Acordo entre lideranças pode confirmar pré-candidatura de Luizianne Lins à Prefeitura de Fortaleza

Luizianne Lins caminha para ser escolhida como a pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza pelo PT. Articulação realizada pela ex-prefeita com os também deputados federais José Guimarães e José Airton deve garantir maioria para a sua escolha. Nem todos os líderes petistas concordam, mas a unidade do partido deve ser priorizada.

Presidente estadual do PT, Conin será o coordenador de campanha de Luizianne Lins

O presidente do diretório estadual do PT, Antônio Filho, mais conhecido como ‘Conim’, assumiu a coordenação de campanha de Luizianne Lins à Prefeitura de Fortaleza. Indo para a quarta disputa na Capital, a ex-prefeita tem como vice Vladyson Viana, secretário de Finanças e Planejamento da Executiva Estadual petista. A campanha da ex-prefeita será petista de ponta a ponta.

Foto: José Leomar

‘Vice do PT vai ser indicado por Guimarães’, diz vereador Ronivaldo Maia

Ainda com negociações em andamento, dessa vez internamente, o PT ainda busca um candidato a vice-prefeito para a chapa da deputada Luizianne Lins em Fortaleza. O motivo? “A indicação tem que vir do deputado federal José Guimarães“, destacou o vereador Ronivaldo Maia, que é próximo de Luizianne.

Foto: Thiago Gadelha

Psol oficializa Renato Roseno candidato à disputa pela Prefeitura de Fortaleza

O Psol oficializou, na noite desta segunda-feira (14), o nome do deputado estadual Renato Roseno para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. A militante Raquel Lima (PCB) compõe a chapa como candidata a vice. Está é a terceira vez em que Roseno concorre à eleição pelo comando da Capital.

Acompanhada por parlamentares do partido, Liliane Araújo vota na eleição pelo diretório municipal do PT

Uma das candidatas à presidência do PT em Fortaleza, Liliane Araújo votou na manhã deste domingo (08) acompanhada pelo deputado estadual Acrísio Sena (PT), deputado Federal José Airton (PT) e pela vereadora Larissa Gaspar (PT). Acrísio Sena afirmou que Liliane representa “a unidade e a renovação”. A votação ocorre durante todo o dia.

 

Ligado a Guimarães, Vladyson Viana será o candidato a vice na chapa de Luizianne Lins

O Partido dos Trabalhadores (PT) terá uma chapa pura em Fortaleza e já definiu o candidato a vice na chapa de Luizianne Lins. Será Vladyson Viana, secretário de Finanças e Planejamento da Executiva Estadual petista. Ele é ligado ao deputado federal José Guimarães e, segundo um dirigente, mostra uma unidade interna na legenda.

Guimarães e Eunício sondaram possibilidade de aliança entre PT e MDB na eleição em Fortaleza

O PT já se articula para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Nos últimos dias, o deputado José Guimarães procurou o ex-senador Eunício Oliveira, presidente do MDB no Ceará, para tratar das eleições nos municípios, inclusive em Fortaleza. Na conversa houve sondagem sobre possibilidade de uma aliança na Capital, mas é cedo ainda. MDB cogita candidatura.

Deputado cearense entra com representação no MPF para tentar barra uso de cloroquina em casos leves

Líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT) protocolou, nesta terça-feira (27), representação no Ministério Público Federal (MPF) para tantar suspender o uso da cloroquina no Sistema Único de Saúde (SUS) em casos leves da Covid-19. Ele também solicita investigação para apurar possíveis atos de improbidade na liberação do medicamento.

Foto: José Leomar

PT se encaminha para ter chapa “pura” de Luizianne na eleição em Fortaleza

Sem aliança com partidos maiores e uma frente com siglas de esquerda, o PT se caminha para ter uma candidatura isolada da deputada Luizianne Lins à Prefeitura de Fortaleza e concorrer com uma chapa pura. O diretório municipal vai se reunir hoje (15) para debater o nome da vice que, por enquanto, vai sair do próprio partido.

Cresce articulação entre Luizianne e Eunicio para aliança na eleição em Fortaleza

A deputada Luizianne Lins e o ex-senador Eunício Oliveira estão interessados e trabalham, reservadamente, na aliança de PT e MDB na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Luizianne está fazendo contatos com emedebistas. A aliança pode sinalizar que a vice de Luizianne saíra mesmo do MDB. Eunicio se reúne hoje (10) com o governador. No PT, difícil será convencer a ala “havy metal” a ter o MDB na coligação.

