-  

Análise: Dança das cadeiras muda a bancada cearense no Congresso Nacional

A bancada cearense na Câmara dos Deputados passará por  renovação, após licença de deputados federais neste fim de ano. Luizianne Lins (PT) e Mauro Filho (PDT) deixam o cargo temporariamente e dão lugar a Gorete Pereira (PL) e Aníbal Gomes (DEM), respectivamente. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Agência Senado e Agência Câmara
  -  

Mauro Filho reassume a Seplag; posse muda composição da bancada federal cearense

O deputado federal Mauro Filho (PDT) reassume, amanhã (6), a titularidade da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag). A nomeação já foi foi publicada no Diário Oficial do Estado na segunda (4). Com a saída de Mauro, quem assume é Aníbal Gomes (DEM), que foi condenado pela 2ª turma do STF na Lava Jato.

Foto: José Leomar
  -  

“Eu tô louco que julgue”, diz Aníbal sobre ação no STF

“Eu tô louco que julgue porque é ruim a gente saber que é inocente, ter consciência, e ficar nessa dependência. Eu quero que julgue o mais rápido possível”, afirmou o deputado federal Aníbal Gomes (DEM) ao PontoPoder. A fala diz respeito à liberação para julgamento, no STF, da acusação que envolve suposto favorecimento político na Petrobras.

Foto: fortaleza, 01 de janeiro de 2019- posse do governador camilo santana, na assembleia legislativa do ceara assumi o seu segudo mandato no governo do ceara. deputado federal anibal ferreira GOMES.
  -  

Decano do STF libera ação contra Aníbal Gomes para julgamento na Segunda Turma

O decano do STF, Celso de Mello, liberou para julgamento uma ação penal aberta contra o deputado cearense Aníbal Gomes (DEM) no âmbito da Lava Jato. Ainda não há data marcada para a Segunda Turma decidir se absolve ou se condena Aníbal. O parlamentar declarou esperar que o julgamento seja marcado rapidamente. “Tenho a consciência da minha inocência”.

  -  

Secretário Mauro Filho testa positivo para Covid-19: ‘estou clinicamente bem’

Deputado federal licenciado e atual titular da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Mauro Filho (PDT) foi diagnosticado com Covid-19. Ele usou as redes sociais para informar que cancelou toda a agenda pública. “Estou clinicamente bem, apenas com alguns sintomas gripais“, disse.

Foto: José Leomar
  -  

Pedro Bezerra reforça apoio a Arthur Lira na disputa pela presidência da Câmara

O deputado federal cearense Pedro Bezerra (PTB) deixou a ala dos indecisos sobre a sucessão da presidência da Câmara dos Deputados: apoiará Arthur Lira (PP). “O meu partido escolheu apoiá-lo e vou seguir”, disse. Pedro conversou tanto com Lira quanto com o seu adversário Baleia Rossi (MDB) quando ambos estiveram em Fortaleza, na semana passada.

  -  

Aprovação de vacinas faz bancada cearense na Câmara criticar Bolsonaro; aliados destacam início da vacinação

Deputados federais da bancada cearense repercutiram a autorização da Anvisa para a vacinação contra a Covid-19. Parlamentares de oposição a Jair Bolsonaro (sem partido) exaltaram a decisão da Agência e criticaram o presidente, inclusive com a tradicional “vaia cearense”. Já aliados do chefe do Palácio do Planalto destacaram o início da vacinação no País. Veja as reações.

Foto: Governo de São Paulo
  -  

“Vamos ouvir o que ele tem para o Estado do Ceará”, diz Gorete Pereira sobre encontro com Rossi

Uma das primeiras deputadas a chegar para a reunião com o candidato à presidência da Câmara Baleia Rossi (MDB), Gorete Pereira (PL) disse não ter o voto ainda definido, apesar de seu partido já ter anunciado apoio a Arthur Lira (PP). “Nós, da base do governador (Camilo Santana), viemos ouvir o que ele (Rossi) tem para o Estado do Ceara”, afirmou.

Foto: Camila Lima
  -  

Após ter expectativas frustradas em outubro, Gorete Pereira assume mandato de Luizianne Lins na Câmara

Após ter as expectativas frustradas em outubro deste ano, a suplente de deputada federal Gorete Pereira (PL) assumiu, nesta segunda (21), o mandato de Luizianne Lins (PT) na Câmara dos Deputados. A petista tirou licença por 120 para se dedicar à sua tese de doutorado. Em outubro, Luizianne tirou licença, mas apenas por 60 dias, o que impediu Gorete de assumir.

