-  

Análise: redução de desigualdades e dos efeitos da pandemia será desafio na gestão Sarto

Empossado prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT) sinalizou, no dia 1º, suas prioridades para os próximos anos na Capital. Para ele, essencial, agora, é garantir o retorno seguro às aulas presenciais na rede municipal, a vacinação para os fortalezenses e a recuperação econômica. A longo prazo é a redução das desigualdades. Leia análise de Inácio Aguiar.

  -  

Em campanha sem Sarto, Élcio fala em compromisso com redução de desigualdades em Fortaleza

À frente da campanha da chapa com Sarto (PDT) pela Prefeitura de Fortaleza, o vice Élcio (PSB) falou, nesta terça-feira (20), em compromisso com a promoção da igualdade social na Capital. “É preciso investir muito forte em educação, em saúde, em saneamento básico e em dar condições de acessibilidade para as pessoas, independentemente de que território sejam”, disse, em agenda no bairro Bela Vista.

Foto: José Leomar
  -  

Análise: Sarto inicia debate com secretários sobre as prioridades para os 100 primeiros dias de gestão

No primeiro dia útil do ano, Sarto Nogueira (PDT) conversou com seu secretariado sobre os 100 primeiros dias de gestão. As prioridades, além da vacinação contra a Covid-19, o retorno do ensino público presencial e a recuperação econômica, serão a nova territorialização da Capital e a continuidade de obras. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Divulgação
  -  

Para Samuel Braga (Patriota), retomada das atividades econômicas no pós-pandemia é prioridade

Em entrevista à rádio Verdinha AM 810, nesta segunda-feira (26), o prefeiturável em Fortaleza Samuel Braga (Patriota) classificou a retomada da economia como prioridade numa possível gestão. “Em um dos primeiros atos de governo, nós iremos oferecer incentivos fiscais aos pequenos ou médios empresários que possam criar vagas de emprego”.

Foto: Helene Santos
  -  

Heitor Férrer propõe diálogo para resolver disputa entre comércios e vendedores informais no Centro

Heitor Férrer (SD) participou de caminhada pelas ruas do Centro na tarde de hoje e abordou o impasse entre os comércios formais e os ambulantes. Ele disse que apesar de uma “concorrência desleal”, é necessário um olhar sensível do gestor e o diálogo com as instâncias envolvidas. “Desempregar quem ganha o pão com essa atividade, é levá-los à marginalidade“.

Foto: Kid Júnior
  -  

“Há um índice de imunização coletiva diferente”, diz Roberto Cláudio sobre aumento dos casos da Covid-19 em Fortaleza

“A gente está vivendo uma recrudescência do Covid, obviamente em uma escala menor do que a primeira vez porque já há um índice de imunização coletiva diferente”

Roberto Cláudio nesta sexta (11). O Prefeito disse ainda que a taxa de letalidade atual está diferente da vivenciada no primeiro pico da doença, devido ao uso de máscaras, da prevenção e o conhecimento da pandemia.

Foto: José Leomar
  -  

Eleitor leva a filha recém-nascida para votar por não ter com quem deixá-la

Frederico Miranda Marques, 30, levou a filha Maria Geovana, de apenas cinco meses de idade, para o colégio Rubens Vaz da Costa, maior zona eleitoral de Caucaia, neste domingo (29). “Não tinha ninguém que pudesse ficar com ela em casa”, justificou o eleitor. Contudo, sem fila para enfrentar, a votação foi rápida. Devido à pandemia de Covid-19, a Justiça Eleitoral recomenda evitar levar crianças para os locais de votação.

Foto: André Costa
  -  

Mandato coletivo envia ofício à Prefeitura pedindo suspensão do Enem em Fortaleza

O mandato coletivo Nossa Cara (Psol), formado por Adriana Gerônimo, Lila Salú e Louise Santana, enviou ofício ao prefeito Sarto Nogueira (PDT) pedindo a suspensão da aplicação do Enem na Capital. A ação faz parte de mobilização nacional, sob o argumento de que entendimento do STF garante a governadores e prefeitos autonomia para adotar medidas de combate à Covid-19.

  -  

Ex-vereador Iraguassu Filho vai assumir Fundação da Criança e da Família Cidadã

Ex-vereador e segundo suplente do PDT, Iraguassú Filho, vai assumir a Fundação da Criança e da Família Cidadã. Ele, que tem feito visitas para conhecer o órgão, deve ser nomeado apenas após tirar licença do Tribunal de Justiça do Ceará, onde é servidor. Com isso, o terceiro suplente Didi Mangueira (PDT) deve assumir o mandato na Câmara Municipal.

