dinheiro para comprar um absorvente, mas também do saneamento básico, da falta de informação. A gente pensa que isso não existe. A menstruação é um fator biológico, não é uma doença, tem que ser quebrado esse tabu”.

Augusta Brito (PCdoB), deputada estadual, ao falar na tribuna da Assembleia Legislativa sobre esse problema social.

Foto: José Leomar
  -  

Na semana na enfermagem, deputados estaduais defendem novo piso para a categoria no Ceará

Teve apoio hoje, na AL-CE, a proposta de reajuste do piso salarial da enfermagem, na semana de homenagem à categoria. Autora do PI nº 127/21, Augusta Brito (PCdoB) lembrou que esses profissionais estão na linha de frente contra a Covid-19 com grande exposição. A matéria abrange trabalhadores de nível superior e técnico de instituições públicas ou privadas.

Foto: Júnior Pio
  -  

Deputados cearenses pedem inclusão de pessoas com deficiência na prioridade da vacinação

Os deputados estaduais Acrísio Sena (PT), Renato Roseno (Psol), Érika Amorim (PSD) e Augusta Brito (PCdoB) enviaram ofício ao governador Camilo Santana (PT) para incluir o grupo de pessoas com deficiência (PCD) como prioridade na vacinação contra a Covid-19 no Ceará. O pedido feito aos parlamentares é do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.

Foto: José Leomar
  -  

Elmano de Freitas é eleito novo presidente do Conselho de Ética da Assembleia

O deputado Elmano de Freitas (PT) foi eleito, nesta quinta-feira (25), presidente do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Ceará. O colegiado é responsável por analisar processos disciplinares contra parlamentares que podem levar à perda de mandato. Jeová Mota (PDT) foi escolhido vice-presidente e Sérgio Aguiar (PDT) ouvidor.

Foto: José Leomar
  -  

Últimos processos por quebra de decoro parlamentar são arquivados no Conselho de Ética da AL-CE

Em reunião nesta quarta(27), o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Ceará julgou três processos por quebra de decoro parlamentar – últimos que restavam para serem apreciados. As ações eram contra os deputados Osmar Baquit (PDT), Leonardo Araújo  (MDB) e André Fernandes (Republicanos) e foram arquivadas pelo colegiado.

  -  

Conselho e Ética da Assembleia abre processo contra três deputados por quebra de decoro

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa abriu, nesta segunda-feira (7), processo de investigação por quebra de decoro contra Osmar Baquit, Leonardo Araújo e André Fernandes. A medida atende ações do Pros, que cobra punição pela troca de ofensas entre Baquit e Araújo, e do PSDB, que pede punição a Fernandes no episódio dos atestados de óbitos.

  -  

Tasso lamenta morte de ex-vice-presidente da República, Marco Maciel

O senador Tasso Jereissati (PSDB) prestou homenagem ao ex-vice-presidente da República Marco Maciel, que faleceu neste sábado (12), aos 80 anos, em decorrência de infecção respiratória. “Foi um homem sério, digno e coerente, que nunca mudou suas convicções e posições durante toda sua carreira”, disse o parlamentar.

  -  

Ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins toma primeira dose da vacina contra a Covid-19

Ex-prefeita de Fortaleza, a deputada federal Luizianne Lins (PT) foi vacinada, neste sábado (12), contra a Covid-19. Ela tomou a primeira dose na capital cearense. No momento da vacinação, a petista carregava uma placa protestando contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

  -  

Justiça Eleitoral desaprova prestação de contas da campanha do prefeito de Juazeiro do Norte

O juiz eleitoral Francisco José Mazza Siqueira desaprovou as contas de campanha do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). Segundo ele, a coligação omitiu dados de receita/despesa. Entre as irregularidades, o juiz apontou uso de helicóptero em campanha, que não foi registrado na prestação. O PontoPoder aguarda manifestação do prefeito.

  -  

Presidente da Assembleia, Evandro Leitão recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Fortaleza

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Evandro Leitão (PDT) tomou, nesta sexta-feira (11), a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na Policlínica do bairro Bonsucesso, em Fortaleza. Na quinta, durante a sessão da Casa, ele fez um apelo para que as pessoas se vacinem e destacou que gestores públicos precisam respeitar a ciência ao repassar informações para a população.

  -  

Vice-presidente da Câmara de Fortaleza recebe primeira dose da vacina: “realizando um sonho”

O vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Adail Junior (PDT), se vacinou contra a Covid-19 nesta sexta (10), e compartilhou o momento nas redes sociais. “Realizando um sonho”, disse o parlamentar de 54 anos. “Gratidão à ciência e aos profissionais da saúde. Espero que chegue logo a vez de todos para que possamos nos sentir mais protegidos”.

  -  

Deputado quer construção de monumento em homenagem a profissionais de Saúde

O deputado estadual Diego Barreto (PTB) quer construir um monumento em homenagem aos profissionais de Saúde no Ceará quando três quintos da população estiverem imunizados. “É forma de eternizar a gratidão pelo empenho desses profissionais”, diz. O projeto é de indicação, em que o parlamentar apenas sugere a ideia.

Foto: Reprodução
  -  

TRE forma maioria para livrar prefeito de Pacajus da cassação; julgamento ainda será concluído

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) formou maioria, em sessão nesta sexta-feira (11), contra cassação do prefeito de Pacajus, Bruno Figueiredo (PDT) e do vice, Francisco Fagner (DEM). Seis desembargadores aceitaram o recurso da chapa. O presidente do TRE, Inácio Cortez, pediu vista e a conclusão do julgamento foi adiada.

  -  

Após declaração de Bolsonaro, Camilo diz que orientação contrária ao uso de máscaras ‘deve ser ignorada’

“Sobre o uso de máscara, continua sendo absolutamente necessário neste momento ainda grave da pandemia. Todos os especialistas afirmam isso. Máscara ajuda a salvar vidas. Qualquer orientação contrária é inconsequente e deve ser ignorada”.

Camilo Santana (PT), após Jair Bolsonaro falar em um “parecer” que desobrigará uso de máscara por quem já foi vacinado ou teve Covid no Brasil.

  -  

Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito, vice e vereador de Coreaú por compra de votos

A Justiça Eleitoral decidiu pela cassação, nesta quinta (10), dos diplomas do prefeito de Coreaú, Edézio Sitônio (PDT), da vice-prefeita, Érika Frota (PDT), e do vereador Chico Antônio (PDT). Eles foram condenados por compra de votos. Os pedetistas terão de pagar multa de R$ 30 mil e ficam inelegíveis por 8 anos. Cabe recurso ao TRE-CE. Até lá, eles podem permanecer nos cargos.

Foto: Reprodução/Instagram
  -  

Único deputado federal do PTB no Ceará, Pedro Bezerra diz que não sabia de mudança na direção do partido

O deputado federal Pedro Bezerra (PTB) foi pego de surpresa com a mudança na direção do partido no Ceará. Ele, que já foi presidente da sigla, disse que não informado que o deputado estadual Delegado Cavalcante (PTB) assumiria a presidência do PTB. “Não tinha conhecimento. Não fui comunicado nem convidado”, disse. “Continuo no PTB, pelo menos até onde for possível”.