Foto: Divulgação
  -  

Suplente na Câmara dos Deputados, Gorete Pereira pode ter expectativas frustradas mais uma vez

Na expectativa para assumir o mandato de deputada federal desde o início de 2019, Gorete Pereira (PL) renovou as esperanças com o anúncio de licença de Luizianne Lins. Entretanto, para que Gorete assuma, a ausência da petista tem que ser de, pelo menos, 120 dias. Por ora, entretanto, a licença será de 60 dias. A confirmação será próxima semana.

Foto: José Maria Melo
  -  

Pesquisa Ibope: 70% dos eleitores de Luizianne devem apoiar Sarto (PDT) no 2º turno

A Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (23) pela TV Verdes Mares apontou que 70% dos eleitores de Luizianne Lins (PT) votariam em Sarto (PDT) no dia 29 de novembro, no segundo turno das eleições à Prefeitura de Fortaleza. Outros 11% declararam que devem votar no candidato Capitão Wagner (PROS). Leia mais.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Análise: Candidatos fazem sinalização ao eleitorado petista no 2° turno

Somando os votos dos sete últimos colocados na disputa pela Prefeitura no 1° turno em Fortaleza chega-se ao número 169.184, valor menor do que os 227 mil votos de Luizianne Lins. O montante atrai Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros), que fazem sinalizações com citações diretas a petista, a qual encontra-se em silêncio, apesar do PT já ter definido apoio ao PDT no 2° turno. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

PT espera gestos de Sarto para superar mal estar com Luizianne após ataques na campanha

O PT deve declarar hoje (17) apoio à candidatura de Sarto (PDT) à Prefeitura de Fortaleza, mas espera gestos do pedetista para superar as críticas contra Luizianne Lins na campanha. Sarto, inclusive, ligou para lideranças do petistas manifestando o desejo de refazer a relação com o PT em Fortaleza que, atualmente, na gestão Roberto Cláudio, é de oposição.

Foto: Isanelle Nascimento/Camila Lima
  -  

Mauro Benevides crítica veto de Bolsonaro a alívio de R$ 17,3 bilhões nas dívidas de estados e municípios

O deputado licenciado Mauro Filho (PDT) criticou o veto do presidente Bolsonaro (sem partido) ao alívio financeiro de R$ 17,3 bilhões nas dívidas de estados e municípios, que procuraram ajustar suas contas e manter uma boa nota na classificação de risco do Tesouro. Relator da matéria, ele vai tentar corroborar com a derrubada do veto no Congresso.

Foto: José Leomar
  -  

Governo do Estado planeja tornar algumas secretarias “100% digitais” até o fim deste ano

Com posse prevista para amanhã (6), o titular da Seplag, Mauro Filho, projeta que algumas secretarias estarão completamente digitais até o fim deste ano. “Sempre foi prioridade e agora será acelerado de tal forma que, até o fim do ano, algumas secretarias vão estar com papel zero”. A ideia é disponibilizar o maior número de serviços públicos de forma digital para o cidadão.

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
  -  

Câmara aprova novo plano de renegociação de dívidas dos estados; Mauro Filho foi o relator

Com relatoria do deputado cearense Mauro Filho (PDT-CE), um novo plano de renegociação de dívidas dos estados foi aprovado na terça (16), na Câmara dos Deputados. Com isso, os entes podem recalcular os valores não pagos à União. Estados adimplentes e com boa situação fiscal, terão maior capacidade de endividamento.

Foto: José Leomar
  -  

Às vésperas do início dos trabalhos na Câmara, PT ainda não definiu posição em relação ao Governo Sarto

Quase um mês após o PT estadual ter suspendido a decisão municipal que colocava a sigla como oposição na Câmara da Capital, uma definição não avançou. Segundo petistas, o diretório de Fortaleza ainda não foi notificado da decisão estadual e aguarda isso para agendar reunião sobre o tema. Entre governistas, a expectativa é de que a bancada do PT  siga na oposição.

Foto: Camila Lima
  -  

“Eu o considero um novo Eduardo Cunha”, diz senador Cid Gomes sobre Arthur Lira

Em entrevista exclusiva ao Sistema Verdes Mares, o senador Cid Gomes (PDT) classificou o candidato à presidência da Câmara, Arthur Lira (PP), aliado de Bolsonaro, como “novo Eduardo Cunha”. Ex-presidente da Casa, Cunha cumpre prisão domiciliar. “É o mesmo estilo, da esperteza, da falta de compromissos com o País”, disse o senador. Leia a entrevista. 

  -  

Aliado de Heitor Freire é exonerado da superintendência do Ibama no Ceará

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, exonerou o coronel da reserva da PM, Júlio Aquino Junior, do cargo de superintendente do Ibama no Ceará. A portaria foi publicada nesta terça(19) do Diário Oficial da União. Aquino havia sido indicação de Heitor Freire (PSL), que disse que já está avaliando “nomes com preparo técnico para uma nova indicação”.