Foto: CMFor
  -  

Escolhas para o segundo escalão tornam gestão Sarto ainda mais próxima do governo Roberto Cláudio

Na indicação do segundo escalão, o prefeito Sarto Nogueira (PDT) deixou ainda mais clara a aproximação entre o governo recém-iniciado e a gestão de Roberto Cláudio (PDT). Parte expressiva dos cargos de comando é ocupada por nomes da administração anterior, mas o novo prefeito fez questão de promover uma dança das cadeiras entre auxiliares. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Sarto visita escolas públicas para avaliar retomada das aulas presenciais

O prefeito Sarto Nogueira (PDT) visitou, nesta segunda-feira (4), a escola José Bonifácio de Sousa, no Pici. “Estamos nos preparando para voltarmos às aulas com proteção e segurança, assim que possível”, disse. Ele chegou ao local acompanhado da secretária da Educação, Dalila Saldanha. O retorno escolar e a vacinação são prioridades apontadas pelo novo prefeito.

  -  

Camilo afirma que retomada das aulas presenciais nas escolas estaduais deve acontecer a partir de fevereiro

O governador Camilo Santana (PT) afirmou, em entrevista, ao Bom dia Ceará, nesta quinta (17), que “está tudo programado” para retomar as aulas presenciais nas escolas públicas estaduais no 1º semestre de 2021. “A partir de fevereiro, prevendo que a partir de fevereiro tenha vacinação. Todas as escolas estão sendo preparadas com pias, distanciamento”.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Prefeitura de Sobral anuncia consulta pública sobre retorno às aulas na rede municipal

A Prefeitura de Sobral anunciou, nesta terça-feira (15), que fará uma consulta pública aos pais e responsáveis por alunos da rede municipal para definir sobre o retorno às aulas presenciais nas escolas do município antes de ter uma vacina contra a Covid-19. Caso a maioria seja favorável, a data prevista é para 18 de janeiro.

Foto: José Leomar
  -  

Camilo e Sarto acompanham a chegada da vacina de Oxford ao Ceará na noite deste sábado (23)

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), irá acompanhar a chegada das 72.500 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca ao Ceará, na noite deste sábado (23), ao lado do governador Camilo Santana (PT). Os imunizantes, produzidos em parceria com a Fiocruz, foram distribuídos pelo Ministério da Saúde hoje.

Foto: Divulgação
  -  

Em Guarulhos, Camilo e Sarto se encontram com ministro da Saúde para despacho da vacina ao Ceará

O governador Camilo Santana (PT) e o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), estão no aeroporto de Guarulhos aguardando o despacho das 218 mil doses da vacina contra a Covid-19 para o Ceará. Eles se encontraram com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e com outros governadores. A expectativa é de que a imunização no Estado possa ser iniciada ainda hoje.

  -  

Em reunião de prefeitos com ministro da Saúde, Sarto pede priorização de professores na vacinação

“Fizemos o apelo para que incluíssemos os trabalhadores de educação – professores, merendeiras, porteiros – nesse faseamento antecipado, inclusive sugerindo a participação da iniciativa privada, (para que) este grupo seja também prioritariamente vacinado”

Sarto Nogueira (PDT) participou de reunião dos prefeitos com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

  -  

PontoPoder Cafezinho: podcast debate as disputas políticas em torno da vacinação contra a Covid-19; ouça

O início da vacinação contra a Covid-19 no País foi marcado por embates políticos entre o Palácio do Planalto e o Governo de São Paulo. Com a chegada das primeiras doses aos estados, a imunização no País enfrenta também desafios de logística e produção. Os jornalistas Wagner Mendes, Igor Cavalcante e Felipe Azevedo discutem o assunto no PontoPoder Cafezinho. Ouça aqui:

Powered by RedCircle

  -  

Governador do Ceará afirma que já adquiriu oito milhões de seringas e agulhas para vacinação no Estado

Camilo Santana (PT) reforçou hoje (9) nas redes sociais que o CE já adquiriu 8 milhões de seringas e agulhas, além de 147 câmaras refrigeradoras para armazenar vacinas nos municípios. “Seguimos realizando todas as medidas necessárias para garantir que a vacinação ocorra de forma rápida e segura no Ceará”. 1,4 milhão de doses da vacina da Pfizer já foram solicitadas.

