-  

Após cancelar evento por recomendação do MP, Psol remarca convenção para dia 14

Após cancelar em cima da hora a convenção partidária para oficialização de candidaturas no último sábado (5), para seguir uma recomendação do Ministério Público Eleitoral do Ceará (MPCE), o Psol remarcou o evento em Fortaleza para o dia 14. A data foi escolhida em alusão aos dois anos e seis meses do assassinato da vereadora Marielle Franco (RJ).

Foto: Cid Barbosa
  -  

Tucanos vão à convenção de Capitão Wagner e mostram a divisão interna no PSDB da Capital

Apesar de o PSDB não ter anunciado apoio ao nome de Capitão Wagner (Pros) à Prefeitura, tucanos foram à convenção prestar apoio ao prefeiturável nesta segunda (7). Estiveram lá os deputados estaduais Nelinho e Fernanda Pessoa, os federais Roberto Pessoa e Danilo Forte, e o prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça. O PSDB segue indefinido e dividido, como se observa.

Foto: José Leomar
  -  

Na convenção, Capitão Wagner bate bola com as duas maiores torcidas da Capital

Na convenção do Capitão Wagner (Pros), uma imagem chamou atenção: crianças vestidas com as camisas do Ceará e do Fortaleza. Uma delas, com a do Ceará, o filho de Wagner. Com a do Fortaleza, os filhos da vice, Kamila Cardoso. Se tratando de estratégia eleitoral, ganhar as maiores torcidas do Estado, numa campanha acirrada, é parte da estratégia.

Foto: Wagner Mendes
  -  

Partidos menores querem realizar convenção no mesmo dia de aliados

Partidos menores em Fortaleza querem realizar a convenção no mesmo dia em que seus aliados. Integrantes do PL e PP dizem que a expectativa é realizar os eventos no dia 12, mesmo dia do PDT – aliado dos dois na Capital. O PSC também segue o mesmo rumo: marcou a convenção para 7 de setembro, de forma presencial, para anunciar apoio ao Pros. Apesar de pequeno, o PP é o quarto com a maior fatia do fundo eleitoral.

Foto: Agência Brasil
  -  

Em retorno de julgamentos, TRE analisa recurso de prefeito de Viçosa do Ceará; definição continua em aberto

O TRE-CE retomou as sessões de julgamento hoje (21). Um dos casos foi o recurso do prefeito de Viçosa do Ceará, Zé Firmino (MDB). O relator do caso, Inácio de Alencar Cortez Neto, manteve a sentença, mas votou por trocar a acusação de abuso de poder político para conduta vedada. O julgamento não foi encerrado, porque o juiz Eduardo Scorsafava pediu vistas.

  -  

Apenas 24% dos eleitores faltosos justificaram o voto no Ceará; prazo termina nesta quinta (14)

Termina nesta quinta-feira (14) o prazo para eleitores que não votaram no primeiro turno justificarem a ausênciaDe acordo com o TRE-CE, foram submetidas, até o final do dia de ontem, 267.965 justificativas, o que representa apenas 24% das 1.112.211 abstenções registradas. Eleitores podem usar o aplicativo E-título ou o Sistema Justifica, no site do TSE.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Prefeito e vice de São Gonçalo do Amarante, professor Marcelão e Bethrose tomam posse nesta sexta

O novo prefeito de São Gonçalo do Amarante, professor Marcelão (Pros), e a vice-prefeita, Bethrose (PP), tomaram posse nesta sexta (1º). Além deles, também foram empossados 13 vereadores. Opositor do prefeito, o vereador Ailson Frota (PTB) ainda foi eleito presidente da Casa. A sessão solene foi restrita aos empossados e transmitida virtualmente.

Foto: Reprodução
  -  

Presidente da OAB-CE coloca sede da entidade à disposição para ser usada como local de vacinação

Em reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, o presidente da Ordem dos Advogados secção Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas, colocou a sede da instituição em Fortaleza à disposição para ser utilizada como local da vacinação contra a doença. Outras instituições também têm oferecido equipamentos para a campanha de imunização, como o Ceará Sporting Club.

Foto: Divulgação
  -  

Fortaleza já está pronta para voltar às aulas e aguarda aval de autoridades, diz prefeito eleito de Fortaleza

Fortaleza está preparada para voltar as aulas na rede municipal. Segundo Sarto Nogueira (PDT), um plano de contingenciamento já foi concluído, e o município aguarda o aval das autoridades sanitárias para o retorno híbrido – presencial e virtual. As escolas foram adaptadas para início imediato, e há licitação para compra de tablets.

Foto: Gustavo Pellizzon
  -  

“Mandato não é emprego. É missão”, alerta juíza eleitoral em cerimônia de diplomação dos eleitos

“Mandato não é emprego. É missão. A função pública pressupõe probidade, decoro e dignidade. Exige renúncia e sacrifício pessoal”

Valeska Alves Alencar Rolim, juíza eleitoral da 117ª Zona, que presidiu a solenidade de diplomação dos eleitos em Fortaleza que ocorreu no fim desta tarde, por meio virtual. Foram diplomados o prefeito, vice e os 43 vereadores.