  -  

Com apoio da bancada, Julio Brizzi deve assumir liderança do PDT na Câmara de Fortaleza

Com apoio da bancada do PDT, o vereador Julio Brizzi deve assumir a liderança do partido na Câmara de Fortaleza. Apesar de ser novato na Casa, o nome dele é defendido por parlamentares da agremiação por ser um nome com experiência na relação entre Executivo-Parlamento. Uma reunião do diretório do PDT com a bancada deve ocorre nesta semana para bater o martelo.

Foto: Reprodução
  -  

Associação de delegados pede que profissionais da segurança sejam incluídos na 1ª fase de vacinação

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Ceará solicitou ao Ministério da Saúde e à Secretaria da Saúde do Estado a inclusão dos profissionais de segurança pública na primeira fase da vacinação contra a Covid-19. A instituição argumenta que a atividade policial é essencial e atua na linha de frente, fiscalizando o cumprimento dos decretos estaduais.

  -  

Prefeitos cearenses definem e empossam hoje nova presidência da Aprece

A nova direção da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) será definida na tarde desta terça-feira (26). Concorre apenas uma chapa, a liderada pelo prefeito de Chorozinho, Dr, Júnior Castro (PDT), que deve assumir a presidência pelos próximos dois anos. Apoiada pelo grupo governista no Estado, a expectativa é de que a chapa seja eleita por consenso.

Foto: Reprodução
  -  

MPCE notifica 56 municípios cearenses a apresentarem estratégias para vacinar a população contra a Covid-19

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) já notificou 56 municípios cearenses a apresentarem Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, desde o último dia 19 de janeiro. O órgão quer saber, por exemplo, das estratégias para evitar desrespeito à fila de prioridade na vacina. O balanço é do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania).

  -  

Prefeitos do Cariri se reúnem nesta segunda (25) para tratar do fim dos lixões na região

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana (PT), se reúne nesta segunda-feira (25) com dez prefeitos da região do Cariri para tratar sobre resíduos sólidos. A intenção é, futuramente, fortalecer o consórcio entre as prefeituras, eleger um presidente do grupo e iniciar a extinção dos lixões no municípios. Há 21 consórcios do tipo no Ceará.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Aliado de ex-prefeito de Sobral, Moses Rodrigues lamenta falecimento de Dr. Ricardo Barreto

O deputado federal cearense Moses Rodrigues (MDB) lamentou, nesta segunda-feira (25), a morte do ex-prefeito de Sobral Dr. Ricardo Barreto, vítima de complicações da Covid-19. “Íntegro e respeitado por todos, Dr. Ricardo possuía o dom de servir ao próximo. No meio político, mostrou-se um homem habilidoso, capaz de ponderar situações adversas com sabedoria”, frisou.

Foto: Reprodução
  -  

Ricardo Barreto, ex-prefeito de Sobral, morre vítima de Covid-19

Faleceu, nesta segunda-feira (25), o ex-prefeito de Sobral Dr. Ricardo Barreto, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. O velório será realizado em Sobral, apenas para familiares. Na última eleição municipal, Dr. Ricardo declarou apoio a Oscar Rodrigues (MDB), então candidato da oposição à Prefeitura de Sobral.

Foto: Reprodução
  -  

Camilo e Sarto acompanham a chegada da vacina de Oxford ao Ceará na noite deste sábado (23)

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), irá acompanhar a chegada das 72.500 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca ao Ceará, na noite deste sábado (23), ao lado do governador Camilo Santana (PT). Os imunizantes, produzidos em parceria com a Fiocruz, foram distribuídos pelo Ministério da Saúde hoje.

Foto: Divulgação
  -  

Carlos Manhanelli, presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos, morre em decorrência da Covid-19

Um das maiores referências em marketing político no Brasil, o consultor político Carlos Manhanelli morreu em decorrência de complicações da Covid-19. Membro fundador e presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos (Abcop), ele deixa parte do seu legado em nove livros sobre marketing político e eleitoral publicados.

  -  

Eduardo Girão se reúne com opositores e cobra transparência na divulgação de homicídios

O senador Eduardo Girão (Podemos) se reuniu, neste sábado (23), com um grupo de opositores no Ceará, entre eles, General Theophilo e o deputado federal Danilo Forte (PSDB). Nas redes sociais, ele disse que a violência foi pauta do encontro e cobrou mais transparência sobre os dados de homicídios no Estado: “mudar a divulgação não modifica o cenário da insegurança”.

Foto: Reprodução