Foto: NAH JEREISSATI

Com articulações ainda em andamento, PT adia convenção para dia 16

Com um cenário ainda incerto, o PT decidiu adiar a data de sua convenção em Fortaleza para o dia 16. Antes, a data ventilada havia sido dia 13, em referência ao número da sigla. O presidente da agremiação na Capital, Guilherme Sampaio, diz que o nome de Luizianne Lins está consolidado. As articulações, diz ele, são para vice, que “não pode ser qualquer um” de olho em 2022.

Novo Plano Mansueto deve oferecer bônus para estados e municípios com boa gestão fiscal

“É um Plano que possa reestruturar de forma definitiva a questão fiscal dos estados e municípios. Não poderemos cair no mesmo erro do regime de recuperação fiscal que o Rio já entrou e não fez sua reestruturação”

Pontuou Mauro Filho, destacando que o RJ recebeu, desde 2017, R$ 52 bilhões da União. No novo Plano Mansueto, estados com boa gestão fiscal, como o Ceará, terão tratamento diferenciado, afirma.

Foto: José Leomar

Mauro Filho quer concluir parecer do novo Plano Mansueto em 30 dias na Câmara

Relator do novo Plano Mansueto, o deputado Mauro Filho (PDT) quer entregar, em 30 dias, o relatório sobre o plano, pronto para ser votado em Plenário. Segundo ele, serão feitos debates com governadores, secretários estaduais da Fazenda, especialistas e Tribunais de Contas para discutir a proposta. A meta é torná-lo mais rigoroso, com avaliações e multas já no primeiro ano.

Foto: José Leomar

PDT decide lançar José Sarto à disputa pela Prefeitura de Fortaleza

A dois dias da convenção partidária marcada para este sábado (12), o PDT bateu o martelo e decidiu lançar o deputado estadual José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa, à disputa pela Prefeitura de Fortaleza. A decisão será anunciada em ‘live’ nas redes sociais na noite desta quinta-feira (10). A cúpula pedetista optou pelo mais experiente dentre cinco pré-candidatos.

Foto: Natinho Rodrigues

Gleisi Hoffmann vem ao Ceará dar posse a presidentes do PT no interior; partido celebra 40 anos

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, estará novamente no Ceará em breve. Desta vez, ela irá participar da comemoração pelos 40 anos da legenda, em Quixadá, na quinta (13). Acompanhada do deputado federal José Guimarães do prefeito da cidade, Ilário Marques, Hoffmann também participa da posse dos presidentes do partido no Sertão Central.

José Guimarães é empossado como novo vice-presidente do PT nacional

O deputado federal José Guimarães acaba de ser empossado como vice-presidente do Diretório Nacional do PT. Guimarães está em São Paulo nesta sexta-feira (17) para encontro dos integrantes da legenda a nível nacional. Além dele, Sônia Braga, tambem do PT do Ceará, foi escolhida como secretária de organização do PT.

PT cita ‘custo-benefício’ na escolha de hotel de luxo para Congresso em Fortaleza

O Congresso do PT no Ceará, onde ocorre a eleição para o novo presidente do diretório estadual, acontece no Gran Marquise, um dos hotéis de luxo de Fortaleza. O evento reúne 400 delegados do partido, que vão escolher o novo dirigente. Questionada, a sigla informou que reservou o espaço de eventos do hotel por um único dia devido a disponibilidade e custo-benefício.

Foto: Fabiane de Paula

PTB Nacional proíbe alianças com partidos de esquerda, mas não há mudanças no Ceará

O PTB Nacional divulgou hoje, no site do partido, resolução que proíbe alianças com “partidos de esquerda”, dentro os quais estão, segundo a nota, DEM, PSDB, PT, Psol, PDT, PCdoB, REDE, PSB, PCB, PSTU e PCO. Fortaleza estaria inclusa nas proibições. O presidente estadual do PTB, Arnon Bezerra, diz que não recebeu orientações e as alianças seguem como estão.