Foto: Divulgação
  -  

Com apoio crítico a Sarto, Psol diz que mantém oposição aos Ferreira Gomes no legislativo

Em nota, o Psol declarou voto contrário à candidatura de Capitão Wagner (Pros) à Prefeitura. O voto crítico em Sarto Nogueira (PDT) é explicado como uma forma de combate à “maior ameaça aos direitos do povo e à democracia” que “é o bolsonarismo”. “Seguiremos combatendo e sendo oposição de esquerda aos governos do grupo dos Ferreira Gomes“.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Psol formaliza apoio a Sarto Nogueira no segundo turno em Fortaleza

O Psol será mais um dos que disputaram a Prefeitura de Fortaleza no primeiro turno a formalizar apoio à candidatura de Sarto Nogueira (PDT) no segundo turno. O partido deverá lançar uma nota ainda nesta noite (17). Em São Paulo, os pedetistas estudam apoiar Guilherme Boulos (Psol) no segundo turno contra Bruno Covas (PSDB).

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Roseno diz que sentimento do Psol é derrotar Bolsonarismo, mas ressalta: “não é uma aliança programática com Sarto”

A direção estadual do Psol deve se reunir, nesta terça (17), para decidir sobre posição no 2º turno em Fortaleza. O ex-candidato à Prefeitura da Capital pelo partido, Renato Roseno, diz que o sentimento da sigla é derrotar o “Bolsonarismo” e se for formalizado o apoio ao candidato Sarto (PDT), não será uma aliança programática: “vamos fazer oposição”.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Inácio Cortez e Raimundo Nonato são eleitos presidente e vice do TRE-CE

Os desembargadores Inácio de Alencar Cortez e Raimundo Nonato Silva Santos foram eleitos por aclamação como presidente e vice, respectivamente, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Eles atuarão no biênio 2021/2023, que começa no dia 5 de junho. O vice-presidente acumula ainda função de corregedor eleitoral. A sessão ocorreu nesta sexta (22).

  -  

Justiça acata denúncia contra o ex-deputado federal Adail Carneiro

A Justiça acatou nesta sexta (22) denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-deputado Adail Carneiro. Ele foi denunciado em 2020, após ser preso na segunda fase da Operação Km Livre. Adail é acusado de liderar esquema que movimentou cerca de R$ 600 milhões em 20 anos na Prefeitura de Fortaleza. Desde o caso, ele não atende tentativas de entrevista.

Foto: Alex Costa
  -  

Desembargadores Inácio Cortez e Raimundo Nonato Silva Santos se tornam membros efetivos do TRE-CE

Os desembargadores Inácio de Alencar Cortez Neto e Raimundo Nonato Silva Santos foram eleitos membros efetivos do TRE-CE nesta quinta (21). O novo biênio terá início em 5 de junho. Ambos já atuam na Justiça Eleitoral. Cortez é vice-presidente e corregedor e deve assumir a presidência no próximo biênio. A futura gestão atuará nas Eleições 2022.

Foto: Reprodução
  -  

“Somos a instituição mais transparente”, diz presidente do Tribunal de Justiça do Ceará

De saída da presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o desembargador Washington Araújo fez uma avaliação das mudanças que promoveu na instituição. “No passado, fomos tidos como uma instituição hermética. Eu hoje digo que somos a mais transparente de todos os poderes”, ressaltou.

Foto: José Leomar
  -  

Jurista cearense será presidente de honra da Academia Brasileira de Direito

O advogado cearense Roberto Victor Ribeiro será consagrado como presidente de honra vitalício da Academia Brasileira de Direito (ABD). Ele é professor universitário e atualmente presidente-executivo da ABD. Com o encerramento do seu mandato na entidade, em março, ele passará a presidência-executiva ao advogado André Malcher Meira, do Pará, e receberá o novo título.

  -  

Em balanço, presidente do TJCE destaca julgamento de mais de 100 mil processos do acervo em 2020

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Washington Araújo, fez na manhã desta sexta-feira (22) um balanço do biênio em que comandou a instituição. Ao todo, neste período, foram julgados 945,6 mil processos. Em 2020, o Judiciário cearense reduziu em 112 mil as ações acumuladas no acervo processual.

Foto: José Leomar
  -  

Secretário Mauro Filho testa positivo para Covid-19: ‘estou clinicamente bem’

Deputado federal licenciado e atual titular da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Mauro Filho (PDT) foi diagnosticado com Covid-19. Ele usou as redes sociais para informar que cancelou toda a agenda pública. “Estou clinicamente bem, apenas com alguns sintomas gripais“, disse.

Foto: José Leomar
  -  

Prefeito de Paracuru testa positivo para Covid-19

O prefeito de Paracuru, Wembley Beim (PDT), informou, por meio de suas redes sociais, que testou positivo para a Covid-19. Ele acrescentou, ainda, que antes mesmo de sair o resultado do teste, já estava trabalhando de casa, desde os surgimentos de sintomas gripais.

Foto: Reprodução
  -  

Cearenses de oposição fazem coro a cobranças de líderes da Câmara ao Governo Bolsonaro

Lideranças cearenses de bancadas na Câmara dos Deputados e líderes partidários traçaram prioridades, em reunião na quarta-feira (20), para cobrar o Governo Federal. “Vacina para todos, renda emergencial e imediata abertura do impeachment de Bolsonaro” são alguns pontos, aponta nota publicada pelo grupo, que inclui José Guimarães (PT) e André Figueiredo (PDT).

  -  

Com chapa única, prefeito de Chorozinho deve assumir presidência da Aprece

Apoiado pelo grupo governista no Estado, o prefeito de Chorozinho, Dr, Júnior (PDT), deve assumir a presidência da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) pelo próximos dois anos. Ele conseguiu aglutinar apoios de outros gestores filiados para formar chapa única e consensual. A eleição está marcada para o próximo dia 26 de janeiro.

Foto: Reprodução