-  

Assembleia debate limites entre Ceará e Piauí, uma disputa secular

A disputa por territórios entre Ceará e Piauí surgiu após Decreto Imperial de 1880, quando o Piauí conseguiu uma saída para o Atlântico, anexando área de praia. Em troca, o Ceará ficou com a área de Crateús. Hoje, a Assembleia Legislativa realiza audiência pública para debater limites entre os dois estados.

  -  

Líder do Governo na Assembleia apresenta moção de apoio e repudia ataque com fake news ao secretário da Saúde

“É inquestionável a competência e a experiência profissional do titular da saúde do nosso estado, sendo uma figura respeitada e reconhecida pela classe médica”

O líder do Governo Estadual na Assembleia, deputado Júlio César Filho (Cidadania), apresentou moção de apoio ao secretário da Saúde, Dr. Cabeto, na qual repudia ataques com fake news contra o titular da Sesa.

Foto: José Leomar
  -  

Coronavírus: deputado quer metade das vagas de UTI privada para o SUS no Ceará

Com o crescimento do número de casos de coronavírus no Ceará, o deputado Renato Roseno (Psol) apresentou projeto de lei que reserva metade das vagas de UTI nos hospitais privados para o SUS. Uma fila única, entre pacientes da rede pública e privada, seria formada para a ocupação das vagas. A matéria ainda iniciará a tramitação na Assembleia.

Foto: José Leomar
  -  

Bolsonaro se aproxima do autoritarismo, mas governo está submetido às leis, concordam Tasso e Ciro

O senador Tasso Jereissati (PSDB) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) concordam que o presidente Bolsonaro tem atitudes que chegam a flertar com o “autoritarismo“, mas que encontra-se submetido ao regime legal, até o momento. Eles fazem críticas ao governo.

  -  

Bancada cearense deve se reunir para apoiar PEC que impede alteração de divisas entre Ceará e Piauí

Em meio à disputa entre Ceará e Piauí por parte do território cearense, a bancada do Ceará deve se reunir para articular apoio à PEC do deputado Eduardo Bismarck (PDT) que impede alteração nas divisas dos estados. Nesta segunda-feira (15), o pedetista também anunciou que haverá uma audiência pública com a população dos municípios envolvidos.

Divisa Ceará e Piauí
Foto: Limites entre os dois estados foram alterados em 1880.
  -  

Bolsonaro está a caminho de Fortaleza de onde seguirá para Caucaia para visitar obras de infraestrutura

A comitiva presidencial está agora a caminho de Fortaleza. Depois do presidente Jair Bolsonaro visitar Tianguá, na manhã desta sexta (26), ele desembarca nesta tarde no aeroporto da Capital, onde seguirá para Caucaia. Ele vai vistoriar a duplicação da BR-222 e o anel viário que liga o município ao Porto do Pecém.

Foto: Kid Júnior
  -  

Aliados de Camilo Santana consideram que vinda de Bolsonaro em meio ao isolamento é ‘afronta’

Após a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro poderá vir ao Ceará no fim da semana que vem, aliados próximos do governador Camilo Santana (PT) passaram a considerar que a vinda do presidente em um momento em que os casos de Covid-19 estão em crescimento é uma ‘afronta’ ao decreto estadual de distanciamento. A possível viagem ainda não consta na agenda oficial.

  -  

Augusta Brito quer reunião de deputados cearenses com ministra do STF sobre disputa territorial Ceará-Piauí

A deputada Augusta Brito (PCdoB) articula um encontro entre parlamentares estaduais e a bancada federal cearense, em Brasília, para discutir a disputa territorial entre Ceará e Piauí por áreas na região da Serra da Ibiapaba. A ideia é marcar uma reunião com a ministra do STF, Cármen Lúcia, que determinou, em maio, uma perícia nas áreas de litígio.

Foto: José Leomar
  -  

Queiroz Filho cobra solução para disputa territorial entre Ceará e Piauí

O deputado Queiroz Filho (PDT) cobrou uma solução para a disputa territorial entre o Ceará e o Piauí, com os de Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito e Carnaubal em litígio. “O Piauí já anexou uma área da Bahia através do mesmo procedimento. Não podemos ficar calados”, disse, acrescentando que já contatou os senadores Cid Gomes e Eduardo Girão para intervir.

