Assembleia Legislativa proíbe fogueiras juninas durante pandemia no Ceará

Os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram hoje (25) projeto de lei do deputado Apóstolo Luiz Henrique (PP) que suspende fogueiras juninas durante epidemias e pandemias por doenças respiratórias. O líder do Governo, Júlio César Filho (Cidadania), disse que buscaria sanção à proposta ainda hoje para que ela entre em vigor.

bancada evangelica
Foto: José Leomar

Bancada evangélica na Assembleia diverge da base governista na eleição em Fortaleza

A bancada evangélica da Assembleia diverge da base governista sobre o rumo na disputa em Fortaleza. Dra. Silvana (PL) já declarou apoio a Capitão Wagner (Pros) e Apóstolo Luiz Henrique (PP) ainda não sabe se apoiará o candidato indicado pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT). A tendência é Wagner reunir apoiadores ligados a Bolsonaro e o conservadorismo.

Apóstolo Luiz Henrique cobra reunião com governador para discutir abertura de igrejas durante quarentena

O deputado Apóstolo Luiz Henrique (PP) disse, durante sessão virtual da Assembleia Legislativa, que o prefeito Roberto Cláudio (PDT) vai se reunir hoje (23) com lideranças evangélicas sobre abertura de igrejas na quarentena. O deputado cobrou uma reunião com o governador Camilo Santana (PT) para discutir isso.

Foto: José Leomar

Presos que leem a Bíblia terão redução de pena no sistema prisional do Estado; governador sanciona projeto

Os presos do sistema carcerário estadual poderão ter redução de pena caso leiam a Bíblia Sagrada. O governador Camilo Santana (PT) sancionou projeto de lei de autoria do deputado Apóstolo Luiz Henrique (PP) que concede a medida. O parlamentar destacou que a “palavra de Deus” foi responsável por libertá-lo do “mundo das das drogas”.

Em 1ª sessão após suspensão do mandato, André Fernandes fala em “gabinete do ódio” contra ele

O deputado André Fernandes (Republicanos) voltou às sessões na Assembleia, após ser suspenso do mandato. Ele se uniu ao discurso de Cavalcante contra o deputado Heitor Freire, do PSL, partido ao qual estava filiado. Fernandes, que foi apontado por ter ligações com grupos de notícias produzidos contra adversários políticos, também acusou ter um “gabinete do ódio” contra ele.

A dois dias do início da campanha eleitoral, poucos deputados são vistos em sessão da Assembleia

A dois dias de começar a campanha eleitoral, o plenário da Assembleia teve pouco mais de 10 deputados, apesar do painel ter marcado 26 parlamentares presentes na manhã de hoje (24). No período de eleições é comum os deputados focarem as atenções nas suas bases eleitorais para eleger os aliados, de olho na reeleição deles em 2022. A tendência, pelo visto, é o trabalho no Legislativo ficar em segundo plano.

Cavalcante acusa presidente estadual do PSL de “perseguição” e tenta se desfiliar do partido

O deputado Delegado Cavalcante (PSL) escancarou os conflitos com o deputado federal Heitor Freire, inimigo dele e presidente do partido no Ceará. Na Assembleia, hoje (24), Cavalcante levou um camalhaço de processos e acusou Freire de perseguição. O parlamentar está tentando se desfiliar do PSL  e abriu um processo na Justiça. Heitor é candidato à Prefeitura de Fortaleza.

Novo Plano Mansueto deve oferecer bônus para estados e municípios com boa gestão fiscal

“É um Plano que possa reestruturar de forma definitiva a questão fiscal dos estados e municípios. Não poderemos cair no mesmo erro do regime de recuperação fiscal que o Rio já entrou e não fez sua reestruturação”

Pontuou Mauro Filho, destacando que o RJ recebeu, desde 2017, R$ 52 bilhões da União. No novo Plano Mansueto, estados com boa gestão fiscal, como o Ceará, terão tratamento diferenciado, afirma.

Foto: José Leomar

Mauro Filho quer concluir parecer do novo Plano Mansueto em 30 dias na Câmara

Relator do novo Plano Mansueto, o deputado Mauro Filho (PDT) quer entregar, em 30 dias, o relatório sobre o plano, pronto para ser votado em Plenário. Segundo ele, serão feitos debates com governadores, secretários estaduais da Fazenda, especialistas e Tribunais de Contas para discutir a proposta. A meta é torná-lo mais rigoroso, com avaliações e multas já no primeiro ano.

Foto: José Leomar

PDT decide lançar José Sarto à disputa pela Prefeitura de Fortaleza

A dois dias da convenção partidária marcada para este sábado (12), o PDT bateu o martelo e decidiu lançar o deputado estadual José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa, à disputa pela Prefeitura de Fortaleza. A decisão será anunciada em ‘live’ nas redes sociais na noite desta quinta-feira (10). A cúpula pedetista optou pelo mais experiente dentre cinco pré-candidatos.

Foto: Divulgação

Jaguaretama terá apenas um candidato a prefeito; oposição defende voto em branco

A eleição para a Prefeitura de Jaguaretama terá apenas um candidato: o prefeito Glairton Cunha (PP), em busca da reeleição. Para vencer, ele precisará de 50% dos votos válidos, mais um voto. A oposição liderada pelo ex-prefeito Francijaime Pinheiro (PDT) desistiu de lançar o irmão Carlos Roberto (PDT) e o grupo orienta aliados a votarem em branco.

Em Tauá, três grupos políticos polarizam disputa pela Prefeitura

Três grupos polarizam a disputa pela Prefeitura de Tauá. Fred Rêgo (DEM) busca a reeleição, após assumir o cargo do prefeito cassado Carlos Windson. A esposa do Windson, Cecília Oliveira (PSC), será vice de Dr. Edyr (PP), irmão do deputado Audic Mota. Completa a polarização a ex-prefeita e atual deputada, Patrícia Aguiar (PSD). Avante e PSL também disputam.

