-  

100 urnas apresentaram problemas técnicos em todo o Estado, de acordo com o TRE-CE

Balanço parcial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) contabilizou 100 urnas eletrônicas apresentaram problemas durante a votação deste domingo (15). Do total, 32 urnas defeituosas foram contabilizadas na Capital. De acordo com o relatório do tribunal, 71 delas foram substituídas e os principais problemas foram no terminal dos eleitores, dos mesários e nas impressoras.

Foto: Agência Brasil
  -  

Quatro pessoas são detidas e conduzidas à Polícia Federal por suspeita de crime eleitoral

Quatro pessoas foram detidas por suspeita crime eleitoral e conduzidas à Polícia Federal. Os casos foram registrados neste domingo (29). Três pessoas foram detidas por promover carreata e boca de urna no bairro Vila União, em Fortaleza. Com a quarta, foram apreendidos documentos, material de campanha e listas. O suspeito foi ouvido na PF e liberado.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Urnas eletrônicas com defeito já somam 38 em Fortaleza e 17 em Caucaia

Balanço parcial do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) computou 38 urnas eletrônicas com defeito em Fortaleza, com 29 substituídas. Em Caucaia, 17 apresentaram problemas técnicos; 9 delas foram repostas. Os principais problemas aconteceram em impressoras e nos terminais de mesários e eleitores. Não foram registrados crimes eleitorais neste domingo (29).

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Réveillon: Roberto Cláudio afirma que ideia é ter artistas cearenses, num formato de live

Ao chegar para votar, no Colégio Batista, na Aldeota, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio voltou a afirmar não há como realizar uma festa de Réveillon, no contexto da pandemia. A data, contudo, não deve passar em branco. “A ideia é poder valorizar os artistas cearenses, a cultura cearense, numa live, num formato parecido com uma live, no formato digital”.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

TRE forma maioria para livrar prefeito de Pacajus da cassação; julgamento ainda será concluído

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) formou maioria, em sessão nesta sexta-feira (11), contra cassação do prefeito de Pacajus, Bruno Figueiredo (PDT) e do vice, Francisco Fagner (DEM). Seis desembargadores aceitaram o recurso da chapa. O presidente do TRE, Inácio Cortez, pediu vista e a conclusão do julgamento foi adiada.

  -  

Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e do vice, Giovanni Sampaio

A 28ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte cassou os diplomas do prefeito, Glêdson Bezerra (Podemos), e do vice, Giovanni Sampaio (PSD), por abuso de poder econômico durante o pleito de 2020. A decisão do juiz Giacumuzaccara Leite Campos também torna ambos inelegíveis por oito anos, assim como Gilmar Bender, terceiro réu da ação de impugnação. Ainda cabe recurso.

  -  

Após recurso, Justiça Eleitoral defere candidatura do ex-vereador de Fortaleza Dr. Porto

A candidatura do ex-vereador Dr. Porto (PDT) foi deferida na quinta-feira (7) após recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele recebeu 5.093 votos, mas, como teve a candidatura indeferida antes do 1º turno, apenas agora os votos serão totalizados pela Justiça Eleitoral. Com o deferimento, Porto passa para a suplência do PDT, maior bancada na Câmara.

Foto: Érika Fonseca
  -  

Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito, vice e vereador de Coreaú por compra de votos

A Justiça Eleitoral decidiu pela cassação, nesta quinta (10), dos diplomas do prefeito de Coreaú, Edézio Sitônio (PDT), da vice-prefeita, Érika Frota (PDT), e do vereador Chico Antônio (PDT). Eles foram condenados por compra de votos. Os pedetistas terão de pagar multa de R$ 30 mil e ficam inelegíveis por 8 anos. Cabe recurso ao TRE-CE. Até lá, eles podem permanecer nos cargos.

Foto: Reprodução/Instagram
  -  

Por unanimidade, TRE-CE revoga cassação do diploma do prefeito de Cedro

A Justiça Eleitoral do Ceará acatou, por unanimidade, o recurso impetrado pela defesa do prefeito do Cedro, João Diniz (PDT), da vice, Ana Nilma (PDT), e do ex-prefeito Nilson Diniz (PDT). Eles foram condenados em 1ª instância por abuso de poder político. A decisão que cassava o diploma da chapa foi revogada pelos magistrados do TRE-CE na última quarta (2).

  -  

Na democracia tem lugar para todo mundo, só não para intolerância, diz presidente do TRE-CE

“A democracia tem lugar para conservadores, para liberais e progressistas, tem lugar para todo mundo, só não tem lugar para intolerância, violência e tentativa de destruição das instituições”.

Desembargador Inácio Cortez, novo presidente do TRE-Ceará, em discurso de posse, repetindo fala do ministro Luís Roberto Barroso, do TSE.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Número de urnas eletrônicas com defeito em Fortaleza chega a 49; são 18 em Caucaia

Balanço parcial do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) computou 49 urnas eletrônicas com defeito em Fortaleza, com 39 substituídas. Em Caucaia, 18 apresentaram problemas técnicos; 10 foram repostas. Os principais problemas aconteceram em impressoras e nos terminais de mesários e eleitores. Não houve prisões por crimes eleitorais até o momento.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

TRE-CE registrou 28 urnas eletrônicas com defeito, em Fortaleza, e 10, em Caucaia

Em balanço parcial, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) informou que, neste domingo (29), foram registradas 28 urnas eletrônicas com defeito em Fortaleza, com 22 substituídas. Em Caucaia, 10 apresentaram defeitos; três foram substituídas. Os principais problemas aconteceram em impressoras e nos terminais de mesários e eleitores.