Parlamentares do PT se reúnem com Luizianne Lins em sinal de união em torno de candidatura

Parlamentares petistas almoçaram, nesta sexta-feira (18), com Luizianne Lins (PT), que é o nome do partido na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. A intenção é consolidar a união em torno da candidatura da ex-prefeita. Entre os presentes, alguns parlamentares que tentaram viabilizar, até o fim do prazo, uma aliança entre PT e PDT.

Justiça bloqueia bens de ex-prefeito e secretário da Prefeitura de Juazeiro do Norte

O ex-prefeito de Juazeiro, Raimundo Macêdo, o ‘Raimundão’, e o secretário de Meio Ambiente, Luiz Ivan Bezerra de Menezes, tiveram os bens bloqueados pela Justiça. A decisão também se estende à empresa Proex, responsável pela limpeza urbana, e atingiu cerca de R$ 2,1 mihões em bens. O Ministério Público do Ceará (MPCE) denunciou o caso após constatar irregularidade em decretos de emergência.

Foto: José Leomar

Fora da eleição, Nelson Martins é reintegrado ao Governo de Camilo Santana

Após se desincompatibilizar para colocar seu nome à disposição do governador Camilo Santana (PT) para a eleição em Fortaleza, o ex-assessor de Relações Institucionais do Governo Estadual Nelson Martins foi reintegrado ao cargo. Ele era apontado como um possível aglutinador de forças entre PT-PDT na Capital, mas não quis disputar por motivos pessoais.

Capitão Wagner é o primeiro candidato a prefeito de Fortaleza com registro no site da Justiça Eleitoral

O deputado federal Capitão Wagner (Pros) é o primeiro candidato a prefeito de Fortaleza cujo registro já consta na Justiça Eleitoral. Ele havia sido confirmado em convenção no dia 7 de setembro. A candidatura tem uma coligação formada por nove partidos. Além do Pros, são: Republicanos, Podemos, Avante, PSC, PMN, DC, PTC e PMB. 

Foto: Reprodução/Instagram

MPCE investiga aglomerações nas convenções de PSDB, PSB e PTB em Juazeiro do Norte

O MPCE está investigando aglomerações nas convenções de PSDB, PSB e PTB em Juazeiro do Norte, em desrespeito às regras de isolamento. Segundo o MPCE, o descumprimento pode incidir em infração civil, administrativa, por dano coletivo, como também ilícito criminal, com pena de detenção e multa. O PTB é o partido do atual prefeito, Arnon Bezerra.

Eudoro Santana, pai de Camilo, será um dos coordenadores do Plano de Governo de Sarto à Prefeitura de Fortaleza

O ex-deputado e pai do governador, Eudoro Santana, vai ser um dos coordenadores da elaboração do Plano de Governo do pré-candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto. Uma reunião entre Sarto e Eudoro foi feita nesta quinta-feira (17) na sede do PDT, na Capital. Participaram Élcio Batista (PSB), Prisco Bezerra e Samuel Dias.

Foto: Thiago Gadelha

Justiça Eleitoral recebe os primeiros pedidos de registro de candidaturas em Fortaleza

A Justiça Eleitoral começou a receber os primeiros pedidos de registro de candidaturas para as eleições deste ano. Até o início da tarde desta quinta-feira (17), no Ceará, foram protocolados 31 requerimentos de candidatos(as) a prefeito(a), 31 a vice-prefeito(a), e 494 para vereador(a). Os partidos têm até o dia 26 de setembro para o pedido.

Walter Cavalcante quer usar experiência na gestão de Juraci Magalhães para campanha de Heitor Férrer

O deputado estadual Walter Cavalcante, candidato a vice na chapa de Heitor Férrer (SD) à Prefeitura de Fortaleza, vai usar a experiência que teve na gestão do ex-prefeito Juraci Magalhães como articulador político. Já sugeriu a Férrer, por exemplo, investimento em políticas habitacionais de assentamento caso seja eleito na disputa de novembro.

Delegado Cavalcante articula desfiliação do PSL a tempo das eleições 2020

O deputado Delegado Cavalcante está na expetativa para se desfiliar do PSL antes das eleições. Ele disse que o processo está se encaminhando. Ele e o deputado André Fernandes, que saiu do PSL também, romperam com o deputado Heitor Freire, presidente do partido no Ceará. Nenhum dos dois deputados vai apoiar Freire na disputa à Prefeitura de Fortaleza.