  -  

UFC pode armazenar até 40 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 em Fortaleza, diz Sarto

O prefeito eleito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), disse, nesta terça (22), que a UFC se disponibilizou para armazenar vacinas contra a Covid-19 e tem capacidade de armazenar 40 milhões de doses. Sarto disse que vai “pegar carona” na compra das vacinas pelo Estado. “Se houver disponibilidade, a gente compraria no 1º lote para imunizar toda a população”.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Carlos Manhanelli, presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos, morre em decorrência da Covid-19

Um das maiores referências em marketing político no Brasil, o consultor político Carlos Manhanelli morreu em decorrência de complicações da Covid-19. Membro fundador e presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos (Abcop), ele deixa parte do seu legado em nove livros sobre marketing político e eleitoral publicados.

  -  

Eduardo Girão se reúne com opositores e cobra transparência na divulgação de homicídios

O senador Eduardo Girão (Podemos) se reuniu, neste sábado (23), com um grupo de opositores no Ceará, entre eles, General Theophilo e o deputado federal Danilo Forte (PSDB). Nas redes sociais, ele disse que a violência foi pauta do encontro e cobrou mais transparência sobre os dados de homicídios no Estado: “mudar a divulgação não modifica o cenário da insegurança”.

Foto: Reprodução
  -  

Ex-deputado Ted Pontes morre vítima de Covid-19

O ex-deputado estadual Ted Pontes faleceu, na tarde deste sábado (23), vítima de Covid-19. A informação foi divulgada pelo ex-prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), aliado de Pontes. Representante de Caucaia, o ex-deputado chegou a participar no ano passado ativamente da campanha de Naumi, que saiu derrotado do pleito municipal.

Foto: Reprodução
  -  

Inácio Cortez e Raimundo Nonato são eleitos presidente e vice do TRE-CE

Os desembargadores Inácio de Alencar Cortez e Raimundo Nonato Silva Santos foram eleitos por aclamação como presidente e vice, respectivamente, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Eles atuarão no biênio 2021/2023, que começa no dia 5 de junho. O vice-presidente acumula ainda função de corregedor eleitoral. A sessão ocorreu nesta sexta (22).

  -  

Justiça acata denúncia contra o ex-deputado federal Adail Carneiro

A Justiça acatou nesta sexta (22) denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-deputado Adail Carneiro. Ele foi denunciado em 2020, após ser preso na segunda fase da Operação Km Livre. Adail é acusado de liderar esquema que movimentou cerca de R$ 600 milhões em 20 anos na Prefeitura de Fortaleza. Desde o caso, ele não atende tentativas de entrevista.

Foto: Alex Costa
  -  

Desembargadores Inácio Cortez e Raimundo Nonato Silva Santos se tornam membros efetivos do TRE-CE

Os desembargadores Inácio de Alencar Cortez Neto e Raimundo Nonato Silva Santos foram eleitos membros efetivos do TRE-CE nesta quinta (21). O novo biênio terá início em 5 de junho. Ambos já atuam na Justiça Eleitoral. Cortez é vice-presidente e corregedor e deve assumir a presidência no próximo biênio. A futura gestão atuará nas Eleições 2022.

Foto: Reprodução
  -  

“Somos a instituição mais transparente”, diz presidente do Tribunal de Justiça do Ceará

De saída da presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o desembargador Washington Araújo fez uma avaliação das mudanças que promoveu na instituição. “No passado, fomos tidos como uma instituição hermética. Eu hoje digo que somos a mais transparente de todos os poderes”, ressaltou.

Foto: José Leomar
  -  

Jurista cearense será presidente de honra da Academia Brasileira de Direito

O advogado cearense Roberto Victor Ribeiro será consagrado como presidente de honra vitalício da Academia Brasileira de Direito (ABD). Ele é professor universitário e atualmente presidente-executivo da ABD. Com o encerramento do seu mandato na entidade, em março, ele passará a presidência-executiva ao advogado André Malcher Meira, do Pará, e receberá o novo título.

  -  

Em balanço, presidente do TJCE destaca julgamento de mais de 100 mil processos do acervo em 2020

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Washington Araújo, fez na manhã desta sexta-feira (22) um balanço do biênio em que comandou a instituição. Ao todo, neste período, foram julgados 945,6 mil processos. Em 2020, o Judiciário cearense reduziu em 112 mil as ações acumuladas no acervo processual.

Foto: José Leomar
  -  

Presidente da OAB-CE coloca sede da entidade à disposição para ser usada como local de vacinação

Em reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, o presidente da Ordem dos Advogados secção Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas, colocou a sede da instituição em Fortaleza à disposição para ser utilizada como local da vacinação contra a doença. Outras instituições também têm oferecido equipamentos para a campanha de imunização, como o Ceará Sporting Club.

Foto: Divulgação