Foto: Agência Brasil

Partidos menores querem realizar convenção no mesmo dia de aliados

Partidos menores em Fortaleza querem realizar a convenção no mesmo dia em que seus aliados. Integrantes do PL e PP dizem que a expectativa é realizar os eventos no dia 12, mesmo dia do PDT – aliado dos dois na Capital. O PSC também segue o mesmo rumo: marcou a convenção para 7 de setembro, de forma presencial, para anunciar apoio ao Pros. Apesar de pequeno, o PP é o quarto com a maior fatia do fundo eleitoral.

Foto: JL Rosa

Agenda de campanha: Capitão Wagner visitará associação voltada a crianças em situação de vulnerabilidade social

Dia 1. No primeiro ato da campanha, Capitão Wagner (Pros) visitará a Associação Valentes de Davi, no Bairro de Fátima, voltada a crianças em situação de vulnerabilidade social. Acompanhado da candidata a vice, Kamila Cardoso, ele deve chegar ao local às 7 horas. Além disso, ele terá reunião com empresários e depois fará uma live no Facebook, às 16 horas.

Foto: Lucas Barbosa

Agenda dos candidatos: Heitor Férrer participa de missa no Santuário de Nossa Senhora da Assunção

Dia 1. Como primeiro ato de campanha, Heitor Férrer (SD) irá participar de missa no Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, a partir das 9h. O candidato a vice, Walter Cavalcante (MDB), também participa. Depois, Ferrer segue para o Raimundo dos Queijos, no Centro, enquanto Cavalcante participa do Encontro de Casais com Cristo.

Agenda da campanha: Renato Roseno participa de bicicleata em primeiro ato de campanha

Dia 1. O candidato a prefeito de Fortaleza, Renato Roseno (Psol), terá um primeiro dia de campanha cheio. Às 7h, ele recepciona uma bicicletada na Barra do Ceará (a partida, às 5h30, será na Praia de Iracema). Ao longo do dia, participa de bandeiraços e reuniões em bairros da Capital, antes da inauguração do comitê de campanha, às 19h30, na PI.

Foto: Fabiane de Paula

Agenda de campanha: Heitor Freire se reúne com apoiadores para café da manhã

Dia 1. O primeiro ato do candidato a Prefeitura de Fortaleza, Heitor Freire (PSL), será um café da manhã com apoiadores, a partir das 8 horas. O café ocorrerá no Clube Recreativo dos Subtenentes e Sargentos do Exército. Logo depois, ele irá participar de um torneio de futebol também com apoiadores da sua candidatura.

Agenda de candidatos: Anízio Melo realiza atividade com vereadores no primeiro dia de campanha

Dia 1. No primeiro dia de campanha, Anízio Melo (PCdoB) irá participar de uma atividade com os candidatos a vereador pelo partido no Polo de Lazer Sargento Hermínio, no bairro São Gerardo. O evento ocorre ainda pela manhã, a partir das 10 horas. Antes disso, o candidato tem, na agenda oficial, um café da manhã na casa da mãe.

Foto: Natinho Rodrigues

PDT pede explicações ao PT na Justiça sobre pesquisa eleitoral em Fortaleza

O PDT acionou o PT na Justiça Eleitoral para que explique por que a pesquisa de intenções de voto que pretende publicar nessa sexta (25) não incluiu o prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o ex- ministro Ciro Gomes (PDT) como “influenciadores” de voto. O questionário inclui apenas Jair Bolsonaro (sem partido), Cid Gomes (PDT), Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (MDB). Isso, segundo o PDT, pode gerar resultados distorcidos.

Foto: Divulgação/TRE-CE

No interior, candidatos firmam acordo para evitar aglomerações durante campanha eleitoral

Em Milagres e Abaiara representantes de partidos acordaram, perante a Justiça Eleitoral, que não realizarão atos com aglomerações na campanha eleitoral. No encontro, os dirigentes decidiram vetar carreatas, caminhadas e comícios. O encontro foi promovido pelo juiz eleitoral da 26ª Zona, Diogo Schenatto, e o promotor  Alcides Luiz de Sena.

Foto: Helene Santos

Agenda dos candidatos: Sarto visitará Hospital da Criança em primeiro ato de campanha

Dia 1. O primeiro ato de campanha oficial do candidato a prefeito de Fortaleza Sarto Nogueira (PDT) será uma visita ao Hospital da Criança, no bairro Jóquei Clube. Médico obstetra, ele estará na unidade de saúde a partir de 8h de domingo (27), primeiro dia autorizado para campanha. Às 18 horas, participará da inauguração de comitê de um vereador.

Foto: Divulgação

Agenda de campanha: Samuel Braga dará abraço simbólico nas dunas da Sabiaguaba

Dia 1. Como primeiro ato da campanha que se inicia neste domingo (27), o candidato Samuel Braga (Patriota) planeja dar um abraço simbólico nas dunas de areia da Sabiaguaba. Ele é militante da causa ambiental. Braga, sua vice, Roberlene Rodrigues, e os candidatos a vereador da sigla vão se encontrar às 8h30 no local.

Agenda dos candidatos: Paula Colares fará visita ao bairro Curió

Dia 1. Estreante em eleições, a candidata Paula Colares (UP) fará reunião com apoiadores no Bairro Curió. O encontro está marcado para domingo (27), às 9h, e será o primeiro ato oficial de campanha. No mesmo dia, às 14h30, Paula fará encontro com o diretório municipal do partido, no bairro Benfica. A candidata já divulgou agenda da semana.