-  

Após ouvir ministro, Landim muda tom sobre privatização da Transposição

Após se reunir com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, nesta terça (13), o deputado Guilherme Landim (PDT) mudou o tom sobre a privatização da Transposição das águas do Rio São Francisco. Segundo ele, Canuto explicou que a privatização vai diminuir o custo da água aos estados. “Agora é garantir que essa água chegue no menor valor possível ao consumidor”, ressaltou. A falta de informações sobre a privatização preocupava parlamentares.

Foto: Foto: divulgação/MDR
  -  

Deputados cearenses alertam para tentativa de golpe com ligações falsas

Os deputados estaduais Sérgio Aguiar e Guilherme Landim, ambos do PDT, divulgaram nas redes sociais que estão sendo vítimas de tentativas de golpes através de ligações fraudulentas que usam o nome deles. “Buscaremos as medidas cabíveis para que os falsários sejam responsabilizados”, afirmou Landim. “Comunico que não é de nossa responsabilidade”, disse Aguiar.

Foto: AL-CE
  -  

Análise: PEC contra reeleição ao comando da Assembleia é analisada na CCJ

Nesta quarta-feira (16), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa analisará a PEC Estadual que veta a reeleição à Mesa Diretora da Casa. A pauta – que já causou causou divisão na base governista – é de autoria de Guilherme Landim (PDT). Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Guilherme Landim: acordo de não-reeleição da Mesa Diretora será discutido

O deputado Guilherme Landim (PDT) afirmou nesta quinta (3), na Assembleia, que o acordo de não-reeleição da atual Mesa Diretora, feito no início de 2019, precisará ser discutido entre a sigla e aliados. “Algumas pessoas colocam que o compromisso foi feito. Vamos saber a disposição de todos para definir. Não está no regimento, então vai ter que ser na conversa”.

Foto: José Leomar
  -  

Gustavo Canuto é exonerado do Ministério de Desenvolvimento Regional

Foi publicada, no Diário Oficial da União, a exoneração de Gustavo Canuto do Ministério de Desenvolvimento Regional. Na mesma publicação, o presidente Jair Bolsonaro nomeia Rogério Marinho, anteriormente vinculado a Secretaria de Previdência Social, para o cargo. A pasta é uma das principais interlocutoras entre o governo federal e estados nordestinos.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
  -  

Gustavo Canuto nomeia indicado de AJ Albuquerque para cargo de chefia no Dnocs

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, nomeou Antônio José Porto Mota, indicado do deputado federal cearense AJ Albuquerque (PP), como novo coordenador estadual do Dnocs. Filho do ex-governador Gonzaga Mota, o indicado foi secretário de Governo da Prefeitura de Massapê no período em que AJ Albuquerque comandou a cidade (de 2013 a 2016).

Foto: Foto: Bia Medeiros/AL-CE
  -  

Em evento do “Minha Casa, Minha Vida”, Camilo desmente polêmica com apoiadores de Bolsonaro

Camilo Santana reforçou que não omitiu o Ministério da Saúde como responsável pelas 49 ambulâncias do SAMU entregues na terça-feira (29). “Fiz uma live na hora da entrega, fiz o registro do Governo Federal, do ministério, convidei o ministro”, disse ao lado de outro ministro, Gustavo Canuto, que consolidou: “Aqui é parceria, é política pública, é entrega”.
Foto: Helene Santos
  -  

Prefeito de Juazeiro do Norte e deputado Pedro Bezerra recepcionam Jair Bolsonaro no aeroporto

Aliado dos Ferreira Gomes, o prefeito Arnon Bezerra (PTB) disse nas redes sociais ter recebido “institucionalmente” Jair Bolsonaro no aeroporto. O dep. federal Pedro Bezerra (PTB), filho de Arnon, também esteve presente. O prefeito destacou a iniciativa dos ex-presidentes do PT, Lula e Dilma Rousseff, na obra e o “empenho na execução” de Ciro Gomes (PDT).

Foto: Assessoria
  -  

Em poucos grupos, apoiadores acenam ao helicóptero em que estava o presidente Jair Bolsonaro

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro compareceram ao evento que marca a chegada das águas do São Francisco ao Estado. Na foto, eles acenam para o helicóptero que sobrevoa canteiro de obras da Transposição em Penaforte, na região do Cariri. Até o momento, poucos grupos de apoio chegaram ao local.

Foto: Antônio Rodrigues
  -  

Ministro diz que agenda federal no Ceará inclui visita à Transnordestina em Missão Velha, além da Transposição

“Vamos aproveitar pra visitar Missão Velha, pra ver a Transnordestina. Pouca gente sabe, mas ela está em obras novamente. É uma obra também importante, a gente quer chegar com a Transnordestina no Porto do Pecém”

Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em vídeo com o deputado federal cearense Dr. Jaziel (PL), sobre visita de Bolsonaro ao Ceará.