Foto: Agência Brasil
  -  

21 urnas eletrônicas apresentaram defeito em Fortaleza; 6 em Caucaia

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) atualizou os dados referentes às ocorrências, neste domingo (29). Foram registradas 21 urnas eletrônicas com defeito em Fortaleza; e 6, em Caucaia. Foram substituídas 16 e 3 urnas, respectivamente. Segundo o TRE-CE, os principais problemas aconteceram nos impressoras e nos terminais de mesários e eleitores.

Foto: Agência Brasil
  -  

Tasso lamenta morte de ex-vice-presidente da República, Marco Maciel

O senador Tasso Jereissati (PSDB) prestou homenagem ao ex-vice-presidente da República Marco Maciel, que faleceu neste sábado (12), aos 80 anos, em decorrência de infecção respiratória. “Foi um homem sério, digno e coerente, que nunca mudou suas convicções e posições durante toda sua carreira”, disse o parlamentar.

  -  

Ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins toma primeira dose da vacina contra a Covid-19

Ex-prefeita de Fortaleza, a deputada federal Luizianne Lins (PT) foi vacinada, neste sábado (12), contra a Covid-19. Ela tomou a primeira dose na capital cearense. No momento da vacinação, a petista carregava uma placa protestando contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

  -  

Justiça Eleitoral desaprova prestação de contas da campanha do prefeito de Juazeiro do Norte

O juiz eleitoral Francisco José Mazza Siqueira desaprovou as contas de campanha do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). Segundo ele, a coligação omitiu dados de receita/despesa. Entre as irregularidades, o juiz apontou uso de helicóptero em campanha, que não foi registrado na prestação. O PontoPoder aguarda manifestação do prefeito.

  -  

Presidente da Assembleia, Evandro Leitão recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Fortaleza

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Evandro Leitão (PDT) tomou, nesta sexta-feira (11), a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na Policlínica do bairro Bonsucesso, em Fortaleza. Na quinta, durante a sessão da Casa, ele fez um apelo para que as pessoas se vacinem e destacou que gestores públicos precisam respeitar a ciência ao repassar informações para a população.

  -  

Vice-presidente da Câmara de Fortaleza recebe primeira dose da vacina: “realizando um sonho”

O vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Adail Junior (PDT), se vacinou contra a Covid-19 nesta sexta (10), e compartilhou o momento nas redes sociais. “Realizando um sonho”, disse o parlamentar de 54 anos. “Gratidão à ciência e aos profissionais da saúde. Espero que chegue logo a vez de todos para que possamos nos sentir mais protegidos”.

  -  

Deputado quer construção de monumento em homenagem a profissionais de Saúde

O deputado estadual Diego Barreto (PTB) quer construir um monumento em homenagem aos profissionais de Saúde no Ceará quando três quintos da população estiverem imunizados. “É forma de eternizar a gratidão pelo empenho desses profissionais”, diz. O projeto é de indicação, em que o parlamentar apenas sugere a ideia.

Foto: Reprodução
  -  

Após declaração de Bolsonaro, Camilo diz que orientação contrária ao uso de máscaras ‘deve ser ignorada’

“Sobre o uso de máscara, continua sendo absolutamente necessário neste momento ainda grave da pandemia. Todos os especialistas afirmam isso. Máscara ajuda a salvar vidas. Qualquer orientação contrária é inconsequente e deve ser ignorada”.

Camilo Santana (PT), após Jair Bolsonaro falar em um “parecer” que desobrigará uso de máscara por quem já foi vacinado ou teve Covid no Brasil.

  -  

Único deputado federal do PTB no Ceará, Pedro Bezerra diz que não sabia de mudança na direção do partido

O deputado federal Pedro Bezerra (PTB) foi pego de surpresa com a mudança na direção do partido no Ceará. Ele, que já foi presidente da sigla, disse que não informado que o deputado estadual Delegado Cavalcante (PTB) assumiria a presidência do PTB. “Não tinha conhecimento. Não fui comunicado nem convidado”, disse. “Continuo no PTB, pelo menos até onde for possível”.

  -  

Acompanhado de Mayra Pinheiro e Roberto Jefferson, Delegado Cavalcante é eleito presidente do PTB no CE

O deputado estadual Delegado Cavalcante (PTB) foi eleito, nesta quinta (10), presidente do PTB no Ceará. Ele sucede o filho, Felipe Cavalcante, no cargo. A transmissão do posto foi acompanhada pelo presidente nacional da sigla, o ex-deputado Roberto Jefferson. A secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, também participou da cerimônia.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Russas começa a distribuir auxílio emergencial para a população do município

Cerca de 900 moradores da cidade de Russas começaram a receber a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 200 que o Município criou para minimizar os efeitos econômicos da pandemia. A Prefeitura também passou a dispensar aluguéis de quiosques públicos, prorrogou o vencimento do IPTU e a entrega de kits alimentação para aluno da rede pública.

Foto: Ellen Freitas