Foto: Divulgação
  -  

Prefeito de Guaraciaba do Norte nega ter furado a fila da vacinação: “estou na linha de frente e sou grupo de risco”

Alvo de ação do MPF, o prefeito de Guaraciaba do Norte, Adail Machado (MDB), nega que tenha furado a fila da vacinação contra a Covid-19. “Sou médico, cirurgião e estou na linha de frente, no hospital municipal. Eu também sou cardiopata. Encaminhei todas essas justificativas, laudos e fotos ao MPF”, argumenta.

  -  

Vereador vai à Justiça para tentar liberar academias em Fortaleza ainda nesta semana

O vereador Danilo Lopes (Podemos) ajuizará um pedido de liminar para que atividades físicas ao ar livre e academias sejam reconhecidas como essenciais em decreto municipal de Fortaleza. O parlamentar argumenta que já existe uma lei nesse sentido e que a ação na Justiça pedirá a regulamentação do texto. O atual decreto estadual ainda não libera as atividades.

Foto: Camila Lima
  -  

“Fura-fila da vacina”: MPF ingressa com ação contra prefeito e secretária de Guaraciaba do Norte

O MPF apresentou ação contra Adail Machado (MDB), prefeito de Guaraciaba do Norte, e Roberta Firmino, secretária da Saúde. Eles são acusados de terem “furado a fila da vacinação“. O MPF alega que, apesar de ser médico, Adail não integra a linha de frente do combate ao vírus. Procurado, o gestor não respondeu à reportagem.

  -  

Após articulação de Girão, Cid Gomes diz que nova CPI serve para “gerar confusão”

O senador Cid Gomes (PDT) disse que criar outra CPI serve para “gerar confusão” após Eduardo Girão (Podemos) articular assinaturas para uma comissão que investigue governadores e prefeitos. Uma CPI no Senado será aberta com foco apenas no Governo Federal, para apurar possíveis omissões no combate à pandemia. O assunto repercute em Brasília.

Foto: Pedro França/Agência Senado
  -  

Camilo vai ao STF para que Anvisa acelere liberação da Sputnik V; Ceará comprou 5,8 milhões de doses

O governador Camilo Santana (PT) informou nesta segunda-feira (12), que ajuizará ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Anvisa libere as 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V, compradas pelo Governo do Estado. O imunizante é 91,6% eficaz. “Iremos a todas as instâncias para que as vacinas cheguem o mais rápido possível”, disse.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Eduardo Girão reúne 33 assinaturas para ampliação da CPI da Covid-19 no Senado

O senador Eduardo Girão (Podemos) conseguiu 33 assinaturas para a instalação de uma CPI que investigue também estados e municípios no Senado. A medida fortalece o discurso de Jair Bolsonaro de que a comissão inicialmente proposta teria cunho de perseguição pessoal, e agora o foco poderá ser menor no Governo Federal. Girão chamou de “esdrúxula” a intervençã0 do STF no assunto.

Foto: Agência Senado
  -  

Cresce articulação para que Tasso Jereissati seja membro titular da CPI da Covid

Por fazer parte dos críticos ao Governo Bolsonaro e ser determinante para formar maioria da oposição na CPI da Covid, cresce articulação para tornar Tasso Jereissati (PSDB) membro titular da comissão. Segundo o jornal O Globo, Tasso é preferência no partido, porém há impasses pela impossibilidade da presença do senador em sessões presenciais.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
  -  

Girão afirma que faltam 9 assinaturas para incluir estados e municípios na CPI da Covid-19

Desde que o STF determinou a abertura da CPI da Covid-19 para investigar a conduta do Governo Federal no combate à pandemia, o senador Eduardo Girão (Pode) intensificou os trabalhos para recolher assinaturas e incluir também estados e municípios na investigação. Segundo informou à CNN Brasil, faltam nove assinaturas para atingir o número mínimo exigido, de 27.

  -  

Vereador quer proibir vacinação pela iniciativa privada em Fortaleza

O vereador Guilherme Sampaio (PT) apresentou projeto de lei que pretende proibir a comercialização e a aplicação de vacinas contra a Covid-19 por empresas em Fortaleza. A proposta prevê que a iniciativa privada possa vacinar apenas quando todos os públicos prioritários estiverem imunizados, com aplicação gratuita e doação de 50% das doses adquiridas ao SUS.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Assembleia Legislativa do Ceará oferece programa de aulas gratuitas de preparação para o Enem 2021

Tem início nesse sábado (10), das 8h às 12h30, aulas gratuitas de preparação para o Enem 2021 pelo projeto Alcance.Enem, promovido pela Assembleia Legislativa. As inscrições podem ser feitas até a data do aulão inaugural, que contará com a participação do presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT), e do dirigente do programa, Elmano de Freitas (PT).

Foto: Divulgação