  -  

Últimos processos por quebra de decoro parlamentar são arquivados no Conselho de Ética da AL-CE

Em reunião nesta quarta(27), o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Ceará julgou três processos por quebra de decoro parlamentar – últimos que restavam para serem apreciados. As ações eram contra os deputados Osmar Baquit (PDT), Leonardo Araújo  (MDB) e André Fernandes (Republicanos) e foram arquivadas pelo colegiado.

  -  

Apesar de definição sobre relatores, TCE ainda deve receber prestações de contas de prefeitos e ex-prefeitos

Apesar da definição dos conselheiros responsáveis por relatar a prestação de contas de 2020 de cada município, o TCE ainda deve receber o relatório de prefeitos e ex-prefeitos. O prazo para o envio das contas de 2020 dos governos municipais é até junho de 2021, enquanto as do Governo do Estado devem ser entregues em até 60 dias a partir do início dos trabalhos do Legislativo.

  -  

TCE distribui prestação de contas de municípios e do Governo do Estado para conselheiros

O Tribunal de Contas do Ceará (TCE) distribuiu, hoje (27), a prestação de contas dos 184 municípios e dos órgãos de gestão do Estado para os conselheiros da Corte elaborarem um parecer. Cada conselheiro ficou com a relatoria das contas de várias cidades. O conselheiro Rholden Queiroz ficou com a relatoria das contas do governador Camilo Santana (PT).

  -  

Prazo para justificar ausência ao 2º turno das eleições encerra amanhã

Eleitores que não votaram no 2º turno das últimas eleições têm até amanhã (28) para apresentação de justificativa de ausência, que deve ser feita por meio do aplicativo E-título, do Sistema Justifica, ou, excepcionalmente, do envio do Requerimento de Justificativa via postal. O eleitor precisa comprovar a impossibilidade de comparecer à votação.

Foto: Agência Brasil
  -  

Vereadores de oposição visitam Centro de Eventos para acompanhar vacinação contra a Covid-19

A bancada de vereadores de oposição pertencente ao grupo político de Capitão Wagner (Pros) esteve, nesta quarta-feira (27), no Centro de Eventos do Ceará, para acompanhar a execução da fase 1 do Plano de  Imunização contra a Covid-19. Márcio Martins, Julierme Sena, Inspetor Alberto e Pedro Matos, do Pros, além de Ronaldo Martins e Carmelo Neto, do Republicanos, e Danilo Lopes, do Podemos, compareceram ao local.

  -  

APDMCE empossa primeira-dama de Várzea Alegre para biênio 2021-2022

Foi empossada nesta terça-feira (26) a chapa da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará, a APDMCE – que atua há 30 anos em questões sociais. A presidente Sônia Fortaleza, primeira-dama de Várzea Alegre, foi reeleita para o biênio 2021-2022, com a chapa única “Políticas públicas: garantindo direitos através da intersetorialidade”.

Foto: Reprodução
  -  

Com apoio da bancada, Julio Brizzi deve assumir liderança do PDT na Câmara de Fortaleza

Com apoio da bancada do PDT, o vereador Julio Brizzi deve assumir a liderança do partido na Câmara de Fortaleza. Apesar de ser novato na Casa, o nome dele é defendido por parlamentares da agremiação por ser um nome com experiência na relação entre Executivo-Parlamento. Uma reunião do diretório do PDT com a bancada deve ocorre nesta semana para bater o martelo.

Foto: Reprodução
  -  

Associação de delegados pede que profissionais da segurança sejam incluídos na 1ª fase de vacinação

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Ceará solicitou ao Ministério da Saúde e à Secretaria da Saúde do Estado a inclusão dos profissionais de segurança pública na primeira fase da vacinação contra a Covid-19. A instituição argumenta que a atividade policial é essencial e atua na linha de frente, fiscalizando o cumprimento dos decretos estaduais.

  -  

Prefeitos cearenses definem e empossam hoje nova presidência da Aprece

A nova direção da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) será definida na tarde desta terça-feira (26). Concorre apenas uma chapa, a liderada pelo prefeito de Chorozinho, Dr, Júnior Castro (PDT), que deve assumir a presidência pelos próximos dois anos. Apoiada pelo grupo governista no Estado, a expectativa é de que a chapa seja eleita por consenso.

Foto: Reprodução
  -  

MPCE notifica 56 municípios cearenses a apresentarem estratégias para vacinar a população contra a Covid-19

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) já notificou 56 municípios cearenses a apresentarem Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, desde o último dia 19 de janeiro. O órgão quer saber, por exemplo, das estratégias para evitar desrespeito à fila de prioridade na vacina. O balanço é do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania).